foto ohirtenfelder/flickr na metade da semana passada a alfa romeo apresentou ao mundo o novo giulia seu primeiro seda de traçao traseira em 23 anos e futuro rival do trio alemao formado por mercedes classe c audi a4 e bmw serie 3 desde 1992 os sedas — e todos os outros modelos — da alfa romeo eram baseados em plataformas fiat todas de traçao dianteira foi um periodo de ruptura com a tradicional configuraçao de motor dianteiro e traçao traseira — muitas vezes com transeixo ou seja cambio integrado ao diferencial e eixo traseiro com a volta da traçao traseira a um seda da alfa romeo achamos que seria uma boa hora para relembrar os alfa romeo mais marcantes com traçao traseira aqui estao alfa romeo sz e rz a traçao traseira na alfa romeo foi abandonada gradualmente a partir dos anos 1980 quando a fiat dona da alfa decidiu usar suas plataformas para construir os futuros carros da marca o ultimo modelo com transeixo produzido em grande escala pela alfa foi o seda 75 produzido entre 1985 e 1991 mas ele nao foi de fato o ultimo alfa romeo com traçao traseira nos anos 1990 em 1989 a alfa romeo juntou se a zagato e ao centro stile fiat para produzir um esportivo experimental que foi apresentado naquele mesmo ano no salao de genebra ele usava a base mecanica do seda 75 — motor v6 dianteiro de 210 cv e transeixo de cinco marchas mas a suspensao era da versao de corridas que disputava as provas da imsa nos anos 1980 foram feitas 1 036 unidades ate 1991 ano em que a produçao do 75 foi encerrada em 1992 a zagato decidiu fazer mais 350 unidades de uma nova versao conversivel mas problemas financeiros interromperam a produçao apos a 252ª unidade e somente outros 36 carros foram feitos ate o fim de 1994 totalizando 286 carros os 286 ultimos alfa romeo com a tradicional combinaçao de motor dianteiro e transeixo traseiro alfa romeo 8c em 2007 depois de 13 anos de modelos baseados em plataformas de traçao dianteira a alfa romeo finalmente lançou seu primeiro modelo com traçao traseira o 8c competizione o retorno foi feito com ajuda corporativa a plataforma era a mesma do maserati 4200 granturismo e o motor v8 de 4 7 litros e 450 cv era fabricado pela ferrari mas a beleza de suas linhas e 100% alfa romeo apesar da origem refinada ele nao era perfeito — como todo alfa romeo começando pelo peso 1 540 kg — dos quais 47% sao de peças de fibra de carbono passando pela rodagem dura direçao pesada ainda que direta e comportamento imprevisivel segundo os britanicos da autocar voce nunca sabe se o carro vai sobre esterçar ou contornar a curva firme e afiado o v8 de carter seco e virabrequim cruzado leva o super alfa aos 100 km/h em 4 2 segundos e a maxima de 292 km/h — o que deixa a impressao de que a alfa romeo poderia ter se esforçado um pouco para que o carro chegasse aos 300 km/h mesmo assim os defeitos tornam se particularidades quando voce olha para cada curva desse cupe italiano a volta da traçao traseira a alfa nao poderia ser em melhor estilo alfa romeo 33 stradale a receita do 33 stradale e como uma bela macarronada simples e saborosa basta pegar um carro de corridas — nesse caso o autodelta tipo 33 da divisao de corridas da alfa — e trocar sua carroceria por algo que faça o transito parar como em 1967 voce nao podia simplesmente inserir um algoritmo em um computador e esperar uma prensa estampar algumas chapas de aluminio para formar todas essas curvas voluptuosas cada um dos dezoito alfa 33 stradale teve que ser modelado a mao por isso todos eles eram diferentes em alguns detalhes — os primeiros modelos tinham farois duplos enquanto os ultimos usaram um farol de luzes simples [youtube id= vkyvy0ocmts width= 620 height= 350 ] o motor era um v8 de apenas dois litros com curso curto 78 mm x 52 2 mm — um dos fatores que o permitia girar ate 10 000 vezes por minuto esses motores tambem foram feitos a mao entao a potencia maxima e diferente em cada um dos carros variando entre 220 e 240 cv alfa romeo montreal foto vintageclassiccars/tumblr em 1967 a alfa romeo foi a expo 67 em montreal no canada com um cupe conceitual baseado no alfa giulia com motor 1 6 e estilizado por um marcelo gandini recem contratado pela bertone na epoca muitos carros conceito nao tinham nome oficial e por isso o modelo ficou conhecido como montreal foto vintageclassiccars/tumblr tres anos depois a versao de produçao foi apresentada no salao de genebra mas com algumas diferenças o motor quatro cilindros de 1 6 litro deu lugar a um v8 de 2 5 litros com 200 cv e injeçao mecanica — bem mais apetitoso e derivado do 33 stradale que por sua vez tem origem nas pistas [gallery columns= 4 link= file ids= 60983 60984 60985 60986 ] alem do motor seu principal atrativo era a dianteira com os farois parcialmente cobertos por grelhas retrateis foi o primeiro alfa romeo v8 produzido em grande escala e chegava aos 100 km/h em apenas 7 1 segundos e acelerava ate os 224 km/h segundo a revista quattroruote apesar do visual deslumbrante e do motor empolgante o montreal nao foi muito bem vendido com apenas 3 917 unidades produzidas