e ai galera do flatout aqui vou contar a historia de amor entre eu e um hatchzinho frances temperamental como toda historia intensa existem as partes boas e as partes ruins e voces irao conhecer os dois lados da moeda bem sorte que as partes ruins foram poucas meu nome e breno bassani tenho 31 anos sou analista de sistemas por profissao ocasionalmente mecanico por opçao e atualmente moro em uma cidade da grande sp minha historia com os franceses começou quando tinha 14 anos mudança de colegio mudança de bairro enfim cortando varias partes sem graxa chegamos na parte onde fiz amizade com um carinha da minha classe e seu irmao mais velho que apesar de nao gostar tanto de carro quanto o mais novo me influenciou muito no amor pelos franceses o pai deles comprava carros em leilao arrumava e vendia em um belo dia soube que comprou um citroen que a suspensao subia e descia sozinha passado alguns dias fui ver o tal carro mais de curiosidade lembro ate hoje era um xantia vsx 2 0 16v azul interior de couro preto acabamento em madeira o carro era lindo mas precisava de cuidados tinha dado uma encostada em alguem precisaria de reparos no capo novos farois grade para lama etc passadas algumas semanas o carro estava pronto fomos dar uma volta e foi essa volta que mudou minha vida foi quando descobri que os carros franceses como esse alem de acelerarem bem faziam curvas muito bem apos algum tempo o irmao mais velho desse meu amigo me chama e fala que ganhou uma fita vhs de um amigo do pai deles e me chamou para ver o começo era meio chato mas logo se tornava hipnotico poeira arvores um corte de cena um carro passa por cima da camera camera on board nada mais nada menos que o video mais famoso de rally ja feito climb dance este ai embaixo junto com a fita vieram alguns episodios do top gear numa epoca em que o stig james may e richard hammond sequer sonhavam em participar o programa era apresentado pelo tiff needel jeremy clarkson e vicki butler henderson meu amor por carros europeus e rally nascia ali [youtube id= pz5j3glsyi width= 620 height= 349 ] mas onde o 106 entra nesta historia depois de ter como primeiros carros um escort zetec e uma corsa wagon 1 6 16v turbo resolvi ter um carro mais forte varios modelos passaram pela minha cabeça mas acabei caindo em nada menos que um citroen xsara vts 2 0 16v nessa epoca ja era fanatico por wrc porque entao nao partir pro entao carro campeao nao e mesmo muitas indias e vindas upgrades aqui e ali quebras track days arrancadas dyno days decidi o vts iria ser turbo turbina escolhida o que fazer onde fazer como fazer tudo escolhido meta 350cv dai surgiu um kit nitro no caminho com 4 foggers na hora lembrei de um vts branco que usava essa receita e era o terror la no sul entao que venha o gas do riso kit nitro comprado o carro ja tinha um chao fenomenal coilovers d2 rodas oz superleggera discos de freio de 300 mm e pinças de 3000gt so faltava em empurrao extra nas retas mesmo com tudo isso no xsara pensei vou precisar de um carro para o dia a dia mas o que comprar comprar um automovel pelado pra uso diario nao seria uma das coisas mais faceis racionalmente falando ainda mais com orçamento limitado e com a ideia de nao querer mexer em uma virgula do carro entao vamos comprar um carro pelo menos bonitinho e que andasse bem originalmente como tinha a paixao pelos franceses rali etc pensei em partir para um ax gti uniria o util ao agradavel pequeno e discreto nao chamaria a atençao espertinho fazia muita curva contudo passado algum tempo nem havia nem sombra de achar algo que eu nao tivesse de gastar outro carro para deixa lo andavel nem confiavel andavel mesmo fiquei sabendo de historias sobre a existencia de alguns exemplares de saxo vts/vtr no brasil mas sem chance de encontra los tambem bem entao o que e que chega mais perto de um saxo um peugeot 106 gti mas no brasil sem noticias de nenhum no radar vamos entao para o 106 normal mas perai um simples 106 nao e nem um pouco rapido e muito menos bonito no meio desses pensamentos todos lembrei que o mecanico que ia montar o nitro no vts tinha um 106 so que nao era um 106 normal ele era bem diferente do normal tratava se de um 106 quiksilver na real era um 106 normal nenhum item de conforto alem de vidros eletricos