era 6 de fevereiro de 2011 e a 20ª ediçao do ronde di andora estava começado a prova era a segunda etapa do italy ronde campeonato regional de rali realizado na italia uma competiçao pequena a moda antiga disputada por pilotos jovens e promissores que esperam ser notados por seu desempenho; por amadores que podiam ou nao ter talento mas que tinham carros; e por pilotos profissionais que queriam aproveitar seu tempo longe dos carros de corrida acelerando em carros de corrida [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] era o caso do polones robert kubica entao com 26 anos de idade e cinco de formula 1 em seu tempo livre ele participava de ralis pela europa e aquela era a primeira vez que ele corria com o škoda fabia s2000 versao de competiçao do hatchback feito sobre a plataforma do volkswagen polo e movido por um quatro cilindros aspirado de dois litros preparado para entregar cerca de 270 cv por sua origem tcheca os carros da škoda sao bastante populares no leste europeu em paises como a polonia tanto as versoes de rua quanto suas contrapartes de rali ate entao kubica so havia competido com o lancer evolution carro que usou em sua estreia nos ralis em 2004 o subaru impreza e o renault clio ele so participava de ralis por diversao porque gostava e nao tinha contratos e nem compromissos com equipe ou fabricante alguma basicamente ele nao precisava estar ali ja que ganhava a vida acelerando os monopostos da maior categoria do automobilismo desde 2006 quando fora contratado pela bmw sauber mas ele estava e havia acabado de dar a largada no estagio de abertura do ronde di andora quando perdeu o controle do carro e acertou o guard rail em uma curva o škoda rompeu a barreira e foi literalmente empalado pela estrutura metalica que entrou pela tampa do porta malas e invadiu o cockpit atingindo kubica [youtube id= icygnzxdr8q width= 620 height= 350 ] seu navegador o tambem polones jakub gerber saiu do acidente caminhando ileso kubica por outro lado levou mais de uma hora para ser removido do que restou de seu carro ele sofreu fraturas gravissimas no braço direito que foi parcialmente decepado pelo guard rail e lesoes de menor gravidade na mao e na perna direita kubica sobreviveria mas o mesmo nao poderia ser dito sobre sua carreira na formula 1 nao apenas por sua dificil recuperaçao mas tambem porque o polones era world champion material — como se chama em ingles os pilotos com potencial para serem campeoes de acordo com o jornalista britanico mark hughes um dos mais aclamados especialistas em formula 1 da atualidade kubica havia sido o melhor piloto da temporada de 2010 considerando todas as variaveis — especialmente sua capacidade de brilhar em circuitos tecnicos nos quais a habilidade do piloto faz mais diferença que a velocidade do carro como em suzuka spa e monaco caso se saisse bem na renault kubica poderia ter encontrado um assento em uma escuderia melhor estruturada sem contar a chance de uma boa campanha em 2012 quando a equipe deu a kimi raikkonen um carro que o levou ao terceiro lugar no mundial quem sabe onde kubica estaria em 2018 quem sabe como a formula 1 estaria com robert kubica a resposta para esta pergunta jamais podera ser respondida porque a vida de robert kubica virou de cabeça para baixo naquele fevereiro de 2011 a estrada ate entao robert jozef kubica nasceu em 7 de dezembro de 1984 e com apenas quatro anos de idade dirigia um quadriciclo com motor de 4 cv que ganhou de seu pai apos muita insistencia nao levou muito mais tempo para que ele ficasse grande demais para o quadriciclo ao que ganhou um kart de verdade com o qual treinava em todo seu tempo livre quando completou dez anos de idade robert kubica inscreveu se no campeonato polones de kart e venceu seis titulos em tres anos em 1998 ele se tornou o primeiro estrangeiro a vencer no campeonato italiano de kart e a partir dai ficou claro que kubica tinha o que era preciso para seguir carreira no automobilismo lewis hamilton robert kubica e nico rosberg em 2000 robert kubica começou a correr profissionalmente em 2000 quando foi contratado como piloto de testes da formula renault em pouco tempo ele tornou se um dos