feliz ano novo prezados flatouters como sempre a virada de ano tambem traz uma serie de carros antigos que podem ser importados para o brasil por completarem 30 anos ate 2020 nossa lista trazia os carros que finalmente poderiam ser trazidos ao brasil porque tivemos importaçoes fechadas entre 1976 e 1990 o que deixou muita coisa legal fora do nosso mercado a partir de 2020 a lista passou a trazer carros que nao foram importados oficialmente quando ainda em produçao — o lamborghini diablo foi um deles ja era possivel traze lo novo mas pouquissimas unidades rodavam por aqui desta vez — e daqui por diante — a lista sera um tanto diferente isso porque os carros que completam 30 anos neste ano foram produzidos em 1994 e 1994 alem de ja ter importaçoes liberadas foi o ano em que surgiu o plano real que começou a controlar a inflaçao e teve um regime cambial fixo deslizante nos primeiros anos [caption id= attachment_355823 align= aligncenter width= 1086 ] o primeiro importado apos a reabertura[/caption] isso significa que o governo controlava a valorizaçao da nova moeda frente ao dolar como uma das medidas para impedir o aumento da inflaçao com isso o real foi artificialmente pareado ao dolar — quem viveu a epoca lembra das cotaçoes do dolar comercial inferiores a r$ 1 — o que resultou em uma verdadeira explosao de importados no brasil supermercados traziam todo tipo de bebidas — de whiskies a refrigerantes chas e sucos biscoitos bones tenis jaquetas video cassettes tocadores de cd televisores computadores tudo podia ser importado tudo ficou mais acessivel por um breve momento os carros inclusive eu mesmo morava em uma cidade onde os bmw e36 eram populares como hoje sao os jeep compass em 1995 vi uma ferrari pela primeira vez e os porsche se tornaram uma visao menos rara nas maiores capitais como sao paulo ou rio de janeiro veja a quantidade de jeep grand cherokee zj a venda nos sites de carros usados e voce tera uma dimensao do que foram aqueles primeiros anos do plano real e mesmo para a classe media era possivel comprar um importado os mais baratos eram os modelos da lada e da asia motors que foram razoavelmente bem sucedidos por aqui mas pense que absolutamente todo honda vendido no brasil entre 1993 e 1996 era importado e nao foram poucos os toyota tambem o corolla so foi nacionalizado em 1998 faça o mesmo exercicio do jeep grand cherokee procure os modelos peugeot citroen renault toyota honda e subaru de 1990 a 1998 e voce tera o panorama do sucesso dos importados mas nao sao estes os carros que nos interessam evidentemente o que queremos aqui sao os carros que nao foram vendidos oficialmente ou que tiveram pouquissimas unidades importadas na epoca mas ainda ha um outro ponto importante neste novo cenario de classicos dos anos 1990 o pareamento de preços com o mercado global quando voce nao pode importar um produto seu preço sera definido pela oferta local um exemplo e o audi rs2 que nunca foi vendido nos eua quando novo e so pode ser importado a partir de 2019 quando completou 25 anos mas imagine que alguem tivesse conseguido colocar um deles nos eua em 1994 — um diretor da audi por exemplo qual seria o valor do carro voce nao pode importar e ele nao e mais vendido novo para ter um desse era preciso esperar 25 anos ou pagar o preço cobrado pelo unico exemplar disponivel no mercado interno quando o mercado volta a se abrir o que acontece nos eua depois de 25 anos e no brasil depois de 30 anos o valor dos carros no pais passa a acompanhar o valor do mercado internacional porque agora voce tem a opçao de importar o carro se nao quiser aquele que o sujeito tem aqui dentro isso ajuda a reduzir o preço de carros que ficaram extremamente raros pelo baixo volume de importaçao um lamborghini diablo custava o que o dono pedisse por ele ate 2020 depois disso seu preço interno passou a ser limitado pelo custo do carro no mercado internacional mais despesas de importaçao por outro lado a aproximaçao dos 25 30 anos tambem acaba valorizando outros modelos que ate entao eram pouco valorizados vimos isso acontecer com o audi rs2 no brasil ha cerca de cinco anos de repente os preços da perua audi porsche começaram uma escalada que ja os colocou acima dos r$ 500 000 quem causou isso foi a possibilidade de importaçao para o mercado norte americano onde os carros usados podem ser importados com 15 anos no canada e 25 anos nos eua a possibilidade de exportaçao dos carros para estes paises acabou elevando os preços do modelo em todos os paises onde ele foi vendido — tanto na europa quanto no brasil nova zelandia hong kong e africa do sul a lista deste ano portanto tambem indica os carros que passaram ou devem passar por este processo de valorizaçao o audi rs2 e um deles audi rs2 lançado em 1994 ele foi oferecido no brasil logo na epoca — a familia senna representava a marca por aqui e trouxe segundo algumas fontes 82 unidades das quais apenas 62 foram vendidas em seu ponto maximo de desvalorizaçao ele jamais baixou de r$ 70 000 algo na faixa dos r$ 150 000 atualmente mas hoje voce precisa desembolsar em media us$ 75 000 mais impostos se quiser um destes em bom estado na pratica estamos falando de valores entre r$ 650 000 e r$ 800 000 considerando o preço do frete desembaraço aduaneiro impostos e licenciamento contudo alguns exemplares ja no brasil trocam de maos por menos de r$ 650 000 ate quando