o carro esporte ingles barato este tipo de automovel e genial em sua filosofia basica pegue um carro de alta produçao e baixo preço e coloque sua mecanica de preferencia ajustada para sua nova missao esportiva num leve roadster espartano e pronto um carro esporte divertido e barato [caption id= attachment_377321 align= aligncenter width= 999 ] mg tc o classico esporte barato ingles[/caption] a mg e a triumph sao os mais tradicionais exemplos da especie trazendo a mecanica dos sedas morris e standard para missoes mais nobres debaixo de sensacionais roadsters midgets e spitfires; tr2 ate tr7 e os mgb mas claro que existiram outros como os austin healey por exemplo mas ate os jaguar podem ser colocados nesta categoria o seu famoso seis em linha dohc foi desenvolvido para os sedas; o xk120 era so inicialmente um prototipo para mostrar ele no pos guerra o conceito acaba em outros paises tambem nos cisitalia de mecanica fiat e os alfa romeo esportivos na base dos sedas giulietta e giulia; nos porsche com mecanica vw alemaes o carro esporte barato nunca mais morreu; so nao e mais ingles hoje vive nos mazda miata e nos gemeos toyota gr86 e subaru brz que estranhamente compartilham quase nada com carros de produçao seriada esses dois tem este mercado so para si praticamente mas nao vamos chorar que nao podemos te los aqui quem quer carro esporte barato aqui no brasil pode pelo menos ter um dos antigos zero km e so ligar para a chamonix que ela faz para voce uma imitaçao bem convincente de porsche 356 speedster 1955 para voce novinha e com preço razoavel [caption id= attachment_377325 align= aligncenter width= 999 ] triumph tr7[/caption] na verdade foi no inicio dos anos 1980 que a hegemonia inglesa e a formula original de roadster com motor dianteiro e traçao traseira foi questionada e finalmente alterada no inicio dos anos 1980 o roadster ingles chegou a morrer o novo e moderno triumph tr7 nao durou alem de 1981 e o mgb entao uma reliquia de 1962 com para choques pretos de plastico modernos como um opala 1992 para de ser produzido em 1980 mas parou mesmo ali o roadster tradicional ingles ja voltamos nisso [caption id= attachment_377324 align= aligncenter width= 999 ] rubber bumper os ultimos mgb[/caption] a decada na verdade tinha outros tipos de carro esporte entao os hot hatch impulsionados pelo sucesso do golf gti de 1976 era um tipo de carro esporte mais pratico podendo ser usado por toda familia e grande sucesso o alfa romeo gtv agora baseado na maior alfetta ganha um v6 e vira o gtv6 ford tem um capri v6 popular tambem em 1986 um novo tipo de carro esporte aparece o bmw m3 https //flatout com br/como a fiat criou o carro esporte barato moderno e ninguem prestou atencao/ nos anos 1970 tambem a fiat que inaugurara o carro moderno de motor transversal dianteiro com o 128 de 1969 deriva um carro esporte barato dele mas de uma forma criativa coloca o motor e transeixo do 128 no eixo traseiro fazendo um dois lugares de motor central barato chamado fiat x1/9 no brasil toni bianco o copia para o commendattore caloi fazendo o dardo mas mais influente seria a copia da toyota em 1985 o primeiro toyota mr2 o conceito vira um pontiac nos eua o fiero e completando o circulo nos anos 1990 vira um novo roadster mg o mgf https //flatout com br/mgf o ultimo mg de verdade/ o que nos leva de volta a inglaterra o carro esporte ingles nunca morreu por causa de uma empresa a lotus o lotus elan dos anos 1960 ja mostrou quao bom podia ser o conceito do carro esporte ingles mas foi o lotus seven original de 1957 que foi o conceito do carro esporte ingles levado a seu maximo um leve e espartano chassi spaceframe fez qualquer mecanica barata dar desempenho de gente grande no seven era tao bom que nunca parou de ser feito existe ate hoje com a marca caterham tambem nos anos 1990 o lotus elise levou o conceito do fiat x1/9 ate sua conclusao e apice natural https //flatout com br/icones dos anos 1990 lotus elise serie 1/ o carro esporte ingles nunca morreu; so nao e mais tao barato e produzido em massa como antes em massa so a imitaçao melhorada ao extremo chamada miata mas nos anos 1980 por muito pouco o carro esporte ingles na sua forma original de produçao em massa nao continuou por causa de um cara que nao queria abandonar a ideia o engenheiro chefe do triumph tr7 e uma empresa mais conhecida por carros de 3 rodas e um dos mais hilarios episodios do