desde que foi inventado o automovel evoluiu muito pouco em sua essencia e um veiculo de quatro rodas equipado com motor a combustao com rodas dianteiras que esterçam isso ajuda a descrever boa parte dos veiculos criados de 1886 ate hoje mas e os arroubos de inovaçao que eram tidos como certos e o futuro que um monte de gente dava como certo mas que nunca passou praticamente de ficçao cientifica precisamos de sua ajuda para lembrar de tudo que ja foi futuro e que nunca passou de esboço para isso a gente começa e aponta uma inovaçao que ate lamentamos por nao ter se concretizado o carro movido a turbina o exemplo mais famoso deve ser o do chrysler turbine car que os americanos chamavam de tc cada um tem o tc que merece… criado pela chrysler em 1962 ele foi projetado para ser um experimento pratico ou seja a intençao era realmente fabrica lo e vende lo ao publico tanto que foram criados 5 prototipos e 50 modelos de produçao digamos assim que foram entregues a 203 pessoas cada uma ficou com o carro por tres meses e anotava as coisas boas e ruins que o modelo apresentava o turbine car tinha 5 12 m 2 79 m de entre eixos 1 85 m de largura e 1 36 m de altura as carrocerias eram feitas na italia pelo studio ghia e enviadas aos eua para receber o trem de força composto tambem por um cambio automatico torqueflite de tres marchas sem conversor de torque que podia travar a turbina secundaria pesava cerca de 1 800 kg em ordem de marcha usava uma turbina chrysler a831 que rendia 132 cv mas inacreditaveis 58 7 mkgf como ela girava a 45 700 rpm a marcha lenta ficava em 22 000 rpm a turbina era muito mais simples e interessante de um ponto de vista de construçao com 60 peças em vez das 300 de um motor a combustao com pistoes tambem tinha vantagens de peso e era capaz de queimar qualquer coisa que pegasse fogo etanol metanol oleo de cozinha gasolina diesel… a partida era dada com querosene e a chrysler pedia encarecidamente que ninguem abastecesse o carro com gasolina com chumbo tetraetila o aditivo causava depositos nas pas da turbina o fato de ele queimar qualquer coisa que pegasse fogo nao era uma grande vantagem considerando o preço da gasolina nos eua na epoca que era muito barata sua facilidade de manutençao ja que ele tinha apenas uma vela e nao precisava de trocas de oleo tambem nao atraiu a atençao o grande problema da turbina e que ela nao havia sido feita para girar pouco por conta disso na estrada e com o pe embaixo o consumo de combustivel era de pouco mais de 8 km/l mas a media era de 6 km/l se rodasse so na cidade seu consumo era ainda pior a resposta do acelerador era terrivelmente lenta dizem que o lag entre pisar e sentir o carro embalar era de mais de um segundo ao final dos testes que duraram cerca de dois anos e mais de 1 6 milhao de km os carros foram recolhidos e oferecidos a museus quase nenhum aceitou um carro novo em folha uma falta de visao inacreditavel dos administradores dos 55 so 9 sobreviveram os outros 46 foram escrapeados jay leno e um dos poucos caras do mundo a ter um exemplar do turbine car se estiver com tempo vale ver o programa que ele fez apenas sobre o carro aparentemente uma paixao adolescente do apresentador parecia realmente o futuro diz leno a certa altura do video repare no ruido que ele emite de olhos fechados voce diria ser um aviao [youtube id= b2a5iju3ivs width= 620 height= 349 ] mas o turbine car nao foi o unico carro a se aventurar pelas turbinas a gm teve tambem os firebird dos quais o mais famoso provavelmente pelo estilo e o firebird ii chamado de xp 43 ele tinha 5 96 m de comprimento 3 05 m de entre eixos e uma turbina que gerava em 1956 204 cv ele tambem tinha freios a disco e suspensoes independentes nas quatro rodas ele seria tambem autonomo uma moda que anda querendo voltar… entre as tentativas modernas de trazer a turbina de volta aos automoveis uma partiu do proprio jay leno que construiu com a ajuda da alcoa e da gm o ecojet foi apresentado ao publico no sema show de 2006 vinha com uma turbina honeywell lts101 que gerava 660 cv e 80 6 mkgf um cambio automatico de quatro marchas emprestado de um corvette c5 assim como as suspensoes a carroceria em fibra de carbono foi construida pelos metalcrafters vale conferir o video que mostra a construçao do carro [youtube id= 10q9_pb6unu width= 620 height= 349 ] uma outra menos direta ao ponto foi o jaguar c x75 apresentado como conceito ele usava turbinas mas nao como a principal fonte de propulsao do modelo elas serviam como geradores de energia eletrica para cada um dos quatro motores do carro um para cada roda com as microturbinas fornecidas pela bladon jets a autonomia do supercarro que podia acelerar de 0 a 100 km/h em 3 4 s e chegar a maxima de 330 km/h era de mais de 900 km a gente cita mais porque o carro e lindo a proposta e claramente diferente das demais alem do uso de turbinas nos automoveis que outro futuro brilhante e prometido nao passou de sonho de virgem bebada em noite de lua cheia por favor recorram a memoria e lotem nossa caixa de comentarios com ideias
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