tudo certo pessoal meu nome e dirceu e venho dividir com voces a experiencia de recuperar e presentear meu pai com o proprio carro dele um ford taurus lx 1995 de segunda geraçao que esta na familia ha quase 15 anos minha paixao por carros começou ainda guri quando brincava na garagem do vo lembro de ver as calotas brilhantes da variant 74 dele pegar um pano e polir ate ficar como um espelho uns anos mais tarde eu me dei conta que tinha um carro em cima que restaurei logo depois que o vo faleceu ainda nos meus 14 anos aquele carro veio a ser meu meio de transporte culminando em um premio no encontro de fuscas de caxias do sul/rs pode ter sido ele tambem a minha inspiraçao para cursar engenharia na ufrgs agora voltando ao taurus ele foi comprado pelo meu pai em 2002 com 44 mil km apenas e durante muito tempo teve como despesas so a gasolina ipva e a troca de oleo apesar de um carro de 1995 a baixa quilometragem ajudou a manter as despesas baixas os 7 km/l na cidade nunca empolgaram o uso diario e ele foi relegado aos finais de semana pra quem nao conhece o taurus ou nao viu a materia do flatout sobre o irmao malvado dele taurus sho esse foi um dos primeiros importados a entrar no nosso pais ainda na infancia do plano real a versao lx tem um motor 3 0 12v que difere muito da imagem que temos dos carros americanos sao parcos 140 hp que num carro de 1 5 tonelada nao empolgam a direçao esportiva mas fazem um rodar silencioso e suave com muito torque em baixa rotaçao 1 4 milhao de taurus da 2ª geraçao foram vendidos pela ford um sucesso de vendas da epoca [youtube id= uukjz0gyv8s width= 620 height= 350 ] sucesso com a mulherada tambem so no ano passado resolvi dar um trato na banheira consertar um presente que o meu eu de 17 anos deu pro meu pai no para choque dianteiro consertar alguns vazamentos de oleo e dar um tapa no interior esta ultima se provou a etapa mais demorada como sabemos os carros da decada de 1990 tendiam a abusar no plastico aparentemente na epoca eles nao conheciam a espuma antirruido que vem enrolada em todos os chicotes dos veiculos mais modernos isso somado a uma desinstalaçao e remontagem do painel mal feita por uma oficina durante a troca do radiador de calor do ar quente fizeram do carro um verdadeiro chocalho sobre rodas os anos 1990 tambem foram o primordio do design assistido por computador cad quando foi usado basicamente para compactar o maior numero de peças dentro do seda de tamanho medio como ele e categorizado nos eua isso significa muitos dedos esfolados hoje ate nas tarefas mais simples com muita tentativa e erro e uma grande ajuda dos amigos do clube do taurus consegui remover todo o painel troquei as lampadas forrei todos os chicotes e peças moveis e recoloquei no lugar pra minha surpresa isso reduziu em 80% o barulho no interior acho que o esforço para tirar os outros 20% nao compensaria ja que eu precisaria soltar o painel do chassi para acessar a caixa do ar mas agora ja estou repensando essa logica [youtube id= bboehca 71i width= 620 height= 350 ] imagine se projetando um carro em 1990 algumas surpresas boas tambem vieram do interior como um conserto de r$ 10 nas guias da alavanca de cambio tirando a folga e deixando a sensaçao de carro novo um reaperto nos parafusos da coluna de direçao que tambem tirou completamente a folga de 5 graus que fazia a direçao parecer desconectada uma boa desmontada e lubrificaçao das canaletas das maquinas dos bancos fizeram eles correrem livres e o mesmo procedimento salvou uma das maquinas dos vidros de ver o ferro velho durante muito tempo eu e meu pai pensamos que em funçao da raridade do carro aqui no brasil seria dificil lidar com ele na oficina isso e verdade em partes muitos componentes sao os mesmos de carros nacionais da ford ao ponto de um membro do clube ter feito uma planilha relacionando as peças originais com as similares dos modelos brasileiros ja algumas peças de acabamento sao bem especificas do taurus e ainda assim sao abundantes no ebay americano por r$50 consegui o pisca dianteiro novo na amazon trazido de la pela namorada de um amigo os 4 87m de comprimento e os para choques enormes tambem me obrigaram a instalar um sensor de estacionamento de 8 vias powered by china para cobrir tanto a frente como a traseira vale lembrar que a empreitada nesses carros e uma brincadeira que pode ser cara caso seja decretado o falecimento do cambio pra nao chegar a esse extremo fiz a troca do fluido filtro e retentor com antecedencia mesmo que nao houvesse sinal de uso no fluido antigo um checklist criterioso pode ser visto no clube e e obrigatorio se voce esta pensando em comprar um taurus alias se voce realmente esta pensando em voltar aos anos 1990 nao pode esquecer da nostalgia de um dos figurantes de barrados no baile incessantemente falando sobre cada uma das inovaçoes que o carro introduziu [youtube id= 5qnosgfx1be width= 620 height= 350 ] claro que a ressurreiçao do taurus nao veio sozinha no final do ano passado quando subia a serra a bomba de gasolina começou a se recusar a trabalhar a oficina que trocou a bomba resolveu remover o interior de um dos catalisadores por conta propria alegando entupimento e so avisou quando foi entregar o carro agora alem do ronco de d20 a sonda nao esta lendo a composiçao dos gases de escape de tres dos seis cilindros o que deixou o carro ainda mais gastao e fraco esse catalisador esta sendo a maior dor de cabeça ate o momento ao ponto de eu pensar em importar a peça a remoçao completa dos catalisadores e uma causa comum de problemas no cambio como reportado em foruns gringos e sabendo que a ecu original nao tem leitura por obdii e bem dificil de saber a leitura correta da sonda lambda uma vez corrigido o problema do escapamento o proximo passo e tirar ate o ultimo grilo do painel afinal meus dedos ja estao a muito tempo sem se esfolar essa e a historia que veremos no segundo post ate la pessoal por dirceu corsetti project cars #180
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