nesta ultima terça feira 27 a petrobras reduziu o preço da gasolina em suas refinarias pela 17ª vez consecutiva desde o inicio de outubro agora custando r$ 1 500 por litro o preço vigente a partir de hoje e o menor desde fevereiro e tambem e 32% menor que os r$ 2 215 anunciados em 30 de setembro quando os preços começaram a cair puxados pela cotaçao do barril de petroleo no mercado internacional [gt40 content search= v8 widget= 1 ] apesar da reduçao drastica nas refinarias o preço medio da gasolina nas bombas nao caiu na mesma proporçao e a opiniao popular claro se voltou contra os postos de combustiveis que sao o nosso ponto de contato com o setor os donos de postos por sua vez culpam as distribuidoras afirmando que elas repassam o reajuste de forma gradual para maximizar a lucratividade uma visita rapida aos dados do levantamento de preços da agencia nacional do petroleo mostra a reduçao dos preços praticados pelas distribuidoras teve uma queda muito inferior a reduçao das refinarias variando apenas 6 1% no mesmo periodo em que as refinarias reduziram 19 4% enquanto isso o preço medio dos postos caiu somente 3 3% analisando os numeros parece claro que os preços nao baixaram porque as distribuidoras nao repassaram os reajustes a anp ate solicitou explicaçoes as tres principais distribuidoras do brasil que agora tem quinze dias para se manifestar sobre a variaçao de preços inferior a das refinarias o painel de preços da anp contudo tambem mostra que a margem media nacional dos postos aumentou o que indica que os postos tambem estao adotando reduçoes graduais como as distribuidoras so que os preços dos combustiveis nao levam em consideraçao apenas estes fatores — quanto custa na refinaria o preço medio nacional nas distribuidoras e a margem media nacional dos postos primeiro porque os preços no atacado sempre variam de acordo com o volume comprado — isso significa que o preço pago pelas distribuidoras e pelos postos varia de acordo com o volume comprado quem compra menos paga mais; quem compra mais paga menos depois porque os postos tambem baseiam suas margens no volume de vendas se um posto vende 100 000 litros por mes e tem margem de 0 58 por litro nao significa que ele ganha mais que um posto que vende 200 000 litros por mes com margem de 0 29 por litro ele apenas ajustou sua margem que e diferente de lucro para manter o faturamento que tambem nao e lucro o faturamento e o que ira permitir o reabastecimento do volume vendido pagara as contas e impostos e depois de tudo isso representara a lucratividade distribuidoras vs postos e preciso levar estes fatores em consideraçao porque nos primeiros 10 meses de 2018 o volume de vendas de combustiveis em geral foi menor que no ano passado — que ja foi significativamente menor que em 2017 entre maio e outubro deste ano a venda de combustiveis atingiu o menor volume dos ultimos cinco anos isso significa que nao apenas os postos estao vendendo menos combustivel mas tambem as distribuidoras com um volume menor as distribuidoras aumentam suas margens de venda nao de lucro mas isso acontece quando o preço de compra sobe ou se mantem estavel quando o preço de compra cai e possivel aumentar a margem reduzindo o preço de venda — basta que a reduçao do preço de venda seja menor que a reduçao do preço de compra e parece que e exatamente o que as distribuidoras estao fazendo — e por isso foram chamadas pela anp mantendo ou aumentando suas margens esse dado nao e publico como as margens dos postos para garantir o faturamento sem precisar aumentar o volume de vendas os postos tambem podem fazer isso e aparentemente estao porem as distribuidoras tem uma vantagem sobre os postos tirando o fato de somente tres empresas controlarem 80% do mercado os postos bandeirados por elas tem contratos de exclusividade ou seja eles sao obrigados a comprar das distribuidoras da mesma marca de sua bandeira na pratica a concorrencia entre as distribuidoras acontece somente pelos postos de bandeira branca que nao tem contrato de exclusividade alem disso os postos tem uma concorrencia mais acirrada uma vez que disputam com as bandeiras rivais os postos de bandeira branca e ate mesmo com postos da mesma bandeira essa concorrencia mais acirrada naturalmente favoreceria a reduçao dos preços na bomba porem como qualquer estabelecimento varejista existe um limite operacional que e determinado pelo volume de venda e pelo preço de compra e estes fatores estao sendo afetados pelos repasses das distribuidoras inferiores a reduçao dos preços na refinaria forma se um circulo vicioso e por isso que a anp solicitou explicaçoes as distribuidoras e nao aos postos apesar do represamento dos repasses das refinarias os preços da gasolina ja começaram a baixar nos postos em todo o brasil em sao paulo o litro da gasolina comum encontrado a r$ 4 39 na semana passada ja chega a r$ 3 89 em alguns postos da capital no rio grande do sul onde a gasolina chegava aos r$ 4 99 ja ha postos vendendo o combustivel a r$ 4 29 e em algumas cidades ja abaixo dos r$ 4 assim mesmo e um preço ainda muito elevado e que poderia ser ainda menor caso a reduçao das refinarias fosse repassada aos postos a politica de lucro maximo da petrobras ainda ha um outro fator que bagunça o mercado de combustiveis e a composiçao dos preços a politica de reajustes diarios adotada pela petrobras em julho de 2017 com reajustes diarios os preços acabam diferentes para todos os postos e isso afeta o preço nas bombas porque os postos estao comprando gasolina todos os dias nao um mesmo posto mas ao menos um posto da sua cidade e eles nao vendem todo o estoque em um unico dia por isso e impossivel para eles — e para qualquer revendedor — acompanhar as eventuais reduçoes diarias sim eles reajustam somente quando ha aumento mas isso nem sempre e vantajoso devido a concorrencia e ao risco de reduzir o volume de vendas grafico g1 uma evidencia disso e que no primeiro ano da nova politica de preços da petrobras o valor da gasolina subiu mais nas refinarias do que nas bombas segundo os dados do jornal valor online entre julho de 2017 e julho de 2018 o preço nas refinarias subiu 52 4% enquanto nas bombas o aumento ficou pouco abaixo dos 28% alem disso o aumento do preço da gasolina ja esta significativamente mais alto que a inflaçao projetada para 2018 de 4 38%
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