sim a porsche nasceu e se autodefiniu como fabricante com o 356 e hoje em dia e uma marca de luxo admirada por todos os seus carros do cayenne aos gt3 rs que fazem milionarios se esbofetearem para um lugar mais adiante na fila e um slot na produçao dos modelos paint to sample para assim receber um carro na cor sei la da sua beringela preferida dentre as cultivadas nas vastas hortas organicas e veganas de sua propriedade [caption id= attachment_368033 align= aligncenter width= 999 ] butzi porsche com sua criaçao; o carro e o prototipo numero 8[/caption] mas e o 911 original o arrefecido a ar que começou em 1964 e foi ate 1998 que e o totem maior da empresa o produto que a define seu maior simbolo sua maior criaçao o que seria da porsche sem o 911 apenas mais uma das inumeras empresas que existem por ai o 911 e o seu significado o alfa e o omega o começo e o fim situado no fim da primeira fase da porsche e um carro ate hoje intrigante e um carro alemao decididamente diferente o 911 e muito mais que um 356; mas tambem e uma evoluçao dele e tambem o ultimo produto de uma familia depois dele a empresa passou a nao contratar mais gente de nome porsche ou piech para acabar com conflitos insoluveis entre primos irmaos pais maes tios e tias mas foram os descendentes de ferdinand porsche que fizeram o 911 os dois principais personagens de seu projeto sao netos do professor porsche o designer butzi porsche e o engenheiro ferdinand piech ferry porsche ainda era o lider alem de tio de piech e pai de butzi peter porsche irmao de butzi era o chefe da produçao hans michael piech marketing e vendas e por ai vai [caption id= attachment_368037 align= aligncenter width= 999 ] os criadores do 911 com o 901 numero 8 em destaque ferry butzi piech e komenda[/caption] a historia oficial começa no salao de frankfurt em setembro de 1963 quando aparece ainda com o nome de 901 um mes depois a pedido da peugeot o nome mudaria para 911 e a historia do carro seguiria adiante mas a historia de hoje começa antes disso os prototipos 901 [caption id= attachment_368036 align= aligncenter width= 999 ] em foto de divulgaçao da fabrica o 901 numero 8[/caption] os 901 pre serie vendaveis construidos em 1964 totalizaram 232 veiculos; apenas os primeiros 82 exemplares produzidos entre 14 e 18 de setembro de 1964 chassis 300 001 a 300 082 receberam o logotipo 901 em suas placas de chassi nenhum deles deveria teoricamente ter saido assim dos portoes da fabrica em stuttgart zuffenhausen mas e claro que alguns sairam; algo inevitavel naquela epoca mais solta os proximos 150 carros de pre produçao foram identificados como 911 [caption id= attachment_368031 align= aligncenter width= 999 ] porsche 901 numero 2 o fledermauss[/caption] na verdade ate alguns prototipos 901 foram vendidos ao publico como veremos mais adiante; o mundo era diferente em 1964 hoje carro ainda nao homologado pelas otoridades se vendido ao publico da cadeia [caption id= attachment_368030 align= aligncenter width= 999 ] porsche 901 numero 2 o fledermauss[/caption] a historia dos prototipos 901 e interessante e vale mençao criados inicialmente na reutter porsche e/ou na karmann estes prototipos podem ter chegado ao numero de 13 entre 1962 1964 os oito primeiros sao os mais famosos por sua vida longa em testes na porsche e seus interessantissimos apelidos hoje os prototipos de carros modernos feitos as centenas recebem codigos alfanumericos inertes apenas para identifica los em planilhas de uso controladas a minucia antes eram poucos e intimos tinham nome proprio [caption id= attachment_368029 align= aligncenter width= 948 ] bleumeise o carro numero 3 numa foto de 1964 quando virou vermelho[/caption] o primeiro carro se chamou sturmvogel ave do trovao e era um carro estatico de apresentaçao a carroceria numero 2 foi alocada para testes aerodinamicos ainda com motor de 356 este prototipo ficou pronto em outubro de 1962 e recebeu o apelido de fledermaus literalmente rato voador mas significando morcego originalmente era branco mas depois recebeu uma pintura verde oliva fosca militar foi destruido pela fabrica em 1964 [caption