e facil cair em cliches quando se fala da cultura automobilistica americana e o pais da indy da nascar das corridas de 400 metros dos muscle cars e das estradas retas e planas um lugar em que os carros sao feitos para andar em linha reta e que quando fazem curvas acabam pendurados como os carros de policia nas perseguiçoes do cinema lançando as calotas para todos os lados esse cenario acabou se tornando um cliche pela repetiçao frequente de lugares comuns da cultura americana — seja ela automobilistica ou nao a lendaria route 66 e sempre retratada como uma longa reta cortando o deserto on the road de jack kerouac nao se passa em uma estrada sinuosa incrustrada na floresta filmes como juventude transviada e american graffiti retrataram os hot rods como carros de tiro rapido em corridas curtas em linha reta days of thunder nao era sobre um piloto de formula 1 ou le mans mas sobre um cara que corria em circulos nos ovais americanos curiosamente ao mesmo tempo em que esse cenario folclorico americano era formado no imaginario coletivo o mesmo cinema as mesmas obras literarias e a propria realidade mostravam que a cultura motorizada dos eua e mais rica que estes cliches o problema e que uma estrada sinuosa na irlanda nao e muito diferente de uma estrada sinuosa no norte dos eua a floresta americana sera um pouco mais seca que a irlandesa mas dificilmente sera reconhecida como americana ofuscado por estes lugares comuns esta um lado pouco lembrado do automobilismo e da cultura automobilistica americana uma historia de mais de 60 anos de carros esportivos corridas de rua de estrada circuitos mistos subidas de montanha pilotos equipes e corridas de formula 1 vitorias em le mans monopostos e stock cars que fazem curvas para os dois lados recordes nos melhores circuitos do planeta mas para entender melhor a origem dos cliches mitos e lugares comuns da cultura automobilistica americana precisamos voltar a origem da ocupaçao do territorio que hoje conhecemos como estados unidos da america por que tantas retas onde estao as curvas no seculo xvii as novas cidades americanas começaram a adotar o sistema de planejamento em quadras com base em experiencias europeias bem sucedidas como versalhes ou londres esse sistema em forma de grade trazia uma serie de vantagens que colaboraram para a evoluçao das cidades a principal e a localizaçao um sistema cartesiano e mais facil para se orientar especialmente se voce definir os nomes das ruas de forma sequencial usando referencias de distancia ou simplesmente numeros em ordem crescente depois ha a questao do planejamento urbano um sistema em grade permite um planejamento mais eficiente rapido e pratico e por isso foi adotado nas novas cidades dos eua colonia e isso resulta tambem em uma delimitaçao mais facil o que leva a agilidade na venda das terras no final do seculo xviii o sistema de grade foi usado pelo presidente thomas jefferson na lei de ordenança que determinou a divisao racionalizada do territorio em quadras de uma milha e townships de seis milhas com base em meridianos e paralelos de referencia e por isso que as divisas de estados no meio oeste americano sao linhas retas e e por isso que as cidades fundadas depois desse ato adotaram o sistema de grade esse sistema continuou influenciando a ocupaçao do oeste apos o homestead act de 1862 quando as companhias ferroviarias receberam terras para construir suas estradas de ferro e centenas de cidades ao redor delas eles tambem usaram o sistema de grade — ate mesmo porque as linhas ferreas eram construidas em linha reta sempre que possivel uma vez que a reta e a menor distancia entre dois pontos e foi assim que surgiram as duas caracteristicas mais marcantes do transito americano os cruzamentos e as estradas em linha reta derrubando mitos a partir disso surgiram alguns mitos muito difundidos e tomados como verdadeiros a ponto de quase nunca serem investigados a de que as estradas em linha reta predominam nos eua que a ausencia de curvas permite carros com suspensao mais macia e que os quarteiroes deram origem as drag races porque as corridas de rua eram feitas de semaforo a semaforo como vimos o padrao das quadras americanas inicialmente era de uma milha mas isso nao significava que elas nao poderiam ser subdivididas em blocos menores e era o que acontecia mas nao seguindo um padrao nos eua a quadra de uma milha tem entre oito e 20 blocos — e isso se o sistema de grade usar blocos quadrados normalmente eles sao retangulares entao a contagem de quadras varia dependendo da orientaçao norte sul ou leste oeste so isso seria suficiente para derrubar o mito de que as drag races sao realizadas com 1/4 de milha por causa das quadras urbanas mas ha uma evidencia mais concreta em uma entrevista concedida a revista rod & custom em 2001 o historiador gray baskerville explica que a distancia de um quarto de milha se tornou o padrao simplesmente porque este era o comprimento da reta na pista de santa ana abaixo a primeira dedicada as arrancadas nos eua como era a unica pista durante a popularizaçao do esporte seu comprimento acabou se tornando o padrao para todas as outras o outro mito das estradas retas so e verdadeiro em uma regiao dos eua o meio oeste onde o relevo e mais plano a regiao concentra a maior densidade de estradas retas do planeta dentre as quais esta a route 66 a rua principal da america provavelmente a rodovia mais famosa do planeta — algo que ajudou a popularizar a ideia de que as rodovias americanas sao planas e retas contudo o oeste americano e todo acidentado sendo atravessado pelas montanhas rochosas e a consequencia disso e que a forma mais facil de construir estradas e contornando o relevo pelos vales o que resulta em estradas sinuosas [caption id= attachment_227915 align= aligncenter width= 927 ] quanto mais proximo do vermelho mais retas as estradas[/caption] e por isso que os testes de estrada da imprensa americana sao realizados em sua maioria no meio oeste ou no leste americano onde tambem ha serras e vales dos quais resultaram muitas rodovias sinuosas [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 227959 227960 ] e isso derruba outro mito a de que os carros americanos tem suspensao macia porque as estradas sao retas — e suas corridas tambem sao feitas em linha reta de fato a calibragem de suspensao americana e mais digamos complacente mas isso nao e fruto da engenharia rodoviaria local e sim da engenharia automobilistica dos anos 1940 quando os carros americanos passaram a usar o chassi perimetral sem a mesma rigidez a torçao dos chassis tipo escada com longarinas continuas os engenheiros davam a suspensao uma calibragem mais macia para reduzir a carga de torçao sobre o chassi mas isso tambem nao tem relaçao com a natureza do automobilismo americano a questao principal e