nos andamos numa fase de odio com a ford o que ela fez saindo do brasil embora nao sem motivos nao podia criar sentimentos diferentes e ainda por cima a proibiçao da venda da licença do troller e mais que isso nem a marca pode ser vendida o que decretou definitivamente seu fim nao a ford nao pode esperar boa vontade de nos por melhores que seus produtos atuais agora todos importados sejam vai demorar para a gente se recuperar dessa mas a marca ainda tem produtos interessantissimos para nos na forma de mustangs e broncos principalmente a venda aqui por mais que minha vontade seja que eles explodam numa imensa bola de fogo visivel da mesosfera terrestre se isso acontecer esses carros vao embora tambem bem como o resto dos empregos que ela oferece aqui poucos que sejam definitivamente ha soluçao perfeita para nada mesmo por isso hoje resolvemos esquecer essa ford de hoje como tantas outras se comportando covardemente e sem espirito de luta e lembrar de um tempo diferente um tempo em que ela ousou ser maior e vencer nao so em vendas mas em tudo que pudesse vencer uma era de ouro da marca que reverbera ate hoje uma epoca que o nome ford realmente significava algo admiravel total performance nos anos 1960 a campanha da ford para ganhar todas as competiçoes importantes mundialmente e elevar a imagem de alta performance da companhia e uma das mais famosas e lendarias da historia do automovel chamou se ford total performance [caption id= attachment_300185 align= aligncenter width= 900 ] ford vence le mans 1966[/caption] lee iacocca o esperto vendedor que no futuro seria o salvador da chrysler e uma das figuras importantes aqui foi ele que empurrou o conceito de que nos anos 1960 a juventude ou pelo menos a imagem de juventude era o que todos desejavam e jovem nos anos 1960 queria mais mais sexo livre mais liberdade; mais potencia e velocidade quando se falava de carros nos eua a ford tradicionalmente tinha uma imagem de alta performance o modelo t o modelo a e o ford v8 sempre foram a base de alta performance que foi usada para hot rods nas ruas e em corridas modificados mas nos anos 1950 impulsionados por ed cole e duntov na chevrolet e um novo impeto de performance na chrysler tudo mudou os ford agora eram os carros ultrapassados e lentos; os jovens compravam em outras lojas mas iacocca convence henry ford ii que este era o caminho henry the deuce passara os anos 1950 colocando a casa em ordem depois do caos deixado na empresa por seu avo senil o henry ford original nos anos 1960 ja era considerado o salvador da empresa a familia ford dando plenos poderes a ele e o deuce nao era um homem de meias açoes nao era fa de alta performance ou engenharia como eram seu pai e avo mas se era performance que o povo queria da ford by god e isso que teriam todo mundo viu parte dessa historia no filme ford vs ferrari que conta a parte da conquista das 24 horas de le mans mas o total performance era muito mais que isso era um ataque em todas as frentes nos deu por exemplo o motor de formula 1 de maior sucesso na historia da categoria o corworth dfv v8 que orgulhosamente dizia ford em suas tampas de valvulas em rali os escort rs seriam lenda com um 4 cilindros que efetivamente parecia meio dfv o mustang trouxe essa imagem de alta performance para as ruas um sucesso de vendas imenso e nunca mais repetido e carrol shelby e ken miles deram substancia a esta imagem criando o gt350 e vencendo competiçoes de carros esporte com eles e os cobra em indianapolis a empresa venceria com a lotus; na nascar tambem um novo impeto leva a ford de volta ao podio em toda competiçao a motor ao redor do mundo existia um ford vencendo performance total sem mentira nenhuma mas a historia hoje diz respeito a outro tipo de competiçao menos conhecida fora dos eua onde a empresa tambem brilhou nesta epoca como nao podia deixar de ser arrancada o entao mega popular campeonato de super stock da nhra americana que exigia carros produzidos em serie a venda ao publico campo fertil para um tipo de carro que gostamos muito o homologation special o fairlane thunderbolt a escalada de carros especiais projetados