podemos nao ve los no brasil mas a renault tambem fabrica caminhoes e ha quase tanto tempo quanto os carros os automoveis da renault começaram a ser produzidos em 1901 e os caminhoes chegaram cinco anos depois ao longo das decadas a divisao de caminhoes da renault teve varios nomes como saviem entre 1956 e 1976 e renault vehicules industriels ate 2002 quando a empresa passou a se chamar renault trucks ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e foi a renault trucks quem criou o sherpa veiculo militar 4x4 cujo nome faz referencia ao povo sherpa que ha seculos vive nos arredores do monte everest os sherpa sao tradicionalmente guias para aventureiros que se arriscam na montanha e alguns estudos encontraram evidencias de adaptaçoes geneticas que os tornam mais resistentes ao frio e capazes de aproveitar melhor o oxigenio em regioes de grande altitude e ar rarefeito mas voce tambem pode chamar o renault sherpa de hummer frances agora diferentemente do hummer que foi criado para servir ao exercito americano e deu origem a um carro de rua um dos maiores e mais exagerados carros de rua ja feitos o sherpa so e produzido para uso militar no brasil inclusive o sherpa foi apresentado em 2006 durante a eurosatory feira de equipamentos de defesa e segurança em paris a produçao começou pouco depois em 2007 nas variantes sherpa 2 picape de dois lugares e sherpa 3 jipe de quatro lugares cinco ou dez lugares em conceito ambos eram muito semelhantes ao hmmwv americano um chassi de caminhao com carroceria reforçada configuraçoes de passageiros ou carga e alta capacidade off road mas a renault fazia questao de enfatizar que o sherpa 2/3 tinha vao livre do solo maior que o do humvee e podia atravessar alagamentos de ate 1 5 m de profundidade na verdade todas as suas dimensoes eram maiores que o utilitario da am general 5 90 metros de comprimento 2 20 m de largura e 2 10 de altura a suspensao era a mais simples possivel com eixo rigido e molas helicoidais na frente e atras https //www youtube com/watch v=rvll btpbmy produzido na fabrica da renault trucks em lyon o sherpa vinha com um motor turbodiesel renault de 4 8 litros capaz de entregar 218 cv o suficiente para atingir 120 km/h de velocidade maxima o que e bastante para um 4x4 de pelo menos 7 700 kg e ainda conferia excelente autonomia de 800 a 900 km com um tanque de combustivel o cambio era sempre automatico e a traçao sempre 4x4 com reduzida [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 264202 264198 ] a versao de 7 700 kg porem era a mais simples e leve sem blindagem pesada esta era opcional e podia fazer com que o sherpa passasse as dez toneladas a versao mais resistente do sherpa tinha blindagem stanag 4569 nivel 2 o que na pratica significa que ele podia resistir a tiros de fuzil 7 62x39 a uma distancia minima de 30 metros e minas terrestres com massa explosiva de ate 6 kg mas mesmo as versoes sem blindagem opcional ofereciam um grau relativamente alto de proteçao contra tiros de armas leves em parte graças ao uso de vidros blindados independentemente da blindagem da carroceria o sherpa 2/3 passou a se chamar sherpa light em 2010 quando tambem foram apresentadas novas versoes de carroceria voltadas para uso militar mais pesado incluindo suportes para metralhadoras no teto no geral porem o sherpa sempre foi vendido pela renault como um veiculo de reconhecimento patrulhamento e exploraçao e nao de combate o sherpa original e utilizado por diversos paises importado da frança onde e produzido desde 2018 pela arquus empresa criada a partir da divisao militar da renault o nome arquus e um amalgama de arma e equus cavalo em latim de certa forma pode ser entendido como cavalo de guerra so no kuwait por exemplo existem 240 unidades do sherpa em serviço na arabia saudita 100 deles estao em operaçao na frança mais de 200 exemplars do sherpa sao utilizados pelas forças especiais francesas nos eua mexico e canada os sherpa sao vendidos pela tradicional fabricante de caminhoes mack que os produz sob licença e existem sherpa ate mesmo no brasil tres exemplares foram comprados pela policia federal em 2015 para reforçar a segurança durante a olimpiada de 2016 realizada no rio de janeiro no total os veiculos custaram r$ 5 24 milhoes mas o brasil tambem chegou muito perto de ter sua propria versao do sherpa em 2015 a avibras industria aerospacial apresentou ao exercito brasileiro sua proposta para a viatura blindada multitarefa leve de rodas vbmt lr a base foi o sherpa cujo projeto foi licenciado a empresa brasileira e adaptado para se tornar o avibras tupi com nacionalizaçao projetada de 60% o avibras tupi proposto era praticamente identico ao sherpa light original com exceçao do motor adaptado para queimar querosene aeronautico e biodiesel a avibras chegou a garantir que conseguiria produzir entre 30 e 32 unidades em um periodo de seis a oito meses a disputa entre fabricantes porem foi vencida pela iveco com seu lmv mas a avibras levou adiante o desenvolvimento de sua versao do sherpa light que hoje faz parte do seu portfolio e o nosso hummer frances feito no brasil
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