top gear de todos os tempos https //www youtube com/watch v=qqh56geu0x8 a reliant [caption id= attachment_377292 align= aligncenter width= 939 ] reliant scimitar gt 1962[/caption] a reliant sediada em tamworth perto e birmingham a coisa de 200 km a noroeste de londres sempre explorava mercados ignorados por fabricantes maiores o robin o engraçado carro barato de tres rodas por exemplo se beneficiava de imposto menor por ser legalmente como uma moto com sidecar era um sucesso [caption id= attachment_377287 align= aligncenter width= 999 ] scimitar gte perua [/caption] a empresa entao no inicio dos anos 1980 tinha tambem em produçao um carro esporte diferente; na verdade um caro artigo de luxo o scimitar gte era realmente original baseado em um cupe dos anos 1960 o scimitar gt se4 tinha sido redesenhados nos anos 1970 pelo famoso designer iconoclasta ingles tom karen e sua ogle design para se tornar uma peruinha duas portas um tipo raro de carro chamado pelos ingleses de 2 door shooting brake usava um v6 ford de 2 8 litros injetado e era um sucesso de baixo volume tambem [caption id= attachment_377293 align= aligncenter width= 999 ] scimitar gte[/caption] mas a empresa continuava procurando nichos onde atuar; um deles incluia um monovolume como o renault espace anos antes dela mas o novo impeto para um novo carro bem no meio do caminho em preço entre o robin e o scimitar gte se deu por causa de um novo engenheiro chefe da empresa ed osmond entao com apenas 30 anos de idade antes tinha sido da british leyland onde foi um coordenador principal de desenvolvimento de engenharia no triumph tr7 sob spen king uma vez nomeado para a funçao na reliant ele começou a investigar as oportunidades de produzir um novo carro esportivo entre o spitfire e o mgb em tamanho e posiçao de mercado pretendida o projeto foi chamado de ss1 ‘small sports 1’ osmond queria parece fazer um carro melhor do que foi obrigado a fazer na bl o tr7 alem disso era entusiasta do genero e proprietario de um tr2 e um spitfire a empresa menor lhe dava oportunidade para isso disse ele na car magazine na ocasiao do lançamento do ss1 o tr7 era meio sem graça derivado demais de um seda acho que o tr6 era a ideia de todos de um carro esporte ingles eu queria que o scimitar ss1 tivesse um apelo esportivo definitivo na linha do tr6 ele tinha que ter um motor de tamanho razoavel ser barato confiavel e razoavelmente silencioso o scimitar ss1 [caption id= attachment_377316 align= aligncenter width= 999 ] o esboço de michelotti pouco antes de morrer[/caption] giovanni michelotti foi contratado para desenhar o carro; diz a lenda que ele ja tinha algo pronto apenas reciclou uma proposta para a triumph de reviver o spitfire; o reliant ss1 entao tem um desenho que lembra o tr7 o desenho triumph e o engenheiro triumph; quase uma continuaçao mas nao teria motores triumph; em 1981 a empresa praticamente acabara restando apenas um honda civic com logotipo triumph chamado acclaim giovanni michelotti porem morreu de cancer em 1980 antes que grande parte do design do ss1 fosse finalizado; seu filho edgardo assumiu a administraçao do estudio o contrato do ss1 foi continuado por tateo uchida o estilista chefe a reliant decidiu no inicio do programa ss1 antes mesmo de contratar michelotti que um layout classico de motor dianteiro e traçao traseira era o caminho a seguir osmond planejou um chassi de espinha dorsal de aço semelhante em aparencia ao dos lotus uma caixa retangular pelo meio do carro por onde passa o carda e nas pontas dois v se abrem para suportar a mecanica muito bom em torçao este tipo de chassi acaba por mudar bastante nos lotus a carroceria e uma estrutura em si mas aqui os paineis esternos eram removiveis e sem estrutura o chassi entao cresceu para suportar os ocupantes paralamas e tudo mais com certeza e mais pesado que o conceito lotus o chassi em si foi uma joint venture com a thyssen industrie ag da alemanha que alem de ajudar nos calculos estruturais via computador novidade entao pagou 46% do ferramental a carroceria que tinha farois pop up no estilo do porsche 928 era avançada usando muitos tipos de compositos a bacia dos ocupantes era prensada em fibra de vidro smc o capo era termoplastico formado a vacuo mas num sanduiche de espuma de uretano para rigidez os paralamas e para choques em pu rrim expandido o que os fazia maleaveis; pequenas batidas nao os deformavam