com 471 variaçoes so de carroceria e motor no mercado brasileiro nao e de admirar a quantidade de segmentos de mercado que temos hoje disponiveis e dentro delas ha diversas formas de classificar os modelos nos inventamos uma nova a relaçao que existe entre preço peso e potencia e ja estamos na quarta materia da serie hoje sobre sedas medios a primeira delas foi sobre os dez modelos com a melhor relaçao entre todos a venda no brasil a segunda sobre hatchbacks medios a terceira sobre suvs compactos vale repassar o raciocinio por tras do levantamento — que durou uma semana inteira para ser tabulado e que nunca termina; sempre tem alguem que aumenta preços no levantamento dos suvs foi o jeep renegade neste o pessoal da renault que subiu o preço do fluence possivelmente animada com o terceiro lugar que ele atingiu no mes passado atras apenas dos lideres historicos corolla e civic voltando ao levantamento ele chegou aos 471 modelos e versoes que mencionamos no inicio sao os mais leves e mais baratos de cada carro a venda no brasil com cada um dos motores e das carrocerias que eles oferecem com os dados de peso potencia e preço de cada um consultamos engenheiros economistas e contadores atras da melhor formula que juntasse preço potencia e peso e a que eles nos sugeriram foi potencia/peso/preço ou mais tecnicamente potencia/peso /preço eis a calculadora que criamos para esta conta imaginamos um carro de 200 cv 1 500 kg e r$ 90 000 o resultado da divisao da potencia pelo peso e disso pelo preço da 14 81 x 10e 7 ou 0 000001481 mas preferimos a forma reduzida quanto maior e o numero melhor e o equilibrio do carro entre os tres fatores experimente mudar a potencia para 500 cv vai dar 37 04 x 10e 7 otimo experimente agora diminuir o peso para 900 kg o resultado sera 24 69 se os demais valores continuarem os iniciais por fim diminua o preço para r$ 50 000 o indice pula para 26 67 percebeu pode brincar a vontade com a calculadora acima inclusive para ver como se saem os carros que voce andam considerando comprar o segmento dos sedas medios e um dos mais desejados do brasil em paises de mercados mais maduros e com consumidores com maior poder aquisitivo sao eles e os hatchbacks deste porte os modelos mais vendidos por uma razao simples sao os que melhor acomodam familias modelos compactos sao destinados a jovens ou casais sem filhos por aqui devido ao custo e ao baixo poder de compra dos brasileiros existe a inversao que conhecemos tao bem assim como na reportagem anterior vamos apresentar os resultados do 10º colocado para o 1º como nos sugeriu o leitor roberto macedo cria um suspense legal para descobrir quem oferece mais por menos neste segmento pelo menos no que se refere a potencia por fim fazemos a mesma ressalva presente desde o principio o que apresentamos nao e nenhuma recomendaçao de compra ou coisa que o valha sao apenas os resultados matematicos e democraticos a nosso questionamento inicial eles nao levam em conta acabamento comportamento dinamico sensaçao ao dirigir nem itens de serie ou a falta deles so a melhor relaçao entre peso preço e potencia e os vencedores entre os sedas medios sao 10º renault fluence dynamique 15 63 a renovaçao fez bem ao modelo tanto que ele foi o terceiro colocado em vendas no mes passado em boa medida pelo preço que era de r$ 65 990 mas aumentou para r$ 66 850 pouca coisa menos do que r$ 1 000 mas fez diferença antes do acrescimo o fluence era o oitavo colocado a frente do sentra e do civic seu peso e um dos mais altos mas os 143 cv de potencia rendiam uma relaçao relativamente boa entre os dois se tivesse motor mais forte pelo mesmo preço teria se dado bem na lista 9º honda civic lxs mt 1 8 16v 15 70 quase cometemos uma injustiça com o civic pegamos seu peso bruto nao o em ordem de marcha que e o padrao por aqui mas quem tem leitor que conhece nao morre na praia com as devidas correçoes valeu rapaziada sua nota agora foi corrigida levando o ao correto nono lugar com apenas 1 240 kg na versao manual o carro tem motor de 140 cv suficiente para uma boa relaçao peso/potencia de 8 86 kg/cv mas o preço de r$ 71 900 tira do seda da honda a chance de integrar posiçoes melhores e o preço tem explicaçao a demanda monstruosa pelo hr v que anda tirando espaço de tudo que sai de sumare a forma da honda de conter a demanda e aumentar o preço se nao funcionar pelo menos ela ganha uns cobres a mais 8º nissan sentra s 15 71 o sentra como ja dissemos levou a posiçao na ultima hora com o aumento de preços da renault e menos potente e mais caro do que o fluence mesmo depois da mudança de preço mas e mais leve com isso ele ostenta 9 2 kg/cv contra 9 57 kg/cv do fluence pena ser caro se custasse o mesmo que o modelo irmao estaria certamente algumas posiçoes mais adiante cuidado que o das fotos e o mais completo o sl o s tem rodas diferentes mas nao encontramos imagens dele para usar 7º jac j5 16 11 os 125 cv do motor 1 5 do j5 fazem estrago nos