ficar bloqueando a faixa da esquerda e apenas a terceira causa de road rage no mundo antes disso os motoristas ficam mais irritados por quem cola na traseira e por todos os que ficam pendurados no celular enquanto dirigem e e facil identifica los mesmo a distancia normalmente sao os que demoram mais para acompanhar o transito os que travam a faixa de rolamento em que estao ou os que parecem bebados com dificuldades para se manter na faixa nao adianta dizer que fazer isso da multa segundo o inciso vi do art 252 do codigo de transito brasileiro ctb o habito ou a crença de que se e capaz de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo faz muitos desrespeitarem a regra tambem contribui para isso o fato de o valor das multas estar extremamente defasado desde a extinçao da ufir unidade fiscal de referencia em 2000 elas ficaram sem um fator de correçao oficial com isso infraçoes medias como as previstas no art 252 custam so r$ 85 13 e quatro pontos na cnh tambem nao funciona muito apelar para a humanidade de quem insiste em combinar celular e direçao alertando para os perigos da pratica segundo um estudo da abramet o risco de se acidentar falando ao celular e tres vezes maior do que o normal nao sabemos a fonte desta reportagem de galton se do sbt mas ele tem um numero ainda pior o risco seria seis vezes maior [youtube id= b30_etyxmqc width= 620 height= 349 ] distraçao ao volante reduz o tempo de reaçao de um modo brutal segundo uma pesquisa do transport research laboratory do reino unido quem consome alcool responde 12% mais tarde quem fuma maconha leva 21% mais tempo para reagir quem fala ao celular tem piora de 35% quem digita textos no aparelho tem reduçao de 91% lembre se de que hoje com os smartphones o problema nao e mais so o sms que quase ninguem mais com estes aparelhos usa e o whatsapp o facebook o instagram e todos os demais programas e sites que exigem leitura e interaçao normalmente pela escrita tente se lembrar de gente atendendo uma ligaçao no celular ate isso anda raro nao e se fosse para pegar uma sacola do chao tempo de reaçao seria mera curiosidade quando falamos de reaçao no comando de maquinas de 1 000 1 500 kg e que passam dos 150 km/h vira questao social e de justiça como mostra o video a seguir se voce nao estiver disposto a assistir a historia e a seguinte kari jo milberg 34 de centuria wisconsin bateu seu carro de frente com uma carreta em dezembro de 2013 sua filha de 11 anos e dois sobrinhos de cinco anos morreram no acidente milberg e seu filho de tres anos escaparam vivos ainda que ela tenha se ferido seriamente a motorista dizia nao se lembrar do que havia acontecido mas a policia encontrou seu celular e descobriu que ela estava mandando mensagens pelo facebook quando bateu milberg foi acusada de triplo homicidio pegou 10 anos de cadeia e foi condenada a pagar us$ 75 mil em multas us$ 25 mil para cada uma das crianças que ela matou logicamente a vida dos pequenos valia bem mais do que isso o risco nao e apenas de multa nem de empatar a vida dos outros porque voce acha que a rua e sua e voce pode andar na velocidade que quiser onde quiser e quando quiser uma prova suprema de desrespeito a quem esta em volta o perigo verdadeiro e se matar problema seu e matar tambem gente que nao tem nada a ver com sua irresponsabilidade e por isso que tem multa antes de mais nada o caso e tao serio que ate os mythbusters tentaram responder se dirigir com o celular na orelha e pior do que dirigir bebado pegamos o video da conclusao do episodio mas os outros dois tambem estao la veja voce mesmo [youtube id= t8lum92twm8 width= 620 height= 349 ] mais do que confirmado que celular e pior do que cana e nao e preciso procurar muito para ver o mal que ele causa ha exemplos diversos no youtube como este tipico do que faz quem dirige e fala ao celular ao mesmo tempo [youtube id= ir1pj41p20y width= 620 height= 349 ] nao contente em quase atropelar o motociclista uma vez a mulher com o celular na orelha quase o pegou uma segunda vez e foi vitima de um episodio de furia sobre rodas podia ser pior com direito a carteirada voce sabe com quem esta falando em ingles [youtube id= dldvtdxnmx4 width= 620 height= 349 ] este aqui diz que o motivo de o escape das motos ser aberto e o uso que ele faz no video [youtube id= kgu9wc5vmq8 width= 620 height= 349 ] mas nao da para pensar que os motociclistas sao apenas aqueles que exigem dos demais uma atitude responsavel ha flagrantes e mais flagrantes deles fazendo a mesma coisa que os anteriores criticam falando ao celular [youtube id= tzhoexuiwpo width= 620 height= 349 ] isso porque sempre se diz que motos e mar sao muito parecidos ambos sao maravilhosos mas exigem o maximo de respeito senao eles te levam embora de todo modo os videos de justiceiros em duas rodas sao mais frequentes inclusive aqueles que realmente tem a lei a seu lado para fiscalizar como este policial disfarçado segundo o video e aparentemente na australia ele emparelha com os motoristas fala o motivo da multa e manda o cara encostar para ter uma conversinha [youtube id= 9n1iw5vdim8 width= 620 height= 349 ] outro policial ciente de seu papel pedagogico teve uma reaçao fantastica ao ver um motorista coladinho a seu smartphone la no reino unido [youtube id= bphmygz4ipk width= 620 height= 349 ] se fosse em portugues ou algo parecido o guarda teria dito isso aqui [youtube id= pq0krkszt2c width= 620 height= 349 ] afinal existe jeito certo de usar celular ao volante sim ha alguns anos essa resposta seria controversa mas atualmente com a evoluçao dos smartphones e dos sistemas multimidia dos carros a operaçao se tornou tao segura quanto ligar o ar condicionado ou ajustar os retrovisores especialmente por que voce nao precisa mais atender o celular do modo convencional o topo de interaçao entre o celular e o carro sao os sistemas operacionais android auto e carplay respectivamente do google e da apple para o sistema de som com eles fica garantido que o celular e as centrais multimidia falam a mesma lingua a interaçao facilitada tende a aumentar a segurança fizemos um belo texto sobre os dois com todos os detalhes veja este video comparando os sistemas [youtube id= bcawlkcohge width= 620 height= 349 ] ate os modelos mais baratos de automoveis ja estao saindo com sistemas viva voz por conexao bluetooth — e com comandos no volante — e ainda que seu carro seja mais antigo voce nao precisa de mais de 350 reais para comprar um suporte de celular e um radio com conexao bluetooth e microfone caso voce nao saiba fazer o pareamento ou seja a ligaçao do celular com o sistema de som do carro existem tutoriais por video que explicam o processo esse e do sistema sync da ford disponivel ate no ka [youtube id= ing4rwpb2de width= 620 height= 349 ] esse do chevrolet cruze [youtube id= n2fnjwl dh8 width= 620 height= 349 ] o do hyundai hb20 esta aqui [youtube id= qk0wdlgsqgw width= 620 height= 349 ] nao tem misterio quem tiver paciencia ou necessidade de assistir a esses videos vai notar que o pareamento e muito parecido em todos os automoveis e atender as ligaçoes deste modo alem de nao representar risco de multa protege as pessoas a sua volta caso isso nao seja possivel voce ainda pode partir para a soluçao mais radical desligue o celular ao entrar no carro se nao quiser desligar deixe o no modo silencioso sem vibraçao mantenha o no bolso ou na bolsa escondido para que voce nao veja a tela se acender quando receber mensagens ou ligaçoes so nao seja mais um a oferecer risco aos demais o transito brasileiro que ja nao mata pouco nao precisa de mais esse perigo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.