que circuitos ovais foram o primeiro tipo de circuito nao apenas nos eua mas no mundo todo e eles tinham como principal vantagem a visibilidade total da pista nos primeiros anos do automobilismo americano tambem havia corridas de estrada entre cidades e circuitos formado por vias publicas mas com o tempo parte das entidades organizadoras acabaram optando pelos ovais por uma questao meramente comercial eles ja eram mais populares uma vez que eram mais atraentes para o publico justamente por permitir ver a pista por inteiro alem disso os carros podiam correr em hipodromos que ja existiam aos montes desde o inicio do seculo xix [caption id= attachment_227916 align= aligncenter width= 999 ] corrida de carros em um hipodromo[/caption] o mesmo vale para as arrancadas que ate poderiam ter sua distancia modificada com o passar do tempo mas com a pista medindo um quarto de milha tanto a linha de largada quanto a linha de chegada estariam ao alcance da visao do publico pela mesma razao as categorias mais populares do motociclismo nos eua sao derivadas do motocross — seja em circuitos com obstaculos ou as flat tracks tambem conhecidas como motorcycle speedways como este formato de competiçao acabou muito mais popularizado nos eua do que em qualquer outro pais ele e frequentemente considerado o padrao americano mas isso nao pode estar mais longe da realidade o automobilismo de curvas nos eua o automobilismo americano de curvas assim como os carros esporte e os circuitos mistos os chamados road couses sao tao antigos quanto os hot rods as arrancadas a nascar a indy e os principais ovais do pais basta lembrar que a subida de montanha de pikes peak foi realizada pela primeira vez em 1916 — cinco anos depois da ediçao inaugural da indy 500 https //www youtube com/watch v=mfvbie3ydeq os carros de corrida da epoca ainda nao tinham essa especializaçao de modalidades que aconteceu a partir dos anos 1930 quando os colocou os carros de corridas de estrada foram para as estradas os hot rods foram para as drag strips e os monopostos e stock cars entraram nos ovais nos primeiros anos do automobilismo um mesmo carro de corridas poderia ser usado tanto para uma prova de velocidade maxima a precursora das arrancadas quanto para uma prova de estrada nem mesmo a expressao carro esporte existia embora alguns carros ja tivessem as caracteristicas dos esportivos como o centro de gravidade baixo o peso reduzido e a simplificaçao dos acabamentos e equipamentos em nome da funcionalidade era o caso dos runabouts ou raceabouts dos eua que eram carros espartanos sem carroceria nem para brisa e muitas vezes nem mesmo farois isso começou a mudar a partir dos anos 1930 justamente quando o mundo caminhava para mais uma guerra que viria interromper todas as atividades na europa os fabricantes começaram a adaptar projetos antigos de corrida para as ruas criando os primeiros esportivos enquanto a evoluçao tecnologica trouxe avanços a dinamica dos carros mais mundanos que passavam a usar suspensoes independentes na dianteira por exemplo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 227922 227923 ] foi nessa epoca que o primeiro circuito misto dos eua foi criado obra dos irmaos sam e miles collier que eram entusiastas do automobilismo europeu e tambem fundaram em 1933 o primeiro clube de carros esporte do pais o automobile racing club of america arca que acabou extinto em 1941 com o ingresso dos eua na segunda guerra [caption id= attachment_227921 align= aligncenter width= 940 ] circuito dos irmaos collier um traçado rudimentar na propriedade da familia[/caption] ironicamente a mesma guerra que levou o arca a extinçao trouxe elementos que acabaram dando origem a entidade que a sucedeu nos eua o sport car club of america ou scca fundado em 1944 como o mercado americano ja nao tinha mais esportivos no fim dos anos 1930 devido aos reflexos da grande depressao o primeiro contato de muitos jovens americanos com esse tipo de carro foi na europa nos primeiros anos apos a guerra milhares de esportivos europeus dos anos 1930 e 1940 como os riley nine austin seven mg tc midget wolseley hornet ss jaguar 90 e ss jaguar 100 desembarcaram nos eua junto de seus novos proprietarios alem dos ex combatentes entre os entusiastas dos carros esportivos tambem havia empresarios bem sucedidos e filhos da classe alta que tiveram contato com os esportivos na europa a primeira corrida organizada pelo recem inaugurado clube aconteceu em 1948 ao redor do parque watkins glen em nova york nessa primeira prova alem dos gentlemen drivers tambem estavam dois nomes que se tornariam icones do automobilismo americano e mundial briggs cunningham e john fitch [caption id= attachment_227926 align= aligncenter width= 999 ] cunningham e fitch nos anos 1950[/caption] cunningham e mais conhecido por ter sido o criador das racing stripes e organizador da primeira equipe americana a disputar as 24 horas de le mans — embora seu amigo miles collier tenha sido o primeiro a se inscrever na prova com a bandeira americana ele ja construia carros esporte desde os anos 1930 combinando chassis europeus a motores americanos e vice versa [caption id= attachment_227927 align= aligncenter width= 999 ] as faixas que cunningham pintou em seus carros para que eles fossem identificados mais facilmente nas fotos e filmagens[/caption] fitch por sua vez foi um dos primeiros pilotos americanos a fazer carreira em equipes de fabricantes europeias as cinzas da segunda guerra mal haviam esfriado quando fitch disputou provas pela porsche e mercedes onde escreveu a maior parte de sua historia alem de correr tambem pela aston martin e pela chevrolet onde tambem foi chefe de equipe os circuitos mistos dos eua embora a primeira corrida do scca tenha sido realizada em um circuito de rua nao demorou para que os primeiros circuitos mistos permanentes foram construidos dois anos depois da prova em 1950 foi inaugurado o sebring international raceway na florida em 1953 foi a vez do willow springs international motorsports park e no ano seguinte mais dois circuitos o marlboro motor raceway e o traçado misto do milwaukee mile em 1955 foi aberto o road america seguido por watkins glen em 1956 e por um trio de peso em 1957 lime rock park laguna seca e virginia international raceway alem do riverside international raceway fechado em 1989 [caption id= attachment_227929 align= aligncenter width= 999 ] laguna seca em 1957[/caption] os anos 1950 ainda viram a inauguraçao do daytona international speedway que ja nasceu com um traçado misto inscrito no tri oval isso tudo nos primeiros 15 anos apos o fim da guerra esse cenario dos carros esporte nos eua dos anos 1950 foi fundamental para a criaçao dos maiores icones do automobilismo americano — nao apenas carros mas tambem os pilotos os carros americanos