ola flatouters aqui estamos de novo com mais uma postagem do pc #301 pra quem perdeu leia aqui eu falei sobre minha procura de um clio fase 1 esportivo e a restauraçao parte dela eu contei um pouco de como foi a procura pelo carrinho justamente no ano em que ele esta debutando nesse meio tempo foi postado essa materia do flatout que conta a epoca em que vidros verdes e encosto de cabeça eram adicionais imagine o quanto clio si era um luxo dessa vez teremos um pouco mais de r s e menos de clio original lembrando que as postagens seguem uma historia entao podem segurar a onda que vem mais por ai pequenos upgrades bateria na busca de upgrades que me saissem barato ou com custo proximo de zero eu comecei a mover a bateria para o porta malas pra que pra jogar peso atras e tirar da frente foi relativamente tranquilo meu pai trabalha com eletrica residencial entao arranjei um cabo 25mm que passou pelo buraco da embreagem se estiver pensando em fazer isso use cabos mais grossos nao que este cabo nao funcione mas quando estamos falando de 12v o comprimento de um cabo passar ter uma resistencia muito mais consideravel fiz um terminal olhal que ficou preso no cinto de segurança traseiro para aterramento por sorte ainda removi uma grande parte de suportes de metal onde ficam a bateria na dianteira do carro weight reduction no porta malas eu usei uma caixa nautica de bateria presa com parafuso auto atarraxante no assoalho do carro essa mudança nao me custou nem 100 reais de materiais por sorte nao furei o tanque viva rodas como eu ja tinha dito anteriormente as rodas bicolor originais nunca me agradaram alem disso eu precisava fazer alguma coisa pra desincentivar os furtos das calotas foi por isso que eu resolvi pintar as rodas testei varias cores no computador mas as que eu achei que mais combinavam eram preto brilhante eu fiquei um tempo indeciso pinto elas ou nao ate que com lixa na mao eu dei a primeira lixada era um caminho sem volta retirei elas do carro e segui o protocolo lixa primer cor e verniz um trabalho enorme mas tranquilo e ficou muito bom prata com detalhes preto deu muito contraste e ficou bem bacana pequenos reparos pneus aqueles pneus do ultimo trackday esfarelando precisava ser trocado urgente foi entao que eu achei uma promoçao de 4 dunlop sport lm704 foi o mais barato que achei e ainda era um pneu bom por sorte ainda subiu 1 cm de altura do carro e meu escape nao pega mais na garagem da minha casa e claro que eu quero um yokohama a048 mas querer alem de nao ser poder e a derrocada do planejamento isso nao sao espaçadores 180 mm saias com passar desse projeto varias pessoas foram contribuindo e volte meia fui presenteado com algumas coisas entre elas > ganhei um radio original presente do match renault clube cuja instalaçao esta em fase de peleja tecnica > ganhei um emblema sport original do renault sport de um colega de trabalho > ganhei um par de saias laterais do meu amigo fernando do clio clube curitiba esse par de saias era aqueles universais que voce serra e cola um acabamento na ponta como meu carro e prata e nao tenho pretensao de comprar saias originais menos ainda do rs esta me serve so precisava deixa las na cor do carro pintei elas com um daqueles pequenos pulverizador de tinta que nao tem cilindro pra dar pressao so um motor eu fiquei em duvida por um periodo se aquilo serviria pra tinta poliester a tinta precisa estar numa viscosidade especifica junto com ele tem um medidor da viscosidade so diluir que nao tem problema mas o verniz e um problema porque nao tem como diluir e e bem fino como no mundo do tuning todo carro e escoces e nao e que ficou bom nem parece uma saia universal clio r s quase que desde as fases inciais desse projeto eu comecei a me apaixonar por este modelo clio r s alem de motor 2 0 de 172 cavalos seria o bloco f4r com comandos mais esportivos e coletores maiores conhecido como f4r730 e uma evoluçao de 1998 do clio williams lançado la em 1993 ele tem uma frente muito mais invocada com para choque e para lamas largos saias laterais 2 portas rodas oz f1 aro 15 suspensao preparada e interior mais esportivo infelizmente ele nunca esteve presente em terras brasileiras sendo possivel encontrar na argentina frança espanha reino unido alemanha… o coletor de aluminio da um visual incrivel ao motor e pode se encontrar em ferro velho gringo por preços bem baixos barato abundante e fantastico foi entao que eu cai na armadilha e comprei um coletor 172 pelo ebay que me custou 6 libras mais 100 libras de frete na epoca a cotaçao estava em 3 5 r$ eu nunca vi a cor deste pois a receita federal do brasil me taxou arbitrariamente em 1 200 reais