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Zero a 300

Ram elétrica morre | Audi RS6 elétrico morre | Lotus Elise volta e mais!

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Conheça o GWM Haval H9

A GWM lançou no Brasil o seu Haval H9 no mercado brasileiro. Haval é uma marca separada na China, mas aqui, parece que será um GWM Haval. É uma perua off-road grande, com chassi separado e tração nas quatro rodas com reduzida.

O carro mede cinco metros (exatos 4,95 m) num entre-eixos de 2.850 mm, e tem mais de 1,9 metros de altura, então pequeno não é. Também pesa nada menos que 2525 kg. Para carregar tudo isso, o motor é um quatro em linha com 2.4 litros, turbodiesel, de 184 cv e 48,9 mkgf de torque, associado a um câmbio automático de nove marchas.  Então o desempenho é aceitável, mas nada rápido: 0 a 100 km/h em 13 segundos e 170 km/h de velocidade máxima. O consumo homologado é de 9,1 km/l em ciclo urbano e 10,4 km/l no rodoviário.

O desempenho bom é no fora de estrada, aparentemente: além da reduzida, há o bloqueio de diferenciais dianteiro e traseiro para uso no fora-de-estrada. Ainda para ajudar nisso, há a visão panorâmica de 540° com “chassi transparente”. Pode atravessar áreas alagadas de até 800 mm de altura. A suspensão dianteira é independente via duplo A sobreposto e a traseira é um eixo rígido com molas helicoidais, controlado por um sistema five-link.

Por dentro, parece um carro de luxo, com acabamento superior, estribos retráteis, muito couro preto, e um enorme teto de vidro. O painel é do tipo “dois tablets”, e o tablet central é enorme, com 14,6”, e comanda som de 640 W com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O rack de teto pode carregar 75 kg. Os bancos dianteiros fazem massagem, e tem aquecimento, ventilação e memória.

Infelizmente, como todo carro moderno, vem com “auxílios a direção” de praxe, todos ele extremamente chatos como sempre: é o pacote ADAS 2+, com controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro.

O modelo será vendido por R$ 309 mil no lançamento, a partir de 12 de setembro, com reajuste para R$ 319 mil após o dia 20 do mesmo mês. Barato, é o Herval Haval H9 falando relativamente, certamente para tentar ganhar mercado da SW4 e similares. Tem ótima garantia:10 anos. Dificilmente vai pegar realmente clientes da SW4, que gostam de comprar sempre a mesma coisa; mas pode atrair clientes de outros tipos de carro para o gênero.

Olhando depreciação, porém, tem que se ter coragem para pagar mais de 300 mil num carro chines, ainda hoje. Isso, um dia, deve mudar; não pela qualidade dos veículos, que já existe; com o fornecimento pronto e barato de peças de reposição. Veremos! (MAO)


O fim da Ram elétrica

“Com a desaceleração da demanda por picapes elétricas a bateria de grande porte na América do Norte, a Stellantis está reavaliando sua estratégia de produto e descontinuará o desenvolvimento de uma picape elétrica a bateria de grande porte.”

A gente aqui finge surpresa, mas sem convencer muito. Com esta declaração, a RAM anuncia que vai parar o desenvolvimento de sua Ram 1500 REV, a versão elétrica da Ram 1500. A 1500, você certamente lembra, recentemente tomou caminho inverso: recebeu de volta o V8 Hemi. De longe, qualquer um que enxerga, vê qual lado este mercado pende.

A Ram mostrou a 1500 REV no Salão do Automóvel de Nova York de 2023, que seria seu concorrente para a Chevrolet Silverado EV e a Ford F-150 Lightning. Originalmente programada para ser lançada no ano passado como a primeira picape totalmente elétrica da empresa, estava atrasada; a Ram agora cancelou oficialmente o projeto.

Claro que política tem muito a ver com tudo isso; na América hoje, os incentivos governamentais para eletrificação estão sendo cancelados. E sem incentivo, todos sabemos, não há eletrificação. Mas picapes grandes elétricas sempre foram uma proposta duvidosa; vamos observar atentamente o futuro deste segmento, onde, parece, ninguém é feliz. (MAO)


O fim do Audi RS6 E-tron

De acordo com o Top Gear, a Audi cancelou o projeto do RS6 E-Tron devido à demanda insuficiente para justificar seu desenvolvimento. A notícia é uma surpresa, especialmente porque o carro foi avistado em forma de protótipo avançado ainda em 2023, então esperava-se estar perto do lançamento. Mas parece que foi cancelado.

A Audi se recusou a responder diretamente aos rumores, mas disse: “Ainda assim, podemos garantir que estamos trabalhando em modelos de alto desempenho baseados na Plataforma Elétrica Premium (PPE)”.

A plataforma PPE é uma arquitetura de veículos elétricos compartilhada desenvolvida pela Audi e pela Porsche, que é base do Macan EV e o Audi Q6 E-Tron. Esperava-se que o RS6 E-Tron, com esta plataforma, chegasse aos 700 cv.

