o corvette equipado com o famoso v8 big block que atende pelo nome codigo de l88 e materia prima e nao destilada de lenda era o maior motor da chevrolet na epoca em que todos os motores chevrolet eram grandes; mas ser grande era so a metade da missa era o maior motor mas nada de torque monster que mal passa de 4000 rpm feito um diesel neste todo recurso de engenharia e todo conhecimento coletivo da cultura hot rodder americana foi reunida para ser o mais potente motor aspirado possivel um v8 gigante de sete litros que girava feliz ate 7000 rpm [caption id= attachment_373225 align= aligncenter width= 999 ] l88 sete litros de furia incontida[/caption] outros corvettes como este viriam no futuro; o c6 z06 talvez nunca mais seja superado no fato de que alem de ter sete litros e girar a 7000 rpm seu motor pesava apenas 200 kg talvez o mais denso power pack da historia sem lançar mao da trapaça da induçao forçada mas o l88 foi o primeiro gosto que se teve de um motor grande mas que tambem gira alto ja no ano de nosso senhor de 1967 [caption id= attachment_373238 align= aligncenter width= 999 ] corvette l88 1967 lenda[/caption] sim hoje existe corvette que gira a 8600 rpm; existem outros carros que passam muito de 10 mil rpm rotaçao maxima alta e o novo dado que o povo cita nos postinhos virtuais por ai o novo motivo de um carro ser melhor que outro no papel mas devo dizer sem medo de soar o chato da historia que 7000 rpm me parece o numero ideal ando todo dia no chevette isky eqquiped que gira feliz ate 7000 rpm mas confesso me manter a maior parte do tempo nas 6000 rpm girar alto e sempre muito bom mas 12 000 rpm nao e necessariamente duas vezes melhor que 6000 rpm; depende nao adianta; e como nao o que o motor faz sempre e nao 7000 rpm me parece o compromisso ideal abaixo podia ter mais folego; acima disso apesar de em alguns casos ser realmente sensacional parece meio que uma masturbaçao numerica o meu e melhor pois gira mais and all that jazz como e masturbaçao carros de 600 cv que 90% do tempo sao eletronicamente capados a metade disso ou de outra forma seriam incontrolaveis [caption id= attachment_373217 align= aligncenter width= 999 ] escapamento lateral opcional nos corvettes 427 em 1967[/caption] mas divago; voltando ao l88 a pergunta que sempre fica e quanto tinha de potencia na epoca nao havia numero nem teste oficial que o governo garantia que era correto como pede a legislaçao atual e a gm nao queria chamar atençao nem vender muito deste motor basicamente de corrida que dobrava o preço de um corvette entao os numeros declarados pouco refletem a realidade mas quem o experimentou ficou impressionado diziam nem saber estimar um valor mesmo 500 ou 600 cv nao pareciam impossiveis; o treco por falta de uma palavra melhor e violentissimo mas nao tema caro leitor e para isso que estamos aqui hoje para tirar esta duvida tao importante para a humanidade como um todo quao potente era o corvette l88 em 1967 mas antes claro vamos relembrar o que e um l88 um novo v8 grande uma coisa que muita gente nao entende e precisa ficar clara logo de inicio a diferença entre os v8 de bloco grande big block e os de bloco pequeno small block para entender realmente isso a primeira coisa e relembrar que pequeno ou grande aqui sao termos relativos so se e pequeno ou grande em relaçao a algo nao sao medidas absolutas mas relativas [caption id= attachment_373232 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro v8 big block chevrolet w motor[/caption] nao e diretamente ligado ao deslocamento volumetrico; existiram v8 big block chevrolet de 5 7 litros e a familia ls da chevrolet motores de bloco pequeno sao conhecidos por deslocar ate sete litros sem problema nunca confunda tamanho externo de um motor com deslocamento pois sao coisas bem distintas mesmo que tenham alguma relaçao e uma questao basicamente de tamanho mesmo o chevrolet big block v8 para ficar no exemplo aqui e simplesmente um tamanho maior que os chevrolet small block o v8 pequeno foi projetado para uma faixa de deslocamento de 4 a 7 litros e o grande de 5 5 a 8 litros o primeiro big block da chevrolet apareceu em 1958 em automoveis da marca deslocando apenas 5 7 litros um tamanho hoje comum nos v8 