neste exato momento a bela paisagem da minha janela esta temporariamente substituida por uma chuva que faria o temporal do gp da monaco de 1984 parecer um irrigador de jardim apesar do volume cataclismico de agua caindo do ceu o transito la fora continua intenso como se estivessemos sob o sol de janeiro um pouco mais lento mas ainda intenso o que me levou a pensar sobre dirigir na chuva algo que gosto de fazer quando nao ha outros carros por perto afinal uma das poucas coisas que me aterrorizam no transito sao motoristas que se veem como sennas incompreendidos — voce sabe aqueles caras que acham que a chuva e uma oportunidade de exibir o talento que eles pensam ter ao volante e nao um momento de pegar leve e dirigir com calma para chegar ao destino mas nao era isso o que eu estava pensando na verdade eu pensava sobre algo muito mais banal os limpadores de para brisa eles estao por ai desde sempre sao tao elementares e tao obvios que nem paramos para pensar como eles foram inventados quando eles foram inventados e quando alguem decidiu colocar dois rodos na janela do carro e como se perguntar por que o sol e quente ou por que o ceu e azul so que nos adoramos essas perguntas e e claro que decidimos descobrir como tudo começou — os limpadores nao o sol e o ceu se voce conhece um minimo da historia do automovel certamente ja notou que em seus primeiros anos eles nao eram fechados e aconchegantes e quentinhos e protegidos como as luxuosas carruagens que os antecederam embora fossem chamados de motor carriages carruagens motorizadas em portugues eles eram mais carroças motorizadas pois geralmente consistiam de um chassi com alguma forma de comando da direçao um par de bancos ou poltronas e alguma estrutura ornamental sobre o chassi naqueles primeiros anos do automovel ate havia alguns modelos com cabine fechada para seus passageiros mas ainda influenciados pelas carruagens o motorista ficava em uma cabine separada sem muitos luxos e quase sempre sem um teto ou portas para protege lo no maximo uma barreira contra o vento — dai o nome ingles do para brisa windshield que significa literalmente escudo shield contra o vento wind sem portas sem janelas um puxadinho de cobertura o para brisa sujo e o menor dos problemas a ideia de manter todos os ocupantes e o motorista em um unico habitaculo fechado e protegido começou a se popularizar na primeira decada do seculo 20 os anos 1900 mas foi somente com a chegada do cadillac model 30 em 1910 que o conceito se tornou popular e chegou as linhas de produçao em massa ele tinha portas um teto rigido e fixo vidros nas janelas e um para brisa a frente do motorista mas aquela altura nenhum fabricante ainda tinha pensado em uma forma de manter o vidro dianteiro limpo e seco — ate mesmo porque os carros tinham para brisas basculantes de alguma forma entao bastaria abrir parte do vidro para voltar a enxergar e claro que esta nao era uma soluçao muito inteligente voce precisaria escolher entre ver a estrada ou se expor ao frio/vento/chuva/neve e foi exatamente isso o que levou a invençao do limpador de para brisa a ideia de um limpador como conhecemos hoje contudo nao surgiu de um carro tampouco foi criada por um engenheiro o limpador de para brisa nasceu da criatividade de uma mulher chamada mary anderson uma incorporadora de imoveis fazendeira e vinicultora em uma viagem a nova york no inverno de 1902 a srta anderson notou que o maquinista de um dos bondes da cidade estava com os para brisas abertos para impedir o acumulo de graos de gelo naquele dia chuvoso e assim conseguir enxergar os trilhos e o que acontecia a sua frente contudo os vidros abertos o expunham ao vento congelante mary logo imaginou um dispositivo que permitisse ao maquinista limpar a chuva congelada sem precisar abrir os vidros ou parar o bonde para limpa los com as maos ao voltar para sua cidade no alabama ela contratou um designer para colocar sua ideia no papel de acordo com as normas tecnicas e foi atras de uma oficina que fosse capaz de materializa la com o desenho tecnico e um prototipo funcional a srta anderson foi ao escritorio de patentes e conseguiu registrar sua invençao em 1903 ela consistia de uma lamina de metal com uma tira de borracha pressionada contra o vidro para limpar o vidro o operador precisava apenas mover uma alavanca direta posicionada no lado de dentro do veiculo o retorno da lamina era feito por um contrapeso o que facilitava sua operaçao enquanto uma mola mantinha a borracha pressionada contra o para brisa com a patente em maos garantida por 17 anos a srta anderson começou a vender seu invento aos fabricantes em 1905 ela tentou negociar os direitos de produçao a uma empresa canadense que reza a lenda recusou a proposta dizendo que a invençao nao tinha valor comercial se e verdade alguem deve estar arrependido ate hoje e seus filhos e os filhos de seus filhos a patente da srta anderson expirou em 1920 com o boom dos automoveis nessa epoca bastava copiar o projeto e instalar em seus carros e foi exatamente o que aconteceu nos anos seguintes o limpador de mary anderson foi aprimorado por outros inventores como john r oishei que desenvolveu os limpadores de duas peças semelhantes ao que usamos ate hoje ou william m folberth que em 1922 desenvolveu um sistema para mover o limpador de para brisa de forma automatizada dispensando a alavanca manual a ultima grande evoluçao do limpador de para brisa aconteceu nos anos 1960 quando o professor universitario americano robert kearns inventou o sistema de temporizador dos limpadores para que eles funcionassem de forma intermitente em condiçoes de chuva mais fraca a historia de kearns e sua invençao contudo nao foi tao simples quanto a dos demais inventores envolvidos com a evoluçao do limpador de para brisa ao tentar vender sua patente para a ford teve sua proposta recusada mas o sistema acabou adotado pelos carros da marca — e posteriormente tambem nos modelos chrysler e general motors [youtube id= 0biy okz0l8 width= 620 height= 350 ] diante da injustiça kearns decidiu travar uma dura batalha contra as grandes fabricantes algo que consumiu boa parte de seus recursos financeiros e ate mesmo seu casamento a historia foi contada no filme jogada de genio flash of genius 2008 lançado tres anos apos sua morte aos 77 anos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.