dificil dizer classicos tem altos e baixos dependendo da epoca — hoje os carros pre guerra por exemplo estao estagnados em preços ate desvalorizando devido a reduçao do interesse por eles enquanto os carros dos anos 1990 e 2000 estao em alta ao mesmo tempo um eventual aquecimento da economia pode aumentar a demanda pelo modelo fazendo o preço subir clio williams 2 em 1994 a renault ja estava no brasil havia dois anos ainda nao era a operaçao da propria fabricante por aqui mas uma representaçao oficial feita pela caoa sim a mesma da subaru hyundai e chery por alguma razao eles trouxeram o renault twingo e o renault 19 como modelo compacto e medio mas nao o renault clio — que so apareceu por aqui em 1997 por isso ficamos sem o clio williams 2 que foi lançado em 1994 para atender a demanda pelo clio williams original de 1993 que teve apenas 3 800 exemplares sabe quem teve esse carro os argentinos pois e eles sempre ficam com o que ha de mais legal a receita do carro era parecida com a do sandero rs criado 25 anos mais tarde por baixo da carroceria de hatch compacto estava um 2 0 aspirado com comando duplo e 16 valvulas produzindo 147 cv a 6 100 rpm e 17 8 kgfm a 4 500 rpm isso claro combinado a suspensao recalibrada voltada a conduçao esportiva e a otimizaçao dinamica por meio de novos braços triangulares e bitolas mais largas alem de suspensao mais firme o cambio manual era de cinco marchas mas com escalonamento proprio e as rodas eram da speedline com 16 polegadas de diametro e tala de 7 25 pol como ele nunca veio ao brasil mesmo estando na argentina ele nao poderia ser importado antes de completar 30 anos o que acabou de acontecer o problema e que os 30 anos foram suficientes para que o clio williams se tornasse um classico valorizado na argentina e na europa aqui ao lado quando se encontra ele custa entre us$ 25 000 e us$ 45 000 dependendo do estado de conservaçao e caro sem duvidas — nao espere que ele chegue por menos de r$ 250 000 com todo o processo de importaçao realizado corretamente mas ainda pode ser mais barato que trazer um da europa onde ele custa entre 20 000 e 30 000 euros entre us$ 22 000 e us$ 33 000 mas tem frete mais caro e como o frete e incluido no calculo dos impostos cobrados na importaçao e melhor negociar na argentina mesmo subaru wrx sti outro carro mundano que pode ser trazido a partir deste ano e o primeiro subaru wrx sti produzido a partir de fevereiro de 1994 ele ainda era feito a moda antiga usando um wrx como base para as modificaçoes da subaru tecnica international na propria sede da divisao esportiva a um ritmo de 100 exemplares mensais por isso ha apenas 1 100 exemplares produzidos em 1994 o que limita a oferta para traze lo ao brasil a conta inclui os modelos type ra com motor de 275 cv em vez de 250 cv com o diferencial central eletromecanico dccd e com intercooler ar agua e claro que um desse nao saira barato mas tambem nao e algo insanamente caro como o clio williams a maioria dos sti de primeira geraçao e vendido por cerca de us$ 15 000 o que significa que um deste deve chegar aqui pelo preço de um corolla novo mclaren f1 talvez tenha sido o timing mas o mclaren f1 nunca foi vendido no brasil nem trazido por um brasileiro nelson piquet pilotou um em le mans maurizio sandro sala pilotou outro tambem e os carros chegaram a acelerar nos autodromos brasileiros mas nenhum ficou por aqui por que o bad timing porque o mclaren f1 foi apresentado em 1992 em produçao limitada os exemplares foram vendidos logo ali sabe se la por que ayrton senna nunca foi envolvido com o carro — que teve o projeto muito segregado da equipe de formula 1 em 1992 o brasil ainda enfrentava hiperinflaçao instabilidade economica e politica as importaçoes ja estavam liberadas mas nao acho que alguem estivesse disposto a pagar tanto dinheiro por um carro da equipe do senna apesar de ter completado 30 anos em 2022 o primeiro modelo de produçao do mclaren f1 ficou pronto somente no final de 1993 por isso a maioria dos mclaren f1 sao 1994 e 1995 — nos anos seguintes foram feitas as variaçoes como o lm e o gt e por isso se voce quiser importar um mclaren f1 somente agora isso sera realmente possivel o problema e que o f1 valorizou nada menos que 1 000% entre 2008 e 2023 vinte anos atras um exemplar bem cuidado do esportivo nao custava mais de us$ 800 000 mas o potencial de valorizaçao futura acabou inflacionando o modelo que hoje nao troca de maos por menos de us$ 15 000 000 a escalada foi rapida em 2008 eles ja custavam cerca de us$ 2 000 000 em 2014 eles ja valiam mais de us$ 6 000 000 nao deixe os zeros te enganarem estamos falando de mais que o triplo do valor original em apenas seis anos em 2015 o mclaren do mr bean rowan atkison batido duas vezes foi vendido por mais de us$ 10 000 000 e em 2017 o chassi 044 foi arrematado por mais de us$ 15 000 000 — supostamente por lewis hamilton que teria gostado do numero do chassi portanto neste 2024 voce pode importar um mclaren f1 o problema sera alem de encontrar um a venda bancar o valor dele em reais se voce encontrar um desses por us$ 15 000 000 ele nao chegara ao brasil por menos de r$ 150 000 000 — us$ 30 000 000 o dobro do carro original quem pode gastar tudo isso simplesmente compra um destes na europa e o mantem por la e ainda sobra um trocado para comprar outro igual
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.