motivo pelo qual eu desisti dele voce nao recorreu sim a multa baixou 50 reais para choque r s depois de ter tomado na cabeça com o coletor eu nao estava disposto a perder mais nada pra fiscais oportunistas eu comecei a amadurecer a ideia de fazer um bodykit clio rs com o que eu podia encontrar por aqui vou fazer um breve adendo aqui a produçao de parachoques para carros produzidos em serie os moldes das injetoras de plastico sao gigantes blocos de aluminio que custam uma fabula ate para os fabricantes por isso que todo facelift com novo clio new punto os parachoques ficam mais bolhudos e mais barato usinar o molde em cima do antigo quando se trata de uma serie especifica como clio v6 com produçao de poucas unidades nao vale a pena fazer a peça em plastico motivo pelo qual o clio v6 e todo de fibra de vidro quando estamos falando de um clio rs o seu parachoque e composto por 5 peças menores de plastico que sao encaixadas umas as outras com furos dos parafusos em lugares diferentes aquele parachoque unico que voce ve nas fotos sao 3 peças rasas com a maior delas sendo a grade da frente compostas fora o fato dos paralamas de todos os clios serem diferentes exclusivamente no brasil porque os para lamas dos clio fase 1 sao diferentes somente no brasil entre tantos mercados veja que nessa lista clios vendidos no brasil mas produzidos na argentina sao diferentes dos vendidos na argentina e produzidos la talvez os ufologos da serie alienigenas do passado consigam responder esse misterio foi entao que eu comecei a ver empresas que aceitassem replicar um parachoque do clio rs so com base nas fotos e eu achei uma empresa que faz peças de fibra de carbono e de vidro para carros super esportivos e o custo de fazer um molde era 4 mil reais e mais mil por peça replicada calma lembra que eu falei que com dinheiro nao tem graça e obvio que nao paguei isso eu entrei em contato com a personal parts aqueles que fizeram outrora aerofolios tuning e foi uma longa troca de emails ate que eles topassem aceitar esse projeto de inicio eu precisaria de produzir 8 peças pra eles fazerem o molde achar oito compradores nao e nada facil em se tratando de clio fase 1 justamente aqueles donos que nao tem dinheiro pra um fase 2 foi uma busca intensa pelas redes sociais foruns e afins e nao foi nada facil porque nem eu sabia como iria ficar quando consegui 6 compradores ja começamos os trabalhos eu comprei um parachoque original de um clio fase 1 que serviu de base juntei centenas de fotos em todos os angulos e proximidades e isso assustou muito a area criativa da personal parts que nunca tinha visto tanto detalhe numa peça entao eles começaram a fazer um parachoque novo em gesso e desbastando no esmeril esse processo demorou quase 1 mes quando eles me pediram pra levar o carro pra la para acertar os detalhes eu marquei a viagem e fiquei com bastante receio na estrada lembra daqueles pneus esfarelando e maus bocados com gps me trollando na cidade de sao paulo quando eu cheguei la havia alguns problemas no molde essa peça tem varios truques de design que ninguem e capaz de notar so olhando de frente o book de fotos nao tinha sido tao seguido o trabalho criativo deles apesar de estar se modificando recentemente ainda e essencialmente inspirado pelo estilo velozes e furiosos pode confessar que voce tambem ja gostou todo mundo gostava porem essa peça era diferente possui vincos em linhas recortes retos nao tem spoilers tivemos uma breve conversa e apontamos juntos os detalhes deixei o carro la e voltei de onibus o que era pra ser um dia se tornou mais de um mes com longas rodadas de refaça isso e aquilo finalmente demos a aprovaçao final pra começarmos a replicaçao quando a primeira peça ficou pronta foi um alvoroço todos estavam esperando por varios meses e tivemos uma visao de como tinha ficado mesmo que na cor vinilica teve ate um comprador tao afoito que nao quis esperar eu buscar pagou o frete e recebeu em tres dias sua peça o que de certa forma foi legal porque ele montou o dele em uma semana entao todo mundo começou a cair na realidade fibra de vidro e relativamente pesado e pouco moldavel pintar e montar custaria um tanto a mais que ninguem esperava como o encontro nacional da renault que nunca ocorreu estava chegando eu resolvi eu mesmo pintar o parachoque e monta lo tinha tudo pra ser legal um encontro nacional na fabrica da renault e eu queria estar la seguindo o exemplo das saias usei um daqueles pulverizadores antes de começar eu fiz uma experiencia pintei um capacete barato com o desenho do senna na lotus john player special inspirado na ideia do meu amigo fernando que fez preto com dourado