nascidos na europa o boom dos carros esporte nos eua logicamente atraiu a atençao de fabricantes europeus e seus representantes na america [caption id= attachment_227930 align= aligncenter width= 999 ] luigi chinetti e o cara de colete[/caption] luigi chinetti era um deles nascido na italia chinetti estava radicado nos eua desde antes da segunda guerra e foi o primeiro piloto a vencer as 24 horas de le mans com uma ferrari amigo de enzo ele se tornou o representante da marca nos eua e teve influencia direta na linha de modelos america iniciada em 1951 com a 340 america passando pela 342 america pela 375 america e pela 410 superamerica o outro representante que ajudou a consolidar os sports cars nos eua foi o austriaco max hoffmann ele chegou aos eua em 1941 fugindo da perseguiçao nazista aos judeus e ao fim da guerra se estabeleceu como um representante das principais marcas europeias em nova york porem atendendo o pais inteiro era com ele que voce precisava conversar para comprar um healey um rolls royce um jaguar um rover um austin ou um volkswagen entre 1950 e 1953 ele conseguiu a concessao da mercedes da alfa romeo da bmw e da porsche para os eua e foi quando ele começou a fazer historia [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 227932 227933 227934 227935 ] conhecendo o mercado americano melhor que os fabricantes europeus — e comprovando isso com um bom volume de vendas — ele convenceu a mercedes a fabricar uma versao de rua do 300sl de corrida depois encomendou a porsche a produçao de uma versao espartana do 356 convenceu a bmw a desenvolver um roadster voltado para o mercado americano e bancou as primeiras carrocerias conversiveis do alfa romeo giulietta foi assim que ele criou indiretamente o 300sl gullwing o porsche 356 speedster o bmw 507 e o alfa romeo giulietta spider e como se nao bastasse ele ainda levou algumas unidades do 550 spyder para os eua os carros europeus nascidos nos eua foi nesse contexto como resposta a onda dos carros esporte europeus da virada dos anos 1940 para os anos 1950 que a chevrolet desenvolveu o mais famoso dos esportivos americanos o corvette ele foi concebido por um fa dos carros europeus harley earl para ser uma alternativa acessivel e nacional aos esportivos que os soldados estavam trazendo da europa na epoca a marca americana nash oferecia o nash healey feito em parceria com a pininfarina e com o britanico donald healey mas ele estava longe de ser acessivel para o americano comum earl convenceu a gm que eles precisavam de um esportivo leve de dois lugares no final de 1951 ele começou a trabalhar no carro que foi batizado inicialmente de project opel que resultou no prototipo ex 122 apresentado no motorama de 1953 o motorama era uma especie de salao do automovel promovido pela gm para mostrar seus conceitos e tecnologias do futuro naquele mesmo ano o corvette entrou em produçao ainda com o seis em linha blue flame de 3 9 litros e 150 cv combinado ao cambio automatico powerglide de tres marchas apesar do conjunto nao muito adequado para um esportivo mesmo na epoca o corvette vendeu razoavelmente bem e agradou o publico em uma pesquisa feita pela revista popular mechanics em outubro de 1954 depois que o corvette completou um ano 50% dos proprietarios do corvette que ja haviam tido um esportivo europeu achavam que ele era melhor que o importado da outra metade 19% achavam que ele era equivalente aos similares europeus e 22% achavam que ele era inferior aos europeus os outros 9% nao consideravam o corvette um esportivo de verdade ainda em 1954 a gm apresentou a linha do corvette para o ano seguinte agora disponivel com um novo motor v8 de 198 cv e um cambio manual de tres marchas o novo motor deu ao corvette uma caracteristica completamente diferente e com a ajuda de uma boa campanha publicitaria ele finalmente começou a ser visto como uma alternativa real aos modelos europeus e se consolidou como a opçao americana e acessivel nessa mesma epoca a ford tambem percebeu que precisaria de um esportivo europeu para o mercado americano — especialmente porque a chevrolet ja tinha o seu em 1952 enzo ferrari havia dado ou vendido uma 212/225 inter barchetta a henry ford ii por uma razao que nunca foi esclarecida dizem que este carro o inspirou a desenvolver o thunderbird que diferentemente do corvette foi lançado com um americanissimo v8 sob o capo que podia ser combinado a um cambio manual de quatro marchas o problema e que a ford se inspirou na ferrari do jeito errado em vez de copiar o comportamento dinamico do carro os americanos do oval azul entenderam que era a carroceria roadster e o desempenho em linha reta do carro que faria seu sucesso e realmente fez a ford vendeu mais de 16 000 unidades em 1955 o primeiro ano do thunderbird so que ele nao foi comprado como alternativa aos esportivos europeus e nem ao corvette mas como um carro esportivo no sentido americano do termpo — da mesma forma que os packard e duesenberg dos anos 1920 e 1930 era um carro que combinava conforto e potencia mas que nao tinha a menor vocaçao para encarar um road course como resultado as geraçoes seguintes do thunderbird enveredaram por este caminho ate que ele desapareceu nos anos 1970 quando voltou ao mercado nos anos 1990 ele era apenas um cupe de luxo desajeitado e igualmente mal sucedido a ford ainda tentou mais uma vez nos anos 2000 com uma versao inspirada na primeira geraçao do modelo aproveitando a onda dos modelos retro mas o carro foi um fiasco mas este foi apenas o primeiro passo da ford nessa historia sinuosa o melhor ainda estava por vir — e viria assinado por um nome nascido entre os esportivos europeus e nos circuitos mistos dos eua nos anos 1950 a primeira geraçao forjada nas curvas americanas se john fitch e briggs cunningham haviam colocado os americanos no mapa dos campeonatos de carros esporte uma geraçao inteira de pilotos americanos revelados nos anos 1950 começava a despontar mundialmente destes os maiores destaques foram masten gregory daniel sexton gurney e carroll hall shelby [gallery type= grid link= file size= large ids= 227944 227942 227943 ] shelby e gregory chegaram primeiro logo no inicio da decada shelby corria com um mg tc e com os chamados cad allards que eram roadsters da allard equipados com os v8 da cadillac — uma combinaçao que ainda influenciaria shelby dez anos mais tarde gregory correu com um allard com motor mercury depois com motor chrysler ate que desistiu do carro e comprou um jaguar e começou a ganhar corridas o sucesso com os cad allards rendeu a shelby convites da maserati e da aston martin para pilotar seus carros em provas nos eua e na europa em 1953 ele dividiu um aston db3s com o belga paul frere nas 24 horas de le mans mas acabou abandonando apos 73 voltas no ano seguinte masten gregory foi a europa