o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro de volta as raizes se voce quer que seu filho desenvolva o gosto por carros coloque ele no banco do passageiro e leve o para dar uma volta faça com que algumas das melhores lembranças da infancia dele sejam de alguma forma relacionadas aos carros surpreenda o com um carro novo compartilhe com ele o sonho de comprar um determinado carro tudo acontecera de forma natural foi assim comigo e foi assim com ricardo stachevksi proprietario deste alfa romeo 145 quadrifoglio 1997 rosso alfa nem poderia ser diferente quando criança a garagem de casa sempre tinha novidades de todos os tipos dos um tanto impopulares modelos coreanos da epoca a classicos nacionais dos importados dos anos 1990 a modelos mais convencionais saindo da garagem e entrando em casa a relaçao com os carros continuava na telinha gran turismo 2 e filmes sobre rodas uma dupla que influenciou toda uma geraçao de entusiastas um dos momentos que marcaram o pequeno ricardo foi uma noite de 2005 em que seu pai voltou para casa com um hatchback vermelho apesar de ter saido pela manha com uma picape s 10 era um carro diferente de tudo o que ricardo havia visto ate entao diferente no visual diferente no ronco diferente no logotipo no interior nas laterais por todos os lados diferente mas fascinante que carro era aquele afinal era um alfa romeo 145 elegant 2 0 1996 alguns classificariam minha reaçao como amor a primeira vista foi um divisor de aguas na minha vida explica ricardo conta que com a ingenuidade de todo menino de dez anos pediu ao seu pai que jamais vendesse aquele carro a promessa durou um ano mas deixou o virus italiano no garoto ao completar 18 anos ricardo ganhou um apollo gl mas logo o trocou por um alfa romeo 145 nada mau começar a vida sobre rodas a menos que ele fosse o alfa romeo errado aos 19 anos depois de rodar um ano com seu apollo gl ricardo foi atras de seu carro dos sonhos e o encontrou em foz do iguaçu/pr era um 145 elegant 2 0 nero luxor 1996 foi um sonho breve durante o inesquecivel massacre alemao sobre a seleçao brasileira ja desiludido com a partida ricardo decidiu aproveitar as ruas curitibanas esvaziadas durante o passeio o twin spark talvez desolado pela eliminaçao italiana nao aguentou a pressao daquela terça feira e disse adeus ao seu proprietario brasileiro a alegria durou tres meses a inexperiencia na hora da compra desviou da atençao de ricardo algumas adaptaçoes no sistema de arrefecimento que denunciavam um problema de superaquecimento anterior combinado a limalhas metalicas no carter e uma bomba de oleo defeituosa resultaram no fim do motor italiano com um orçamento equivalente a 150% do valor do carro ricardo decidiu fazer as coisas do jeito certo la quadrifoglio em 1993 o alfa romeo 33 completava dez anos de mercado embora hoje tenha seu charme oitentista na epoca ele era um carro claramente ultrapassado quando comparado a rivais como o volkswagen golf e o ford escort e com os proprios primos corporativos o fiat tipo e o lancia delta de segunda geraçao um novo carro precisava ser feito — e logo o novo carro apareceu somente em 1994 quando todos os outros hatches medios do mercado ja haviam sido atualizados mas a demora foi justificada o carro era ousado e ao mesmo tempo sedutor nao havia versao quatro portas — ela so viria em 1994 na forma de um notchback batizado 146 ele era um hatchback com a traseira quase reta vincos marcantes e cheios de personalidade nas laterais uma curva elegante na linha de cintura ao se aproximar dos retrovisores dianteiros e uma frente incisiva como seu coraçao espetado sobre o para choques dianteiro as colunas c e d sim o hatchback tinha coluna d eram escurecidas reforçando a modernidade e sofisticaçao das superficies da carroceria poucos hatches tiveram tanta personalidade quanto o alfa 145 — antes e depois dele e por falar em personalidade em vez de um motor de quatro cilindros em linha como qualquer carro do segmento na epoca ele tinha um boxer refrigerado a agua dois cilindros de um lado dois do outro um cabeçote pra la e outro pra ca com uma semi aracnidea admissao por cima de tudo os motores tinham 1 35 litro e 90 cv na versao de entrada 1 6 litro e 103 cv na versao intermediaria e um interessantissimo 1 7 16v de 129 cv na versao de topo [gallery type= grid link= file size= medium ids= 292001 291953 291940 292015 