pequenos da marca mas em 1958 o v8 pequeno tinha 283 cid apenas ou 4 6 litros; 5 7 litros era muito mais [caption id= attachment_373240 align= aligncenter width= 999 ] four oh nine o lendario impala ss 409[/caption] este novo v8 big block foi desenvolvido para aplicaçoes principalmente de carga caminhoes com mais de 4 t de pbt ficou imediatamente conhecido como o motor w devido a semelhança das tampas de valvulas com a letra que ocorria devido ao posicionamento das velas de igniçao agrupadas em dois grupos de duas de cada lado como a vasta maioria dos motores de entao tinha bloco e cabeçotes em ferro fundido a camara de combustao havia sido fruto de extensa pesquisa da gm que resultou em um desenho impar onde ela era localizada toda dentro dos cilindros e um cabeçote absolutamente plano o topo do bloco nao e paralelo ao pistao e sim inclinado 16° em relaçao a ele ou 74° em relaçao a linha de centro do cilindro ao inves dos 90° usuais a teoria era que este desenho aumentaria o torque e por conseguinte a potencia claro nas baixas e medias rotaçoes via aumento da pressao media efetiva [caption id= attachment_373243 align= aligncenter width= 999 ] o novo big block inicialmente em 396 cid/6 5 litros[/caption] este motor depois seria aumentado em diametro e curso atingindo as famosas 409 polegadas cubicas cantadas em verso e prosa pelo resto da decada quatrocentos e nove polegadas cubicas sao generosos 6 702 cm³ o que equipado com dois carburadores carter afb de corpo quadruplo taxa de compressao de 11 25 1 e comando com tuchos mecanicos debitava inacreditaveis 425 hp em sua versao mais potente de 1963 em 1963 apareceria sua evoluçao maxima tambem o z11 era um verdadeiro monstro vendido so para competiçao de arrancada 427 polegadas cubicas 7 litros obtidas por mais curso taxa de 13 5 1 coletor de admissao de aluminio alto para maior potencia somente a altas rotaçoes era declarado como tendo 430 hp mas se sabe hoje que a realidade estava bem acima dos 500 cv [caption id= attachment_373241 align= aligncenter width= 999 ] l71 com tres holley duplos o mais potente 427 normal em 1967[/caption] em 1964 porem aparecia um v8 grande muito mais moderno leve e sofisticado para substituir o motor de caminhao w motor foi criado para alta potencia em automoveis e nao torque alto em caminhoes; nasceu em competiçao da nascar tinha valvulas em angulo semi hemi ou porco espinho eram seus apelidos tornadas possiveis pelos balancins estampados que estrearam no chevrolet de bloco pequeno de 1955 esta construçao permitia mais rotaçoes tambem [caption id= attachment_373244 align= aligncenter width= 999 ] o cabeçote repare nas valvulas em angulo[/caption] ao mesmo tempo que isso acontecia a chaparral do milionario e piloto texano jim hall desenvolvia seus carros de corrida com ajuda secreta da gm teoricamente impedida de faze lo por um acordo de cavalheiros da industria que datava de 1957 este acordo que basicamente proibia participaçao direta dos fabricantes americanos em corridas ja era sumariamente ignorado pela ford mas a direçao da gm ainda o mantinha para os chaparral zora e sua equipe pesquisam blocos e cabeçotes de aluminio para o v8 big block; uma pesquisa que daria muitos frutos em 1967 o motor mais potente normal para o corvette entao o c2 sting ray em seu ultimo ano de produçao era o l71 um 427 de sete litros com tres carburadores duplos holley e comando hi lift com tuchos mecanicos ja era uma fera com 425 hp a 5800 rpm declarados; provavelmente dava mais que isso veja o desempenho sem nenhum controle de traçao e com pneus diagonais o cupe de 1471 kg e cambio manual de quatro marchas fez o 0 96 km/h em 4 7 segundos e um quarto de milha de 13 9 segundos a 171 km/h este carro tinha pelo menos 450 cv liquidos para andar assim [caption id= attachment_373231 align= aligncenter width= 999 ] o l88[/caption] mas o comprador do l71 em 1967 podia pagar 368 dolares a mais por um opcional importante cabeçotes de aluminio a potencia era declarada como sendo a mesma mas as valvulas de admissao eram maiores com 1 84 polegadas 47 mm de diametro os novos cabeçotes tambem tiravam nada menos que 34 kg da frente do carro barrabas [caption id= attachment_373230 align= aligncenter