voce deve lembrar que ha alguns dias fizemos aqui um post especial a respeito dos race car transporters os veiculos concebidos especialmente para levar carros de corrida da garagem para a pista e vice versa aquela foi so a primeira parte na qual mostramos o emblematico blue wonder da mercedes benz e sua versao americana as kombi usadas pela porsche e o belissimo fiat bartoletti que foi usado tanto por equipes italianas como ferrari e maserati quanto por equipes norte americanas [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] nesta segunda parte vamos mostrar outros transporter classicos alguns bastante opulentos outros mais humildes mas todos igualmente charmosos vamos la bonneville boss vamos começar por outro transporter inspirado pelo mercedes benz blue wonder que coincidentemente tambem foi feito nos estados unidos a diferença e que ele nao era usado exatamente por um carro de corrida e sim por uma maquina com motor de foguete feita para quebrar recordes de velocidade era 1976 ano do bicentenario dos estados unidos e naturalmente o patriotismo falava alto naquela epoca assim quando um homem chamado tony fox construiu um prototipo movido a foguete para tentar um recorde de velocidade nas planicies de sal de bonneville em utah ele decidiu batizar o carro como proud american americano orgulhoso em traduçao literal com o objetivo de quebrar a barreira do som ou seja o proud american deveria ultrapassar os 1 234 km/h o carro jamais passou da fase de prototipo estatico mas recebeu um transporter igualmente interessante o bonneville boss que diferentemente do carro que transportava era 100% funcional para construir o caminhao tony fox contratou ninguem menos que dean moon o homem que em 1961 fundou a fabricante de acessorios de corrida mooneyes moon certamente se inspirou no blue wonder da mercedes benz pois o bonneville boss tinha a mesma silhueta basica uma cabine bastante avançada em relaçao ao eixo dianteiro o motor logo atras dela e uma caçamba espaçosa que carregada ajudava a manter a distrubuiçao de peso equilibrada mas as semelhanças acabavam por ai o bonneville boss usava um chassi de oldsmobile toronado e seu motor v8 e tinha nada menos que cinco eixos dois na dianteira e tres na traseira o motor era ligado ao cambio automatico do toronado e movia as quatro rodas dianteiras os dois eixos dianteiros esterçavam em sentidos opostos reduzindo o raio de giro do veiculo usando um mecanismo hidraulico criado especialmente para a funçao o bonneville boss tinha 9 75 metros de comprimento e apenas 1 65 m de altura e tinha espaço para tres pessoas na cabine e mais os motorista ia sentado no meio dos passageiros ligeiramente recuado embora a area envidraçada fosse enorme e visibilidade certamente nao fosse o problema ficamos imaginando o quanto seria estranho dirigir o bonneville boss com duas pessoas tampando seu campo de visao com suas cabeças ainda que o proud american jamais tenha ficado pronto e em condiçoes de acelerar em bonneville o bonneville boss carregou o prototipo estatico pelas estradas dos estados unidos a fim de gerar buzz e levantar fundos para a empreitada que acabou nunca ocorrendo talvez por conta disto o transporter ficou guardado em um galpao por 30 anos antes de ser comprado por um colecionador chamado tom shaughnessy em 2009 ford c 600 lançado em 1957 o ford c series foi o primeiro caminhao da marca cujo desenho assumiu identidade propria com formas retilineas uma discreta grade acima do para choque e farois circulares duplos conhecido como coe cab over engine ou cabine sobre o motor c series jamais foi vendido oficialmente pela ford no brasil mas voce provavelmente ja o viu como caminhao dos bombeiros em alguma ocasiao em meados da decada de 1960 porem o ford c 600 arrumou outro emprego transporter de carros de corrida varios deles os primeiros prototipos do ford gt40 por exemplo foram transportados por um c 600 eles tambem foram utilizados por equipes de arrancada e das provas de turismo da trans am no fim dos anos 1960 e inicio dos anos 1970 transportando principalmente exemplares preparados do ford mustang equipes como a bud moore e a wood brothers utilizavam o ford c 600 e de se notar algo interessante enquanto os transporters derivados de projetos europeus tendiam a ser grandes luxuosos e desenhados por carrozzerias europeias famosas os caminhoes utilizados nos estados unidos eram bem mais simples e utilitarios havia compartimentos para guardar ferramentas e em alguns casos suportes para pneus sobressalentes os carros contudo ficavam a ceu aberto e era comum que se fizessem arranjos criativos para conseguir transportar mais de um bolido por caçamba alem de custar menos a construçao mais minimalista permitia que os carros fossem vistos pelos entusiastas naqueles tempos de win on sunday sell on monday da para dizer que deixar a versao de corrida dos carros que voce vendia nas concessionarias em exposiçao enquanto iam para a pista era uma excelente forma de publicidade chevrolet parkwood station wagon estas nao sao exatamente race cars transporters mas nao podem deixar de ser mencionadas havia na decada de 1970 quem deixasse de lado os caminhoes e partisse para uma soluçao mais simples mais parecida com a que muitos aqui adotam adotaram as carretinhas e a propria chevrolet o fez com um de seus carros de competiçao mais emblematicos estamos falando do corvette stingray concept o carro foi projetado por