292014 292011 ] a aguardada versao quadrifoglio deu as caras somente em outubro de 1995 estreando o primeiro dos novos motores quatro em linha twin spark com duas velas e quatro valvulas por cilindro era um 2 0 16v de 150 cv para pouco mais de 1 200 kg — uma boa relaçao de 8 kg/cv que fazia jus ao legado do trevo de quatro folhas e o permitia acelerar de zero a 100 km/h na casa dos 8 5 segundos o 145 quadrifoglio desembarcou no brasil no inicio de 1996 com quatro pacotes opcionais que se diferenciavam apenas pela quantidade de airbags sem airbags airbag simples ou duplo pelo teto solar e pelos bancos dianteiros basicos recaro ou momo todos vieram com abs farois de neblina rodas de liga leve ar condicionado freios a disco nas quatro rodas e claro vidros e travas eletricas o carro de ricardo e um dos basicos porem com alguns upgrades que veremos a seguir — e que o tornam especial o alfa romeo certo cicatrizado das feridas do primeiro 145 ricardo soube que um amigo alfista colocara alguns de seus carros a venda entre eles um 145 quadrifoglio verde rosso alfa em otimo estado com historico de manutençao e tudo o que se deve levar em consideraçao na hora de escolher um alfa romeo antigo era um carro tres vezes mais caro que o primeiro mas que nao iria surpreende lo como fizera o time alemao na copa do mundo o carro tinha poucas coisas a serem acertadas entre elas os bancos recaro que nao eram parte do pacote original do carro estavam revestidos com um tecido diferente do padrao original bastou encontrar um jogo de bancos usados para substituir aqueles modificados a caixa de fusiveis tambem nao estava nos melhores dias mas suportou ate 2017 quando foi trocada desde entao tudo o que ricardo precisou fazer foi a manutençao rotineira era mesmo o alfa romeo certo tao certo que inspirou alguns aperfeiçoamentos [gallery type= grid link= file size= medium ids= 291986 291985 291960 291955 291941 291944 ] ocasionalmente ele encontrou uma revenda de peças alfa romeo na europa que tinha alguns acessorios originais novos de estoque antigo foi quando encontrou o suporte de guarda chuvas para as portas e pasmem o radio toca fitas original que nunca foi oferecido no brasil [gallery type= grid link= file size= medium ids= 291969 291966 291970 291988 291962 291964 ] a melhor parte contudo veio em 2018 quando um amigo em viagem pela inglaterra decidiu visitar a autodelta e se ofereceu para trazer alguns componentes para ricardo foi como o 145 qv recebeu um chip de potencia en127 e um filtro de ar en254 para o twin spark o conjunto promete um ganho de 8 a 10 cv e o limite de rotaçoes elevado de 7 000 rpm para 7 500 rpm o que significa que o 145 agora tem cerca de 160 cv na pratica se observa mais uma melhor entrega de torque em baixas rotaçoes o que deixou o carro mais interessante em uso urbano explica ricardo coraçao esportivo desde entao ricardo manteve o carro como se ve nas fotos com uso regular que inclui viagens anuais de 1 500 km percorridos nas idas e vindas de curitiba ate o alfa romeo brasil em caxambu/mg o envolvimento com a marca entusiasmou ricardo de forma que em 2015 ele iniciou um levantamento nacional do alfa romeo 145 visando registrar o maximo de informaçoes sobre os 1 713 exemplares do modelo importados oficialmente para o brasil entre 1996 e 1999 ate o momento ja foram registradas 662 unidades — quase 40% do total importado um numero expressivo considerando que nem todos os exemplares foram preservados a uniao dos fas da marca tambem levou ricardo alem das fronteiras do brasil graças aos amigos da europa ele pode conhecer pessoalmente o chefe de projeto do 146 o signore carlo fugazza na sede da zagato onde de quebra conheceu o proprio andrea zagato alem de outros dois engenheiros e designers que trabalharam no projeto tipo 930 codigo interno do 145 e do 146 zbigniew maurer e mario favilla que prepararam uma aula exclusiva no centro politecnico de milao so para explicar sobre a historia de desenvolvimento da 145 e fatos sobre a entao recente uniao da fiat com a alfa romeo carlo fugazza e andrea zagato aulas no centro politecnico de milao um dos melhores hot hatches da historia na garagem de casa isso prezados flatouters e o que acontece quando se ensina as crianças a gostarem de carros lembre se disso na proxima vez que seu filho pedir para passear
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.