se voce e fa dos carros esportivos japoneses sao grandes as chances de voce ja ter sonhado com um jogo dessas belezinhas as rays volk te37 talvez voce ate tenha colocado elas no seu carro seu desenho limpo sem invencionices com seis raios e uma borda bem marcada e neutro a ponto de ficar bem em praticamente todo carro mas ao mesmo tempo tem personalidade o bastante para ser instantaneamente identificado e reconhecido [gt40 content search= jdm widget= 1 ] as volk te37 caem como uma luva em um esportivo japones moderno mas tambem combinam perfeitamente com um classico dos anos 80 especialmente se for um projeto com pegada de pista na real o carro nem precisa ser japones para ficar bonito calçando um jogo de te37 mas o visual emblematico da volk te37 passa longe de ser a unica razao para que ela seja tao popular e desejada no mundo todo ela e bonita sim mas se nao tivesse algo mais seria so mais uma roda bonita entre as dezenas centenas de opçoes que o aftermarket oferece ainda mais considerando que existem rodas desenhadas nos anos 50 e 60 que ainda sao muito populares hoje em dia e o que seria esse algo mais resumidamente a volks te37 foi a primeira roda a proporcionar aos entusiastas a chance de usar uma roda forjada com tecnologia de pista em seus carros de rua uma roda leve resistente e rigida e ainda por cima bem estilosa mas vamos desenvolver esta historia um pouco mais ok a rays engineering foi fundada no japao em 1973 e logo especializou se em fabricar rodas para carros de competiçao sob a marca volk racing por isso e comum que se pense que volk racing e a companhia que fabrica as rodas rays quando na verdade e o contrario naquela epoca a rays empregava o metodo de fabricaçao de rodas em tres partes miolo aro e tala inaugurado pela alema bbs o que resultava em rodas visualmente semelhantes as encontradas na europa alguns modelos traziam a instriçao volk three piece wheel nas calotinhas nas decadas de 70 e 80 inumeros carros de competiçao tanto de turismo quanto prototipos usaram rodas volk racing em corridas da elite do automobilismo um exemplo e o dome toyota celica turbo abaixo que competia na imsa nos estados unidos em 1981 e usava rodas volk a volk racing oferecia uma linha completa de rodas de competiçao e tambem para as ruas e houve alguns modelos iconicos anos antes da te37 como a combinaçao das rodas volk mesh com calotas turbo fan especialmente desenvolvidas pra canalizar ar frio para sobre os freios e assim resfria los dificil encontrar quem nao ache ao menos intrigante o visual conferido pelos acessorios empregados principalmente em prototipos esporte como o mazda 767b o antecessor do mazda 787b que venceu as 24 horas de le mans em 1991 e tambem equipado com um motor rotativo wankel de quatro rotores que com apenas 2 6 de deslocamento entregava mais de 600 cv [youtube id= bkzfyyvg5gs width= 620 height= 350 ] foi em 1996 que a rays engineering colocou no mercado a volk racing te37 aquela altura as rodas de tres peças embora ainda fossem bastante utilizadas tanto por carros de competiçao e projetos street ja nao eram a ultima palavra havia alguns anos a rays foi uma das primeiras fabricantes japonesas a investir principalmente na manufatura de rodas forjadas dando especial atençao aos materiais utilizados e ao metodo de forja e com a volk te37 esta tecnologia invadiu as ruas o te da te37 quer dizer touring evolution significando que as rodas proporcionariam aos entusiastas comuns toda a engenharia e cuidado na fabricaçao na escolha dos materiais nos testes de durabilidade e demais caracteristicas que antes so eram acessiveis as equipes de corrida ja o 37 era uma representaçao do peso da te37 em sua menor medida disponivel 15x6 polegadas 3 7 kg cara tem noçao do que e isto e menos que duas garrafas de dois litros de coca cola era uma formula simples e eficiente tanto que a te37 logo foi adotada em massa por equipes de corrida em categorias importantes no japao como os campeonatos de turismo jgtc e jtcc e super gt imediatamente caindo no gosto dos gearheads afinal quem nao gostaria de ter em seu project car as mesmas rodas usadas por seus idolos nas