ha alguns dias falamos aqui sobre algumas motos da honda primeiro foi a cb750 famosa sete galo ; e depois sobre a honda monkey mini moto de 50 cm³ que fez sucesso entre crianças e adultos por decadas hoje vamos equilibrar as coisas e falar sobre a maior rival da honda no mercado brasileiro a yamaha e vamos começar com o pe direito contando a historia de uma das motocicletas mais adoradas e temidas de todos os tempos a yamaha rd350 tambem conhecida como viuva negra [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] no brasil ela foi vendida por um breve periodo nos anos 70 e depois entre 1986 e 1993 sendo que segundo modelo era bem diferente do primeiro em comum porem as geraçoes tem o motor dois tempos e a fama de perigosas ou mesmo mortais a yamaha rd foi lançada la fora ou seja no japao nos eua e na europa em 1973 ha algumas versoes para o significado da sigla rd as explicaçoes mais populares dizem que e um acronimo para race developed ou road developed algo como desenvolvida para corridas ou desenvolvida para as ruas respectivamente em traduçao livre no entanto nao ha nenhuma referencia a estes significados na literatura oficial da yamaha a explicaçao mais plausivel tem a ver com a primeira moto feita pela yamaha a ya 1 red dragonfly libelula vermelha em portugues lançada em 1955 logo de cara a fabricante japonesa foi tentar a sorte nas corridas de moto dos eua conseguindo resultados consistentes desde o inicio entao existe uma grande possibilidade de que o rd seja uma referencia a red dragon que tinha um motor monocilindrico de 125 cm³ e logo conseguiu a reputaçao de ser uma moto bem construida e confiavel nao era a primeira moto com motor dois cilindros dois tempos de 350 cm³ este titulo vai para a yamaha yr1 de 1967 cujo motor de dois cilindros tinha desenho extremamente simples a simplicidade ja era algo inerente aos dois tempos claro eles dispensavam trem de valvulas com a mistura ar combustivel entrando e os gases da combustao saindo de dentro da camara por janelas nas yamaha dois tempos anteriores a rd o fluxo dentro do cilindro era controlado pelo proprio pistao que ao se movimentar dentro da camara de combustao abria e fechava as janelas para dar passagem ao combustivel e aos gases nos motores dois tempos os ciclos de funcionamento nao sao bem definidos como acontece em um quatro tempos o que resulta em maior consumo e em uma curva de força bastante violenta se potencia e torque em baixa nao sao o forte de um dois tempos a coisa muda totalmente ao passar de determinada faixa de rotaçoes dito isto quando a rd350 foi lançada a yamaha incorporou ao projeto do dois cilindros uma importante alteraçao a valvula de palheta reed valve que ficava na admissao entre a entrada para o cilindro e o carburador esta valvula se abria progressivamente e ajudava a aumentar a compressao em baixas rotaçoes melhorando o torque em uma conduçao mansa ficando totalmente aberta entre 5 500 rpm e 9 000 rpm para garantir que o motir funcionasse em seu rendimento maximo [youtube id= 9084c aipem width= 620 height= 350 ] a rd350 lançada em 1973 tinha arrefecimento a ar e visual conservador com um boa dose de cromados tanque arredondado e dois amortecedores na traseira mas era considerada uma motor esportiva graça a seu desempenho com 39 cv era capaz de chegar aos 180 km/h e foi muito bem recebida quando desembarcou no brasil em 1974 muito popular entre os jovens a rd350 tinha facilidade para encarar motos de maior cilindrada e eram famosas nos pegas de semaforo com a honda 750 four mas nao era qualquer um que estava preparado para pilotar rapido uma rd350 mesmo com a valvula de palheta o motor nao era exatamente delicado na entrega de potencia tornando a moto arisca demais para ser controlada por maos inexperientes alem disso havia a questao dos freios que eram a tambor nos primeiros exemplares e em situaçoes de emergencia nao eram eficientes o bastante para segurar a rd350 como naquela epoca o capacete nao era obrigatorio e por consequencia frequentemente dispensado o numero de fatalidades logo rendeu a moto da yamaha o apelido de viuva negra ao menos esta e a historia que se conta ha decadas o caso e que por coincidencia o mercado brasileiro fechou os portoes para veiculos importados em 1976 o que encerrou temporariamente a carreira da rd350 no brasil mas a historia estava so começando la fora em 1976 a rd350 deu lugar a rd400 que obviamente tinha o motor um pouco maior aumentando o curso dos pistoes de 54 mm para 62 mm porem mantendo o diametro de 64 mm a yamaha ampliou o deslocamento de 347 cm³ para 399 cm³ agora com 44 cv a 7 000 rpm a rd400 era ligeiramente mais docil e mantinha o estilo de sua antecessora yamaha rd400 mas em 1980 a yamaha decidiu substitui la por uma nova rd350 em parte pelo carisma que o modelo tinha com direito a um novo motor de 347 cm³ apesar de ter as mesmas medidas do anterior este motor dois tempos trazia outras duas novidades arrefecimento liquido levando a moto a ser batizada rd350 lc de liquid cooling e a partir de 1983 o sistema ypvs ou yamaha power valve system este sistema consistia em uma valvula eletronica posicionada na janela de escape do motor ela visava complementar a atuaçao da valvula de palheta ate os 5 500 rpm esta valvula ficava parcialmente pressurizando os gases de escape e aumentando a compressao em rotaçoes baixas acentuanto o torque a partir das 5 500 rpm a valvula ficava totalmente aberta possibilitando ao motor trabalhar sem restriçoes por conta de sua localizaçao por vezes o ypvs e confundido com um sistema turbo mas isto nao e verdade [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o que e verdade nas motos fabricadas no japao o novo motor 350 entregava impressionantes 59 cv levando a rd350 lc a atingir mais de 200 km/h pouco tempo depois porem veio a boa noticia em 1985 a yamaha abriu uma fabrica no brasil na zona franca de manaus a fim de centralizar por aqui a fabricaçao de suas motocicletas e a rd voltou a ser vendida no brasil em 1986 [youtube id= zj2wrhxbrhs width= 620 height= 350 ] era uma moto diferente o motor tinha comportamento mais linear e docil havia freios a disco na dianteira a suspensao traseira foi uma das primeiras do brasil e do mundo a adotar apenas um amotecedor e o visual da moto estava bem mais moderno com linhas retas em abundancia e uma pequena carenagem opcional que de inicio movia se junto com o guidao apesar de ser uma moto mais controlada a rd350 herdou o apelido e a reputaçao da viuva negra dos anos 70 vale observar que por aqui a qualidade inferior do combustivel levou a yamaha a recalibrar o motor o que resultou em uma perda de 4 cv a rd350 lc nacional tinha 55 cv e nao 59 cv sua velocidade maxima ficava nos 199 km/h as motos fabricadas no brasil abasteciam o mercado interno mas tambem eram exportadas em 1988 a rd ganhou uma nova carenagem completa fixada ao quadro da moto e nao ao garfo a moto ficou mais imponente a partir de 1991 a carenagem ficou ainda maior cobrindo boa parte dos componentes mecanicos e adotando farois duplos circulares isto trouxe um ar de novidade a rd350 mas na pratica ela ainda era uma moto do inicio dos anos 80 garfos freios quadro e demais aspectos da motocicleta eram inadequados ao padrao da decada de 1990 o que levou a yamaha a encerrar as vendas no brasil em 1993 sem deixar uma substituta a altura
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