produzido ate agosto deste ano o dodge viper era um verdadeiro monumento aos esportivos americanos da velha escola veloz agressivo e dotado de um enorme motor naturalmente aspirado na dianteira um v10 que em sua ultima encarnaçao deslocava 8 4 litros e entregava 654 cv a força era levada para as rodas traseiras atraves de uma caixa manual de seis marchas e nao havia outra opçao de transmissao na real ainda nao superamos direito seu fim [gt40 content search= dodge widget= 1 title= mopar or no car ] o motor v10 era o principal apelo do dodge viper mas o viper nao foi o unico a utiliza lo em 2002 a dodge decidiu colocar o motor do viper em uma ram criando a dodge ram srt 10 uma resposta matadora ainda que tardia a ford f 150 svt lightning e e dela que viemos falar hoje continuando nossa serie sobre picapes esportivas pois bem a ideia de uma picape com motor v10 parece um tanto distante nestes tempos de downsizing mas ja em 1994 as caminhonetes ram 2500 e 3500 tinham o seu era o magnum v10 em essencia um v8 da familia la tambem conhecido como magnum com dois cilindros a mais com deslocamento de oito litros e bloco de ferro fundido pesava quase 400 kg e entregava 315 cv potencia de respeito para qualquer caminhonete de trabalho ainda mais nos anos 90 [youtube id= hz41aeat 4q width= 620 height= 350 ] este nao era o motor do viper que fora lançado dois anos antes em 1992 mas os dois tinham uma ligaçao estreita o motor do viper que foi batizado como viper v10 tambem derivava do v8 magnum mas tinha bloco de aluminio o que lhe ajudava a perder mais de 70 kg chegando aos 323 kg e contava com diversas alteraçoes feitas pela lamborghini que pertencia a chrysler desde 1987 e foi uma parceira crucial para que a vibora fosse tao venenosa os italianos desenvolveram um coletor de admissao mais baixo e de melhor fluxo pistoes mais leves cabeçotes retrabalhados e modificaçoes no comando de valvulas e no virabrequim o resultado foi um motor de oito litros capaz de entregar 405 cv a 4 600 rpm e 63 9 mkgf de torque a 3 600 rpm com ele o viper lançado em 1992 que era apenas roadster pois o cupe so veio em 1995 tres anos depois era capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 6 segundos com maxima de 266 km/h [youtube id= x98g8exgk4a width= 620 height= 350 ] com o programa do viper o desenvolvimento do magnum v10 ficou em segundo plano e talvez por isso a picape equipada com ele chegou um pouco depois e importante deixar isto claro pois ha quem pense que o motor do viper e derivado do motor utilizado na ram quando na verdade os dois dividem a origem sao parentes em 1996 a dodge deu o primeiro sinal de que este parentesco poderia ser aproveitado no futuro no salao de chicago daquele ano foi mostrado o conceito dodge ram vts uma ram 2500 com o v10 de oito litros do viper e uma transmissao manual borgwarner de cinco marchas a caminhonete tinha suspensao rebaixada pintura na cor banzai blue com listras brancas igual ao viper as mesmas rodas do cupe gts com pneus bf goodrich 275/60/17 e os mesmo retrovisores nunca passou de conceito mas a semente foi plantada para a geraçao seguinte em 2002 quando a nova ram foi lançada o dodge viper ja tinha um novo motor com deslocamento ampliado para 8 3 litros a potencia saltou de 405 cv para 507 cv com torque de 72 6 mkgf a dodge acho que aquele era o momento para colocar em pratica a ideia lançada pelo conceito ram vts durante o salao de detroit de 2002 foi apresentado um novo conceito e desta vez havia planos concretos para lançar uma versao de produçao esta veio em 2004 batizada ram srt 10 como o cofre da ram ja havia sido projetado para acomodar o motor v10 nao houve maiores complicaçoes a suspensao recebeu amortecedores mais firmes da bilstein molas mais duras e uma barra estabilizadora mais grossa alem de ficar mais baixa para lidar com a força extra da caminhonete em alta velocidade as rodas de 22x10 polegadas passaram a abrigar os discos de freio do viper com 380 mm de diametro na dianteira e 360 mm na traseira a transmissao escolhida variava de acordo com a carroceria a versao de cabine simples vinha com o mesmo cambio manual de seis marchas do viper enquanto a versao de cabine dupla lançada em 2005 vinha equipada com uma caixa automatica de quatro marchas o desempenho da caminhonete era impressionante para um veiculo de seu tamanho no caso da versao de cabine simples que pesava 2 339 kg o 0 100 km/h era cumprido em 4 9 segundos e a velocidade maxima era de impressionantes 248 km/h a ram srt 10 de cabine dupla que tinha 2 548 kg na balança precisava de 5 3 segundos para chegar aos 100 km/h e tinha velocidade maxima de 237 km/h para acompanhar o desempenho o visual tambem recebeu alguns retoques a grade era pintada na cor da carroceria com grade em padrao hexagonal e havia emblemas cromados na traseira indicando a versao o interior tinha painel de instrumentos mais completo e bancos do tipo concha e nos carros de cambio manual uma longa alavanca de cambio para deixar a manopla a mao do motorista havia ainda a opçao por um sistema de som infinity com oito alto falantes conexao bluetooth e tela multimidia sensivel ao toque [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] outro detalhe caracteristico era um spoiler traseiro na extremidade da caçamba que em alguns exemplares vinha acompanhada de uma tampa de fibra na cor da carroceria apesar de parecer inutil em uma caminhonete tao grande a asa de fato reduzia o arrasto aerodinamico e ajudava a reduzir o lift da traseira em 2006 a ram passou por um facelift que lhe deu farois maiores e um interior mais moderno em principio houve duvida se a versao srt 10 seguiria em produçao o que acabou acontecendo apenas em 2006 no ano seguinte com a reduçao na demanda a picape saiu de linha uma pena porque o viper com caçamba foi um dos veiculos mais deliciosamente insanos lançados na decada passada no total apenas 9 527 exemplares foram fabricados em tres anos [youtube id= ckpizx3p_x0 width= 620 height= 350 ]
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