pelas fabricas para as drag races da nhra national hot rod association ja estava a todo vapor quando a ford decide criar seu mais famoso carro de arrancada em 1964 [caption id= attachment_300166 align= aligncenter width= 820 ] fe o v8 de sete litros do gt40[/caption] a base para esse carro e um velho conhecido o v8 de bloco grande fe aqui com 427 polegadas cubicas quase exatamente sete litros de deslocamento este motor baseado num desenho lançado em 1958 era uma das grandes armas da ford para vencer nos anos 1960 e o motor por exemplo que fez o gt40 finalmente vencer le mans em 1966 o desenvolvimento para a classica prova francesa o fez mais duravel e respirar bem melhor varias modificaçoes em desenho de cabeçote o cabeçote hi riser e lubrificaçao ocorreram o trem de valvulas agora era capaz de suportar 7000rpm por quanto tempo fosse necessario e completar o ciclo de 24 horas em le mans com carga variada por duas vezes em testes de dinamometro o fe era um v8 americano classico comando unico no vale do v duas valvulas por cilindro alinhadas no cabeçote operadas por balancins e varetas camara de compressao em cunha com taxa alta era um motor de alto deslocamento mas leve e baixo relativamente e que respirava bem em versoes bravas era algo realmente impressionante [caption id= attachment_300178 align= aligncenter width= 999 ] o failane 500 normal [/caption] para 1964 a ford cria um carro especial de competiçao em arrancada baseada no fairlane um carro que normalmente recebia apenas os motores v8 de bloco pequeno no maximo com 4 7 litros o carro ficaria conhecida como thunderbolt nele o v8 fe 427 era a versao mais potente originalmente criada para a nascar um hi riser com dois carburadores holley quadruplos e capacidade de 7000rpm e uma taxa de compressao estratosferica 13 5 1 era declarado como tendo 431cv a 6 000 rpm e 66 mkgf a 3 700 rpm mas sabe se que isso era extremamente conservador as estimativas hoje sao de um minimo de 600cv disponiveis mas nao era so isso o thunderbolt era um carro modificado extensamente tanto que sua venda foi tratada com cuidado as regras diziam que o carro devia estar a venda em concessionarias e a ford garantia que fosse verdade mas cuidadosamente fez sua rede entender para quem devia vender o carro listado oficialmente como o super stock 427 fairlane tudor sedan o comunicado aos concessionarios dizia esta unidade esta disponivel apenas sob pedido especial diretamente do escritorio do gerente de veiculos especiais os pedidos podem ser enviados por carta ou telegrafo e devem especificar se o cambio manual de 4 velocidades ou automatico e o requerido as outras especificaçoes sao as seguintes e nenhuma alteraçao e permitida capo de fibra de vidro janelas de plexiglass exceto para brisa dianteiro bancos especiais de baixo peso suspensao revisada para drag racing coletores tubulares de corrida de arrancada sistema de induçao de ar forçado tacometro e medidor de pressao de oleo pneus de competiçao rodas especiais 4 polegadas na frente 7 polegadas atras freios reforçados linha de combustivel de tamanho grande caixa de transmissao de aluminio embreagem especial eixo traseiro com relaçao 4 71 1 automatico ou 4 57 1 manual diferencial autoblocante semi eixos de 31 dentes chassi mais leve bateria montada no porta malas motor do tipo high riser 427 ci apos a entrega desses veiculos o cliente deve assinar um reconhecimento de sua compreensao do veiculo que adquiriu e um acordo atestando sua compreensao da falta de garantia do carro a ford continuava afirmando esses carros sao veiculos de competiçao nao para operaçao nas ruas sao capazes de fazer um quarto de milha na casa dos 11 segundos conforme fornecidos de fabrica os carros estao prontos para competiçao portanto os revendedores devem saber de que esses carros especiais so devem ser vendidos para entusiastas experientes e capazes para produzir os fairlane thunderbolt em 1964 a ford subcontratou a empresa dearborn steel tubing onde todas as modificaçoes necessarias eram realizadas antes do carro seguir para a entrega a base era o fairlane 500 de duas portas equipados com o v8 de