de vez em quando os fabricantes de automoveis decidem pegar um sistema que esta funcionando perfeitamente bem e modifica lo por alguma razao de vez em quando as soluçoes adotadas nao sao exatamente praticas mas as companhias so percebem isto depois que o publico aponta tais particularidades alias nao da para ser tao duro com todos os casos a gente ate ve certo charme em alguns deles mas por outro lado alguns dos itens sao verdadeiras catastrofes de usabilidade e ergonomia perguntamos aos leitores quais eram seus exemplos favoritos e agora temos a lista com as respostas a chave para abrir o capo do ford focus sugerido por fabricio gabrielli as duas primeiras geraçoes do ford focus vendidas no brasil 2000 2007 e 2008 2013 eram bons carros bonitos bem acabados bons de mecanica especialmente a segunda geraçao com motor duratec 2 0 de 147 cv e divertido de guiar no entanto ele tinha um defeito para abrir o capo voce precisava sair do carro ir ate a grade virar o emblema e enfiar a chave serio nao dava para abrir o capo por dentro e tem mais nao e um processo exatamente simples primeiro voce gira a chave para a esquerda destravando o capo e como puxar a alavanca de dentro do carro depois para a direita para soltar enquanto ergue o capo com a outra mao ha mais de um ponto negativo nisso alem de impossibilitar que se abra o capo com o motor ligado voce tem que desligar abrir o capo voltar para dentro do carro e ligar de novo o emblema e muito fragil assim como o mecanismo da fechadura avisos no lugar do conta giros sugerido por nego niculas isto aqui esta mais para economia de escala do que para soluçao de engenharia mas tantos leitores concordaram que nao ha como deixar de lado em alguns carros o conta giros instrumento que para entusiastas e indispensavel ja foi substituido por bem nada quer dizer e colocada uma tampa de plastico em seu lugar e algumas fabricantes decidem transformar aquilo em informaçoes uteis voce ja deve ter dirigido um fiat uno ou palio com um lembrete para utilizar o cinto de segurança no painel ou um vw gol com a pressao dos pneus indicada em um desenho do carro claro estes dois exemplos ate trazem informaçoes uteis mas e um tanto deprimente tambem o esguicho do para brisa do volkswagen sp2 [youtube id= bra2i2ihulc width= 620 height= 350 ] sugerido por julio cezar kronbauer este aqui e um exemplo bem curioso alias o volkswagen sp2 e um carro curioso por si so perfil de porsche plataforma derivada do fusca e da brasilia um belissimo design e um motor boxer refrigerado a ar de 1 7 litro e 75 cv ele nao andava muito mas era divertido e ele tambem tinha um sistema curioso para lavar o para brisa que utilizava o ar do estepe para bombear a agua quando a pressao do pneu chegava a 19 psi uma valvula se fechava e impedia o acionamento do sistema por questao de segurança ja pensou se um pneu furasse e o estepe estivesse vazio instrumentos no centro do painel sugerido por gabrownx em alguns casos e questao de tradiçao era comum que carros antigos tivessem os mostradores no centro do painel facilitando possibilitando a instalaçao facil do volante e dos pedais em qualquer um dos lados do carro o fusca era assim na decada de 1930 assim como o mini classico dos anos 1950 que preservou esta caracteristica na versao moderna em outros casos como no renault twingo aparentemente e pura questao de design o mesmo acontece com o toyota etios no entanto o desenho do painel foi duramente criticado alem de ser de dificil visualizaçao o cluster de instrumentos era muito feio diziam que lembrava as antigas balanças filizola foi so na mais recente atualizaçao do modelo em 2016 que a toyota decidiu dar a seu modelo de entrada um painel digital a localizaçao continuou esquisita mas a legibilidade e o visual melhoraram bastante os comandos dos citroen antigos sugerido por matheus carvalho isto e o interior de um citroen sm grand tourer fabricado de 1971 a 1975 que foi um dos mais bonitos e ousados