ola amigos do flatout que acompanham o pc trago aqui mais um capitulo da saga do pangare dessa vez explorando um dos classicos dilemas de um gearhead sera que da pra montar um setup de suspensao que seja bom para ir ao supermercado ao trabalho mas ao mesmo tempo te permita derreter na pista nos finais de semana nesse momento posso afirmar que a maioria dos leitores estao dizendo um categorico nao ja fiz essa pesquisa informal em diferentes circulos com diferentes pessoas diferentes experiencias e tempo ao volante mas por que sera que alguns ainda acreditam ser possivel tal feito obviamente nao quero impor uma conclusao para tal polemica mas sim sugerir uma maneira de interpretar a questao acho que a grande pergunta e qual e o objetivo de cada um piloto de final de semana se voce quer conciliar o uso cotidiano ao maximo de performance possivel e claro que nunca tera o melhor dos dois mundos; numa analogia de boteco e o caso do carro flex que nao rende o que poderia nem no etanol nem na gasolina no pangare defini o limite do acerto da suspensao como ser possivel de andar na rua com algum prazer ou seja eu consigo usar o carro em modo civil e houve um ganho significativo no uso sovietico nos eventos de pista tenho planos de montar o carro exclusivamente para pista no futuro o que me abrira um leque de opçoes para acerto trazendo como resultado um tempo de volta menor mas nem por isso deixei de fazer algumas modificaçoes basicas hoje mesmo vamos a elas molas e amortecedores com maior carga e natural pensar que com maiores solicitaçoes precisamos de maiores cargas para que o carro se comporte bem em condiçoes de pista mas qual e a carga ideal podemos calcular existe uma receita perguntas como essas sao muito comuns e como voce deve estar imaginando nao existe apenas uma resposta para cada uma delas o que aprendi com o tempo e venho aplicando e converse com muita gente ouça pergunte corra atras de opinioes diferentes depois filtre tudo com base no seu estilo de direçao e faça o ajuste fino parafernalia tecnica para ajustes na pista e claro que podemos fazer calculos e estimativas mas particularmente tenho uma dificuldade enorme em conversar tecnicamente com a maioria dos fornecedores locais brasil quantas e tantas vezes nao liguei e perguntei se o cara sabia/podia fazer uma mola ou um amortecedor sob medida com carga de x etc e tal acabo sempre na mesma situaçao tendo que pedir me ve ai o dobro de carga do original ou manda um par de molas de 800 libras exemplo de um catalogo de molas e suas propriedades imagem eibach nessa realidade em relaçao aos componentes originais aumentei cerca de 2 5 vezes a carga mesmo perdendo muito do conforto de um carro original ainda e possivel usar o carro em ruas avenidas e estradas com dignidade e como estou nesse esquema de suspensao flex optei por regulagem de altura mas nao se engane nem tudo sao flores pois quando altero a altura do carro preciso conferir o alinhamento camber plate peça simples e fundamental para quem busca extrair um pouco mais de performance do seu carro em uma pista consiste em uma placa metalica que contem um uniball para ancoragem superior do amortecedor a grande vantagem e poder ajustar a cambagem por cima de forma pratica e rapida camber plate peça simples e eficiente para ajuste de pista ao inves de ficar botando muita teoria mostro aqui um exemplo pratico do pangare em dois momentos diferentes com e sem o camber plate veja como a roda de fora lado do passageiro fica melhor apoiada na curva com o setup atual usando o camber plate fotos tiradas na mesma curva kartodromo municipal de limeira hot lap isso significa contornar mais rapido a curva alem de poder acelerar mais cedo nas saidas de curva uma bela maneira de ganhar tempo de volta rodas e pneus mais largos normalmente uso pneus 225/40 13 para correr nos eventos calçados em rodas de 8 polegadas de largura esse conjunto contribui muito para que o carro fique bem apoiado nas curvas tornando possivel aproveitar o que as molas amortecedores e alinhamento tem para oferecer especialmente em limeira kartodromo o maior ganho com os pneus slicks e exatamente o apoio maior ao contrario do que muita gente pensa que os slicks grudam mais apenas a titulo de informaçao seriam necessarias mais de 8 voltas para que os pneus atingissem a temperatura ideal de trabalho trazendo efetivos ganhos de performance em grip pneus pirelli pzero 225/40 13 melhor apoio para o pangare nas curvas para chuva utilizo um jogo de toyo r888 medida 195/50 r15 montados nas rodas originais do gol gti 16v gii bola as rodas sao de 5 5 polegadas de largura toyo r888 na chuva passando a cerca de 200km/h na reta do aic e claro um bom acerto nao quero chover no molhado mas nao custa nada lembrar voce pode investir nas melhores peças nas melhores marcas gastar muito dinheiro isso nao garante bons resultados ja vi muitos carros excelentes na ficha tecnica mas que nao rendem na pista tambem nao ficarei aqui falando de alinhamento de teoria da suspensao afinal estamos no flatout e temos muito conteudo de qualidade para quem deseja saber mais sobre o tema relato aqui apenas o que uso hoje no acerto do pangare apenas para informaçao camber 2 5 dianteira 0 5 traseira caster +1 0 convergencia 0 5 mas e ai vem tempo de pista com tudo isso obviamente sim me recordo do primeiro trackday em interlagos da primeira vez em piracicaba no ecpa ou no hot lap limeira quanta evoluçao apenas para dar uma noçao do que todos esses detalhes que mencionei representam meu primeiro tempo no hot lap foi 1 08 xxx e hoje consigo virar 1 02 100 marca excelente para um carro de rua modificado pois sei que para melhorar minhas marcas precisarei da instalaçao do santo antonio e acerto da suspensao para pista veja o carro em açao no track day do ecpa no dia 25/10/2015 os pneus ja estavam no fim da vida sao os que utilizo desde o inicio de 2014 dificil de tracionar nas saidas de curvas o que acabou sendo mais desafiador para mim por ter que dosar o pe ja que nao estou usando booster no momento [youtube id= mvobrsnld0y width= 620 height= 350 ] proximos passos estou muito satisfeito com o setup atual posso dizer que cheguei em um conceito que me diverte tanto em pista quanto na rua mesmo tendo plena consciencia de que nao e o melhor para nenhum dos dois; tenho plena consciencia das limitaçoes de um setup flex quero ate o inicio do proximo ano fazer a construçao do santo antonio e posterior ajuste de cargas e geometria de suspensao ai sim farei o acerto de pista visando melhorar meus tempos de volta tambem penso em uma direçao mais rapida uma caixa que demande menos voltas no volante; em pistas/circuitos travados como o kartodromo de limeira ou mesmo o ecpa em algumas curvas sofro muito com isso mas ate la nao deixarei de andar com o carro e curtir momentos magicos com outros gearheads maniacos seja na pista ou fora dela deixo aqui algumas belissimas imagens do pangare atraves de clicks de amigos fotografos caras que acompanham eventos de trackdays e tem o dom de eternizar momentos fantasticos aproveito o espaço aqui para homenagear todos os fotografos profissionais ou nao que acompanham eventos automobilisticos especialmente trackdays hot laps e arrancadas da vida voces sao parte fundamental desse mundo obrigado pela dedicaçao e paixao que voces demonstram a cada foto a cada evento grande abraço a todos e ate a proxima por leo ceregatti project cars #94
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