pois voltavam a geometria inicial desenvolvidos com a dunlop esses para choques atendiam a legislaçao americana para nao deformaçao permanente em impactos ate 5 mph 8 km/h isso pois um dos objetivos de longo prazo do projeto ss1 era que a reliant entrasse no mercado dos eua a suspensao dianteira e um duplo a sobreposto com braços estampados bem comum e eficiente mas incomum aqui e a posiçao das molas/amortecedores e via pushrods para criar mais espaço para esses elementos que ficam para dentro do chassi e quase se encontram no meio feito um supercarro moderno a suspensao traseira e via braço oscilante; mas com pivotamento bem baixo para neutralizar as inversoes de cambagem comuns no spitfire mk1 e em fuscas e porsche 356 antigo uma barra compensadora tambem ajuda nisso e funciona como barra estabilizadora presa no diferencial que por sua vez e preso a estrutura espinha dorsal do carro a direçao era otima o pinhao e cremalheira do vauxhall chevette com apenas 2 9 voltas de batente a batente para um diametro de giro compacto de 9 metros os freios assistidos de circuito duplo usam discos dianteiros de 8 9 pol e tambores traseiros de 8 0 pol o ss1 basico usava rodas de aço de 13 x 5 pol ou rodas de aluminio de 14 x 5 pol com os entao novos pirelli p7 de perfil baixo medindo 3 886 mm em um entre eixos de 2 133 mm era um carro pequeno e impossivelmente leve para os padroes de hoje 840 kg em 1980 os preços da gasolina despirocaram na europa e carros beberroes como o scimitar gte com seu v6 pararam de vender entao a escolha de motor do ss1 foi bem conservadora os motores vinham da ford; eram os novos cvh do escort mkiii em versoes de 1 3 e 1 6 litro eram unidades compactas ohc com duas valvulas opostas por cilindro e quatro cilindros em linha o 1 3 litro vinha com cambio ford manual de quatro marchas; o 1 6 com um de cinco [caption id= attachment_377305 align= aligncenter width= 999 ] reliant scimitar 1800ti[/caption] ainda assim como era leve o desempenho nao era ruim; mesmo o 1 3 litro com 70 cv chegava a 160 km/h o ss1 1 6 tinha 97 cv a 6000 rpm e 18 mkgf a 4000 rpm e com isso fazia o 0 100 km/h em 9 6 segundos e chegava a 180 km/h em 1986 recebeu um bom aumento de potencia na forma do nissan ca18et um motor turbo de 1809 cm³ a versao 1800ti recebeu rodas de liga leve e um pequeno spoiler traseiro e deu ao carro um vigor antes ausente 137 cv e 20 mkgf de torque o 0 100 km/h eram em otimos 6 8 segundos e o carro chegava a 200 km/h [gallery ids= 377304 377307 377306 377299 377314 377303 377295 377291 377288 ] a resposta da imprensa foi boa alguns reclamaram da posiçao de dirigir mais para sedan sentado alto e com pernas dobradas do que carro esporte tradicional com a busanfa bem baixa e pernas esticadas a revista car normalmente critica disse o novo roadster scimitar ss1 da reliant nao e um mgb reencarnado em vez disso e muito melhor… e um carro que fara qualquer dono de mgb ou spitfire perceber que masoquismo e mediocridade mecanica nao sao mais ingredientes essenciais na direçao de um roadster ingles o comportamento foi muito elogiado ainda que os gaps dos paineis plasticos externos nao [caption id= attachment_377312 align= aligncenter width= 999 ] scimitar sst 1990[/caption] o carro receberia dois face lifts um de william towns o criador do lagonda wedge em 1990 o scimitar sst e outro em 1992 o scimitar sabre este ultimo trocou o motor base o ford cvh 1 4 por uma unidade rover k series de mesma cilindrada mas de aluminio e dohc; este fazia o 0 100km/h em 9 segundos mas no fim um carro programado para vender mais de 2000 unidades/ano vendeu pouco mais de 1600 carros em 10 anos [caption id= attachment_377297 align= aligncenter width= 999 ] scimitar sabre 1992[/caption] o que deu errado entao o estilo do carro parece nao ter feito muitos fas tambem problemas de canais de vendas e dificuldades de produçao no inicio atrapalhavam o andamento das vendas fora isso havia outras opçoes primeiro o toyota mr2 em 1985 mas depois em 1989 o mazda miata a reliant tambem estendeu demais seu capital as baixas vendas do carro acabam por terminar com ela tambem o fim do ss1 em 1995 e o fim da reliant tambem se nao houvesse os japoneses poderia o ss1 ser o renascimento do carro esporte ingles quem pode saber permanece mais uma curiosidade e mais um daqueles casos do carro certo na hora errada
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