da marca francesa o volante tem um raio so voce troca as marchas do cambio automatico para os lados esta vendo aquela bolinha ao lado do acelerador e o pedal do sistema de freios hidraulicos quer mais loucura este e o interior do citroen visa um simpatico subcompacto ok simpatico foi um eufemismo de traçao dianteira vendido na europa entre 1978 e 1988 estamos tentando entender como seria operar aquele cilindro onde ficam os comandos para o motorista sem falar no volante de apenas um raio so que foi onipresente nos citroen desta epoca alias a citroen e campea nas soluçoes inusitadas foram eles que convenceram o mundo de que o futuro tinha traçao dianteira com o traction avant e com o ds dispensaram as molas por um sistema de esferas hidro pneumaticas que oferecia conforto sem igual parte deste espirito apesar de diluida sobrevive ate hoje e dos nem tao antigos assim sugerido por eder augusto gomes lembra daqueles carros e picapes americanas dos anos 1950 1960 e 1970 com cambio na coluna esta e uma soluçao inusitada por si so e ainda mais por ser adotada pela citroen ate hoje a atual geraçao do citroen c4 picasso por exemplo e um dos carros modernos que tem o seletor de marchas do cambio uma caixa automatica de seis velocidades na coluna de direçao bocais de abastecimento em lugares exoticos sugerido por eduardo francisco se pensarmos bem nao e tao inusitado assim com o tanque de combustivel na traseira embaixo do carro faz sentido que a ford tenha optado por colocar o bocal de abastecimento entre as lanternas traseiras no corcel no maverick e no mustang o chevrolet opala tambem era assim no chevette a coisa era ainda mais estranha o bocal do tanque ficava sob um acabamento da coluna c do lado do passageiro acabamento que tambem estava presente do outro lado o ford edsel e seus botoes para troca de marchas no volante sugerido por alexandre zamariolli a edsel foi uma submarca da ford que vendeu carros entre 1958 e 1960 sim foram so tres anos porque a edsel foi um fracasso a ideia era ter um automovel competitivo para recuperar o espaço perdido para as outras duas grandes de detroit a general motors e a chrysler depois de uma campanha de lançamento que durou um ano inteiro para aquilo que chamou de o carro do futuro a ford precisou lidar com o gosto amargo da opiniao publica que considerou o edsel um carro feio caro e que sofreu com tanto hype o proprio nome edsel virou sinonimo de projeto fracassado pouco depois que a marca foi extinta e o edsel tinha mais esquisitices alem do formato da grade dianteira que costuma ser comparada com a genitalia feminina sabe como voce trocava de marchas por botoes no centro do volante onde normalmente fica apenas a buzina havia ate uma propaganda que dizia que isto era bom pois voce nao precisava tirar uma das maos do volante para mudar a marcha nao nos espanta que o edsel tenha sido um fracasso ford powershift e os botoes para trocas de marcha sugerido por marcelo dalla rosa o cambio de dupla embreagem que a ford começou a oferecer no brasil com a segunda geraçao do ecosport em 2014 e tambem no focus e no fiesta nao tem uma fama muito boa problemas de projeto causavam superaquecimento trepidaçao e ruidos durante o funcionamento algo que foi reconhecido pela ford ha poucos meses levando a fabricante a promover um recall e aumento da garantia para os carros afetados contudo o cambio powershift esta nesta lista por outro motivo seu sistema de troca de marchas em vez de aletas atras do volante como seria o logico foram adotados dois botoes na lateral da alavanca de cambio luz alta a pedal sugerido por curio normalmente o comando dos farois e um so a mesma alavanca ou botao liga as luzes de posiçao o farol baixo e o farol alto no entanto na decada de 1970 alguns carros traziam um botao ao lado da embreagem ou do pedal do freio nos automaticos para o acionamento do farol alto levava um tempo para acostumar
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