sabe qual e o grande problema dos carros de corrida eles nao podem rodar nas ruas eles precisam de outros veiculos para leva los da oficina ate o autodromo por outro lado as vezes tais veiculos sao tao bacanas quanto os proprios carros de corrida e nos podemos provar [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] nao estamos aqui para questionar as razoes para que os carros de competiçao nao sejam legalizados para as ruas e elementar todos os seus componentes sao dimensionados para o desgaste extremo de uma corrida e em uso urbano sua durabilidade fica comprometida eles sao baixos demais para lidar com as imperfeiçoes do asfalto no mundo real eles nao possuem os equipamentos de segurança necessarios para circular em vias publicas seu desempenho muitas vezes e incompativel com elas enfim por mais que existam exceçoes como alguns muscle cars de arrancada especialmente nas decadas de 1960 e 1970 nao e por acaso que os pilotos nao vao dirigindo seus carros ate a pista o caso e que por mais que sejam completamente distintos em natureza os veiculos usados para transportar carros de corrida sao exatamente isto veiculos e como tal merecem nossa atençao ainda mais porque ao longo das decadas existiram diversos race car transporters simplesmente sensacionais hoje em dia as coisas estao mais padronizadas e especializadas as grandes equipes de formula 1 por exemplo utilizam trailers muito sofisticados rebocados por caminhoes sao compartimentos bem estruturados com espaço para dois monopostos geralmente com plataformas que permitem levar um sobre o outro iluminaçao instrumentos de telemetria e ferramentas [youtube id= qjk7yu8thcy width= 620 height= 350 ] ha caminhoes dedicados exclusivamente ao transporte de equipamentos e ate mesmo motorhomes extremamente bem equipados para acomodar os pilotos engenheiros mecanicos e dirigentes das equipes [youtube id= flzm078su u width= 620 height= 350 ] categorias menores usam trailers mais simples apenas com o necessario para manter o carro bem preso e seguro em provas regionais ha equipes que apelam para os caminhoes bau e ate mesmo carretinhas de reboque so para levar o carro ate a pista funçao sobre forma nossa proposta e voltar algumas decadas no tempo e como ja dissemos mostrar que no passado os veiculos usados para transportar os carros de corrida eram muitas vezes tao interessantes quanto os carros em si quer provas mercedes benz o317 porsche transporter fabricado entre 1957 e 1972 o mercedes benz o317 foi o segundo onibus com estrutura monobloco desenvolvido pela mercedes benz e usava um motor seis cilindros a diesel de 10 8 litros e potencia entre 185 cv e 200 cv na decada de 1960 a porsche encomendou tres exemplares para transportar nao apenas seus carros de competiçao na epoca a porsche corria com o 906 prototipo com motor flat six central traseiro que estreou em 1966 — mas tambem equipamentos e pilotos a construçao monobloco fazia do o317 a base perfeita para a conversao em um trailer para carros de competiçao o compartimento dos passageiros se tornava o local onde 906 ia guardado e o deposito de ferramentas componentes mecanicos rodas e pneus a porsche utilizou os tres onibus ate 1982 com diferentes esquemas de pintura de acordo com a equipe que os utilizava nos anos 1970 por exemplo a equipe gulf wyer porsche tinha um o317 pintado de azul e laranja como o porsche 917 que se tornou um dos carros de competiçao mais emblematicos de todos os tempos atualmente apenas dois exemplares originais tem seu paradeiro conhecido o terceiro provavelmente ja nao existe mais mercedes benz blue wonder voce acha que caso a porsche fabricasse caminhoes e onibus com motor a diesel ela recorreria a mercedes benz para fornecer seus trailers fica dificil responder a esta pergunta ao analisar o famoso mercedes benz rennwagen schnelltransporter ou veiculo de transporte veloz de carros de corrida da mercedes benz em uma traduçao mais ou menos literal mas pode chamar de blue wonder em portugues maravilha azul ele era de fato maravilhoso e