A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Quem inventou o estepe? E por que ele é chamado assim?

Há alguns dias fizemos um post sobre o pneu Continental – que, conforme explicamos, não se trata de um pneu da Continental, e sim uma forma de prender o estepe atrás do carro, na tampa do porta-malas, que foi popularizada pelo Lincoln Continental de primeira geração em 1939. Durante a pesquisa, porém, incidentalmente acabei topando com outro tema interessante relacionado ao estepe: como ele surgiu? E por que, afinal, a gente o chama de "estepe"? Pois, curiosamente, as respostas para ambas estas perguntas andam juntas. Como já comentamos ao falar do pneu Continental, nos primeiros anos do automóvel, alguns de seus elementos ainda estavam sendo aperfeiçoados. A maioria deles sequer tinha porta-malas – que, quando havia, era um baú preso a um suporte do lado de fora do carro. Estepe? Nos anos 1900, ninguém havia pensado nisto. O que é surpreendente, pois as estradas, que até pouco tempo antes eram utilizadas apenas por veículos de tração animal, eram cheias de pedras e pregos que se sol

Matérias relacionadas

Este motor V8 de papel que cabe na palma da mão funciona (e até ronca) de verdade!

Dalmo Hernandes

Nascidos nas pistas: os carros de rua mais fodásticos da Cosworth

Leonardo Contesini

Lendas de Le Mans: Alfa Romeo 8C 2300, o tetracampeão dos oito cilindros em linha

Dalmo Hernandes