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Quem precisa de simuladores quando se tem uma Ferrari com telemetria?

Há algumas semanas a Chevrolet anunciou um inédito datalogger integrado para o novo Corvette Stingray, capaz de registrar todos os dados de pilotagem para análise em tempo real ou posterior. Aparentemente, o Corvette finalmente dava um passo à frente dos esportivos europeus com os quais rivaliza — a seu modo — há 60 anos. Mas não tão rápido, redneck. A Ferrari já tinha um sistema semelhante na 599 GTO e agora decidiu oferecer seu datalogger para mais três modelos da linha.

O sistema, chamado Ferrari Telemetry, é capaz de medir velocidade do carro, pontos de frenagem e ângulo de viragem do volante ao longo de um circuito ou rota qualquer. Os dados podem ser exibidos em tempo real em um display no painel de instrumentos ou baixados posteriormente para análise. Veja como ele funciona:

O mapa de Fiorano que aparece nesta imagem abaixo é um dos circuitos pré-carregado no sistema já pela fábrica. Aparentemente os dados de referência para o sistema foram fornecidos por todos aqueles programas exclusivos como o Pilota Corsa e o Clienti Corsa, realizados nos principais circuitos do planeta  — assim como os dados dos esforços da fábrica no automobilismo profissional. O sistema usa dados de GPS de alta precisão para definir a posição exata na pista.

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Assim como o sistema do Corvette, o Ferrari Telemetry usará uma câmera no suporte do retrovisor interno, mas ao contrário do americano, os italianos não se limitaram à gravação das imagens da pista, e oferecem uma câmera instalada no topo do vigia traseiro para registrar os movimentos do piloto durante o percurso.

Só tem um detalhe: a Ferrari diz que o sistema pode ser instalado sem câmeras, o que significa que deve haver uma pequena quantia extra por elas — o que não vai ser um problema para o perfil de comprador dos carros da marca.

Apesar de ter sido divulgado pela marca somente nesta semana, o Ferrari Telemetry já era oferecido exclusivamente na 599 GTO, mas estreou como opcional na F12berlinetta na metade do ano passado. O sistema pode ser instalado também na 458 Speciale e na LaFerrari. Nos três modelos a telemetria será opcional — a Ferrari não fala em valores, mas os fãs e proprietários no fórum Ferrari Chat falam em US$ 15.000. Bem mais barato do que comprar uma Ferrari e um simulador separados.

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