segurança bom tinha um teto e portas melhor que uma moto acho mas ele tinha para choques saias polainas aerofolio esteticamente era um gti alem disso tinha rodas de liga aro 15 e era algo em torno de 5 cm mais baixo ficou bem legal e entao apos seis meses de procura achei no webmotors dois exemplares 2001 na cor prata como todos os quiksilver um era supostamente de segundo dono nao informava a km depois descobri que tinha 123 mil km o anuncio dizia que era de fino trato tinha sido anunciado um dia antes em uma sexta feira quando liguei la me falaram que ele era rebaixado rodinhas aro 15 do 206 cc e foi aquele papo de sempre de vendedor so rasgaçao de seda marquei de ver o carro no sabado o outro tambem era de loja mas estava em campinas pra variar toda aquela conversa de vendedor vem ca pra campinas que voce nao vai perder viagem etc bem um amigo meu estava de bobeira no sabado e resolveu ir comigo ver os dois carros saimos cedo e fomos ver o mais perto primeiro o que me chamou a atençao e que ele estava baixo demais olhei olhei andei o carro estava bem espertinho por estar com 3 pessoas dentro bateu uma coisa diferente pelo carrinho uma ligaçao dai pe na estrada para campinas pra encurtar a historia o carro era um lixo o oposto do que o vendedor dizia na volta para sao paulo resolvi dar uma puxada com o vts antes nao tivesse feito quarta marcha no corte chute na embreagem engato a marcha seguinte e bummmmmm nao tem desculpa eu errei a marcha em vez de entrar a quinta entrou a terceira na hora que soltei o pe da embreagem percebi a cagada e tentei desacoplar o motor da transmissao pisando de volta mas o estrago ja estava feito e eu sabia que nao era pouca coisa ao mesmo tempo sabia que ia precisar de um carro novo pensei muito enquanto o guincho nao vinha e decidi o escolhido ia ser mesmo o primeiro que tinha visto no domingo a loja nao abria entao aquele foi um dia bem longo ja na manha de segunda liguei para o vendedor dizendo que passaria la a tarde para fechar negocio e que faria o deposito do sinal ja de manha misteriosamente o modulo de som e o subwoofer que estavam no peugeot quando o vi pela primeira vez desapareceram mas enfim o que importa e que tres dias depois estava com o 106 comigo depois que postei a foto do quiksilver em um forum muito me disseram que ele mereceria um swap de motor para o 1 6 16v algo inedito ate entao minha intençao nunca foi fazer isso eu o queria para ser meu carro de dia a dia o brinquedo era o vts mas meu mecanico que e ninguem menos que o mark kuhn da mk serviços automotivos o mesmo que tem o 205 com swap para 2 0 16v e o 106 com motor central traseiro de hayabusa me fala que tem um motor de ax gti dando sopa na oficina e que iria vende lo foi ai que o destino do carro mudou totalmente decidi que o quiksilver iria ser meu brinquedinho o meu carro de track day o fato de conhecer o forum ingles 106 owners club so jogou mais gasolina da fogueira la e a confraria dos donos de 106 e tem tudo manutençao basica swaps simples e claro os monstros como um vermelho que tem 400 cv e pesa 800 poucos kg fora os swaps totalmente insanos como o que tem o powertrain de um escort cosworth abaixo temos uma pequena amostra das coisas que rolam por la este carro em especifico e uma das minhas inspiraçoes fiz toda a receita do 106 quiksilver e tudo começava pelo 1 4 do ax depois disso sabia que precisaria melhorar o chao do carro freios suspensao etc mas nunca pensei que seria tanto foram muitas mudanças muitas evoluçoes muito tempo e claro muita grana como voce pode ver na imagem de destaque ja rolou outro swap ja pensei em turbina lo em desistir em vender ja quis mete lo debaixo de um caminhao tacar fogo mas sempre desisto e acabo fazendo algo mais para deixa lo do jeito que eu sempre quis acham que acabou que nada ha alguns meses comprei outro carro para ser o projeto de track day um subaru wrx que tem mais potencial no cronometro e ainda traz alguns itens de conforto como o ar condicionado e a direçao hidraulica e o 106 quiksilver voce pergunta voltou a ser um carro de rua o legitimo pega trouxa no proximo post vou detalhar todas as modificaçoes que eu ja fiz e as que eu estou planejando por breno bassani project cars #66
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