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Petrobras reduz o preço da gasolina pela primeira vez no ano
A Petrobras finalmente reduziu o preço da gasolina em 2022. Pela primeira vez desde janeiro, a estatal anunciou uma redução de quase 5% no valor do litro do combustível. A partir desta quarta-feira (20), o preço do litro nas refinarias passa a ser R$ 3,86 — uma redução de R$ 0,20 por litro, uma vez que valor praticado até ontem era R$ 4,06.
A última redução do preço da gasolina nas refinarias havia sido realizada em dezembro de 2021. Desde então vimos uma escalada dos preços motivada por uma série de fatores internos e externos, que levaram a uma manobra do governo federal e dos governos estaduais a (finalmente) reduzir o ICMS cobrado sobre os combustíveis. Após a redução do imposto, os preços caíram mais de 12%, considerando a média nacional.
Agora, com a redução da gasolina nas refinarias somada ao ICMS reduzido, a tendência é que o preço médio da gasolina siga em queda. Com a redução, considerando que o litro do combustível tem 73% de gasolina e 27% de etanol, o valor inicial desta proporção (730 ml) passa de R$ 2,96 para R$ 2,81 — na prática não espere uma redução maior que R$ 0,10 nas bombas, ao menos não sem uma redução no preço do álcool anidro que compõe a gasolina E27. (Leo Contesini)
Fiat Pulse fica R$ 1.000 mais caro e muda pacotes de equipamentos
A Fiat anunciou mais um reajuste nos preços do Pulse. O crossover do Argo, que chegou à lista dos mais vendidos no início do ano e chegou a liderar o segmento em abril, ficou R$ 1.000 mais caro em todas as versões, e teve seus pacotes de equipamentos de série modificados.
Com o reajuste, o modelo agora parte de R$ 96.290 na versão Drive 1.3 com câmbio manual, R$ 103.290 na versão Drive 1.3 CVT, e R$ 111.290 na versão Drive 1.0 Turbo CVT. Além do aumento de R$ 1.000, o Pulse Drive também perdeu as rodas de liga leve de 16 polegadas, e passa a vir de série com rodas de aço estampado e calotas, enquanto as rodas de liga leve são oferecidas como um opcional de R$ 2.000. Na prática, o reajuste da versão foi de R$ 3.000, portanto, se considerarmos a mesma lista de equipamentos.
Acima dela, a versão Audace passou a custar R$ 116.290, sem perder nem ganhar equipamentos de série. As únicas mudanças são as novas rodas de liga leve, e o conceito Sound Design aplicado aos sinais de alerta do carro, que substitui os insuportáveis bipes de alerta por efeitos sonoros mais agradáveis. No topo, a versão Impetus chegou aos R$ 127.990, também sem mudanças na lista de equipamentos.
Todas as versões mantiveram o ar-condicionado automático, o controle de estabilidade, o sistema multimídia com tela de 8,4 polegadas, conjunto óptico de LED, airbags laterais, cruise control e sensores de estacionamento na traseira. (Leo Contesini)
Aston Martin lança novo logotipo
A Aston Martin ganhou uma saudável injeção de caixa recentemente, segundo o CEO Lawrence Stroll, um fato que “muda o jogo” para a empresa. O dinheiro veio de um novo investidor, o PIB, um fundo de investimento público do governo da Arábia Saudita. Sim, a Aston Martin é agora praticamente uma estatal. Stroll agora é funcionário público Saudita? Anyway…
O fato é que eventos assim precisam ser celebrados, então qual é a primeira coisa que a Aston faz? Cria um novo Slogan. Que é (rufem os tambores…) “Intensity. Driven.” Toda essa intensidade é, bem, dirigida também para a criação de um novo logotipo da empresa. Que para muitos parece exatamente igual ao anterior, mas planificado e com as linhas simplificadas tão em voga hoje em dia.
Mas divago; o fato é que mesmo antes de um Aston Martin de produção receber o novo logotipo, a equipe Aston Martin de F1 apresentará o novo design em seus carros durante o Grande Prêmio da França no próximo fim de semana. O logotipo original da Aston Martin, porém, estará no carro também: é parte da comemoração do 100º aniversário do primeiro GP que a Aston-Martin participou.
Segundo a empresa, não é apenas um redesenho qualquer. “Cada milímetro de cada linha e de cada forma dentro das novas asas é desenhado mergulhando-se nas profundezas do fértil poço de criatividade cultivado durante os primeiros 109 anos da Aston Martin.” Se você não gostou do logotipo, tem que pelo menos admirar a capacidade de hipérbole desses ingleses. Não, pera… Árabes? Anyway…
Um pequeno filme é o início da campanha de divulgação do novo logotipo e slogan. Como parte de uma nova campanha de marketing, a Aston Martin também lançará uma série de ações em rede sociais, e em meios digitais e impressos. (MAO)
USPS lança selos comemorativos de Pony-cars
Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante… Selos! Antigamente, meninos, mensagens para alguém que não está fisicamente perto de você eram enviadas fisicamente: você escrevia num papel, colocava a mensagem num envelope, e ia até um lugar chamado “Correio”, que levava a tal carta para o seu destino. Sim, os mesmos caras que hoje te trazem encomendas. No “Correio”, você tinha que comprar e colar um pedacinho de papel oficial chamado “selo”, que indicava que você pagou pelo envio. Sim, a gente pagava para enviar esse ancestral arcaico e ultrapassado do e-mail.
