desde que a mclaren passou a fazer carros de rua mais acessiveis que o exclusivissimo f1 qualquer milionario que curte carros pode entrar em uma concessionaria ou importadora e pedir um 12c ou um 650s mas se voce for o dono da mclaren que tipo de carro sua garagem abriga a resposta esta neste porsche 935 de rua das fotos que pertence ao milionario saudita mansour ojjeh ele nao e exatamente dono da mclaren mas sim o ceo e acionista majoritario da holding tag que detem 21% das açoes do mclaren group — o que o torna dono de 1/5 do grupo a relaçao de mansour com a mclaren começou em 1983 quando ron dennis o chamou para uma reuniao na qual ofereceu participaçao acionaria em troca de desenvolvimento de tecnologias para a equipe especialidade do seu grupo que nao por acaso e batizado de techniques d avant garde ou tecnicas de vanguarda em portugues mansour entao financiou o desenvolvimento dos motores tag porsche que foram usados pela mclaren a partir de 1984 e renderam a equipe um tricampeonato de pilotos com niki lauda 1984 e alain prost 1985 e 1986 e dois titulos de construtores 1984 e 1985 a empreitada bancada por mansour tambem representou a participaçao mais bem sucedida da porsche na formula 1 — melhor ate que a equipe de fabrica dos anos 1950 e 1960 entao em vez de escolher qualquer supercarro incrivel e exclusivo a venda na epoca ele simplesmente chamou os caras da porsche e pediu que fizessem um 935 de rua para ele o porsche 935 foi um carro de corridas criado em 1976 para disputar o grupo 5 da fia — na epoca essa era a categoria mais louca e libereal baseada em carros de rua por isso os engenheiros da porsche usaram como base o 930 a primeira geraçao do 911 turbo o projeto era simples no começo motor 2 8 com injeçao mecanica e sobrealimentado por uma imensa turbina kkk diferencial travado para melhorar a traçao e entre 550 e 650 cv de potencia dependendo da pressao do turbo mas os caras conseguiram explorar todas as brechas do regulamento com exceçao do peso minimo de 970 kg eles descobriram que poderiam arrancar os para lamas salientes do 911 e adotar farois escamoteaveis para fazer uma dianteira com melhor penetraçao aerodinamica conhecida como flatnose e tambem criaram uma especie de carroceria de duas camadas para atender a parte do regulamento que exigia que os paineis originais do carro fossem mantidos — eles estavam la mas cobertos por um monte de fibra e metal em formas um pouquinho diferentes alem do bico aerodinamico o 935 tinha uma cauda longa para reduzir ainda mais o arrasto aerodinamico com o aerofolio distante para multiplicar a pressao aerodinamica e bitolas largas para reduzir transferencia lateral de peso o resultado foi praticamente um carro novo que embora seja um 911 tecnicamente acabou conhecido pelo seu codigo das pistas 935 o carro faturou as 24 horas de le mans e outras 120 corridas entre 1976 e 1981 e acabou copiado por muitas equipes independentes o visual tipicamente dos anos 1980 do 935 fez muito sucesso entre o publico e algumas oficinas e preparadoras como a kremer ofereciam conversoes flatnose para o 930 de rua porem mantendo a traseira original mas nenhum deles era como o 935 de mansour quando voce e um dos principais acionistas da mclaren e tem todos os contatos com o alto escalao da porsche voce nao precisa recorrer a uma oficina qualquer para ter seu porsche exclusivo voce simplesmente liga para a propria fabricante e fala algo como hallo aqui e mansour ojjeh alles gut eu preciso de um carro novo e estava pensando se voces nao poderiam fazer um 935 de rua com um interior luxuoso e aconchegante afinal eu sou um dono de equipe na epoca a porsche havia acabado de criar sua divisao de veiculos personalizados e foram eles os responsaveis pela construçao do 935 street como foi batizado a ideia parecia simples afinal qual seria a dificuldade de colocar um interior bacana em um carro de corrida [gallery columns= 4 link= file ids= 10777 10775 10773 10774 10763 10756 10766 10778 ] acontece que carros de corrida sao feitos para andar mais rapido do que os rivais mesmo que isso signifique sacrificar ergonomia e estetica e algum conforto eles nao poderiam simplesmente adaptar um dos 935 de corridas para o ilustre cliente em vez disso eles usaram um 930 novinho e o equiparam com componentes de corrida o motor 3 3 veio do 934 e tinha 380 cv enquanto a suspensao e os freios eram do 935 assim como o estilo da carroceria as rodas eram bbs de duas peças com aros parafusados ao miolo e foram calçadas em pneus 345/35 a mesma medida usada nos 935 de corrida [gallery link= file columns= 4 ids= 10767 10765 10761 10757 ] no total o carro tinha quase 550 modificaçoes em relaçao ao 930 original — o pedido feito por mansour tinha 17 paginas — que resultaram em um dos porsche mais exclusivos ja feitos a cor vermelho brilhante foi misturada exclusivamente para o carro e ele tinha bancos de couro creme e detalhes de madeira algo inedito nos porsche alem de um sistema de som hi fi da clarion o preço do 935 street nunca foi divulgado mas estima se que ele tenha custado tres vezes mais que um 911 turbo zero quilometro — o que explica o fato de ele ter sido o unico 935 street construido pela porsche agora 30 anos depois de sua construçao o 935 street sera leiloado pela bonhams em spa o preço estimado de venda e de € 310 000 ou r$ 940 000 novamente quase tres vezes o preço de um 991 turbo zero quilometro na europa
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