Segundo marcas como a Lamborghini, Pagani e Kenigsegg, compradores de carros de luxo estão perdendo o interesse em veículos elétricos de alto desempenho. A Ferrari supostamente atrasou seu segundo veículo elétrico devido à demanda “zero”, e até mesmo o primeiro veículo elétrico da Lamborghini parece que não vai acontecer tão cedo.

Além disso, vamos falar sério: a Audi já oferece um veículo elétrico de alta potência, o RS E-Tron GT, que tem 912 cv.  Tudo bem, o RS6 seria uma perua, mas vamos lá, né. Provavelmente este RS E-Tron é um balão de ensaio que mostrou a Audi que o RS6 é dinheiro jogado pela janela.

E tem mais: um novo RS6 com motor a combustão está supostamente em desenvolvimento. Pode ser híbrido, mas certamente terá motor a combustão, o que, de novo, diminui a desejabilidade de se desenvolver um elétrico. E mostra como os ventos mudaram, já. (MAO)


Lotus Elise com piloto no meio: Analogue Automotive VHPK

A empresa britânica Analogue Automotive soltou alguns teasers e dados do VHPK, um novo restomod que prepara com base no Lotus Elise S1. O carro vai ter posição central de motorista, e promete pesar apenas 600 kg, pronto para uso.

Lembra do Lotus Elise S1 de 1996? Era um pequeno carro esporte ainda hoje tecnologicamente avançado em sua mecânica, simples, sem muita eletrônica, mas em alumínio extrudado, cola estrutural, fibra de vidro, e apenas 675kg. Por isso era sensacionalmente veloz mesmo com um motor qualquer: no início, um Rover K-series de 1,8 litro e 120 cv: 0-100 km/h em 4,4 segundos e chegava a 203 km/h. O Elise revolucionou a Lotus trazendo-a ao seu passado em espírito; e ainda seria sensacional se lançado hoje, não 30 anos atrás.

Agora, para celebrar o 30º aniversário do lançamento do carro, o VHPK se baseia nos Sport Elises que competiram no Campeonato Autobytel Lotus na virada do milênio. Como naqueles carros de corrida, o piloto senta-se no centro do cockpit.

A carroceria e o interior são substituídos por fibra de carbono, enquanto a potência de frenagem extra vem graças a um novo conjunto de discos de freio de carbono-cerâmica, que ajuda reduzindo o peso também.

O motor é o mesmo: um Rover K-Series, levíssimo 4 em linha DOHC/16v originalmente de 1,8 litros; mas que aqui é aumentado e preparado para, segundo a empresa, dar 250 cv. Com isso, chega a 400 cv/ton.

Analogue Supersport

A empresa já faz o Analogue Supersport hoje, um restomod do Elise com 210 cv e 699 kg, que faz o 0-100 km/h em 4,3 segundos e chega a 230 km/h. Custa £ 100.000, mas você tem que fornecer o Elise-base. Este, certamente, não será mais barato… (MAO)


Conheça o Subaru BRZ Series.Yellow

OK, essa série especial é pouco especial. Mas nós aqui no FlatOut operamos na premissa que qualquer notícia a respeito de Subaru BRZ ou Toyota GR86 é uma boa notícia para se dar, então vamos lá.

WRX Series.Yellow

A Subaru já tinha lançado nos EUA o WRX Series.Yellow, uma edição especial baseada no WRX tS, com pintura Amarelo Sunrise, além de rodas de 19 polegadas pretas foscas com pneus Bridgestone Potenza S007. a edição especial conta com bancos dianteiros Recaro com costuras contrastantes e detalhes em amarelo. Eles são complementados por detalhes combinando nos painéis das portas e no painel.

Mecanicamente praticamente nada muda: motor Boxer turbo de 2,4 litros de 275 cv, e transmissão manual de seis velocidades e tração nas quatro rodas permanente. O que muda: incluem amortecedores ajustáveis ​​com ajuste STI e freios Brembo.

Agora, há também um BRZ Series.Yellow 2026. É irmão da versão Toyota: o GR86 Yuzu Edition 2026, pintado de amarelo Yuzu. O BRZ Series.Yellow tem exterior na cor Amarelo Sunrise com rodas de 18 polegadas em preto fosco. Estas últimas são equipadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 e contam com freios Brembo.

GR86 Yuzu Edition: irmão do BRZ Series.Yellow

Os compradores também encontrarão um interior preto com costuras amarelas “exclusivas” nos bancos, volante, alavanca de câmbio e coifa do freio de estacionamento. De resto, é o mesmo sensacional cupê de tração traseira, com um boxer aspirado dianteiro de 2,4 litros e 231 cv. O Series.Yellow vem exclusivamente com a transmissão manual de seis marchas e amortecedores Hitachi com ajuste STI.O que apoiamos veementemente. O carro pesa 1287 kg, faz 0-100 km/h em 6,2 segundos, e chega a 225 km/h.

Ambas as edições especiais serão limitadas a 350 unidades, e os preços serão anunciados mais perto do lançamento. Um BRZ parte, nos EUA, dos US$ 34.380 (R$ 184.065). Preço de Corolla Cross aqui. (MAO)