chegamos hoje ao final de nossa serie sobre peso potencia e preço a ultima categoria a das picapes compactas teria so saveiro montana e strada em suas diversas carrocerias e nao compensa o esforço quem ganha e a vw saveiro com motor 1 6 de 104 cv cabine simples na versao de entrada a startline com 24 82 bem a frente da segunda colocada a montana com 21 37 essa categoria dos sedas medio grandes seria a penultima mas vira a despedida da serie pela variedade de modelos envolvidos os sedas medio grandes tem entre eixos entre 2 75 m e 3 m os preços sao limitados a r$ 300 mil valor acima do qual as prioridades nao obedecem mais a uma logica de desempenho e principalmente de custo/beneficio ja falamos de esportivos medios sedas medios esportivos compactos suvs compactos hatchbacks medios compactos premium dos carros com a melhor relaçao entre peso potencia e preço no geral e tambem das picapes medias a ideia para quem nao acompanha a serie desde o principio e mostrar os modelos que cobram menos por carrocerias mais leves e motores mais potentes com o tempo talvez criemos tambem uma levando em conta o torque o 0 a 100 km/h e varios outros dados mas no momento vamos focar apenas nestes tres elementos foi o criterio que adotamos para todos os modelos a venda no brasil vale repassar o raciocinio por tras do levantamento que durou uma semana inteira para ser tabulado ele chegou aos 471 modelos e versoes que mencionamos no inicio sao os mais leves e mais baratos de cada carro a venda no brasil com cada um dos motores e das carrocerias que eles oferecem com os dados de peso potencia e preço de cada um nem todos aparecerao nesta serie especialmente os mais caros que como dissemos seguem uma logica propria os muito familiares como minivans tambem ficarao de fora fogem da proposta consultamos engenheiros economistas e contadores atras da melhor formula que juntasse preço potencia e peso e a que eles nos sugeriram foi potencia/peso/preço ou mais tecnicamente potencia/peso /preço eis a calculadora que criamos para esta conta imaginamos como exemplo um carro de 200 cv 1 500 kg e r$ 90 000 o resultado da divisao da potencia pelo peso e disso pelo preço da 14 81 x 10e 7 ou 0 000001481 mas preferimos a forma reduzida quanto maior e o numero melhor e o equilibrio do carro entre os tres fatores experimente mudar a potencia para 500 cv vai dar 37 04 x 10e 7 otimo experimente agora diminuir o peso para 900 kg o resultado sera 24 69 se os demais valores continuarem os iniciais por fim diminua o preço para r$ 50 000 o indice pula para 26 67 percebeu pode brincar a vontade com a calculadora acima inclusive para ver como se saem os carros que voce anda considerando comprar relembrando essa lista como as demais desta serie nao e uma recomendaçao de compra e apenas um estudo ou mais um criterio de decisao de compra se voce assim o desejar mas definitivamente nao deve ser o unico o que ela pode lhe dizer e que esportivo medio cobra menos por mais potencia e menos peso e os resultados sao os seguintes 10º ford fusion titanium ecoboost 9 75 o fusion com motor 2 0 turbo tambem chamado de ecoboost ate que tem um preço interessante e o quarto mais baixo da lista mas e o mais pesado da turma 1 984 kg e so a oitava melhor relaçao peso/potencia equilibrando esses fatores sobrou um honroso 10º lugar 9º toyota camry 10 03 ele e o mais caro da turma mas tem peso relativamente baixo e motor potente com isso conquistou a melhor relaçao peso/potencia desta lista 5 56 kg/cv se custasse menos faria muito bonito entre os sedas medio grandes cobrando o que cobra correu o risco de nem constar dos dez mais 8º kia optima 10 19 eis o segundo melhor preço entre os concorrentes a r$ 105 900 o peso e o terceiro mais baixo se so o preço contasse ele estaria nas cabeças mas seu motor de apenas 165 cv o de potencia mais baixa deste grupo faz com que sua relaçao peso/potencia seja a pior do grupo um motor mais forte faria maravilhas pelo coreano 7º hyundai azera 10 20 o sexto melhor peso e a quarta maior potencia poderiam deixar este hyundai o unico da lista em excelente posiçao so que o segundo valor mais alto de venda tirou completamente as chances de ele pontuar melhor ficou com o setimo lugar custar menos seria a receita do sucesso 6º ford fusion 2 5 10 54 ele tem o terceiro preço mais baixo desta lista o peso e apenas intermediario mas a potencia de 175 cv e a segunda pior o que o leva a segunda pior relaçao peso/potencia neste caso foi so o preço que conservou o fusion 2 5 unico flex desta lista na disputa pelas primeiras posiçoes 5º volvo s60 t5 10 75 a potencia nao faz bonito mas tambem nao e ruim o preço fica mais para alto do que para baixo e o peso ainda que alto o segundo pior esta muito distante do mais alto e relativamente proximo dos primeiros colocados isso explica a colocaçao intermediaria do volvo unico modelo de alto luxo a constar da lista dos dez mais corrobora e muito nossa avaliaçao dele 4º vw passat 11 15 com 2 71 m de entre eixos o passat nao deveria nem estar nesta lista ele e medio com entre eixos so 1 cm mais longo que o do toyota corolla mas no brasil e vendido como modelo de luxo pelo menos era ele nao consta mais do site da volkswagen porque sera brevemente substituido pela nova geraçao a b8 essa sim com um entre eixos condizente 2 79 m mas isso lhe deu vantagem competitiva seu peso e o segundo melhor o preço e intermediario e a potencia ainda que seja a quarta pior da lista nao o prejudica se quiser um corra para comprar os que ainda estiverem encalhados nas concessionarias mas nos esperariamos a nova geraçao 3º kia cadenza 11 31 ele e o modelo mais potente da lista pena que tem o terceiro pior peso e o terceiro pior preço quem o salva e realmente seu motor v6 de 290 cv suficiente para deixar o cadenza na terceira posiçao merecida considerando o que o carro oferece 2º honda accord ex 3 5 11 62 o segundo modelo mais potente dentre estes dez com um peso que e apenas o setimo mais baixo tambem se apoia nos 280 cv de seu motor para chegar a segunda colocaçao geral o preço e alto e quase nao se ve o accord pelas ruas mas de acordo com os criterios desta lista ele e um modelo a considerar seriamente entre os que procuram um seda maior do que um medio 1º nissan altima 12 39 sim o mais barato venceu a disputa ele nao e o mais potente longe disso mas certamente nao teria chegado onde chegou se nao fosse seu peso de apenas 1 469 kg o mais baixo desta lista sua relaçao peso/potencia de 8 07 kg/cv e a quarta pior da lista mas custando menos de r$ 100 mil valor que muito seda medio ultrapassa ele e o vencedor incontestavel dessa categoria e merecia vender muito mais do que efetivamente vende para ver a posiçao de todos os sedas medio grandes que entraram nesse ranking as versoes mais leves e mais baratas para cada motor oferecido na linha confira a tabela abaixo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.