azul [youtube id= acqd2tmgegk width= 620 height= 350 ] embora tenha uma postura meio desajeitada por causa do balanço dianteiro enorme a cabine ficava toda a frente do eixo dianteiro o blue wonder apresentado em 1955 e uma maquina incrivel nao apenas por seu visual que tinha elementos vindos diretamente do mercedes benz 300sl gullwing que havia acabado de estrear e so reparar no formato da grade no posicionamento dos farois e na silhueta dos para lamas traseiros mas por causa do seu motor que nao por acaso tambem vinha do 300sl gullwing um seis em linha de tres litros com injeçao mecanica de combustivel e capacidade para entregar 225 cv nao parece muito mas era bastante para levar o belissimo esportivo de aluminio aos 260 km/h fazendo do gullwing e se tornasse o carro de produçao mais veloz do mundo em seu tempo o caminhao compartilhava sua estrutura tubular com o modelo de luxo 300s que tinha versoes seda cupe e cabriolet e foi lançado em 1951 o conjunto mecanico ficava atras da cabine acessivel por uma especie de capo o restante da carroceria usava uma mistura de componentes exclusivos e elementos vindos do seda 180 w120 como portas capo e acabamento do interior e o blue wonder era capaz de chegar a impressionantes novamente para a epoca 170 km/h o blue wonder teve uma vida curta porem intensa foi ele quem transportou o mercedes benz w196 de juan manuel fangio campeao da formula 1 em 1955 pela equipe alema seu terceiro titulo e o 300sl w194 cupe de corrida que venceu o mundial de carros esporte wsc no mesmo ano com sir stirling moss ao volante no entanto o desastre de le mans de 1955 acidente envolvendo os carros da mercedes benz nas 24 horas daquele ano que matou 83 espectadores e feriu outros 180 fez com que os alemaes encerrassem seu programa de automobilismo e so voltassem as pistas em 1989 34 anos depois aposentado o blue wonder nao servia para mais nada alem de pegar poeira naquela epoca as fabricantes ainda nao tinham noçao de que sua historia deveria ser preservada e assim nao importava quanto o charmoso blue wonder fosse valer dali ha algumas decadas seu destino foi segundo o que se sabe o triturador se voce ve uma foto colorida ou um video do blue wonder carregando algum icone das pistas provavelmente nao se trata do rennwagen schnelltransporter original e sim uma replica feita pela propria mercedes em 1990 usando as antigas fotografias como referencia ecurie ecosse car transporter a ecurie ecosse foi uma equipe de corridas escocesa fundada em novembro de 1951 pelo empresario e piloto david murray e pelo mecanico wilkie wilkinson suas maiores conquistas sao sem duvida duas vitorias nas 24 horas de le mans em 1956 e 1957 ambas com o jaguar d type sendo que a vitoria de 1957 foi uma dobradinha eles ainda participaram de tres corridas de formula 1 com carros da cooper e da connaught porem sem grandes resultados dito isto o tema aqui sao os transporters e o veiculo usado pela ecurie ecosse usou ate meados da decada de 1960 feito sobre uma van commer ele tinha carroceria feita sob medida pela walter alexander coachbuilders de falkirk na escocia e usava um motor a diesel de tres cilindros 3 2 litros e 105 cv o ecurie ecosse car transporter tinha a peculiaridade de poder abrigar dois carros de corrida em uma plataforma no topo mais um no compartimento de carga alem dos membros da equipe ferramentas e componentes mecanicos o veiculo e um dos mais conhecidos desta lista por duas razoes primeiro porque ele foi tema de uma serie de miniaturas fabricadas pela corgi segundo porque ele foi restaurado na decada de 1990 por um colecionador chamado dick skipworth que na epoca começava formar uma coleçao tematica da ecurie ecosse e e presença frequente em eventos para carros de corrida classicos como o goodwood revival [youtube id= gqysobjgnba width= 620 height= 350 ] volkswagen porsche transporter a mercedes benz nao foi a unica que forneceu veiculos para que a porsche transportasse seus carros de corrida em 1964 a companhia de stuttgart aproveitou sua relaçao estreita