Hoje eles ainda existem, na maioria das vezes para benefício de um povo interessante que atende pelo nome coletivo de “filatelistas”. Colecionadores de selos. Na verdade, costumava ser uma atividade deveras popular; todo mundo de uma certa idade tem um pezinho na filatelia juvenil. A gente não tinha internet e TV era em preto e branco. Você queria o que?
Mas enfim, hoje chega a notícia de que o serviço postal dos Estados Unidos da América, o USPS, lançou uma série comemorativa de selos com motivos automobilísticos. Comemoram a era de ouro do carro americano, especificamente nesta leva, os pony-cars.
A seleção de carros representados nos selos é bem interessante: Mercury Cougar XR-7 1967, Chevrolet Camaro 1969, Ford Mustang Boss 302 1969, Dodge Challenger R/T 1970 e o AMC Javelin SST 1969. Basicamente todo sabor de pony car, nos anos em que a arte chegou ao máximo, de 1967 a 1970.
Os “Pony Car Commemorative Forever Stamps” estarão à venda em 25 de agosto de 2022 às 11h como parte de um evento organizado pelo Great American Stamp Show. O evento gratuito acontecerá no SAFE Credit Union Convention Center em Sacramento, Califórnia. Dá até vontade de escrever uma carta! (MAO)
Conheça o novo Toyota Crown
Não é uma tradição global, este nome. Mas apesar de largamente ignorado pela maioria das pessoas que vive fora do Japão, o nome Crown é importantíssimo para a Toyota. É o nome mais antigo da empresa em produção, e o primeiro Toyota que foi exportado. Inclusive para os EUA: o primeiro Toyota a aportar na América tinha o nome Crown. Não foi um sucesso, mas foi o primeiro.
E o que é um Crown? Tradicionalmente o logotipo é afixado a um sedã executivo, mas existiram ao longo dos anos cupês, peruas, e até picapes com uma coroa e o nome Crown afixados na traseira. Mesmo sendo uma incógnita para a maioria dos ocidentais, a Toyota agora quer que conheçamos o antigo nome; e em um carro diferente.
É um carro no idioma roda grande, vão livre maior e molduras de paralama saltadas, o tal do SUV que hoje é onipresente. Mas no caso do Crown, o outro ingrediente, a carroceria perua, não está aqui: é meio um sedã fastback/SUV. Não que isso também já não tenha sido feito à exaustão, mas o desenho é pelo menos original e agradável.
Isso porque, não é segredo para ninguém, o sedã é uma raça em extinção. Estimuladas pelas maiores margens de lucro e pelo crescente interesse pelos SUVs, fabricantes como a Ford e a Chevrolet começaram a eliminar completamente suas ofertas de sedãs nos EUA, por exemplo. A própria Toyota tem uma grande coleção de SUVs em oferta, mas a marca deseja manter os sedãs vivos. O resultado é este Crown: nem um, nem outro.
A vice-presidente de marketing da Toyota North America, Lisa Materazzo, disse à R&T. “Quando olhamos para o nosso mercado, vemos um espaço em branco e uma oportunidade para este tipo de veículo. Sabemos que há compradores mais jovens, digamos um Gen X ou um Millennial mais velho, que não está interessado em um sedã, mas está procurando algo diferente.”
O Toyota Crown é baseado na plataforma TNGA-K, a mesma do Camry, Venza, Avalon, RAV4, Sienna e Highlander. O sedã é 100 mm maior que um Camry, mas sua largura é idêntica. O carro é bonito e tem proporções certas, mas não escapa de parecer um sedã que foi levantado para caber um conjunto de rodas de 19 a 21 polegadas embaixo. Um AMC Eagle moderno. Que é um paralelo histórico correto, mas cuja menção deve deixar a marca irritadíssima. Foi mal.
A Toyota está oferecendo dois powertrains diferentes para o Crown, no lançamento. O básico é um motor de quatro cilindros de 2,5 litros aspirado, parte de um trem de força híbrido de quarta geração da Toyota. Essa configuração inclui dois motores elétricos com um modo EV dedicado para curta distância e baixa velocidade. Uma transmissão eletrônica continuamente variável é a única opção de caixa de câmbio. Opcional é o Hybrid Max, que combina um motor a gasolina de quatro cilindros de 2,4 litros com turbocompressor e dois motores elétricos. Isso dá ao Crown mais sofisticado uma potência total de 340 cv.
O interior é espaçoso, arejado e moderno, com um uso bem elegante de telas e vidro para dar um ambiente aparentemente bem agradável. A mais recente iteração do sistema de infotainment da Toyota, com uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, assim como o recurso 4G wi-fi, fazem parte do pacote. O preço ainda não foi divulgado. (MAO)
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