melhores da categoria ja em seu ano de estreia ele conquistou sua primeira pole position em 2002 com quatro vitorias ele faturou o campeonato italiano de formula renault e no ano seguinte com 19 anos de idade migrou para a formula 3 europeia sua primeira corrida na formula 3 foi vencida semanas apos um acidente de carro que o deixou com uma fratura no braço e dezoito pinos de titanio o que olhando em retrospecto parece um pressagio robert kubica teria sua carreira marcada nao apenas por uma ascensao muito rapida mas tambem por acidentes assustadores kubica encerrou sua primeira temporada na formula 3 na 12ª posiçao no segundo ano 2004 correndo pela mercedes ele foi o setimo colocado na classificaçao geral em 2005 kubica decidiu tentar a sorte na formula renault 3 5 disputada em monopostos com motor v8 que na epoca era uma das maiores portas de entrada para a formula 1 apos vencer corridas em zolder na belgica; la sarthe na frança e oschersleben na alemanha; kubica foi campeao e ganhou o direito de fazer seu primeiro teste com a equipe francesa de formula 1 trajetoria interrompida robert kubica mostrou serviço nos testes e foi contratado pela bmw sauber como piloto reserva para a temporada de 2006 meses depois ele participava de sua primeira corrida o grande premio da hungria no circuito de hungaroring em budapeste substituindo o canadense jacques villeneuve que havia reclamado de dores de cabeça apos um acidente no gp da alemanha semanas antes kubica classificou se na nona posiçao e terminou a corrida em setimo o que para um piloto reserva em sua primeira corrida era impressionante infelizmente porem o polones acabou desclassificado por seu carro estar abaixo do peso minimo por outro lado poucos dias depois da corrida villeneuve decidiu que deixaria a sauber abrindo espaço para que kubica sua permanencia foi confirmada pela equipe decisao que se mostrou acertada logo em sua terceira corrida o gp da italia em monza kubica foi o terceiro colocado e garantiu seis pontos [youtube id= ktxc49 kmdc width= 620 height= 350 ] sem duvida aquele foi um dos momentos mais importantes de sua carreira ao final do grande premio da italia de 2006 robert kubica havia se tornado nao apenas o primeiro piloto polones na formula 1 mas o primeiro piloto polones a pontuar na categoria o primeiro polones a subir no podio e o primeiro polones a liderar uma prova de f1 os anos seguintes foram de altos e baixos a temporada de 2007 começou bem e kubica obtinha resultados consistentes ate a a sexta corrida da temporada o gp do canada disputado no autodromo gilles villeneuve na volta 27 o carro de kubica encostou no toyota de jarno trulli e saiu da pista atingindo uma parte mais elevada do canteiro com isto o bico do carro se levantou e kubica nao conseguiu frear atingindo o muro a 300 13 km/h ricocheteando e voltando para a pista destruido [youtube id= vaupu4eqml8 width= 620 height= 350 ] segundo revelado pelo laudo do acidente o corpo de kubica foi submetido a um pico de desaceleraçao de 75g incrivelmente porem horas depois do acidente relatou se que o piloto nao se feriu gravemente sofrendo uma concussao leve e uma torçao no tornozelo e so menos de um mes depois kubica estava de volta a seu lugar e terminou o ano em sexto a bmw continuou acreditando no potencial de kubica e foi recompensada em 2008 ele foi um dos maiores destaques da temporada conquistando sua primeira vitoria no gp do canada apos um acidente nos boxes que tirou o entao lider da corrida lewis hamilton e kimi raikkonen da prova apos tres podios na primeira metade do ano 2º na malasia 3º no bahrein e 2º em monaco alem da vitoria no canada kubica tornou se lider do campeonato contudo problemas aerodinamicos com seu sauber f1 08 impediram que ele mantivesse o padrao pelo restante do campeonato que terminou em quarto [youtube id= bggx6sqzxj4 width= 620 height= 350 ] o ano seguinte 2009 foi o ultimo de kubica na bmw uma temporada infeliz para o piloto que subiu ao podio uma unica vez na penultima corrida o gp do brasil a fabricante alema anunciou no fim de 2009 que deixaria a formula 1 e kubica ficou livre para assinar um contrato com a renault apos fechar o