id= attachment_368032 align= aligncenter width= 999 ] o numero 4 zitronenfalter [/caption] o prototipo numero 3 ja em 1963 recebeu uma carroceria azul escuro e ainda com motor de 356 foi usado para testes de chassi em nurburgring foi apelidado de blaumeise ou teta azul por que pergunte aos alemaes la meu vai saber este carro depois foi pintado de vermelho para fotos de divulgaçao em 1964 e depois seu paradeiro e desconhecido [caption id= attachment_368028 align= aligncenter width= 991 ] peter falk da porsche numa demonstraçao do carro nr 5 amarelo a imprensa [/caption] os prototipos 4 e 5 foram feitos juntos na karmann em julho de 1963 o numero 4 zitronenfalter borboleta limao era para ser o carro do salao de frankfurt 1963 mas depois foi trocado nessa funçao pelo numero 5 que acaba ficando sem apelido usado para salao e testes de imprensa [caption id= attachment_368034 align= aligncenter width= 999 ] barbarossa o carro numero 7 ate hoje no museu da marca[/caption] os carros numero seis e sete tambem foram feitos juntos na karmann em 1964; o seis pintado de azul vivo se chamou quickblau azul rapido o carro numero sete um carro vermelho que ainda hoje permanece na coleçao do museu porsche se chamou barbarossa o carro numero 8 ficou sem apelido tambem usado na fabrica para as hoje famosas fotos de divulgaçao num branco creme este carro tem paradeiro desde entao desconhecido tambem [caption id= attachment_368035 align= aligncenter width= 999 ] o 901 numero 8 em fotos de divulgaçao na fabrica[/caption] do numero seis quickblau conhecemos mais um pouco e o carro que foi mostrado no earls court motor show de londres em outubro de 1963 la ele nao tinha motor funcional no seu lugar uma maquete perfeita em madeira meses depois o carro foi equipado com um motor funcional e colocado em serviço para trabalho de desenvolvimento foi usado em hockenheimring para testar pneus entre outras coisas [caption id= attachment_368040 align= aligncenter width= 999 ] o porsche 901 mais antigo sobrevivente nr 6 o quickblau[/caption] em setembro de 1965 passa a ser usado como carro de uso por ninguem menos que herr doktor ferdinand piech entao um jovem de 28 anos mas um executivo da porsche e um de seus herdeiros em dezembro de 1965 o carro e finalmente vendido para o hoje famoso engenheiro da porsche hans mezger o pai de seu motor seis cilindros e esse nao seria o ultimo dono famoso de quickblau como veremos adiante metzger usa o carro por dois anos e o vende em 1968 alois ruf jr [caption id= attachment_368039 align= aligncenter width= 999 ] alois ruf junior no quickblau hoje[/caption] enquanto isso acontecia em stuttgart a 150 km a sudeste dali em pfaffenhausen alois ruf mantinha a auto ruf uma oficina de carroceria que fabricava tambem onibus paralelo a isso ruf senior mantinha um negocio paralelo de comprar porsches batidos conserta los e vende los com lucro o jovem filho de alois alois ruf junior desde cedo entusiasmado com os porsche e encarregado desses reparos em porsches desde cedo aos 12 anos em 1962 alois jr lembra ate hoje da primeira vez que viu um 911 ainda antes do lançamento aos 14 anos em abril de 1964 na autobahn a8 perto de gunzburg na baviera a meio caminho entre munique e stuttgart estava no banco do passageiro do opel rekord de seu pai olhando pela janela a chuva um carro azul aparece de repente e passa em alta velocidade em uma nuvem de nevoa cinza o som dos pneus abafado por um breve mas poderoso rugido na hora o jovem ruf avido leitor de revistas especializadas identifica o como um prototipo do novo porsche de seis cilindros que todos comentavam alguns anos depois em 1969 finalmente tira a carteira de motorista e esta louco por um porsche para chamar de seu seu pai encontra numa concessionaria local um 911 azul batido e sem o seu motor por um preço modico o compra para seu filho que sabia muito bem reparar porsches como sabemos; arruma para ele tambem um motor de 4 cilindros ohv de 1 6 litro e 90 cv de um 912 disse ao junior que e motor mais que suficiente para um garoto de 18 anos alois jr restaura o carro pintando o na cor da moda azul metalico