irmaos menores mas no j5 penalizam o seda de 1 315 kg ele tem a maior relaçao peso/potencia entre os dez primeiros colocados 10 52 kg/cv o que o coloca em boa posiçao e o preço de r$ 58 990 o segundo mais baixo dessa lista se dependesse so de preço ele estariam muito mais bem posicionado por mais que prometa um desempenho muito inferior em relaçao aos concorrentes tecnicamente diretos 6º vw jetta highline tsi 16 15 sonho de consumo de muita gente o jetta tsi tem a melhor relaçao peso/potencia desta lista so 6 52 kg/cv basicamente pelo motor de 211 cv ja que sua carroceria nao e nada leve 1 376 kg mas e o preço que evita que ele esteja entre os cinco mais sao r$ 94 930 mais barato apenas do que o subaru impreza entre os modelos nao luxuosos se tivesse motor nacionalizado talvez conseguisse custar menos o que seria extremamente bem vindo para dar um pouco de racionalidade aos preços do segmento 5º ford focus fastback s 16 43 mais uma prova de que o modelo da ford e injustiçado no segmento pelo estilo moderno pelo conjunto mecanico a suspensao traseira independente e otras cositas mas ele merecia estar em melhor posiçao no ranking de vendas como esta neste por exemplo seu motor traz injeçao direta de combustivel algo que so o jetta oferece entre os dez primeiros mesmo sem turbo ele rende 178 cv o peso e alto 1 391 kg e so e inferior ao do c4 lounge mas a potencia compensa se seu preço fosse mais baixo ele custa r$ 77 900 seria mais facil ve lo rodando por ai e ainda com bom conteudo como no exemplo a seguir 4º toyota corolla gli 16 48 o bicho papao do segmento nao deu mole para ninguem com sua nova geraçao e e verdade que o altis passa dos r$ 100 mil r$ 100 990 para sermos mais exatos mas o carro tambem tem uma versao para quem quer pagar menos a gli em suma o corolla atua em diversos espectros vendida a r$ 69 690 ela e mais acessivel do que a versao de entrada do focus a sacada da toyota e oferecer cambio manual o focus so vem com a transmissao powershift ter baixo peso 1 255 kg e uma potencia bastante razoavel para a cilindrada de seu motor 144 1 cv vende muito nao dizem ate que corolla manual vira casamento ja que seria mais dificil de revender mas se e pra casar que seja com um carro que gaste pouco e seja minimamente bom de conviver 3º hyundai elantra gls 17 52 como a hyundai consegue extrair 178 cv de um motor sem injeçao direta ou turbocompressor e algo que gostariamos de ver mais de perto mas como trabalhamos com os numeros que a fabrica divulga estes sao os do elantra o seda apesar de ter o mesmo porte dos concorrentes consegue a proeza de pesar apenas 1 194 kg outra proeza que o coloca com uma relaçao kg/cv de apenas 6 71 muito proxima da que o jetta tsi ostenta o que complica a vida do elantra e o preço r$ 85 095 74 mas ele esta sendo vendido a preço promocional de r$ 79 990 se este fosse seu preço permanente ele teria 18 64 e ficaria na segunda colocaçao se tivesse produçao nacionalizada como o tucson e o ix35 e um preço competitivo e bem possivel que ele repetisse o fenomeno do i30 de primeira geraçao so que nao vai o preço promocional e para limpar estoque a espera do modelo novo que deve ser revelado oficialmente em breve ainda que sua imagem ja tenha vazado em março com a mesma grade presente no novo i30 essa ai de cima 2º mitsubishi lancer mt 17 98 se voce pensa que so o lancer evo oferece bom desempenho nao e o que dizem nossos numeros os 160 cv do motor 2 0 seus 1 290 kg e o preço de r$ 68 990 criam um caso interessante de preço potencia e peso um que certamente teria levado o titulo se nao fosse o elemento chines 1º geely ec7 22 62 modelos com entre eixos entre 2 60 e 2 80 m sao considerados medios e o entre eixos do ec7 e de 2 65 m 5 cm a menos do que o corolla novo mas 5 cm a mais do que a antiga geraçao do medio mas se levassemos em consideraçao o preço o geely competiria com os sedas compactos vendido a r$ 44 900 ele custa quase a mesma coisa que um vw voyage 1 6 e vem com motor 1 8 de 130 cv e apenas 1 280 kg pela matematica e o vencedor desta categoria por que nao vende mais primeiro porque pouca gente ouve falar nele acertadamente o grupo gandini que representa a marca no brasil nao investe em marketing nao so porque ele como importado sofreu com a alta do dolar mas tambem porque a rede ainda e pequena so 17 revendas ate que ela ganhe volume a jac começou com 50 concessionarias vale deixar que o boca a boca faça seu serviço preço potencia e peso ele tem para vender bem mais entre os modelos de luxo o que oferece a melhor relaçao peso preço e potencia e o audi a3 sedan 1 4 por conta de seu preço mas nao so todas as versoes do carro inclusive a s3 ficam a frente do mercedes benz cla em boa medida por peso mas com outro tanto a creditar ao preço mais salgado que a estrela de tres pontas anda cobrando para ver a posiçao de todos os sedas medios do mercado confira a tabela abaixo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.