ano em 14º parecia apropriado considerando que sua carreira profissional havia começado na equipe francesa robert kubica assinou um contrato de tres anos com a renault de 2010 a 2012 embora tenha subido ao podio tres vezes no primeiro ano em segundo no gp da austria em terceiro no gp de monaco e novamente em terceiro no gp da belgica certamente o ponto alto de sua campanha foi a volta mais rapida que conseguiu no grande premio do canada durante as voltas finais marcando 1 16 972 tenha em mente que estamos falando de uma temporada na qual correram lewis hamilton jenson button mark webber fernando alonso felipe massa e sebastian vettel os nomes de todos eles seriam citados como os grandes destaques da formula 1 nesta decada sendo quatro campeoes e dois vices robert kubica poderia estar entre eles tambem e como dissemos ate mesmo chegado ao titulo — quem sabe mas nao aconteceu [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] depois do acidente apos encerrar a temporada de 2010 na oitava colocaçao e renovar seu contrato com a renault que competiria em 2011 como renault lotus e aproveitar suas merecidas ferias robert kubica testou o carro como qual correria em 2011 pela primeira no circuito de valencia na espanha quatro dias depois ele estava na italia correndo com o skoda fabia como piloto convidado foi quando ele sofreu o acidente que mudou sua vida kubica passou por uma bateria de cirurgias nas semanas seguintes para reconstruir os ossos de sua perna e de seu braço a situaçao de sua mao porem era preocupante ele nao conseguiu se recuperar a tempo para correr em 2011 forçando a renault a contratar nick heidfeld seu ex colega de bmw as pressas em abril kubica deu inicio a um longo programa de reabilitaçao em novembro de 2011 ele confirmou que ainda nao estava pronto para voltar a competir e ao longo de todo o ano de 2012 seu retorno a formula 1 permaneceu incerto isto nao o impediu de voltar a competir em setembro de 2012 kubica inscreveu se como convidado no ronde gomitolo di landa com um subaru impreza wrc 2007 ele venceu a prova com um minuto de vantagem sobre o segundo colocado a partir dali kubica decidiu que seu retorno ao automobilismo seria atraves dos ralis [youtube id= j4hz5hfgwom width= 620 height= 350 ] um contrato com a citroen foi assinado para a temporada de 2013 na qual kubica competiria na categoria wrc 2 imediatamente abaixo da divisao principal sua primeira vitoria nao demorou a chegar o rali da acropole na grecia com 1 30 minuto de vantagem outras quatro vitorias lhe garantiram o titulo antes do fim da temporada levando kubica a migrar para o erc o campeonato europeu de rali ultimo degrau antes da elite do wrc para 2014 ele competiu com o ford fiesta wrc no erc por dois anos e no inicio em 2016 anunciou que correria no wrc nao aconteceu por falta de patrocinio ele so conseguiu disputar o rali monte carlo que abandonou apos um acidente o retorno paralelamente a atuaçao de robert kubica nos ralis jamais deixou se de especular seu retorno a formula 1 o maior problema era a limitaçao dos movimentos de sua mao direita as diversas fraturas e os nervos lesionados haviam deixado sequelas e isto era fato entre participaçoes pouco sucedidas em provas de longa duraçao em especial as 24 horas de dubai de 2016 com um porsche 911 gt3 que cedeu a problemas mecanicos kubica fazia testes com simuladores com bons resultados mas o espaço limitado dentro do cockpit de um monoposto era uma preocupaçao persistente [youtube id= ewggj_im7ea width= 620 height= 350 ] kubica nao fazia questao alguma de esconder que embora gostasse muito de competir independentemente da categoria nenhuma outra competiçao lhe trazia a mesma satisfaçao pessoal que a formula 1 e foi por isto que ele continuou fazendo de tudo para voltar a forma como ele se resumiu os seis anos seguintes ao acidente durante uma entrevista a espn em 2017 e tocante a vida me deu tanto e entao em um instante me tirou tudo dizem que o tempo cura tudo mas nao foi o caso para mim na verdade me fez sofrer mais no começo achei que recuperaria a funcionalidade bem rapido mas isto nao aconteceu e melhora que eu esperava nao veio o acidente