com o pessoal de wolfsburg para encomendar seis exemplares da kombi adaptados para transportar monopostos de formula vee que utilizam mecanica volkswagen e tiveram seu pico de popularidade entre as decadas de 1960 e 1970 a variante escolhida foi a kombi pick up cuja caçamba plana acomodava perfeitamente um formula vee com laterais em folhas de madeira ligeiramente deslocadas para fora aumentando a largura util alguns exemplares foram vendidos a pilotos que procuravam um transporter estiloso e de manutençao simples para seus monopostos mas foi so o começo alem dos seis exemplares oficiais houve um sem numero de outras kombi convertidas com o proposito de levar carros de corrida para a pista veja por exemplo as corujinhas acima que tiveram o entre eixos alongado para levar um porsche 718 de competiçao e ao que parece um super vee sem aperto [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] fiat bartoletti o fiat 682 foi o primeiro caminhao de grande porte fabricado pela divisao fiat veicoli industriali apos a segunda guerra mundial era movido por um motor seis cilindros a diesel de 14 litros e 130 cv e foi muito popular como base para transportadores de carros de corrida nas decadas de 1950 e 1960 a adaptaçao era feita pela italiana carrozzeria bartoletti que fabricava carroa cerias para onibus e caminhoes ferrari maserati e lotus foram algumas das companhias que encomendaram transporters para a bartoletti e os exemplares que sobrevivem ate hoje assim como o veiculo da ecurie ecosse sao bastante populares em eventos de classicos uma caracteristica notavel porem e que os fiat bartoletti tambem foram utilizados nos estados unidos como lembra o saudoso mestre mahar em um artigo publicado no seu blog em 2012 em 1960 um exemplar foi encomendado pelo norte ameicano lance reventlow que fundou em 1957 a scarab racing sua equipe começou disputando provas de longa duraçao do scca nos eua e em 1960 aventurou se na formula 1 com um monoposto antiquado de motor v8 dianteiro conseguiu terminar apenas uma corrida na temporada o gp dos eua no qual ficou com a decima posiçao o bartoletti da scarab racing como os outros exemplares tinha carroceria de aluminio e espaço para guardar tres ou quatro carros de corrida dependendo da configuraçao do compartimento de carga o motor era um seis cilindros turbodiesel de 10 7 litros e algo entre 180 cv e 200 cv sendo capaz de levar o caminhao ate os 130 km/h cheetah transporter o blue wonder americano este aqui e sem duvida um dos itens mais interessantes desta lista ele e quase um fac simile do mercedes blue wonder e nao e por acaso seu criador foi norman holtkamp entusiasta californiano que anos mais tarde se tornaria um respeitado vendedor e preparador de porsche e volkswagen no entanto em meados dos anos 1950 ele era um admirador das flechas de prata alemas e se inspirou a fazer algo parecido nos eua com a ajuda do projetista dave deal norman começou o ambicioso projeto de criar sua propria versao do blue wonder e oferece lo a equipes de corrida locais o ponto de partida foi um mercedes benz 300s que cedeu a estrutura e recebeu um v8 small block chevrolet montado atras da cabine o cambio era automatico de tres marchas vindo do chevrolet corvette as proporçoes eram muito parecidas como que se via no transporter da mercedes benz mas o visual tinha elementos dos carros norte americanos da epoca especialmente porque a cabine foi feita a partir de um chevrolet el camino 1959 como fica evidente pelo formato das portas e da area envidraçada ja os farois eram os mesmos do chevrolet corvair talvez pela complexidade do projeto o cheetah transporter jamais foi produzido em serie mesmo limitada holtkamp ficou com o veiculo ate 1971 quando o vendeu ao lendario dean moon que era fotografo entusiasta e piloto de arrancada que dez anos antes fundou sua propria fabricante de componentes aftermarket moon ficou com o cheetah ate sua morte em 2006 antes de vende lo a um colecionador norte americano
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