estamos falando de um carro historico preservado como se tivesse acabado de sair da fabrica apos receber preparaçao para corridas um dos quatro ford mustang boss 302 que foram fornecidos para a bud moore engineering equipe que a ford contratou para levar o mustang a trans am em 1971 este carro nunca competiu e para todos os efeitos esta novinho em folha quer comprar motivos para querer nao faltam o boss 302 foi desenvolvido justamente para voltar a reinar na categoria a trans am foi criada em 1966 e nos dois primeiros anos foi o playground do ford mustang que usava o prestigio das vitorias nas pistas para ganhar clientes nos showrooms das concessionarias isto ate 1968 quando a equipe penske começou a correr com o chevrolet camaro — os famosos camaro sunoco que deram a chevrolet os titulos de 1968 e 1969 da trans am [youtube id= 2kfk2wj1wwe width= 620 height= 350 ] era uma rivalidade acirrada e o boss 302 veio em 1969 para tentar clamar o trono novamente a arma era o motor que lhe deu o nome um v8 small block de 302 pol³ cinco litros apesar do deslocamento e de ter como base o bloco windsor o boss 302 e bem diferente do v8 do nosso maverick por exemplo — o bloco e reforçado com quatro parafusos por mancal e feito de uma liga rica em niquel com paredes mais espessas e deck mais alto e o cabeçote vem do motor cleveland 351 que tinha dutos e valvulas enormes 2 23 56 6 mm na admissao e 1 70 43 2 mm no escape — estas eram preenchidas com sodio para reduzir a temperatura o comando de valvulas tem tuchos mecanicos em vez de hidraulicos e um graduaçao muito mais agressiva enquanto o virabrequim era forjado e as bielas bem mais parrudas com carburador holley e coletor de admissao de alto fluxo e um motor bastante potente de 450 a 470 cv e girador podendo passar dos 8 500 rpm para um veoitao americano sao rotaçoes estratosfericas — especialmente comparado com a versao de rua que girava menos e era mais mansa cerca de 300 cv a 5 900 rpm com rotaçoes limitadas a 6 150 rpm esse motor de rua amansado era oferecido como opcional — uma exigencia do sports car club of america para homologa lo a preparaçao toda ficou a cargo da kar kraft do michigan que tambem retrabalhou o sisstema de suspensao que usava braços triangulares e amortecedores com molas helicoidais na dianteira eixo rigido com molas semielipticas na traseira e barras estabilizadoras nas duas pontas freios maiores a disco nas quatro rodas e um sistema de arrefecimento mais eficiente eles so nao mexiam no motor pois a ford ja os entregava devidamente preparados ao todo 10 boss 302 foram entregues pela kar kraft a bud moore engineering — quatro em 1969 tres em 1970 e 1971 a equipe chefiada por bud moore nao fora escolhida por acaso pois era envolvida com a nascar desde 1961 e em 1967 competiu com o mercury cougar na trans am e so nao levou o titulo por dois pontos quando a ford decidiu cancelar a equipe lincoln mercury para conter custos e investir apenas nos mustang a bme foi a escolha natural [gallery columns= 4 link= file ids= 32394 32398 32405 32396 ] uma escolha que se mostrou bem acertada — se em 1969 o camaro ainda foi o vencedor o bom desempenho do mustang teve impactos extremamente positivos em sua imagem junto ao publico culminando com o titulo de 1970 conquistado pelos pilotos parnelli jones e george follmer um dos carros da temporada de 1970 ate ja esteve a venda neste ano o ano de 1971 foi o derradeiro da ford na trans am a marca decidiu retirar se da categoria decisao que caiu com um baque para bud moore e sua equipe contudo com quatro carros praticamente prontos a equipe decidiu usar dois deles para correr em algumas provas da temporada de 1971 o carro das fotos contudo nao foi um deles o que significa que ele nao tem historia nas pistas por outro lado tambem nunca foi usado — o que significa que ele e uma reliquia preservada daquela epoca ao longo das decadas o carro de codigo de chassi 41971 passou por diversos donos ate ser comprado em 2008 pelos atuais proprietarios — que tambem adquiriram boa parte dos componentes necessarios para deixar o carro exatamente como o regulamento da trans am exigia em 1971 para levar a cabo a empreitada os donos contrataram o restaurador americano phil roberts que realizou o trabalho com a supervisao de bud moore e seus filhos para se ter uma ideia ate os pneus sao identicos aos usados por todas as categorias de turismo na epoca — os classicos goodyear sports car blue streak g7 com inscriçoes em branco e visual tao iconico que sentimos falta deles quando nao sao usados foi o proprio bud moore quem insistiu para que o carro fosse laranja e tivesse o numero 15 como era em 1971 alem disso o carro foi certificado e autografado por moore e sua equipe e atende a todos os requisitos da fia para participar de eventos historicos nos eua e na europa e possivelmente ate da historic trans am que so permite carros da epoca [youtube id= cuabsyfq5re width= 620 height= 350 ] para curtir o carro porem sera necessario arremata lo em um leilao da rm auctions que acontecera no proximo dia 15 de janeiro a companhia estima que o preço final fique entre us$ 250 450 mil algo entre r$ 600 mil e r$ 1 2 milhao mas nao nos surpreenderiamos se o preço final for ainda maior afinal com que frequencia carros de corrida dos anos 1970 aparecem a venda novinhos em folha quatro decadas depois
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.