flatouters e flatoutars estamos de volta com mais uma ediçao de caça aos mitos da national leographic nas ediçoes anteriores descobrimos quem disse algo sobre nada substituir as polegadas cubicas ou sobre na duvida acelerar ou ainda sobre morrer sorrindo porque estava acelerando agora chegou a hora de um dos axiomas mais famosos da historia do automobilismo simplifique e depois adicione leveza se voce tem um minimo de cultura automobilistica ja sacou que estamos falando da lotus e de anthony colin bruce chapman ou seria tonho da loto e de sua filosofia de adicionar leveza aos seus carros https //flatout com br/como o fundador da lotus morreu e veio se esconder no brasil/ antes de deturparem seu legado transformando os lotus em carros eletricos e pesados aos quais ninguem da bola e aparentemente tambem ninguem quer comprar colin chapman tinha uma certa obsessao por aliviar ao maximo o peso dos seus carros porque aumentar potencia te faz rapido nas retas mas reduzir peso te faz rapido em toda a pista — ainda que a leveza fosse bancada pela segurança dos carros a filosofia de chapman nem poderia ser diferente depois de estudar engenharia de estruturas de pilotar avioes e passar algum tempo na royal air force e de trabalhar como representante comercial de aluminio ele juntou todo o seu conhecimento de materiais estruturas e aeronautica e o aplicou em sua grande paixao os automoveis praticamente todas as inovaçoes aplicadas aos seus carros vieram da sua experiencia aeronautica — expressa ao maximo no lotus seven um carro extremamente espartano onde cada um dos elementos tem uma funçao pratica e nada alem disso e uma filosofia claramente trazida dos avioes que precisam ser eficientes acima de tudo pense no seven como um ultraleve dos carros e o negocio fica mais claro nem todos os seus carros eram simples contudo — o lotus 72 por exemplo tinha freios inboard e o lotus 88 tinha um chassi duplo que nao era exatamente simples agora sem duvida todos eles eram leves o lotus elan de 1962 por exemplo usava um chassi backbone/espinha dorsal debaixo de um monocoque de fibra de vidro so isso um tubo onde motor suspensoes e transmissao eram apoiados coberto por uma casca de fibra de vidro pesava so 680 kg com vidros bancos motor e tudo mais a origem do simplifique e depois adicione leveza nunca ficou muito clara — nao ha uma entrevista especifica na qual ele disse isso tampouco uma referencia temporal ou um testemunho sobre ele te la dito afinal colin chapman disse mesmo essa frase ou ela apenas foi associada ao seu estilo de projeto e dificil dizer porque a frase ja era conhecida antes mesmo do nascimento de colin chapman e ele nasceu em 1928 na verdade chapman ainda estava tentando descobrir o que fazer da vida quando o engenheiro americano william bushnell stout o cara que inventou a minivan publicou sua autobiografia na qual contou que ele e sua equipe estavam trabalhando em um novo projeto de aviao em 1919 e em busca de uma ideia original para este projeto disse aos seus colegas que a verdadeira engenharia consiste em retirar peças e nao acrescenta las explicando que tudo o que fosse adotado deveria reduzir o peso pelo uso de estruturas mais eficientes [caption id= attachment_345980 align= aligncenter width= 997 ] william bushnell[/caption] um dos engenheiros do time gordon hooton mais tarde disse entendi o que voce quis dizer voce quer dizer para simplificarmos e adicionarmos mais leveza simplifique e adicione leveza se tornou o slogan do time durante o projeto que ficou pronto em 1920 e se tornou aquele que ficaria conhecido como o ford trimotor anos depois stout trocou correspondencias com o editor da revista britanica the aeroplane a respeito de um artigo publicado na revista e nas cartas mencionou o slogan simplifique e adicione leveza o editor da revista gostou e mandou imprimir plaquetas com o slogan e as distribuiu a todos os departamentos de projetos de avioes no reino unido transformando uma brincadeira interna de uma equipe americana em uma filosofia da aviaçao britanica [caption id= attachment_345981 align= aligncenter width= 960 ] ford trimotor[/caption] agora voltemos ao inicio do texto colin chapman nasceu em 1928 e se envolveu com a aeronautica militar no final dos anos 1940 o livro de stout foi publicado em 1951 o que significa que as plaquetas circularam no reino unido durante as decadas de 1930 e 1940 chapman certamente viu alguma destas plaquetas e sem duvida ouviu esse slogan na escola de engenharia — onde fez parte do time de aviaçao — ou ainda na royal air force se ele realmente disse a frase ele apenas repetiu algo que ouviu nos seus tempos de aviador se nunca disse ele sem duvida foi influenciado por ela afinal o slogan dominou as salas de projeto da industria aeronautica no reino unido justamente quando chapman passou por elas esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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