para uma temporada de dois anos pilotando carros da ferrari em equipes independentes voltou em 1956 para disputar a temporada do scca enquanto carroll shelby vencia a subida de montanha de mount washington com uma ferrari 375gp em 1957 gregory estreou na formula 1 com um maserati 250f da scuderia centro sud sua primeira prova foi nada menos que o gp de monaco o qual terminou em terceiro lugar e conquistou o primeiro podio americano na historia da categoria o restante da temporada foi igualmente positivo um oitavo lugar no gp da alemanha e dois quartos lugares no gp de pescara e da italia uma combinaçao de resultados que lhe rendeu o sexto lugar no campeonato mesmo com apenas cinco provas disputadas em 1958 foi a vez de shelby estrear na f1 tambem com um maserati 250f em sua primeira temporada shelby disputou os gp da frança inglaterra portugal e italia tendo na prova italiana sua melhor colocaçao um quarto lugar dividido com masten gregory no ano seguinte shelby levou a aston martin as unicas provas da fabricante britanica na categoria os gp da holanda inglaterra portugal e italia seu melhor resultado foi um modesto oitavo lugar em portugal mas nao importava 30 dias antes ele e o britanico roy salvadori haviam conquistado as 24 horas de le mans com um aston martin dbr1 e embora a vitoria parecesse o auge de sua carreira ela foi apenas o começo [caption id= attachment_227947 align= aligncenter width= 999 ] shelby e sua jardineira listrada[/caption] gregory por sua vez ainda conquistaria um terceiro lugar no gp da holanda de 1959 e um segundo lugar no gp de portugal no mesmo ano foi o melhor resultado de sua carreira na f1 dois anos mais tarde gregory foi contratado pela porsche para as 24 horas de le mans de 1961 pilotando um porsche 718 rsk ele e seu compatriota bob holbert completaram 309 voltas e venceram em sua categoria chegando em quinto lugar na classificaçao geral dan gurney aparece em 1957 quando foi convidado pelo construtor frank arciero para pilotar seu arciero special um chassi americano embalado por um motor maserati 4200 combinado ao cambio e diferencial ferrari a estreia aconteceu na primeira ediçao do riverside grand prix e apesar de ser um carro tido como incontrolavel por shelby e gregory gurney consegue leva lo ate o final na segunda posiçao a frente de gregory e atras de shelby o vencedor da prova o desempenho de gurney chamou a atençao de luigi chinetti que deu um jeito de colocar aquele jovem magrelo e alto em uma de suas ferrari na ediçao de 1958 das 24 horas de le mans apesar de ter chegado ao quinto lugar no stint de seu companheiro bruce kessler o carro acabou envolvido em um acidente encerrando a participaçao dos americanos novamente seu desempenho chamou a atençao desta vez de enzo ferrari que o colocou em seus monopostos na temporada de 1959 gurney disputou apenas quatro provas naquele ano — os gp da frança da inglaterra portugal e italia — mas conseguiu dois podios e um terceiro lugar terminando o mundial em setimo gurney nao se adaptou ao estilo da scuderia de enzo ferrari e acabou deixando a equipe apesar do contrato garantido se assim quisesse depois de uma passagem por uma equipe independente ele foi contratado pela porsche em 1961 e pontuou em cinco das oito provas daquele ano terminando o campeonato em quarto lugar em 1962 ele continuou na porsche e embora tenha obtido um desempenho inferior com o novo carro ele conquistou sua primeira vitoria na f1 — e a unica da porsche na categoria — no gp da frança daquele ano enquanto isso no texas carroll shelby deixava o cockpit para cuidar da garagem naquele mesmo 1962 ele inaugurou sua propria fabricante de veiculos a carroll shelby international shelby no começo dos anos 1960 carroll shelby estava de volta aos eua apesar de ter conseguido resultados consistentes na formula 1 e de ter conquistado a 24 horas de le mans de 1959 ele descobriu um problema no coraçao que segundo seu medico lhe daria apenas alguns meses de vida obrigado a deixar o cockpit ele começou a se envolver em outros segmentos ligados ao automobilismo primeiro tornou se distribuidor de pneus depois abriu uma escola de pilotagem mas so em 1961 que ele tomou a decisao que o acompanharia pelo resto da vida ele fundou sua propria fabrica de carros de corrida https //www youtube com/watch v=ynl2djspeyo ele queria um carro de corrida e sabia que os roadsters britanicos tinham caracteristicas dinamicas exemplares afinal ele foi criado no cenario de sports cars nos eua que era repleto de roadsters vindos do reino unido e tambem havia pilotado varios deles em sua carreira europeia shelby negociou com a ac cars o fornecimento de carrocerias do roadster ace o carro tinha um motor antiquissimo mas passaria a usar o seis em linha do ford zephyr o que facilitava a instalaçao de um v8 restava apenas saber qual v8 shelby foi a chevrolet e ouviu um sonoro nao afinal eles tinham o corvette e fornecer a um concorrente o motor do esportivo nao seria muito inteligente com a negativa da general motors shelby foi ate a ford e encontrou lee iacocca desesperado para derrotar a chevrolet no segmento dos esportivos depois do fracasso do thunderbird nesse sentido a ford ate havia tentado comprar a ferrari mas o commendatore enzo negou veementemente claro o fato e que shelby conseguiu um contrato de venda de motores para seu ac ace dando assim origem ao shelby cobra o modelo dominou os circuitos americanos mas nao teve a mesma sorte na europa em 1963 shelby inscreveu uma dupla de cobras na categoria gt de le mans esses carros tinham capotas rigidas afixadas para ajuda los a lidar melhor com os longos traçados e as altas velocidades dos circuitos europeus um dos carros conseguiu chegar em setimo lugar a ferrari ocupou as seis primeiras posiçoes shelby sabia o que tinha que fazer nos circuitos americanos mais curtos que os europeus os cobras eram imbativeis eles chegavam mais rapido a velocidade maxima que seus concorrentes incluindo as ferrari gto e tinham um comportamento dinamico tao bom quanto eles o que realmente acabava com os cobras em le mans era a hunaudieres mesmo com o teto rigido instalado os cobras nao passavam de 240 km/h enquanto as ferrari disparavam a 280 km/h carroll shelby e a ford precisavam de outro carro foi quando pete brock entrou em cena ele era um jovem designer de apenas 23 anos mas nao se intimidou colocou o piloto ken miles em um banco segurando um volante e começou a modelar o carro ao redor dele usando fita e madeira o carro lembrava um pouco um cobra mais aerodinamico e tinha em seu projeto um elemento novo uma traseira do tipo kamm nascia assim o cobra coupe durante os testes jack sears e peter bolton chegaram a 296 km/h em uma rodovia durante os preparativos para le mans nas 12 horas de daytona de 1964 o coupe liderou a prova