quem acompanha nossa serie de potencia/peso/preço desde o inicio nem precisa mais de muitas explicaçoes sobre nossas contas mas tem cada vez mais gente se achegando para acompanhar a serie depois de falarmos dos campeoes entre todos os carros a venda no brasil partimos para os segmentos de mercado o primeiro foi o dos hatchbacks medios hoje falaremos dos suvs compactos vale repassar o raciocinio por tras do levantamento que durou uma semana inteira para ser tabulado e que nunca termina quando fiz o levantamento o jeep renegade ainda sem a versao mais em conta que nem nome tem custava r$ 69 900 com a chegada da versao sem nome que custa r$ 68 900 a sport subiu r$ 2 000 e agora custa r$ 71 900 isso em menos de cinco dias voltando ao levantamento ele incluiu os 471 modelos e versoes mais leves e mais baratos de cada carro a venda no brasil com cada um dos motores e das carrocerias que eles oferecem com os dados de peso potencia e preço de cada um o objetivo era estabelecer uma relaçao matematica entre estes tres elementos para determinar quem cobra menos por menos peso e mais potencia consultamos engenheiros economistas e contadores e a melhor formula que eles nos sugeriram foi potencia/peso/preço ou mais tecnicamente potencia/peso /preço eis a calculadora que criamos para esta conta imaginamos um carro de 200 cv 1 500 kg e r$ 90 000 o resultado da divisao da potencia pelo peso e disso pelo preço da 14 81 x 10e 7 ou 0 000001481 mas preferimos a forma reduzida quanto maior e o numero melhor e o equilibrio do carro entre os tres fatores experimente mudar a potencia para 500 cv vai dar 37 04 x 10e 7 otimo experimente agora diminuir o peso para 900 kg o resultado sera 24 69 se os demais valores continuarem os iniciais por fim diminua o preço para r$ 50 000 o indice pula para 26 67 percebeu pode brincar a vontade com a calculadora acima inclusive para ver como se saem os carros que voce andam considerando comprar escolhemos o segmento dos suvs compactos por ele ser hoje o mais quente do mercado mesmo com vendas em baixa ha filas de espera pelo honda hr v e o jeep renegade anda fazendo a fca que controla fiat e grupo chrysler esfregar as maos de tanta satisfaçao e nao e so por aqui a car and driver americana fez um comparativo com seis opçoes entre elas o hr v e o renegade dizendo que por la acontece o mesmo que por aqui eles andam vendendo muito la quem se deu bem foi o mazda cx 3 ao contrario das outras reportagens vamos apresentar os resultados do 10º colocado para o 1º como nos sugeriu o leitor roberto macedo cria um suspense legal para descobrir quem oferece mais por menos neste segmento pelo menos no que se refere a potencia por fim fazemos a mesma ressalva presente desde o principio o que apresentamos nao e nenhuma recomendaçao de compra ou coisa que o valha sao apenas os resultados matematicos e democraticos a nosso questionamento inicial eles nao levam em conta acabamento comportamento dinamico sensaçao ao dirigir nem itens de serie ou a falta deles so a melhor relaçao entre peso preço e potencia e os vencedores entre os suv compactos sao 10º jeep renegade sport flex 13 18 o carro que subiu de preço nao teve sua posiçao no ranking alterada por conta disso considerado tambem o modelo mais seguro produzido no brasil o renegade tem um preço alto em relaçao aos concorrentes mais antigos e e bem pesado comparado a eles o motor 2 0 tigershark faria maravilhas por ele com seus cerca de 160 cv mas deve demorar a aparecer se mantiver o mesmo preço ou conseguir reduzi lo melhora bem a posiçao do carro por aqui 9º ford ecosport se 1 6 13 8 essa versao do eco e pouco mais de 160 kg mais leve do que o renegade e custa r$ 4 000 e uns quebrados a mais que o concorrente estaria em posiçao de estar bem distante dele