A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Que marca de automóveis extinta (ou quase) você gostaria de trazer de volta?

Ao longo dos anos, o mundo perdeu várias fabricantes de automóveis, quase sempre por questões financeiras, embora algumas vezes as marcas foram simplesmente absorvidas por outras maiores e extintas. Se você tivesse os recursos, que marca extinta (ou à beira da extinção) você traria de volta com força total?

Nos primeiros anos do automóvel, uma proliferação de pequenos fabricantes levou a inevitáveis centenas de falência, e algumas das marcas que sobreviveram são as que estão por aí até hoje.

Ao longo das décadas, dezenas de outras fabricantes e divisões nasceram e morreram. Nesse tempo todo, algumas ainda tiveram a sorte de serem adquiridas por outras empresas — como a Mini pela BMW, ou a Saab, que foi comprada por um grupo chinês e voltou a produzir carros no mês passado. Outras, porém, nem isso conseguiram, e ainda estão frescas na memória as mortes causadas pela crise econômica de 2009, principalmente nos EUA — ou você já se esqueceu da Hummer, da Mercury ou da Pontiac?

Claro que nem todas deixam saudade — ontem mesmo, o grupo Fiat Chrysler anunciou que a SRT deixará de ser uma marca para voltar a ser o nome das versões mais radicais dos modelos Dodge e Jeep — e o SRT Viper vai voltar a ser Dodge Viper, notícia comemorada pelos fãs da Mopar. Mas isto é uma exceção.

lancia

Além disso, existem marcas que ainda não morreram, mas estão quase lá — ainda no grupo FCA, a Lancia quase não foi mencionada na apresentação de ontem, o que nos leva a acreditar que, nos próximos anos, a marca italiana que um dia foi uma lenda do automobilismo e criadora de modelos icônicos como o Delta HF Integrale vá saindo de cena até desaparecer completamente.

Por isso, inspirados pelo The Truth About Cars, queremos que você abra seu coração e diga para nós: que fabricante morta (ou moribunda) você gostaria de ver de volta à ativa, com dinheiro de sobra e pronta para criar carros incríveis?

Matérias relacionadas

Qual foi o acidente não-fatal mais impressionante e assustador do automobilismo?

Dalmo Hernandes

Quais foram as chegadas mais disputadas da história do automobilismo?

Dalmo Hernandes

O Orkut será desativado este ano – qual era a sua comunidade favorita?

Leonardo Contesini