o bmw m5 e uma instituiçao sobre rodas um daqueles carros que criam um segmento e o dominam por anos a fio ditando as regras e as direçoes do jogo antes dele houve outros sedas com pegada esportiva — o classico maserati quattroporte e um deles — mas nenhum outro carro definiu o conceito de seda esportivo tao bem quanto o modelo de estreia o m5 e28 dos anos 1980 sendo assim nao precisamos explicar muito nossa surpresa ao descobrir que nada menos que seis exemplares das quatro primeiras geraçoes do bmw m5 serao leiloados juntos no proximo sabado 6 durante o classic car auctions no reino unido voce so precisa de uma conta corrente arrebentando de tanto dinheiro e torcer para ninguem dar lances maiores do que voce ah e se voce quiser tambem tem um m535i na parada espia so os carros ai embaixo bmw m5 e28 1987 a apresentaçao oficial do m5 aconteceu no salao de amsterda de 1984 ele foi antecipado pelo m535i um serie 5 e12 com suspensao retrabalhada motor mais forte e o toque de midas da divisao motorsports alias coleçao nenhuma de m5 ficaria completa sem o m535i mas o unico a venda no classic car auctions e um e28 que nao e a mesma coisa infelizmente criado para manter a procura por modelos de alto desempenho da bmw iniciada pelo 3 0 csl o m5 pode parecer um e28 comum mas ele tinha nao apenas o motor construido pela motorsports era todinho feito pela divisao esportiva a mao usando apenas a plataforma da segunda geraçao primeiro em munique depois em garching seu motor o m88/3 era com melhorias o mesmo usado no m1 um seis cilindros 3 5 de 286 cv no m1 ele gerava apenas 276 cv a 6 500 rpm o torque era de 34 7 mkgf a 4 500 rpm com 4 62 m de comprimento 4 80 m na versao de exportaçao para os eua com para choques maiores 2 62 m de entre eixos 1 70 m de largura e 1 42 m de altura ele era o seda mais rapido e veloz do mundo em sua epoca pesando 1 470 kg ia de 0 a 100 km/h em 6 5 segundos e atingia a maxima de 245 km/h apenas 2 191 foram produzidos ate novembro de 1988 [gallery link= file columns= 5 ids= 56587 56577 56572 56565 56564 ] o que esta a venda e 1987 com seu dono atual ha dois ele tem 176 mil milhas rodadas coisa de 283 mil km ele tem historico de revisoes e manutençoes e esta segundo o site de leilao em otimo estado a nao ser pelos cromados externos em estado apenas razoavel nao tem preço de reserva ou seja se alguem der um lance de uma libra esterlina e ninguem cobrir o cara leva bmw m5 e34 1994 o m5 de segunda geraçao o e34 tambem era produzido a mao em garching a produçao de cada carro levava cerca de duas semanas ou era efetuada por um empregado so ou por um grupo de empregados começou a ser fabricado em setembro de 1988 e foi ate 1995 com 12 254 unidades produzidas seu motor era o s38b36 outro seis canecos em linha inicialmente com 3 5 litros e no final com 3 8 litros a versao mais forte rendia 340 cv a 6 900 rpm com torque de 40 8 mkgf a 4 750 rpm o seda tinha 4 72 m de comprimento com 2 76 m de entre eixos 1 75 m de largura e 1 39 m de altura pesava 1 750 kg acelerava de 0 a 100 km/h em 5 9 s e atingia a maxima de 250 km/h limitada eletronicamente esta em leilao uma unidade 1994 com 157 mil milhas 253 7 mil km quem tem medo de carro rodado foge da classic car auctions como se pode ver a questao e que os modelos vendidos estao em otimo estado o historico de manutençoes tambem acompanha este modelo que sofreu restauraçao ha exatamente um ano bmw m5 e34 touring 1993 considerada um dos modelos m mais raros do mundo perdendo apenas para o m1 456 unidades a m5 touring quando e colocada a venda merece ate nota no zero a 300 sua produçao começou em 1992 e nao passou das 891 unidades foi o ultimo m com fabricaçao artesanal muito parecida com o seda em medidas e em desempenho a que esta a venda e 1993 outra que rodou bem com 214 mil milhas ou 344 4 mil km tambem traz seu historico de manutençoes e nao esta em tao bom estado quanto o seda com muitos itens considerados apenas bons mas nada que uma bela restauraçao nao de conta bmw m5 e39 2000 o m5 e39 nao teve versao perua nao de produçao pelo menos um prototipo chegou a ser exibido a imprensa mas nao chegou as linhas de montagem por custos o seda foi produzido de modo industrial o que explica suas 20 482 unidades fabricadas de 1998 ano em que foi apresentado no salao de genebra ate 2003 seja como for ele faz parte do que muitos consideram o melhor serie 5 ja fabricado se nao o melhor bmw da historia e o m5 nao poderia decepcionar [gallery columns= 5 link= file ids= 56583 56576 56569 56557 56554 ] seu motor v8 4 9 s62b50 era de tirar o chapeu tanto que tambem foi usado no z8 e nos ascari gerava 400 cv a 6 600 rpm e 51 mkgf a 3 800 rpm com 4 78 m de comprimento entre eixos de 2 83 m 1 80 m de largura 1 41 de altura e 1 826 kg ele ia de 0 a 100 km/h em 5 2 s a maxima voce ja conhece 250 km/h a classic car auctions quer vender uma unidade vermelho sangue 2000 com 80 1 mil milhas 129 mil km repintanda em setembro de 2014 com registro fotografico do trabalho ele tambem nao tem reserva quando desistirem de dar lance ele encontra novo dono seu estado geral e considerado otimo as unicas ressalvas sao os bancos e o marcador de temperatura que precisa de um upgrade da bmw para voltar ao normal bmw m5 e60 25th anniversary 2010 a 25th anniversary e a versao mais rara de todos os m5 ela tambem e a unica a ter preço de reserva neste leilao por menos de 28 mil libras ele nao sai da garagem de seu dono fabricado de 2005 a 2010 o m5 e60 e filho de chris bangle tem quem ame tem quem odeie mas seu motor era unanimidade um v10 5 0 girador o s85 de 507 cv a 7 750 rpm e 53 mkgf a 6 100 rpm mesmo com 1 855 kg ele levava so 4 7 s para ir de 0 a 100 km/h e uma velocidade maxima sem limitador de 330 km/h tambem foi considerado o seda mais veloz e mais rapido do mundo em sua epoca havia uma versao perua para este m5 curiosamente ela tinha entre eixos mais curto de 2 88 m era mais alta 1 51 m e 100 kg mais pesada 1 955 kg [gallery columns= 5 link= file ids= 56578 56568 56559 56551 56588 ] a versao 25th anniversary foi como o nome diz comemorativa dos 25 anos do m5 e so teve 25 unidades fabricadas todas na cor frozen silver o que esta a venda e o numero 7 dos 25 de 2010 alem do historico de manutençao ele tambem acompanha tres jogos de chaves folheto de vendas original e manual de instruçoes e entao qual deles e seu favorito
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.