com rodas fuchs e toda cara de um 911 s apesar do motor quatro cilindros e o dirige por anos adorando seu primeiro carro e seu primeiro porsche mas a vida o colocaria em outra posiçao seu pai morre inesperadamente em 1974 e alois ruf jr entao com 24 anos de idade assumiu o controle do negocio da familia resolveu aproveitar a chance e se concentrar em sua paixao os porsche um ano depois em 1975 o primeiro porsche ruf nasceu uma historia de sucesso que permanece ate hoje [caption id= attachment_368053 align= aligncenter width= 999 ] quickblau em cima barbarossa embaixo o painel definitivo e o do carro numero 6[/caption] muito antes de empresas como a singer existirem a ruf tinha seu proprio numero de chassi um fabricante que recebia carrocerias da porsche e fazia seus 911 especiais do zero em 1987 a ruf lançou o ruf ctr que famosamente atingiu uma velocidade maxima de 339 km/h e estabeleceu o recorde como o carro de produçao mais rapido do mundo para sua epoca; em 1988 chegou a 342 km/h tambem ficou famoso antes do youtube pelo insano e sensacional filme de stephan rozer dirigindo um deles em nurburgring o lendario faczination on nurburgring https //www youtube com/watch v=osmcfpasimq mas no meio disso tudo seu primeiro 911 ficava encostado parado num canto da fabrica com tantos porsches para escolher e ocupado em criar sua marca ruf acaba por deixar para depois a reforma de seu primeiro carro mas e uma daquelas pessoas que dificilmente vende ou joga fora algo; o carro foi apenas esquecido num canto [caption id= attachment_368050 align= aligncenter width= 999 ] relogio com todos os digitos diferente do de serie[/caption] diz ruf hoje eu sempre soube que era um modelo muito antigo quando a restauraçao finalmente começa em 2019 nao demora muito para que todos percebam que este veiculo nao parece normal o numero do chassi 13326 e a cor original enamel blue 6403 escondida la embaixo de outras camadas faz vir a descoberta um 901 o sexto carro construido o primeiro 911 de alois ruf era o quickblau que se imaginava entao perdido [caption id= attachment_368054 align= aligncenter width= 999 ] comando de ventilaçao do 356[/caption] varios detalhes neste carro sao unicos claro e por exemplo mais antigo que o carro do museu porsche barbarossa o numero 7 e o primeiro 901 com cinco instrumentos redondos no painel; os primeiros cinco e o barbarossa que veio depois tem dois instrumentos apenas o painel em acabamento crackle black tambem e unico como sao as janelas traseiras fixas sem basculamento o relogio tem todos os numeros; em produçao apenas estao os numeros 3 6 9 e 12 a alça da coluna a tambem depois foi movida para o painel; o comando de ventilaçao e uma peça de 356 a sorte interveio para que o carro fosse completado tambem conta ruf recebi uma ligaçao de uma escola tecnica eles estavam descartando um velho motor porsche de seis cilindros usado nas aulas da escola ia para o lixo mas o diretor ficou com do e resolveu doar a um restaurador de porsches; sua primeira ligaçao foi para a ruf doado decadas antes para a escola pela porsche o motor era um da primeira leva dos 911 numero 22 hoje restaurado e o motor que esta na traseira de quickblau ruf mergulhou de cabeça no restauro do carro com o nivel correspondente de cuidado todas as fontes disponiveis sao vasculhadas em um esforço para restaurar o veiculo a exata condiçao em que foi exibido no earls court motor show de londres em outubro de 1963 filmes antigos super 8 do arquivo de hans mezger sao estudados para garantir que nenhum detalhe seja esquecido [caption id= attachment_368052 align= aligncenter width= 884 ] com a filha no quickblau legado[/caption] hoje e um carro que ruf diz que faz parte de seu legado junto com a empresa que leva seu nome diz ele ainda acho dificil acreditar que este carro esteja em comigo ha quase 55 anos e hoje fico pensando era ferdinand piech ao volante naquele dia chuvoso na autobahn piech e famoso por tratar o acelerador como um botao liga desliga; pensando nisso e na velocidade com que ele passou por nos so pode ter sido ele
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