width= 999 ] l88 num corvette c2[/caption] o cabeçote de aluminio e a base que tornou possivel o lendario l88 era na verdade um motor de competiçao apesar de um opcional normal de produçao a chevrolet nao fez propaganda ou divulgou nada; a potencia declarada era menor que a do l71 aos 430 hp e o opcional dobrava o preço do corvette tudo para impedir que incautos selecionassem o motor de corrida em seu carro de rua o que era absolutamente possivel ah uma maquina do tempo apenas vinte carros com o opcional foram feitos em 1967 [caption id= attachment_373220 align= aligncenter width= 999 ] repare na placa so combustivel de alta octanagem no l88 por favor[/caption] o motor tinha 12 5 1 de compressao; um coletor de admissao single plane de aluminio e um carburador quadruplo holley de 850 cfm o virabrequim forjado tinha tratamento especial as bielas eram shot penned e tinham parafusos maiores de 0 716 polegada pistoes eram forjados em aluminio pela trw todas as peças do trem de valvulas eram reforçadas pushrods e balancins recebiam tratamento termico de endurecimento e molas triplas fechavam as valvulas o comando era especial para o carro com tuchos mecanicos levantamento duraçao e overlap altos fazia o motor girar ate 7000 rpm; a potencia maxima aparecendo ao redor de 6500 rpm e quanto era esta potencia bem chega de misterio um motor forte de verdade com certeza o motor estava muito acima dos 430 hp oficiais zora disse a karl ludvigsen em retrospectiva o motor dava 560 hp a 6400 rpm com gasolina de 103 octanas com escapamento aberto 640 hp esses valores que convertidos em cv dao os incriveis numeros de 568 cv e 649 cv porem sao certamente numeros brutos no metodo antigo sae entao vigente em 1992 a revista americana corvette fever testou em dinamometro um l88 recem restaurado para um dos raros corvette originalmente equipados com ele usando metodo moderno de potencia liquida encontrou 70 mkgf de torque aos 4400 rpm; a potencia ja era de 500 cv liquidos a 5200 rpm e o maximo atingido a 6200 rpm chegou a 521 cv mas a revista disse que com mais algum tempo de uso do motor e mais trabalho e aprendizado em seu ajuste fino acreditava em 550 cv a 6500 rpm este ultimo numero parece ser a realidade dos motores ajustados na gm em 1967 https //www youtube com/watch v=lpoh1fkspk4 os 550 cv parecem ser a resposta mais facil de acreditar o valor que deve ser a media dos l88 de produçao mas a duvida nunca vai ser sanada por completo outro exemplo a publicaçao americana hemmings motor news em 2020 recriou ela mesmo um l88 de 1967 e o testou em dinamometro o resultado 582 cv a 5900 rpm e 76 mkgf a 4400 rpm mas dificil saber o quao correto ele era ou o metodo eu particularmente fico com os 550 cv liquidos outra forma de se ver isso e olhar para o corvette cupe que correu em le mans em 1967; o carro foi inscrito por um concessionario chevrolet da california a dana chevrolet mas parece claro que era um esforço da engenharia chevolet e zora um de seus engenheiros gib hufstader estava de ferias na frança e podia ser visto nos boxes da dana chevrolet em le mans pois bem; para preparar o v8 l88 para a prova a famosa casa de competiçao traco reduziu a potencia do motor original de fabrica em busca de mais durabilidade em 24 horas com a gasolina francesa; a traco estimou de 490 a 500 cv ainda assim o carro foi cronometrado na reta de mullsanne a 276 km/h 35 km/h a mais que o ferrari 250 gto que ganhou a categoria gt e mole o carro infelizmente nao terminou a prova mas essa historia nao acaba aqui por 3 mil dolares a mais que o l88 quase o preço de mais um corvette normal voce poderia receber o que efetivamente era o motor do chaparral no seu corvette tambem em 1967 sim com bloco de aluminio e comando e ajuste ainda mais bravos era o opcional zl1 o motor de aluminio pesava o mesmo que o v8 de bloco pequeno de ferro fundido e dava algo bem acima dos 600 cv liquidos; zora dizia que tinha 650 hp montado em seu corvette pessoal em 1967 [caption id= attachment_373246 align= aligncenter width= 999 ] zl1 o l88 todo em aluminio[/caption] mas nenhum carro foi vendido com o opcional zl1 isso mesmo ninguem quis ah uma maquina do tempo
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