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Car Culture

Riva 32 Ferrari: se a Testarossa fosse uma lancha, ela seria assim

Na década de 1980, se você quisesse comprar um superesportivo que deixasse claro o tamanho de sua conta bancária, a Ferrari Testarossa poderia muito bem ser sua primeira opção. Ela era o topo de linha da fabricante, movida por um motor flat-12 de 4,9 litros e 395 cv famosa por seu visual espalhafatoso. Com quase dois metros de largura e as características “guelras” nas entradas de ar laterais, ela era a cara daquela época de ostentação que foram os anos 80. E foi produzida até 1992, sendo substituída pela Ferrari 512TR – que, na prática, era uma versão atualizada da Testarossa.

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Agora, se por acaso você fosse do tipo que gosta de lanchas e quisesse uma para combinar com sua Testarossa… só teria de esperar alguns anos. Pois, no fim dos anos 80, a renomada fabricante de lanchas Riva se juntou à Ferrari para desenvolver uma lancha inspirada pela Testarossa: a Riva 32 Ferrari. E não se trata de um tributo – ela era oficial, feita com a autorização do próprio Enzo Ferrari.

A Riva é uma fabricante de barcos fundada em 1842 por Pietro Riva. A história da companhia é bem interessante: às margens do Lago de Iseo, no norte da Itália, uma tempestade fortíssima destruiu boa parte dos barcos e balsas dos pescadores locais. Pietro Riva, então, conseguiu ganhar um bom dinheiro consertando-os. Com isto o negócio prosperou e, ao longo dos anos, a Riva migrou gradualmente para a fabricação de iates, lanchas e barcos de corrida. No fim da Segunda Guerra Mundial, o filho de Pietro, Carlo Riva, percebeu que o futuro estava nas embarcações de alto luxo – e foi com elas que a Riva construiu sua reputação, que perdura até hoje. Mas vamos à Riva 32 Ferrari.

Não foi a primeira vez que a Riva fabricou uma lancha esportiva inspirada em um superesportivo italiano: em 1968, Ferruccio Lamborghini comprou uma Riva Aquarama movida por dois motores V12 iguais aos do Lamborghini 350GT – gran turismo que foi o primeiro modelo produzido em série (ainda que limitada) pela companhia de Sant’Agata Bolognese.

A maior diferença era que a Riva 32 Ferrari não era um especial criado exclusivamente para o fundador da Ferrari, e sim uma série limitada criada para capitalizar o sucesso da marca do cavallino rampante – era, na prática, como um produto licenciado.

Mas não qualquer produto licenciado – na verdade, a Riva 32 foi um dos primeiros projetos de qualquer tipo a se valer, em seu desenvolvimento, dos recém-adquiridos equipamentos eletrônicos que a Ferrari começou usar para projetar seus carros usando o software CAD. Os engenheiros de Maranello e os artesãos da Riva uniram forças em 1988 para, de fato, imaginar como seria uma lancha esportiva com a identidade visual da Testarossa.

O resultado foi uma lancha de 9,92 metros de comprimento (ou 32,5 pés, sendo esta a razão para seu nome) com casco de fibra de vidro e dois motores. Mas, diferentemente da Aquarama de Ferruccio Lamborghini, que aproveitava os motores dos carros da marca, a Riva 32 Ferrari tinha dois motores BPM Vulcano 400, criados especificamente para uso marítimo.

Cada um deles deslocava oito litros (mais precisamente, 7.982 cm³) e era alimentado por quatro carburadores Weber. Bloco e cabeçotes eram de alumínio, a fim de evitar a corrosão pela água salgada, e a potência de cada um era de 390 cv – ou seja, eram 780 cv no total. Os motores eram ligados à hélice traseira através de uma transmissão BorgWarner. O conjunto era suficiente para que a lancha de 3.800 kg  fosse capaz de chegar aos 54 nós, o equivalente a 100 km/h. Sobre a água, isto é muito rápido.

O casco da Riva 32 Ferrari era onde ficavam as maiores referências à Ferrari Testarossa. Assim como o superarro, a lancha abusava das linhas retas e tinha entradas de ar nas laterais – e elas também serviam para admitir ar frio ao compartimento dos motores. Havia, também, uma enorme asa de fibra de carbono instalada em um santo-antônio pintado de preto – esta, assumidamente inspirada pelas Ferrari de Fórmula 1 da época.

O piloto do barco e o carona iam sentados em bancos do tipo concha, mas também era possível rebater os assentos para navegar em pé. Havia um defletor aerodinâmico fumê, e o painel trazia instrumentos fabricados pela VDO e pela própria Riva. Atrás do cockpit, ficava uma espaçosa cabine com cama de casal, diversos compartimentos de carga e um banheiro marítimo selado.

Foram feitos, no total, 37 exemplares da Riva 32 Ferrari foram fabricados na virada da década de 1990. O exemplar que aparece nas fotos é o de nº 28, e foi leiloado pela RM Sotheby’s em janeiro de 2018 durante um evento nos Estados Unidos. A lancha foi arrematada por US$ 69.000 – o equivalente a R$ 257.000 em conversão direta. Bem mais em conta do que qualquer Testarossa, diga-se.