pistas [youtube id= 6x6ukpaoo5s width= 620 height= 350 ] a rays sempre enfatizou a influencia de rodas leves no desempenho de um carro no circuito segundo eles reduzir a massa nao suspensa em apenas 1 kg pode ser ter tanto impacto positivo na performance quanto eliminar 15 kg da massa total do carro alem do baixo peso outras duas caracteristicas presentes nas te37 sao fundamentais rigidez e resistencia nao nao e a mesma coisa uma roda com maior rigidez transmite mais força para o pneu e para o asfalto; ja uma roda mais resistente quebra com menos facilidade ha uma relaçao intima entre as duas caracteristicas e em fabricantes high end como a rays as propriedades da roda sao testadas a exaustao com criterios que dependem da finalidade daquele modelo talvez outro fator que contribua para o status de referencia das volk te37 seja a tradiçao desde o inicio de suas atividades a rays jamais investiu na construçao de outras fabricas fora do japao em busca de mao de obra barata pratica comum na industria que barateia o custo de produçao conforme explicamos neste post onde abordamos a questao das rodas falsificadas e pode ser que isto influencie na percepçao de qualidade que os entusiastas tem e de fato a volk investe pesado na infraestrutura de suas fabricas no japao sendo por exemplo a unica fabricante de rodas forjadas com uma maquina capaz de exercer 10 000 toneladas de pressao sobre uma peça de aluminio a maquina se chama rm8000 e e uma prensa de conformaçao rotativa a maior e mais potente do mundo responsavel pela manufatura do aro da roda os raios usam menos pressao mas ainda assim o processo e suficiente para tornar a te37 especialmente na versao sl uma das melhores na relaçao entre baixo peso e alta resistencia [youtube id= armx02_r7y0 width= 620 height= 350 ] o processo de forja utilizado pela visa obter o maximo de rigidez resistencia e leveza de uma roda por si a forja e o metodo que melhor mantem a dureza do metal na hora de dar forma a ele por submete lo a pressao em temperaturas altissimas e desta forma comprimindo o material enquanto o mesmo e moldado resultando em uma estrutura mais compacta e densa o que nao e o caso com uma roda fundida e a rays tambem orgulha se de nao realizar nenhum corte no billet de aluminio que e transformado em uma volk te37 com isto a resistencia de uma delas pode ser ate tres vezes maior do que de uma roda fundida por essa razao as replicas de te37 costumam ser as mais pesadas que a media das rodas de liga leve chegando a 15 kg por roda dependendo do diametro justamente porque o desenho original da volk racing leva muito em conta o material usado e o processo a qual ele e submetido as replicas precisam ser superdimensionadas e como nao utilizam o mesmo metodo de produçao para reduzir custos acabam ganhando muito peso mesmo o numero de raios nao foi uma escolha aleatoria ou puramente estetica e que desta forma e mais eficiente a dispersao de energia ao longo de toda a circunferencia interna e externa da roda sob stress o que permite que ela lide melhor com todos os impactos que sofre uma roda de corrida [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ao longo de vinte anos foram lançadas diferentes variaçoes da volk te37 como a te37v com face concava deep dish e borda polida; te37sl de super lap com a marca vermelha em um dos raios que e 400g mais leve que uma te37 comum de 18x10 5 polegadas graças ao uso de menos metal na parte de tras dos raios e do centro; e te37rt de rigid tune que de acordo com a rays e 6% mais rigida sem comprometer a leveza da roda ela e oferecida apenas na cor vermelho burning red todas elas primam pelo baixo peso uma te37 standard de 15x8 polegadas pesa 5 5 kg se forem 16x7 polegadas sao impressionantes 5 2 kg a versao de 17x9 5 polegadas pesa 7 9 kg com 18x10 5 polegadas sao 8 7 kg e uma te37 de 19x8 5 polegadas pesa 9 1 kg ja houve uma versao de 13x8 polegadas que pesava parcos 3 6 kg e obvio que nao ha planos para descontinuar a volk te37 seria loucura na verdade e a rays engineering certamente ainda ira lançar novas versoes nos proximos anos
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