ate sofrer uma quebra do diferencial a peça foi substituida e o cobra coupe foi tao dominante que alem de bater o recorde de volta mais rapida acabou ganhando o nome de daytona le mans seria a proxima parada em la sarthe os daytona atingiram a maxima de 315 km/h o daytona pilotado por dan gurney e bob bondurant terminou em primeiro na categoria gt e quarto no geral o daytona coupe chegou a colocar uma volta sobre a ferrari gto mas ainda nao foi suficiente para superar os italianos que conquistaram os tres primeiros lugares com uma 275p e duas 330p embora o daytona tenha dominado as temporadas de 1964 e 1965 da classe gt infelizmente seu destino ja estava traçado na ediçao de 1965 a ford ja estava correndo com o novo modelo desenvolvido por shelby e pela ford que conseguiu a volta mais rapida da prova embora tenha abandonado com problemas no cambio esse carro era o gt40 o modelo desenvolvido para a missao le mans a missao le mans a decada de 1960 ja estava na metade e a ford nao conseguia superar a ferrari de jeito algum vencer a marca que esnobou sua proposta se tornou uma questao pessoal para o presidente henry ford ii que decidiu negociar com a lola cars e fechou um acordo para o desenvolvimento de um novo carro o projeto começou em agosto de 1963 usando como ponto de partida o lola mk6 a construtora britanica fez uma serie de modificaçoes no monobloco para torna lo mais rigido e criou um novo design para a carroceria a suspensao traseira que usava braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira no lola foi mantida para o ford na traseira ele recebeu o motor v8 de 4 2 litros e 350 usado nos carros da indy combinado a uma caixa manual de quatro marchas construido em apenas 16 dias o carro foi apresentado no dia 1 de abril de 1964 batizado como gt/101 e teve mais quatro prototipos construidos e testados nos dois meses seguintes entre o inicio do desenvolvimento do carro e os primeiros testes so haviam se passado oito meses mas nao havia tempo a perder em 1964 ele começou a competir nos eua e em 1965 chegou a le mans mas nenhum dos modelos terminou a prova foi quando a ford decidiu chamar um americano que conhecia a ford e conhecia le mans carroll shelby a soluçao encontrada por carroll shelby era americanamente obvia instalar um motor maior mas nao era qualquer motor e sim o v8 big block de sete litros 427 pol³ usado pelos ford galaxie na nascar a potencia chegava perto dos 500 cv mas o motor tambem era maior e mais pesado exigindo modificaçoes na carroceria monobloco e suspensao alem da adoçao de uma nova transmissao de quatro marchas fabricada pela kar kraft antes de competir nas 24 horas de le mans de 1965 o gt40 renovado — agora chamado de mkii — conseguiu uma vitoria bastante importante nas 24 horas de daytona naquele ano foi importante porque comprovou que shelby estava certo mas o sucesso nao se repetiu na frança o carro foi desenvolvido as pressas e shelby nao teve tempo ou nao se preocupou em medir o consumo de combustivel assim as frequentes paradas para reabastecer acabaram custando muito tempo a shelby american para piorar o tempo quente da frança no meio do ano tambem fez com que os motores sofressem com superaquecimento e os dois gt40 mkii inscritos pela ford acabaram deixando a prova com problemas nas juntas dos cabeçotes as falhas seriam corrigidas no ano seguinte 1966 e o gt40 finalmente se tornou um carro confiavel quatro carros foram inscritos na prova e assumiram a ponta logo de cara — sendo que apenas um deles com dan gurney e jerry grant nao completou a prova os outros tres cruzaram a linha de chegada antes de todos os outros adversarios com bruce mclaren e chris amon vencendo a corrida seguidos de ken miles e denis hulme na segunda posiçao e ronnie bucknum e dick hutcherson que nao corriam pela shelby american mas por uma equipe independente na terceira a ford finalmente conquistava le mans e superava a ferrari mais que isso uma equipe americana superava os melhores esportivos europeus na maior das corridas europeias ah o carro era britanico os pilotos eram neozelandeses pois a ford voltou em 1967 com um novo carro o gt40 mkiv que tinha uma carroceria mais aerodinamica e pesava menos o motor de sete litros contudo foi mantido bem como a suspensao e os freios o monobloco contudo era totalmente novo mais leve e rigido e ele foi totalmente desenvolvido nos eua o resultado foi uma das batalhas mais acirradas em le mans a ferrari decidiu levar oito carros para la sarthe e a ford contra atacou com nada menos que 12 gt40 entre carros da equipe de fabrica e inscriçoes independentes sendo que quatro deles eram mkiv a estrategia seria usar um carro lebre para forçar o ritmo das ferrari uma tentativa de aumentar o desgaste dos carros italianos enquanto a ford conservava seus carros em um ritmo mais brando os pilotos escolhidos para o carro lebre seriam a j foyt e dan gurney a dupla foi criticada pela imprensa americana porque segundo os jornalistas a rivalidade de gurney e foyt nas pistas os levaria a duelar nos stints e acabaria forçando demais o carro alem disso foyt nunca tinha pisado em la sarthe e tampouco pilotado o gt40 os treinos para as 24 horas foram sua primeira vez no circuito e sua primeira vez ao volante do carro nas primeiras horas gurney assumiu a ponta como planejado e desenvolveu um metodo de frenagem para conservar os freios que ele considerava o ponto fraco do carro ao final da hunaudieres/mulsanne ele tirava o pe a cerca de 300 metros da zona de frenagem e deixava o carro desacelerar com o freio motor antes da curva ele freava com o pedal e entao retomava a velocidade foyt fez o mesmo e se concentrou em conservar o carro a estrategia contudo foi por agua abaixo durante a madrugada os ford gt40 começaram a enfrentar problemas mecanicos e acidentes e ao amanhecer ultimo carro com chances reais de vitoria era justamente o carro lebre de gurney e foyt a ferrari seguia ambos na cola em segundo e terceiro lugares com outro gt40 na quarta posiçao a dezenas de voltas dos lideres durante a noite a ferrari ainda tentou provocar gurney o segundo colocado mesmo quatro voltas atras do americano piscava os farois pedindo passagem sempre que eles se aproximavam na zona de frenagem depois de algumas voltas gurney simplesmente encostou na arnage mas a ferrari em vez de passa lo parou junto foi somente depois de alguns segundos que o italiano ludovico scarfiotti decidiu arrancar e passar gurney que voltou a pista e manteve sua posiçao ate receber a bandeirada gurney da california foyt do texas e o ford gt de michigan conquistaram as 24 horas de le mans em uma vitoria completamente americana… e totalmente improvavel quando foi mesmo que começamos a achar que os americanos so dominam os ovais ou as drag strips os muscle cars tambem fazem curvas enquanto