entre 1970 e 1977 — e uma delas esta no brasil alfa romeo gtv6 foto thatrifelife o alfetta era o seda grande da alfa romeo nos anos 1970 e alem de ser a inspiraçao para o nosso 2300ti brasileiro tambem foi a base para o fastback gtv — um esportivo projetado por giugiaro e equipado inicialmente com um motor 1 8 de comando duplo no cabeçote e mais tarde com um 1 8 turbo de 175 cv criado para homologar o modelo para o grupo 4 da fia batizado turbodelta ele teve 400 unidades produzidas e foi o primeiro carro italiano equipado com turbocompressor [youtube id= _eiqpkleupc width= 620 height= 350 ] mas o modelo que fez historia e conquistou seu lugar nesta lista foi o gtv6 lançado em 1980 e equipado com um v6 de 2 5 litros e 160 cv que levava o carro aos 215 km/h produzindo um ronco incrivel sua caracteristica mais marcante era o ressalto do capo criado para dar espaço para a admissao do v6 mais tarde em 1984 a cilindrada aumentou para tres litros e a potencia subiu para 173 cv suficientes para levar o gtv6 aos 100 km/h em 8 segundos e aos 225 km/h [youtube id= 25oiw2l wke width= 620 height= 350 ] jeremy clarkson certa vez disse publicamente que o carro que mais se arrependeu de vender foi seu alfa gtv6 ele nao funcionava mas ainda hoje acho que e o carro com o melhor ronco de todos alfa romeo spider tal como os mg e triumph definem os roadsters britanicos nenhum carro expressa melhor o espirito das barchetta italianas que o alfa romeo spider o modelo foi produzido ininterruptamente entre 1966 e 1993 passando por tres geraçoes conhecidas como duetto coda tronca duck tail e ultima — todas em referencia a traseira do roadster com linhas simples e puras carroceria leve e um acerto dinamico primoroso o spider se tornou um classico instantaneo e um dos maiores simbolos da cultura italiana e do prazer de dirigir originalmente a primeira geraçao pesava apenas 990 kg e tinha motores que iam de 1 3 a 1 8 de 89 a 132 cv [gallery columns= 4 link= file ids= 60990 60991 60992 60993 ] depois ele ganhou um 2 0 de 132 cv com mais torque — 17 8 mkgf em vez dos 16 8 mkgf do 1 8 — em sua segunda geraçao e perdeu o 1 3 na terceira a ultima serie feita entre 1990 e 1993 trazia somente os motores 1 6 e 2 0 este ultimo com potencia reduzida para 129 cv alfa romeo 75 se voce nao considerar os sprint zagato e os roadster zagato sz e rz o 75 foi o ultimo modelo da alfa romeo equipado com a tradicional combinaçao de motor dianteiro e transeixo traseiro — e o ultimo seda de traçao traseira da marca antes do recem lançado giulia lançado em 1985 para substituir o giulietta ele tambem foi o ultimo modelo lançado pela alfa antes do controle da fiat os motores combinados ao cambio integrado ao eixo traseiro iam de um 1 6 carburado de 110 cv a um v6 2 5 injetado de 156 cv mais tarde ele tambem ganhou um 1 8 turbo de 165 cv e um v6 3 0 de 192 cv alfa romeo gta o alfa gta era sucessor direto da alfa giulia sprint gt de 1963 desenvolvido pela autodelta para disputar corridas a partir de 1965 ele era basicamente um giulia com uma severa dieta de reduçao de peso que incluia paineis de carroceria de aluminio em vez de aço e elementos estruturais feitos de chapas de aço mais finas [youtube id= w9mffggywvu width= 620 height= 350 ] a dieta era tao extrema que os componentes da carroceria nao eram soldados mas colados ou rebitados as rodas eram de magnesio — o material super leve da epoca — e as janelas de policarbonato com tudo isso a versao de rua pesava apenas 820 kg contra 948 kg do giulia sprint gt a motorizaçao variava de 1 3 de 96 cv do gta junior ao 2 0 de 240 cv do gtam com velocidade maxima de 175 km/h a 240 km/h alfa romeo 4c se estamos comemorando a volta da traçao traseira a um seda alfa romeo devemos tudo a este carinha ai em cima o pequeno esportivo italiano de motor central traseiro surgiu como um conceito no salao de genebra em 2011 e pouco se falou sobre uma versao de produçao ate dois anos depois na ediçao 2013 do mesmo salao foi um dia feliz para entusiastas de todo o planeta [youtube id= knunv77rb0q width= 620 height= 350 ] com um monobloco de fibra de carbono com subchassis dianteiro e traseiro de aluminio o alfa romeo 4c pesa apenas 850 kg que sao movidos por um motor 1 75 litro tambem todo de aluminio que com turbo e injeçao direta entrega 240 cv a 6 000 rpm e 35 7 mkgf de torque ja a 2 100 rpm a transmissao e a tct de dupla embreagem e seis marchas o conjunto e capaz de levar o 4c ate os 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 258 km/h mas desempenho em linha reta nao e o unico forte do italianinho que tem mais ou menos o porte de um fiat punto com suspensao independente nas quatro rodas braços triangulares sobrepostos na dianteira e mcpherson na traseira sua dinamica e a de um legitimo supercarro em miniatura o design simples do interior e o complemento perfeito para as belas linhas da carroceria e a fibra de carbono visivel nas soleiras das portas e pornografica para caras como nos ate perdoamos a falta do cambio manual
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