historias de terror casos de horror e lendas morbidas em geral sao coisas que nao se ve com muita frequencia quando o assunto sao carros ha o classico christine o carro assassino de stephen king o estranhissimo o carro a maquina do diabo a historia do black volga que contei recentemente por aqui mas nao existem muito mais exemplos o que existem porem pode ser ate mais interessante ao menos para quem curte esse tipo de coisa ja ouviu falar na estrada real que e literalmente construida sobre uma coleçao gigantesca de cadaveres humanos sim ela existe e mostra que a realidade por vezes pode ser mais estranha sombria e perturbadora que a ficçao ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] espero que as letras em italico tenham passado o recado o local existe mesmo e se chama bem voce leu o titulo r504 kolyma highway o nome completo da rodovia e федеральная автомобильная дорога «колыма» pronuncia se federal naya avtomobil naya doroga kolyma algo como rodovia federal para automoveis kolyma ela fica na regiao chamada de extremo leste russo no norte da asia como parte da rota m56 ela esta marcada em vermelho no mapa abaixo note como o trecho de 2 031 km fica bem a leste do gigantesco pais e uma area de menos densidade populacional segundo o ultimo censo realizado em 2018 a maior parte das mais de 180 milhoes de pessoas que moram na russia fica concentrada a oeste onde ficam as areas mais urbanizadas do pais ao sul do mar caspio e proximo a fronteira com o cazaquistao a chamada russia europeia quanto mais se adentra em territorio russo passando pela siberia e chegando ao extremo leste menos se encontra gente existem alguns bolsoes populacionais espalhados ao sul mas nada que se compare ao oeste onde a populaçao e composta por comunidades nativas menores e mais isoladas e a paisagem e dominada por densas florestas de pinus e outras arvores de copa densa na temporada quente no inverno transforma se em um deserto de neve assim longe das belas construçoes de moscou ou das academias de bale de sao petersburgo fica uma russia muito mais arida intimidadora e carregada de historia e no meio dessa historia fica a r504 kolyma a estrada feita de ossos a via liga as cidades de magadan e yakutsk uma das mais frias do planeta para se ter ideia foi em yakutsk que se registrou a mais baixa temperatura no mundo excluindo se a antartida 67°c as casas sao feitas de concreto empilhado sobre uma camada de gelo permanente e a r504 kolyma e a unica via de acesso terrestre naquela regiao ao ponto de os residentes locais a chamarem apenas de trassa a estrada ou no maximo kolyma trassa quem precisa dar nomes aos bois quando so ha um boi mesmo que nao fosse por sua historia sinistra a estrada seria intimidadora asfalto e algo que ela nunca viu; sinais de transito sao escassos e gastos quase ilegiveis; e ha muitos trechos de chao batido e lama as poucas areas pavimentadas usam cascalho solto quando chove a estrada fica praticamente intransitavel para carros de passeio normais mesmo os valentes lada e preciso algo mais especializado como os indestrutiveis uaz 452 furgoes com traçao 4x4 cujo projeto data dos anos 1950 https //www youtube com/watch v=ubnbsfl3vqa a esta altura voce deve estar se perguntando sobre os ossos e cadaveres sob a estrada nao nao e uma lenda a r504 kolyma realmente foi construida sobre os corpos de pessoas mortas a construçao começou em 1932 sob o governo de josef stalin e ficou a cargo da dalstroy дальстро́й uma organizaçao criada com o objetivo de construir estradas no extremo leste da russia para ter acesso a minas de ouro na regiao a força de trabalho utilizada foram os campos de concentraçao do regime stalinista os gulag e sevvostlag a obra durou mais de vinte anos ficou pronta apenas em 1953 ao longo de duas decadas em condiçoes de trabalho extremamente precarias algo entre 250 000 e 1 milhao de pessoas deram literalmente suas vidas a construçao da r504 kolyma trabalhando ate morrer os corpos eram enterrados na beira da pista ou mesmo sob ela nao por principios mas por conveniencia era muito mais pratico rapido e util utilizar a propria obra do que cavar valas especificamente para dar fim aos cadaveres por la costuma se dizer que cada metro quadrado de rodovia foi construido ao custo de uma vida de tempos em tempos ossadas ainda sao encontradas por la expostas pelos fortes ventos que sopram sob o solo ou pelo derretimento da neve hoje em dia a estrada e tratada pelos moradores locais como um memorial mas tambem pode ser vista como um gigangesco cemiterio e considerando as condiçoes adversas que naturalmente ocorrem no extremo leste da russia onde o frio chega perto dos 70°c na epoca mais gelada do ano e animais selvagens como ursos vivem soltos quase sem interferencia humana a atmosfera e pesada lugubre e melancolica [caption id= attachment_286852 align= aligncenter width= 999 ] foto bamriders[/caption] ainda assim o local e relativamente popular entre aventureiros apos a queda da uniao sovietica em dezembro de 1991 a estrada foi parcialmente renovada os trechos mais inospitos foram abandonados e um desvio mais ao norte foi construido foi o que bastou para que pessoas de todos os lugares do mundo sedentas por aventura embarcassem no desafio de atravessar a estrada dos ossos usando veiculos preparados entre picapes jipes e motocicletas incrivelmente percorre la no inverno pode ser mais tranquilo em vez de atravessar as aguas geladas dos rios que cortam a rodovia pode se simplesmente passar por sobre o gelo mas ainda assim a falta de comunicaçao com a civilizaçao as condiçoes precarias da estrada e o frio sao fatores de altissimo risco
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.