a ford conquistava o mundo em le mans do lado de ca do atlantico 44 muscle cars estavam alinhados em sebring para a primeira prova da primeira temporada da mais nova categoria do scca a trans am o regulamento e simples e dividia os carros basicamente em duas classes abaixo de dois litros e acima de dois litros entre 1966 e 1972 a trans am reuniu o que havia de melhor na industria automobilistica americana da epoca se tudo corresse bem a vitoria tambem viria em forma de aumento nas vendas — uma filosofia eternizada pelo slogan win on sunday sell on monday algo como no domingo vencer na segunda vender https //youtu be/lr6u4_2pgpe esse periodo foi conhecido como golden era e nao e para menos ele coincidiu com o surgimento dos pony cars que pareciam feitos sob medida para o regulamento da categoria ela limitava o entre eixos a 111 polegadas 2 82 m e a cilindrada a 305 polegadas cubicas 5 l o que se viu nesse periodo portanto foram grandes batalhas entre aqueles que se tornariam os maiores classicos americanos ford mustang chevrolet camaro plymouth barracuda dodge challenger pontiac firebird mercury cougar amc javelin dodge dart e ford falcon https //youtu be/iyngb4fcn9w depois deste inicio arrasador a trans am teve uma serie de altos e baixos como a chegada de mais concorrentes como porsche e os fabricantes japoneses a escalada da reduçao de custos uma era turbo e a chegada de novos fabricantes europeus apesar de quase ter sido encerrada em 2007 a categoria existe ate hoje e tem ate dois brasileiros entre os campeoes na mesma epoca da trans am houve uma outra categoria que colocou os eua no centro do mundo do automobilismo a can am canadian american no mesmo ano em que os carros de turismo inauguraram a trans am o mesmo scca organizou uma nova categoria norte americana de carros esporte prototipos baseada no grupo 7 da fia a categoria teria um calendario simples de seis provas sendo duas no canada e quatro nos eua por conta da presença nos dois paises a nova categoria foi batizada como can am — canada e america https //www youtube com/watch v=fpjrbjj8spm o regulamento do grupo 7 da fia era basicamente o seguinte o carro precisa ter as rodas cobertas dois bancos e equipamentos de segurança de acordo com os padroes so isso voce poderia usar um carro com motor turbo sem turbo v8 flat 12 com farois ou sem farois e ate mesmo com um ventilador na traseira o resultado desta liberdade de criaçao foi uma serie de carros iconicos e a consolidaçao de fabricantes estrangeiros provando de uma vez por todas que o automobilismo americano era de nivel internacional foi nas pistas da can am que jim hall deu a largada na exploraçao do efeito solo para obter mais aderencia aerodinamica seu 2j que disputou a temporada de 1970 usava um par de exaustores na traseira para extrair o ar da parte de baixo do carro fazendo com que ele fosse literalmente sugado contra o solo chegando a atingir 1 5 g de aceleraçao lateral foi ali tambem que a mclaren consolidou sua reputaçao como construtora bruce mclaren desenvolveu carros especificamente para as provas da can am como o m1a e m1b pilotados pelos kiwis bruce mclaren e chris amon em 1966 nos anos seguintes bruce mclaren desenvolveu o m6 e os m8b m8c m8d e m20c todos com monocoque de aluminio e motor v8 chevrolet small block os carros eram tao superiores a concorrencia que as temporadas de 1967 a 1969 eram conhecidas como o show de bruce e denny em referencia as vitorias consecutivas e alternadas de bruce mclaren e denny hulme que se juntou a equipe apos ganhar o titulo mundial de f1 em 1967 a superioridade da mclaren se manteve mesmo apos a morte de seu criador em 2 de junho de 1970 e so foi abalada pela primeira vez quando a porsche ficou sem poder usar seu 917 no mundial de carros esporte wsc e o modificou para a can am o carro estreou na categoria em 1971 ainda com o motor flat 12 aspirado mas foi no ano seguinte que ele entrou para a historia pela segunda vez e ganhou o apelido que o faria ser lembrado para sempre turbopanzer o carro recebeu um turbocompressor que elevou a potencia de 530 cv para 900 cv e mais tarde chegou aos 1 100 cv com o motor de 5 4 litros adotado durante a temporada com essa configuraçao de mais de 1 000 cv e produzindo niveis obscenos de downforce ele dominou a temporada de 1972 e 1973 tendo como campeoes os americanos george follmer e mark donohue respectivamente finalmente desbancando a mclaren o carro era tao dominante que o scca decidiu impor regras de consumo de combustivel para conter seu desempenho na temporada seguinte e o carro acabou banido https //www youtube com/watch v=uo 70eq8mpa nem precisaria em 1974 a crise do petroleo elevou o custo da operaçao das equipes e o campeonato acabou cancelado depois de apenas cinco etapas tendo como vencedor o shadow dn4 com o britanico jackie oliver ao volante no ano seguinte a can am foi substituida pela f5000 formada por monopostos mas a categoria durou apenas dois anos antes de retomar o nome can am e usar os monopostos adaptados com uma carenagem de prototipo com rodas cobertas esta segunda geraçao da can am começou em 1977 mas nunca recuperou sua popularidade original mesmo assim ela durou ate 1987 https //www youtube com/watch v=syfbi19 ugy apesar de sua trajetoria curta a can am foi o berço de varias tecnologias que se tornariam um padrao do automobilismo posteriormente os prototipos da can am estao entre os pioneiros das asas turbocompressao efeito solo e materiais de alto desempenho como o titanio dos carros esporte para o mundial de endurance a decadencia da can am abriu espaço para outras duas categorias diferentes a cart e a imsa a primeira dispensa comentarios era a designaçao da epoca para a indy como a conhecemos hoje a segunda foi uma associaçao fundada em 1969 que acabou desenvolvendo uma serie com duas classes gt e turismo ambas baseadas no regulamento da fia para os grupos 1 a 4 https //www youtube com/watch v=aloi2 ibniy foi uma categoria extremamente popular entre espectadores e tambem equipes pilotos e fabricantes foi no imsa gt championship que as fabricantes japonesas mostraram aos americanos que elas nao serviam apenas para fazer carros economicos carros como nissan 280zx toyota celica nissan 300zx e mazda rx 7 corriam misturados a porsche 914 6 corvette e mustangs da shelby o imsa gt championship durou ate 1999 quando foi extinto para se tornar a american le mans series ou alms apesar da mudança a categoria de gt continuou conhecida como imsa a le mans americana a american le mans series ou alms foi criada em 1999 logo apos o fim do imsa gt a nova categoria corrida com as mesmas regras de le mans a temporada inaugural começou com oito corridas que incluiam a tradicionalissima 12 horas de sebring valida para a ilmc a petit le mans grandes premios em mosport