virou minha vida de cabeça para baixo mas eu sei que se nao fosse por alguns centimetros eu nao estaria aqui hoje falando a respeito o maior trabalho que tive foi em minha propria mente passei por momentos terriveis nos quais senti que nao estava mais em condiçoes de continuar foi muito pior que qualquer dor fisica mas agora finalmente posso me sentir em paz comigo mesmo porque eu estou voltando a ser quem eu era um piloto de formula 1 a declaraçao foi dada em junho de 2017 quando foi anunciado que kubica participaria alguns testes com a renault ainda naquele mes primeiro com um carro de 2012 o lotus e20 no circuito de valencia na espanha novos testes foram realizados em agosto em hungaroring com o renault sport r s 17 como forma de avaliar sua capacidade de conduzir um monoposto contemporaneo da formula 1 apos completar 142 voltas no circuito com desempenho consistente em media 1 5 segundo mais lento que sebastian vettel sendo o quarto colocado na tabela geral kubica ficou mais otimista [youtube id= smxudi5ovzi width= 620 height= 350 ] poucos meses depois em outubro kubica realizou testes com a williams em seu carro de 2014 primeiro em silverstone e depois em hungaroring em novembro com o anuncio da aposentadoria de felipe massa ao fim da temporada kubica tornou se um dos nomes mais cotados para suceder o brasileiro em 2018 apos concluir uma nova bateria de testes com a williams desta vez no fw40 carro utilizado pela equipe em 2017 kubica passou a disputar uma vaga com o jovem sergey sirotkin que acabou sendo o escolhido para o posto trazendo uma montanha de dinheiro para ajudar a situaçao delicada da williams kubica foi contratado como piloto reserva e aproveitou a oportunidade para mostrar que merecia uma chance certamente seu desempenho durante os treinos do gp da espanha superando o colega lance stroll ajudou bastante [youtube id= avpvcmflho4 width= 620 height= 350 ] apos uma temporada fraquissima a qual devera terminara na decima posiçao a williams anunciou nesta semana que kubica sera o piloto titular da equipe na temporada de 2019 ele sera colega de george russell britanico que foi piloto reserva da mercedes em 2018 um retorno como este e altamente improvavel na formula 1 contemporanea e algo a que so se deram ao luxo campeoes como michael schumacher e kimi raikkonen embora seja extremamente talentoso e mereça esta segunda chance kubica conseguiu tal proeza por seu esforço e persistencia ele teve e essencia de reaprender a conduzir um carro de formula 1 e mais nossa aposta e que kubica tem tudo para fazer a diferença em sua nova equipe a williams encerrara 2018 na decima posiçao a lanterna do campeonato seu pior resultado desde que foi fundada em 1977 alem de ter um carro ruim a williams errou ao contratar dois pilotos inexperientes com seu feedback o agora veterano robert kubica tem condiçoes de devolver a equipe britanica a capacidade de identificar problemas e sugerir soluçoes certamente com o perdao pelo cliche esta e uma das maiores historias de superaçao na historia recente da formula 1 nos so podemos encerrar com as palavras do proprio kubica apos o anuncio da williams feito hoje [youtube id= ke_iwo3rnn8 width= 620 height= 350 ] do ponto de vista humano enxergo e compreendo o ponto esta e uma historia na qual provavelmente ninguem acreditou provavelmente os unicos que jamais desistiram foram eu mesmo e as pessoas ao meu redor todos nos sabiamos que era algo que talvez nao pudesse ser feito e isto tudo mostra que de algum jeito nada e impossivel do ponto de vista de um piloto voces vao ter que esperar alguns meses para ver se eu nao fosse capaz de pilotar de forma competitiva o bastante eu nao estaria aqui e normal que as pessoas vejam minhas limitaçoes e se perguntem como e possivel que eu seja capaz pilotar novamente e eu sei que e dificil de acreditar mas a williams conseguiu ver neste ano e eu vi nos ultimos 16 ou 18 meses desde que dirigi um carro de formula 1 novamente em valencia no ano passado que eu consigo graças a muito trabalho mas tambem porque minhas limitaçoes nao estao me limitando tanto quanto as pessoas pensam
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