o range rover evoque apresentado em 2011 e um case de sucesso ao fazer a versao de produçao praticamente igual ao conceito apresentado em 2008 o lrx a land rover conseguiu tornar se lider no segmento dos suvs compactos de luxo com um veiculo muito bonito bem equipado de desempenho satisfatorio e surpreendentemente divertido de dirigir para um utilitario o resultado na pre venda o evoque vendeu 18 000 unidades chegando a 80 000 no primeiro ano de produçao em sete anos foram nada menos que 800 000 exemplares vendidos com numeros consistentes que nao apresentaram queda ao longo de toda a produçao [gt40 content search= land rover widget= 1 ] especialistas no mercado automotivo atribuem o sucesso do range rover evoque nao apenas a seu desenho acertadissimo mas tambem ao fato de o evoque representar uma renovaçao da marca land rover e da linha range rover ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] todos nos gostamos dos classicos feitos para transpor terrenos dificeis e nao devemos esquecer que virtualmente todos os modelos que foram lançados pela fabricante nas ultimas decadas mantiveram certo grau de desenvoltura off road incluindo o proprio evoque cuja capacidade de enfrentar trilhas surpreendeu o trio do top gear na epoca do lançamento mas do ponto de vista mercadologico que muitas vezes e menosprezado pelos entusiastas o evoque introduziu uma range rover mais urbana pratica e preocupada com o meio ambiente e isto vende o feito do primeiro evoque foi juntar tudo isto em um pacote extremamente bem feito agradavel e capaz de agradar tanto ao consumidor medio quanto aos entusiastas mais hardcore e sabiamente a land rover apostou em uma segunda geraçao evolutiva e nao revolucionaria no que tange ao design e ao apelo de seu aclamado suv o que nao significa que estamos diante de um projeto antigo repaginado o que os olhos veem a land rover deixa claro que o range rover evoque de segunda geraçao e completamente novo sua plataforma e nova e naturalmente nenhum painel da carroceria antiga foi aproveitado fica evidente a abordagem evolutiva nas proporçoes gerais e nas formas mas tambem fica claro que o novo evoque mudou graças aos classicos detalhes que fazem a diferença por exemplo os farois que ficaram mais esguios e complexos agora sao mais rentes a superficie da carroceria sem desniveis a entrada de ar inferior no para choque dianteiro teve seu formato mantido mas as tomadas nas extremidades agora sao mais discretas e integradas com tres barras horizontais empilhadas nas versoes mais potentes todos os vincos foram suavizados e alguns foram eliminados e o vinco principal que corre pela lateral da carroceria foi elevado e esta mais proximo da base dos vidros o que contribui para uma aparencia mais limpa no geral as maçanetas retrateis vistas pela primeira vez no range rover velar tambem se fazem presentes no mais a silhueta ascendente da area envidraçada foi mantida assim como a ligaçao entre a mesma e o pequeno vigia traseiro ja as lanternas traseiras mudaram de forma consideravel alem de ficarem mais baixas e largas invadindo a tampa do porta malas e trazendo dois elementos distintos elas sao ligadas por um aplique que abriga o letreiro r a n g e r o v e r na geraçao anterior ele ficava acima desta linha um dos pontos mais importantes porem e o maior cuidado com os gaps entre os paineis da carroceria que ficaram consideravelmente menores da para perceber nas fotos inclusive tudo isto contribui para deixar claro que se trata de um novo evoque mesmo que as mudanças no visual sejam bastante sutis o approach evolutivo tambem foi empregado no interior os elementos da cabine nao trocaram de lugar e as formas gerais foram mantidas o cluster de instrumentos compacto as linhas limpas e discretas as saidas de ar no topo do painel a central multimidia abaixo delas e os comandos auxiliares no console central no entanto a land rover apostou em materiais mais refinados e mais opçoes de cores agora e possivel por exemplo optar pelo revestimento de couro no botao da buzina combinando com o restante das forraçoes alem do couro o lado de dentro do novo evoque tambem pode ser revestido com um misto de la e tecido uma forma de agradar aos que sao contra o uso de couro no interior dos automoveis novamente e o conjunto de detalhes que passa a ideia de um carro