voce certamente conhece e provavelmente curte o de tomaso pantera e como nao gostar dele afinal com design design italiano setentista e o motor de um icone dos muscle cars o resultado so poderia ser um belo esportivo porte e presença de lamborghini countach porem com um motor bem menos temperamental que um v12 fabricado na italia o v8 era emprestado do ford mustang e garantia desempenho satisfatorio com manutençao descomplicada e barata nao foi por acaso que o de tomaso pantera durou tanto tempo ele foi fabricado entre 1971 e 1992 com algumas atualizaçoes pontuais e reestilizaçoes e mais de 7 000 exemplares foram vendidos mas a de tomaso nao resistiu a uma crise financeira que acometeu a companhia ao longo da decada de 1990 e pediu falencia em 2004 ao longo de seus ultimos dez anos de existencia a de tomaso original realizou algumas tentativas de se reerguer com novos modelos o sucessor direto do pantera o de tomaso guara era um carro radical com estrutura do tipo espinha dorsal de aluminio e carroceria de fibra de vidro fibra de carbono e kevlar a mecanica podia ser bmw na forma do motor v8 de 3 9 litros vindo do 540i e34 com 283 cv; ou u v8 de 4 6 litros do ford mustang com supercharger e 320 cv o de tomaso guara foi o ultimo projeto idealizado pelo proprio alejandro de tomaso que sofreu um derrame em 1993 e morreu dez anos depois em 2003 aos 74 anos e ele nao foi la muito bem sucedido apesar do visual interessante e do bom desempenho ele custava caro e teve cerca de 50 exemplares fabricados esporadicamente entre 1994 e 2004 mas houve tecnicamente outro de tomaso depois do guara um carro criado para ser um tvr italiano potente organico e de visual radical e ousado mas ele acabou deixando de ser um de tomaso logo no inicio de sua curta e tortuosa vida e virou uma especie de filho bastardo da companhia italiana seu nome de tomaso bigua ou qvale mangusta a ideia para o bigua partiu de giordano casarini que na primeira metade da decada de 1990 era diretor tecnico da maserati ele tambem era um amigo muito proximo de alejandro de tomaso e depois de uma viagem a inglaterra onde dirigiu pela primeira vez um tvr griffith casarini sugeriu a de tomaso que criasse um carro parecido a fim de renovar a imagem de sua companhia casarini envolveu se tanto no projeto que ate conseguiu uma autorizaçao especial da maserati para trabalhar em seu desenvolvimento junto a de tomaso a estrutura do carro ficou a cargo de enrique scalabroni ex projetista de formula 1 que ja havia trabalhado com a williams e a com a scuderia ferrari um chassi do tipo spaceframe feito de aço inox enquanto o desenho da carroceria que usava paineis de plastico moldados por transferencia de resina ficou a cargo de marcello gandini o desenho era bem ousado com farois pequenos parcialmente invadidos pela grade; uma traseira alta porem com os farois proximos do para choque; e um teto conversivel rigido chamado roto top que girava sobre o proprio eixo para ocultar se em um compartimento atras dos bancos o engenheiro da maserati tambem definiu que o de tomaso bigua usaria o v8 ford modular de 4 6 litros com 324 cv a 6 000 rpm e 43 4 kgfm de torque a 4 800 rpm acoplado a uma caixa manual borgwarner t45 de cinco marchas como opcional era oferecida uma transmissao automatica de quatro marchas com traçao traseira o de tomaso bigua era capaz de ir de zero a 100 km/h em 5 3 segundos com maxima de 257 km/h e a suspensao por braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos garantia uma dinamica afiada e desafiadora realmente como se via nos tvr parecia uma formula eficiente mas as condiçoes conturbadas nas quais o bigua nasceu acabaram condenando o esportivo ao ostracismo nao e sempre que os entusiastas lembram dele ao falar da de tomaso ate porque este nome foi mantido por pouquissimo tempo o primeiro prototipo do de tomaso bigua foi apresentado em 1996 no salao de genebra e parecia promissor contudo para transforma lo em um carro de produçao a de tomaso precisava de dinheiro primeiro eles foram pedir ao governo italiano que recusou incentivos devido a saude cada vez mais fragilizada de alejandro de tomaso casarini entao teve a ideia de procurar a kjell qvale sua familia era dona da companhia que representava a maserati nos eua e ele aceitou financiar o desenvolvimento do carro ele tambem sugeriu que o nome do carro fosse mudado para de tomaso mangusta em uma referencia ao antecessor do pantera para ele usar um nome conhecido poderia ajudar nas vendas https //www youtube com/watch v=c2k4fvbbwn8 entao em 1997 foi aberta a qvale modena spa uma nova companhia que se dedicaria a fabricaçao do novo de tomaso mangusta com direito a construçao de uma nova fabrica os primeiros carros começaram a ser produzidos em novembro de 1999 apesar de apresentar alguns problemas de acabamento o de tomaso mangusta renascido foi bem recebido pela imprensa que elogiou principalmente seu desempenho nas curvas ainda que seu estilo pouco usual dividisse opinioes havia entretanto problemas maiores em 1999 alejandro de tomaso aproveitou para dar inicio a um novo projeto um esportivo maior e mais caro que depois do mangusta reviveria o nome pantera a qvale nao gostou muito da ideia pois nao fazia parte do contrato com a de tomaso o desenvolvimento de um novo carro as duas companhias nao entraram em um acordo e a de tomaso acabou deixando a parceria o carro foi rebatizado como qvale mangusta e seguiu em produçao por mais dois anos no total 284 exemplares do de tomaso/qvale mangusta foram fabricados ate 2002 sendo 55 deles com cambio manual depois disto pela baixa demanda o esportivo saiu de linha mesmo com descontos de ate us$ 10 000 para tentar estimular os compradores mas nao foi exatamente seu fim em 2003 a britanica mg rover comprou a qvale e decidiu usar o mangusta como ponto de partida para um novo esportivo o chamado mg xpower era em essencia um qvale mangusta com novos conjuntos frontal e traseiro na versao inicial a sv ele oferecia o mesmo motor v8 de 4 6 litros e 324 cv ja empregado no mangusta em 2004 foi introduzida a versao sv r que adotava um v8 ford de cinco litros e 390 cv suficientes para que o carro fosse de zero a 100 km/h em 4 9 segundos com maxima de 282 km/h foram feitos 82 exemplares do mg xpower em 2003 e 2005 antes que a produçao se encerrasse pela segunda e ultima vez pela mesma razao vendas ruins o ultimo de tomaso sequer era um de tomaso quando deixou o mercado para sempre
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