nesta lista se nao fosse seu motor o 1 6 sigma que rende 135 cv no ford focus nao passa dos 115 cv no utilitario seria uma programaçao para ter mais torque nao o focus 1 6 tambem tem mais força por que entao a ford nao usa logo este motor no seu utilitario ja podia ter feito isso e em nossa opiniao perdeu a chance de faze lo ja que o motor 1 5 turbo de tres cilindros que a marca produzira no brasil tambem deve estrear no utilitario de cara nova 8º ford ecosport se 2 0 14 87 a versao mais forte do ecosport tambem seria bem mais interessante se usasse o mesmo motor que o focus em vez de seu duratec 2 0 de 147 cv deveria ter o de 178 cv com injeçao direta mas este e outro motor que o 1 5 de tres cilindros tem vocaçao para aposentar 2016 sera um ano interessantissimo para os automoveis 7º renault duster 1 6 15 24 o duster mais simples tambem sem nome de versao e a segunda mais barata do mercado de suvs compactos empata com o lifan x60 e e r$ 5 000 mais cara do que o campeao de preço o chery tiggo ficou em setimo porque apesar do bom preço e pouco potente com apenas 115 cv seu peso e razoavel para o padrao do segmento 6º honda hr v lx 15 39 atual queridinho do mercado o hr v em sua versao mais simples e razoavelmente leve 1 265 kg e potente 140 cv mas seu preço e salgado empata com o do renegade provavelmente podia ser mais baixo mas a honda e famosa por tentar conter a demanda praticando preços mais altos para os modelos que nao consegue entregar enquanto a fabrica de itirapina nao estiver pronta e a capacidade de produçao da empresa nao aumentar sera essa a balada e muita gente esta disposta a dançar conforme essa musica 5º renault duster dynamique 2 0 15 89 a versao 2 0 do duster tambem tem bom preço e peso razoavel mas seu motor 2 0 nao e nada impressionante 148 cv com isso ela so consegue chegar ao 5º lugar mas sejamos justos e mais por merito dos concorrentes do que por falha do utilitario da renault como se podera ver logo adiante 4º lifan x60 16 04 eis que surge o primeiro chines do comparativo a lifan jura de pes juntos que quer ter fabrica por aqui e vem cuidando pessoalmente das operaçoes brasileiras para crescer o x60 nao e potente 128 cv e esta entre os modelos mais pesados do segmento seu segredo e custar muito pouco falando de modo relativo e ele que empata em preço com o renault duster 1 6 e por aqui quem cobra menos se da melhor 3º peugeot 2008 allure 1 6 16 72 a peugeot deve estar orgulhosa de seu suv com apenas 1 086 kg ele e o mais leve do segmento isso permite que seu motor 1 6 de 122 cv com etanol seja suficiente os r$ 67 190 que ele cobra tambem sao o menor preço disponivel para os novos lançamentos se nao vende melhor isso se deve provavelmente ao tamanho de rede ou a ma fama que ela adquiriu e algo que os executivos da peugeot vem tentando corrigir com bastante empenho 2º peugeot 2008 griffe 1 6 thp 17 66 nenhum modelo a nao ser o jeep renegade diesel oferece potencia nem remotamente proxima da que a versao thp do 2008 tem a disposiçao os 173 cv de seu motor 1 6 turbo flex sao um espanco assim como o baixo peso que rende a melhor relaçao peso/potencia desta categoria com 7 12 kg/cv se nao ganhou isso se deve ao preço de r$ 79 590 muita coisa para um modelo pequeno 1º chery tiggo 2 0 18 28 e mais um chines leva o titulo para casa so por ser o suv mais barato do brasil vendido a r$ 54 900 em boa medida o motor 2 0 rende pouco se for comparado aos concorrentes com 138 cv o peso de 1 375 kg tambem e um dos mais altos da categoria a relaçao peso potencia pode nao ser impressionante com 9 96 kg/cv mas nem de longe e a mais alta e isso explica um bocado para ver a posiçao de todos os suvs compactos do mercado confira a tabela abaixo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.