bloco pequeno 289cid/4 7 litros de alto desempenho e transmissao de 4 marchas que eram mandados completos para a dst isso significa que os carros ja chegavam la equipados com o eixo traseiro de 9 polegadas mais resistente do galaxie e desta versao ho do fairlane a dst modificava o compartimento do motor para acomodar o motor de bloco grande cortando as torres de amortecedor e modificando os pontos de montagem do braço de controle superior motor e cambio instalados coletores de escape especiais de aço tubular eram fabricados e o sistema de escapamento do carro basico seis cilindros ia pendurado solto sob o carro somente para atender aos requisitos da classe super stock barras de traçao eram soldadas ao conjunto do eixo traseiro e articuladas em uma travessa instalada na subestrutura traseira slicks firestone de sete polegadas de largura eram montados em rodas de aço para completar as modificaçoes embaixo do carro o suporte do radiador foi cortado para permitir que dois pedaços de mangueira fossem das posiçoes internas do farol ate para uma caixa de ar de aluminio no topo dos dois carburadores holley quadruplos sem espaço na frente do carro para a bateria e em uma tentativa de colocar o maximo de peso possivel sobre as rodas traseiras para traçao uma bateria de caminhao de 57kg foi montada no porta malas dentro dos carros o carpete foi substituido por um tapete fino de borracha os apoios de braço das portas foram removidos e as janelas laterais traseiras foram fixadas no lugar um tacometro rotunda era instalado em cima do painel e um medidor de pressao de oleo foi pendurado abaixo os primeiros 11 carros concluidos foram pintados de marrom e programados para entrega aos membros do ford drag council grupo de concessionarios e pilotos selecionados pela ford o restante dos thunderbolts foi pintado de branco o resultado era um carro de competiçao extremamente bravo e eficiente o fairlane normal ja e 305 mm mais curto que o galaxie antes usado para essas corridas e tem uma distancia entre eixos de 89 mm mais curta alem de pesar aproximadamente 318 kg a menos e o thunderbolt nao tinha para sol radio aquecedor calotas limpador de para brisa do lado do passageiro apoios de braço manivelas de janela traseira espelhos material de isolamento acustico carpete tapete do porta malas chave de roda macaco ou pneu sobressalente o peso era na pinta do minimo exigido pela categoria 1450kg 3200lb o carro simplesmente obliterou toda a concorrencia no ano de 1964 era capaz de como um relogio como entregue da fabrica repetir tempos de 11 6 segundos a 200km/h no quarto de milha o dia inteiro era realmente uma fera a final do campeonato de inverno da nhra por exemplo foi disputada por dois thunderbolts gas ronda e butch leal num carro de mickey thompson a vitoria ficou com ronda o sucesso porem se deu apenas com o carro manual a versao automatica criada para combater os dodges na categoria super stock automatic foram um completo fracasso frente aos fenomenais torqueflite da chrysler a transmissao lincoln modificada do ford era muito pesada e sem resposta suficiente com seus conversores originais cem thunderbolts foram fabricados 64 deles automaticos; pouquissimos automaticos permaneceram assim seus donos rapidamente trocando ele por um manual de quatro marchas o sucesso durou apenas um ano em 1965 a dodge apareceu com uma novidade carros de entre eixos alterados percussores de uma evoluçao que leva diretamente aos funny cars de hoje o thunderbolt apesar de pesadamente modificado para competiçao acabou sendo o ultimo super stock que era um carro de verdade de rua alguns deles foram modificados e usados nas ruas e certamente la encontram mais competiçoes agora ilegais uma lenda americana sussurada por conhecedores apenas um carro discreto mas com uma força absolutamente descomunal mesmo nas ruas com slicks era capaz de levantar as rodas da frente a ford eventualmente apelaria para artilharia pesada para combater os dodge altered e seus hemi v8 um v8 hemi com comando no cabeçote montado em mustang mas isso e historia para outro dia
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