road atlanta sonoma rose city las vegas e uma etapa em laguna seca nao por acaso estes eram — e ainda sao — alguns dos principais circuitos mistos dos eua veremos mais sobre eles adiante entre os pilotos da categoria estavam nomes como tom kristensen jj lehto jan magnussen david brabham karl wendlinger hans joachim stuck alan mcnish dindo capello michele alboreto romain dumas timo bernhard pedro lamy e mika salo na pratica a alms era a temporada de endurance quando os lmp nao estavam em le mans a alms durou ate o final de 2013 com a criaçao do campeonato mundial de endurance o wec as principais equipes deixaram a categoria americana em 2012 para disputar a categoria recem criada pela fia em 2014 a alms se juntou a grand am para formar o sportscar championship da imsa que e a categoria dos daytona prototypes e que inclui as principais corridas de endurance dos eua a 24 horas de daytona e a 12 horas de sebring alem da seis horas de watkins glen e da petit le mans em road atlanta daytona sebring e watkins glen tres dos circuitos mais tradicionais dos eua que hospedam as tres principais corridas de carros do pais o primeiro deles foi o circuito de sebring que aproveitou uma antiga base aerea do exercito para formar um circuito que se transformou em um autodromo permanente em 1950 ali eram realizadas corridas locais e a partir de 1952 as 12 horas de sebring que e atualmente a prova mais antiga do endurance americano quatro anos mais tarde foi a vez de watkins glen formar seu circuito permanente ate entao entre 1948 e 1955 o watkins glen grand prix era realizado em oito voltas ao redor de um circuito de rua formado na regiao do parque estadual de watkins glen — dai o nome do circuito https //www youtube com/watch v=kg4zki49m8a depois da criaçao do traçado permanente a prova continuou como parte do campeonato nacional do scca a duraçao de seis horas so foi adotada em 1968 quando a corrida passou a integrar o calendario do mundial de carros esporte wsc precursor do wec https //www youtube com/watch v=eqlkulce6my antes disso uma outra corrida de endurance foi criada nos eua a 24 horas de daytona disputada pela primeira vez em 1962 ela usava um traçado misto que tomava parte do tri oval de daytona e entrava em um trecho sinuoso na parte interna do circuito que iniciava logo apos a linha de largada e retornava ao anel externo em sua curva 1 a formula 1 chega aos eua alem das corridas de endurance a formula 1 tambem desembarcou nos eua nos anos 1950 na epoca a indy 500 fazia parte do calendario da categoria mas os pilotos europeus raramente atravessavam o oceano para disputar a prova que acabava sendo descolada do restante do campeonato em 1959 contudo as coisas foram diferentes alem da indy o calendario incluiu o grande premio dos eua que fechou a temporada em 12 de dezembro daquele ano com uma prova em sebring diferentemente da indy 500 todos os pilotos europeus ou radicados na europa vieram para a prova que foi vencida por bruce mclaren https //www youtube com/watch v=jj5fhnspui8 a partir dali o gp dos eua integraria o calendario da formula 1 ate 1980 ininterruptamente a prova permanece ate hoje na categoria mas teve interrupçoes entre 1981 e 1988 depois entre 1992 e 1999 e entre 2008 e 2011 o palco mais tradicional do gp dos eua foi justamente watkins glen onde a prova foi realizada entre 1960 e 1980 depois disso ela voltou entre 1989 e 1991 no exotico circuito de rua de phoenix e entre 2000 e 2007 no traçado misto de indianapolis desde 2012 ele e disputado no interessante circuit of the americas em austin texas https //www youtube com/watch v=bg1uuw1etmc apesar das interrupçoes no gp dos eua outros quatro grandes premios foram realizados nos eua havia o grande premio do oeste dos eua realizado em um circuito de rua em long beach na california entre 1976 e 1983 depois veio o ceasar palace s grand prix realizado no estacionamento do ceasar s palace hotel em las vegas entre 1981 e 1984 depois o gp de detroit realizado nas ruas da motor town entre 1982 e 1988 e por ultimo o gp de dallas realizado nas ruas da cidade texana em 1984 os eua conquistam a formula 1 ironicamente os eua tiveram somente dois campeoes de formula 1 ate hoje phil hill foi o primeiro conquistando o titulo de 1961 pela ferrari nascido nos eua ele mudou aos 22 anos para a inglaterra apos se aceito como trainee da jaguar foi onde iniciou no automobilismo o que faz dele essencialmente um piloto europeu ainda que nascido nos eua e com a nacionalidade americana ele nunca disputou a nascar ou a indy/champ/cart o outro campeao americano foi criado no automobilismo local embora tenha nascido vejam so na italia sim estou falando de mario andretti tendo migrado com sua familia para os eua ainda adolescente mario e seu irmao gemeo aldo se envolveram com o automobilismo americano ainda nos anos 1950 quando ainda nem eram naturalizados — algo que so ocorreu em 1964 nessa mesma epoca ele dividia seu tempo entre a indy e nascar mas ja com pretensoes de ir para a europa disputar a formula 1 durante a indy 500 de 1965 a primeira disputada por andretti ele conheceu colin chapman e contou ao chefe da lotus sobre seu desejo de disputar a f1 chapman disse a andretti que o procurasse quando estivesse pronto e foi o que o americano fez em 1968 chapman o colocou no cockpit de um lotus 49 no gp dos eua de 1968 e andretti retribuiu a chance com uma pole position superando jackie stewart e graham hill na corrida contudo um problema com a embreagem o tirou da prova na 32º das 108 voltas andretti manteve uma carreira erratica na formula 1 ate 1974 sempre dividindo se entre as categorias americanas e algumas provas do mundial nesse periodo de 1968 a 1974 ele pilotou para a lotus para a ferrari e parnelli jones e conquistou um terceiro lugar na espanha em 1970 pela lotus e sua primeira vitoria na formula 1 no gp da africa do sul em 1971 pela ferrari equipe em que tambem pontuou no gp da alemanha de 1971 4º lugar e nos gp da africa do sul 4º lugar e dos eua 6º lugar em 1972 em sua primeira temporada completa a de 1976 andretti terminou o campeonato de pilotos em sexto lugar tendo conquistado a terceira posiçao na holanda e no canada alem de uma vitoria no japao tudo com o lotus 77 no ano seguinte 1977 andretti terminou em terceiro vencendo o gp do oeste dos eua da frança da espanha e da italia alem de ficar em segundo no gp dos eua foi somente em 1978 dez anos depois de estrear com sua pole position no gp dos eua em watkins glen que andretti sagrou se campeao mundial foram seis vitorias em 15 corridas e um segundo lugar no gp do oeste dos eua mais uma quarta posiçao no brasil e um sexto lugar na italia pela primeira vez um piloto formado nos eua vencia o mundial de formula 1 a revanche dos muscle cars e o refugio do manual com exceçao dos especiais