pete brock larry shinoda e bill mitchell e construido em 1959 por uma equipe de engenheiros liderada por zora arkus duntov o carro tinha dois objetivos ser a versao de competiçao oficial do corvette incluindo uma ida as 24 horas de le mans; e ajudar a definir o estilo da segunda geraçao do corvette a c2 que acabaria sendo lançada em 1963 ele era movido por um motor v8 de 4 6 litros e 380 cv pesava 1 000 kg e era capaz de chegar muito perto do 300 km/h o carro venceu o campeonato de prototipos esporte da scca em 1960 e depois disto continuou sendo utilizado como veiculo promocional pela chevrolet ele tambem apareceu em o barco do amor clambake filme de 1967 com elvis presley no papel do filho playboy de um barao do petroleo o corvette sting ray era seu carro no filme mas estamos aqui para falar dos transporters e nao dos carros que eles transportavam e no caso do conceito a chevrolet utilizava uma perua chevrolet parkwood 1960 a parkwood vendida entre 1958 e 1961 era o modelo intermediario entre as peruas da chevrolet ficava acima da basica brookwood e abaixo da luxuosa nomad a foto que abre este item e a unica que atravessou as decadas aparentemente e mostra o stingray na carretinha atras da perua em alguma das corridas da temporada de 1960 e mais no ano anterior quando o carro de corrida tinha pintura vermelha ele era puxado por um chevrolet el camino pintado na mesma cor infelizmente nao ha fotos dos dois carros juntos mas o el camino era assim em 1959 em compensaçao o canal king rose archives possui alguns registros em video do corvette disputando corridas no campeonato da scca sao videos mudos mas pelo menos voce pode escolher uma trilha sonora que lhe apeteça [youtube id= osap_lzul3q width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] os caminhoes da penske a penske e uma das mais famosas equipes da formula indy e atua tambem em provas da nascar e da imsa tambem teve passagens pela can am pela trans am e ate mesmo pela formula 1 mas alem de suas conquistas nas pistas incluindo 17 vitorias na indy 500 entre 1972 e 2018 mais 174 vitorias na nascar e 14 titulos conquistados por seus pilotos espalhados pelas varias categorias nas quais compete a penske tambem ficou famosa por outra coisa os caminhoes usados para transportar seus carros de corrida quase invariavelmente sao caminhoes de grande porte fabricados por empresas como a freightliner e a mack com acabamento cromado nas laterais da cabine e da caçamba alguns caminhoes sao pretos outros azuis e outros amarelos mas as laterais cromadas sao sempre uma constante e tornam os caminhoes da penske inconfundiveis com os de qualquer outra equipe os primeiros caminhoes eram modelos como este acima um freighliner cab over que chamamos no brasil de cara chata atualmente ainda sao utilizados alguns modelos antigos e os caminhoes novos sao devidamente caracterizados com o acabamento metalico em qualquer caso eles atraem quase tanta atençao quanto os proprios carros o pegaso bacalao a pegaso foi uma fabricante espanhola de automoveis que existiu entre 1946 e 1994 do que havia sobrado da extinta hispano suiza seu fundador foi um homem chamado wilfredo ricart que era engenheiro automotivo e empresario embora tenha começado fabricando caminhoes a wilfredo tinha o sonho de colocar nas ruas um carro esportivo tendo sido engenheiro da alfa romeo antes de abrir sua propria companhia isto aconteceu em 1951 quando foi lançado o pegaso z 102 um pequeno cupe de dois lugares com v8 de 3 2 litros com comando duplo nos cabeçotes e 360 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas era o bastante para que o z 102 chegasse aos 192 km/h o que era um excelente numero para um carro que teve 84 unidades produzidas entre 1951 e 1958 [youtube id= kd96bi6mp3c width= 620 height= 350 ] era natural que a pegaso tentasse a sorte no automobilismo com o z 102 levando tres exemplares para disputar as 24 horas de le mans de 1953 e ao menos um deles foi transportado por um furgao construido exclusivamente para esta tarefa pela propria pegaso seu nome era bacalao bacalhau em espanhol e nao fica dificil entender o motivo ao olhar para ele de fato com um pouco de imaginaçao era possivel visualizar a boca de um peixe ao olhar para o formato da grade e da face dianteira alem disso as tomadas de ventilaçao nas laterais pareciam guelras o bacalao foi construido em 1952 sobre um caminhao pegaso z 401 e era movido inicalmente pelo mesmo motor a diesel de 140 cv que ficava curiosamente instalado atras do eixo dianteiro e movia as rodas de tras o pegaso bacalao tinha impressionantes 11 metros de comprimento 2 5 metros de largura e 3 5 metros de altura sendo um dos maiores furgoes construidos naquela epoca nao ha muitos registros a respeito de sua utilizaçao sabe se que apesar de ter espaço para dois carros o bacalao costumava levar apenas um carro e o restante do compartimento de carga era ocupado por ferramentas e componentes mecanicos de reserva tambem acredita se que ele tenha sido utilizado por diferentes equipes de corrida todas elas espanholas ate 1968 e bem provavel que ele tenha sido destruido em 1970 um de seus detalhes mais curiosos era que nao havia mais que um lugar o do motorista que ia sentado no meio da cabine somente um pegaso bacalao tem sua existencia confirmada embora existam boatos de que um segundo exemplar que teria desaparecido completamente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.