primeiro esportivo da porsche o 356 e um colecionavel extremamente valioso a ponto de muitos o comprarem e preservarem menos pelo prazer ao volante que ele pode proporcionar e mais pelo valor que ele pode alcançar no mercado de antigos mesmo quem e da opiniao de que carros foram feitos para rodar e capaz de compreender esta situaçao ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] dentre as variaçoes que existem do porsche 356 uma das mais cobiçadas e o pre a esta e a denominaçao que se da aos primeiros carros que foram fabricados na alemanha entre 1950 e 1955 depois dos cupes gmund que eram feitos na austria e antes do modelo a como mencionamos neste post os porsche 356 pre a tinham algumas caracteristicas distintas como o para brisa curvado levemente em forma de v para caber na mesma abertura do vidro bipartido usado pelos gmund e as lanternas traseiras em formato de colmeia um exemplar do cupe pre a em bom estado nao custa menos de us$ 350 000 mais de r$ 1 3 milhao em conversao direta sendo assim quem diabos pegaria um porsche 356 pre a todo detonado e em vez de restaura lo de forma fiel a original o transformaria em uma limousine pois temos a resposta [caption id= attachment_235751 align= aligncenter width= 1920 ] deste angulo quase nao da pra perceber o sacrilegio intencional[/caption] o curioso porsche 356 esticado que viemos mostrar hoje pertenceu ao colecionador americano john dixon que morreu vitimado por um cancer em 2013 aos 60 anos de idade dixon era um dos mais conhecidos colecionadores de porsche dos eua seu acervo apelidado taj ma garaj conta com alguns dos exemplares mais notaveis da fabricante alema e o 356 limo e um deles segundo o designer do projeto o hot rodder byron kaufmann contou em depoimento ao site silodrome dixon encomendou a limousine ha alguns anos para o casamento de sua filha ele queria algo especial e como tinha os meios tratou de encontrar um 356 que nao tivesse condiçoes de ser restaurado sem um trabalho extenso de fabricaçao o fato de ser um pre a fabricado em 1953 foi puro acaso mas dixon tambem nao se opos sabe por que por que ele queria provocar seus amigos puristas entao ele nao pegou um 356 antigo por acaso e o modificou sem saber direito o que estava fazendo ele deliberadamente transformou um raro cupe alemao esportivo em uma limousine so para irritar as pessoas concordando ou discordando temos de admitir que ele teve colhoes [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 235759 235758 235757 235761 ] o projeto foi executado em uma oficina chamada the egyptian no estado de ohio com a maior parte do trabalho realizada pelo customizador don boeke o briefing de dixon dizia que o carro deveria parecer algo feito pela propria porsche na epoca enfatizando elementos period correct com isto por exemplo foram adaptadas duas portas originais para dar a limousine um par de portas traserias suicidas e boeke teve o cuidado de fabricar letreiros limousine na tipografia original da porsche para os para lamas dianteiros [gallery type= grid link= file size= medium ids= 235755 235754 235756 ] fora as obvias e radicais modificaçoes o carro foi restaurado com componentes originais do pre a incluindo o para brisa farois e lanternas e para choques mesma coisa do lado de dentro a cabine dianteira traz o painel de instrumentos o volante e os revestimentos de porta corretos na parte de tras porem as coisas ficam mais liberais o compartimento dos passageiros recebeu uma especie de prateleira de madeira com porta taças e um sistema que bombeia licor para os ocupantes a bebida fica em um reservatorio dedicado tambem ha um toca fitas blaupunkt relogio cinzeiro e um marcador de temperatura interna e externa atras no chiqueirinho fica uma caixa acustica e os passageiros ainda podiam aproveitar um pouco de ar fresco atraves do teto solar de tecido [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 235766 235770 235769 235765 ] o motor original do 356 pre a de 1 5 litro e 60 cv deu lugar a um motor vindo do porsche 912 com dupla carburaçao 1 6 litro e 90 cv potencia mais do que suficiente para o proposito original do 356 com seus 900 kg e so 2 1 metros de entre eixos na verdade o porsche 356 era ate arisco com a traseira meio instavel por causa da suspensao com braços oscilantes para este exemplar em especial feito para transportar um casal recem casado ate sua lua de mel devia ser suficiente infelizmente nao sao conhecidos os detalhes tecnicos da conversao como o tipo de reforço estrutural empregado ou mesmo as dimensoes e o peso isto contudo pode mudar em breve o carro junto com outros integrantes da taj ma garaj sera leiloado pela rm sotheby s no proximo mes de setembro e a companhia geralmente fornece mais informaçoes quando a data do evento se aproxima alguns dos outros carros de john dixon que fazem parte do lote sao tao inusitados quanto o 356 limousine veja por exemplo este outro 356 encomendado por dixon da mesma forma para deixar furiosos os seus amigos mais tradicionalistas fabricado em 1958 este serie a estava prestes a ser depenado em um ferro velho quando o colecionador o comprou e mandou fazer uma especie de furgao shooting brake embora nao seja um porsche este fusca 1970 batizado casa linda lace tambem mostra o gosto peculiar de john dixon ele foi feito pelos escultores rafael esparza prieto e jose barajas usando os mesmos arabescos de metal que costumamos ver em portoes e jardins na frente das casas de acordo com a rm sotheby s o carro esta devidamente documentado e pode ser conduzido normalmente em contraste a taj ma garaj tambem possui um volkswagen sedan ultima edicion serie de despedida do vocho mexicano que deixou de ser fabricado em junho de 2003 e um porsche 911 turbo 993 fabricado em 1997 ultimo ano do flat six arrefecido a ar no fim das contas dixon tambem era meio purista
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