de homologaçao da trans am boa parte dos esportivos americanos continuava alimentando estereotipos somente o corvette fugia dessa regra apresentando se sempre como a alternativa americana aos europeus e agora asiaticos claro nao faltaram tentativas de criar um supercarro americano nos anos 1980 caso da mosler e da vector mas foi justamente uma das fabricantes menos relacionadas as road races que criou o supercarro americano moderno o dodge viper r/t ao lado do corvette o viper foi a expressao maxima da esportividade americana era um carro bruto e brutal que recompensava aqueles que sabiam domar um esportivo feito para devorar curvas criado nos anos 1980 para reviver o espirito do shelby cobra ele tinha um inusitado v10 baseado em um motor de picape porem todo refeito pela lamborghini suas versoes de corrida provaram ser pareo para os melhores esportivos do mundo com tres vitorias nas 24 horas de nurburgring uma vitoria nas 24 horas de spa e tres vitorias na classe gt em le mans https //www youtube com/watch v=mcxmdvlfvoq contudo isso e o que se espera de um carro com a proposta do viper — vide as conquistas semelhantes do corvette nas pistas europeias o que nao se esperava e que ele pudesse ser o carro mais rapido em nurburgring nordschleife como aconteceu em 2008 quando o viper acr completou a volta em 7 22 1 e depois em 2010 com 7 12 13 marca que permaneceu inabalavel ate 2013 quando a nave espacial da porsche o 918 spyder deu as caras e registrou o primeiro tempo abaixo dos 7 minutos da historia https //www youtube com/watch v=c4 e3usyppg em 2017 um grupo de fas do viper ate chegou a tentar quebrar a barreira dos sete minutos mas com recursos limitados e sem apoio da fabrica eles pararam em 7 01 3 — um feito incrivel que o coloca como o carro de motor dianteiro mais rapido no circuito a frente ate mesmo do tecnologico amg gt r pro https //www youtube com/watch v=hgv32zib2ke o que faltava ainda para os americanos eram esportivos mais acessiveis mais mundanos capazes de rivalizar com modelos europeus como o bmw m3 mercedes c amg e audi rs4 bem como as versoes menos radicais do porsche 911 isso foi resolvido a partir da quinta geraçao da dupla mustang e camaro ambos com inspiraçao retro que trouxe de volta versoes especializadas como o z/28 para o chevrolet e o boss 302 para o ford o primeiro deles foi o boss 302 que recebeu um novo coletor de escape de competiçao novo trem de valvulas com comando variavel e um diferencial encurtado para sua transmissao o v8 teve potencia aumentada de 417 cv para 450 cv enquanto o interior perdeu o banco traseiro e a suspensao recebeu buchas amortecedores e molas mais rigidos para conter os movimentos da carroceria e tornar o carro mais preciso na hora de mudar de direçao o carro passou a enfrentar em igualdade esportivos como o bmw m3 e os porsche 911 carrera mas ainda sofria com as limitaçoes de sua suspensao traseira tipo four link com eixo rigido o que limita o controle da geometria das rodas traseiras pouco depois veio o camaro z/28 um verdadeiro monstro engravatado que passava por um processo extremo de alivio de peso e ganho de potencia com um ls7 de sete litros 511 cv e 66 5 mkgf de torque o small block com deslocamento de big block e um motor bastante simples com comando no bloco e virabrequim cruzado mas roncava muito alto e tem uma generosa curva de torque — o pico chega as 4 750 rpm — sendo capaz de levar o camaro z/28 ate os 100 km/h em 4 4 segundos diferentemente do mustang o camaro de quinta geraçao tinha suspensao traseira independente que adotando amortecedores especiais buchas e molas mais rigidas e novas barras estabilizadoras tornou o z/28 insanamente agil enquanto as imensas rodas de 19 polegadas e pneus 305/30 garantiam a aderencia e permitiram que o z/28 completasse a volta em nurburgring nordschleife em 7 37 4 — mesmo tempo que o bmw m4 gts conseguiria tres anos mais tarde e pouco mais de meio segundo mais rapido que a ferrari 458 italia mas este foi apenas o começo para o camaro na sexta geraçao ele ganhou uma plataforma mais leve a versao zl1 ficou mais potente e conseguiu completar a volta em nordschleife em insanos 7 16 04 — a frente da ferrari 488 gtb e do porsche 991 turbo e menos de tres segundos atras do corvette c7 z06 mas a virada de mesa aconteceu mesmo na sexta geraçao do mustang quando ele finalmente passou a contar com a suspensao traseira independente em todas as versoes e uma versao shelby gt350r que aterrorizava porsches e ferraris nas pistas foi ali que os eua começaram a se tornar o ultimo reduto dos esportivos puristas com motores aspirados de grande deslocamento traçao apenas nas rodas traseiras e pasmem cambio manual [caption id= attachment_229751 align= aligncenter width= 999 ] bmw m2 americano com cambio manual[/caption] sim a evoluçao tecnologica que esta transformando radicalmente os esportivos europeus nos ultimos anos exige cambios automaticos inteligentes e eficientes de forma que nem os fabricantes e nem os consumidores europeus estao muito dispostos a mante los mas nos eua a historia e diferente o pais e atualmente o maior mercado consumidor de cambios manuais da bmw e da porsche de forma que as fabricantes europeias ainda nao mataram esse tipo de transmissao porque o mercado americano ainda corresponde a uma grande fatia de suas vendas alem disso o fato de os eua terem se tornado o ultimo refugio dos esportivos a moda antiga tambem indicou para os fabricantes a direçao a ser tomada — o que fica claro com dois classicos americanos o corvette e o mustang https //www youtube com/watch v=a3pk0puagke o corvette que ja disputava em desempenho com os europeus desde os anos 1950 se transformou em um supercarro americano com motor central traseiro e sofisticaçoes como traçao integral com powertrain hibrido a versao mais radical o corvette zora previsto para os proximos anos tem potencial para ser o recordista em nurburgring por exemplo https //www youtube com/watch v=d5yuisxsawy quanto ao mustang pela primeira vez a ford decidiu fazer uma versao gt3 para as pistas que se saiu muito bem nas 24 horas de le mans de 2024 conquistando um terceiro e um quarto lugar na classe lm gt3 esta versao deu origem ao mustang gtd atualmente um dos dez carros de rua mais rapidos em nurburgring nordschlefe com uma volta de 6 57 recem cronometrada pelo pessoal do circuito o que tambem fez dele o segundo carro de motor dianteiro mais rapido naquela pista e o modelo americano mais rapido da historia do nordschleife dividindo a tabela de tempos com carros como o porsche 918 spyder e o porsche 911 gt3 e pensar que ainda hoje os eua ainda sao vistos como o pais dos cambios automaticos estradas em linha reta arrancadas e corridas em ovais com curvas para a esquerda
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