eu fiz dourado com preto o meu ficou legalzinho o dele e sensacional depois dos capacetes foi um trabalho gigante lixar tudo na mao aplicar o primer lixar de novo… fora que pintar uma peça pequena era moleza pintar o para choque com uma ferramenta meia boca foi dificilimo na hora de instalar que eu tirei a peça do atico posso dizer que deu errado as fotos parecem bom mas o acabamento de perto ficou fosco e sujo pra piorar a renault cancelou o encontro por corte de custos que mancada da renault primeiro upgrade mecanico significativo caixa curta olhe bem a foto e vai ver um clio laranja aquele e um f4r de corrida cambio curto peso aliviado motor forjado… e um carro dos mais forte que frequentam o aic o dono desse carro e o dono do maior ferro velho especializado em renault e psa da regiao biroska descobri consultando outros que os eixos piloto e intermediario da caixa de velocidades podiam ser trocados por quase qualquer outro da linha renault acionado por varao isso inclui a caixa da scenic f4r seria a mesma do clio rs com quase a mesma relaçao do 1 6 e um pouco mais reforçada a caixa do kangoo um teco mais curta a caixa dos k7m e dos renaults antigos e a caixa do clio 1 0 ao conversar com o dono daquele clio ele me falou que podia vender uma caixa carcaça do 1 6 e miolo do 1 0 na semana seguinte do trackday eu apareci por la deixei a minha caixa e peguei uma curta ja que velocidade final nao e o objetivo o mecanico dele tentou me colocar duvidas falou que o si tinha um diferencial reforçado que nao valia a pena tirar e que ficaria muito curto como voces podem ver esta caixa e em media 25% mais curta quando a troca terminou nao faltou amigos querendo saber como ficou ao contrario do temor inicial a caixa curta era fantastica pra andar na cidade quem pegava o carro pra testar eu sempre recomendava estique a primeira e va ate a terceira a reaçao natural e dar risada com a resposta a potencia vinha imediata sem esperar a esticada a primeira ficou super curta e todas as marchas ficaram proximas quem ja andou de moto esportiva muita rotaçao e torque zero em baixa sabe do que falo e a mesma pegada e claro que a sensaçao e muito diferente do resultado quando se arranca mais forte o carro esta de deslocando menos pra frente exigindo mais trocas de forma geral o carro ficou mais arisco respondendo bem em qualquer pisada ao acelerador se a renault queria lançar uma versao esportiva de verdade deveria ter seguido essa receita caseira segundo trackday o diluvio depois de tantas arrumaçoes queria voltar a pista estava curioso pra saber o resultado dos upgrades pneus cambio estrear o para choque e as pequenas melhorias quando cheguei la pouco antes do meio dia logo vi um tiida sendo retirado com barro ate o teto e lateral pouco amassada dessa vez a vistoria era sem segredos com pneus novos so logo fui avisado hoje ta so pra passear esta chovendo forte dia inteiro e a pista esta alagada e todos os carros estao saindo logo que entrei pensei hoje nao ta pra medir tempo e vou andar bem tranquilo corri por uma hora debaixo de muita chuva e nao rodei mas tive que segurar o carro umas horas o abs era acionado varios momentos na freada antes da curva nesse quesito ignoro a esportividade eu dei graças por ser assim assim que fui pegando ritmo a chuva continuava forte e achei que era hora de esperar quem parava pra olhar o carro olhava bem de perto o para choque logo torcia o nariz mas educadamente nao queria falar nada e claro que os amigos nao poupam zueiras trabalho artesanal pintado de canetinha pintura do jardim de infancia etc… ate adotei alguma destas descriçoes para ficar mais facil de explicar no final do dia a chuva passou e a pista foi secando entao entrei junto com outros clios pra ter uma ideia de comparaçao com pneus 185 filtro de ar e escape original eu sofria pra andar junto com outros carros bem mais preparados a caixa curta ajudava mas muito menos que o esperado num circuito tao grande como aic por sorte ainda estava longe de dar final na quinta que deve ter reduzido uns 20km/h da velocidade final mas agora eu chegava a engatar a quinta au revoir por sorte ou azar de voces esse projeto esta na lista dos quase concluidos como faltava uns 20% no começo agora deve faltar menos e tem sempre aquele 1% vagabundo vou ter que escrever cinco postagens mais tres acreditem que pra mim o mais dificil e escolher o que contar e as fotos que postar ja na proxima postagem chegaremos visualmente um pouco a mais do que os comedores de crossaint chamariam de clio arrr ess entao fiquem de olho abraços por alexandre muller project cars #301
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