totalmente novo o cluster de instrumentos como esperado agora e totalmente digital a tela principal do sistema multimidia aumentou de tamanho e agora se move levemente em direçao aos ocupantes no momento em que o veiculo e ligado alias lembra daquele sistema que a land rover apresentou em 2014 no qual as cameras externas do carro eram utilizadas para dar a impressao de que o capo era transparente pois uma versao simplificada aparece no novo evoque a perspectiva proporcionada pelo posicionamento das cameras e exibida na tela principal e o efeito e quase tao impressionante quando no conceito agora o sistema operacional do carro pode ser atualizado por wi fi e integrado ao smartphone do dono que consegue atraves de um app conferir diversos aspectos do evoque nivel de combustivel autonomia temperatura ambiente etc e realizar funçoes basicas como travar e destravar as portas ou controlar o sistema de climatizaçao alem disso uma terceira tela menor foi incorporada ao console central para substituir parte dos comandos embora ainda existam seletores circulares fisicos para as funçoes mais delicadas o bom senso agradece de verdade nova plataforma novos motores [youtube id= kpxqwkfbbx4 width= 620 height= 350 ] o novo range rover evoque e o primeiro modelo a utilizar uma nova plataforma da jaguar land rover chamada premium transverse architecture alem de segundo a fabricante ser 13% mais rigida que a anterior a nova base foi concebida desde o inicio para receber sistemas hibridos e devera ser aplicada em diversos modelos com motor dianteiro transversal que o grupo lançara nos proximos anos graças a nova plataforma o evoque conseguiu manter exatamente os mesmos 4 37 metros de comprimento da geraçao anterior e aumentar o entre eixos em 20 mm chegando a 2 68 metros antes eram 2 66 metros parece um crescimento infimo mas foi o suficiente para garantir que o novo evoque seja mais espaçoso para os ocupantes do banco traseiro uma das poucas fontes de insatisfaçao do publico com o modelo antigo o porta malas tambem aumentou a capacidade de carga em 10% a principio todas as versoes do range rover evoque serao equipadas com novos motores de dois litros turbo da familia ingenium a gasolina e a diesel na base do espectro esta o evoque d150 unico com traçao dianteira movido por um motor turbodiesel de 150 cv acoplado a uma caixa manual de seis marchas honestamente meu favorito capaz de ir de zero a 100 km/h em 9 9 segundos com maxima de 200 km/h os modelos seguintes todos eles tem traçao 4x4 e cambio automatico zf de nove marchas o combustivel utilizado e a potencia e expressa pelo nome de cada versao d180 e d240 a diesel com 180 e 240 cv ; e p200 p250 e p300 a gasolina com 200 250 e 300 cv esta ultima topo de linha e capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 3 segundos e seguir acelerando ate os 240 km/h talvez a maior novidade em termos de powertrain seja o fato de todos os evoque com traçao 4x4 agora serem hibridos leves mild hybrids ou seja possuem um sistema ligado ao alternador que recupera energia das frenagens e desaceleraçoes armazena esta energia em uma bateria e a libera sob aceleraçao com isto a eficiencia energetica do novo evoque e 6% superior ao modelo anterior a partir de 2020 contudo sera vendida uma versao hibrida plug in com um motor eletrico atuando em conjunto com um motor tres cilindros turbo de 200 cv e capacidade de rodar por uma distancia limitada utilizando apenas energia eletrica o novo range rover evoque ja começou as ser produzido e as encomendas começaram ontem a jaguar land rover declarou que ja recebeu mais de 5 000 intençoes de compra de clientes mesmo sem ter exibido uma imagem sequer do novo evoque e as entregas estao previstas para o primeiro semestre de 2019 em mercados como os eua e a europa os preços nao vao se distanciar muito da geraçao atual parte da estrategia para continuar liderando nas vendas com o modelo basico partindo de £ 31 990 ou pouco mais de us$ 40 000 mais detalhes deverao ser revelados durante a estreia mundial do novo evoque marcada para o salao de chicago em fevereiro de 2019 o novo evoque ja esta confirmado para o brasil ainda sem preço definido porem com as entregas das primeiras unidades importadas ja previstas para o segundo semestre do ano que vem
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.