FlatOut!
Image default
Projetos Vídeo

Ronco de motor, fumaça de pneu e seis gerações para comemorar os 50 anos do Ford Mustang do jeito certo

Aparentemente o Ford Mustang tem duas datas de nascimento: 1964, o ano em que começou a ser produzido a partir do mês de abril, e 1965, seu primeiro ano-modelo. Sendo assim, as comemorações de meio século de existência do pony car, que começaram em 2014, aparentemente vão seguir com toda força em 2015.

E elas começaram ontem, quando a Ford Racing soltou este belo vídeo com Mustang de todas as gerações se divertindo em uma estrada deserta. Vão vai ser o melhor um-minuto-e-meio do seu dia — ao menos se você é fã do Mustang, de muscle cars e da cultura automotiva que os rodeia. Confie na gente!

O que temos aqui é um recado simples e direto: o Mustang é um clássico que passou por seis gerações desde a década de 1960 e algumas podem até ser bem diferentes entre si, mas todas são incríveis e divertidas — até mesmo a segunda geração, se você procurar direito. Não é à toa que o vídeo se chama “50 Years of Fun”, ou “50 Anos de Diversão”.

Quando dizemos simples, não estamos brincando: foram escolhidos nove carros, de praticamente todas as gerações, entre originais e preparados. Todos matadores, com visual bacana, ronco maravilhoso e muita disposição para acelerar. Com mãos hábeis no comando, os nove ‘Stang realizam manobras quase coreografadas enquanto nuvens de fumaça de branca de pneu tomam conta da cena e marcas de pneu sujam o asfalto. Sabe como é, o básico.

E que elenco: quatro Mustang de primeira geração, um Mustang II, um Fox Body (apelido da terceira geração), um modelo 2014 e dois novíssimos exemplares da sexta geração. Entre os de primeira geração estão um hardtop 1969 todo modificado (não conseguimos encontrar referências sobre ele), um fastback 1967 e um Mach I que provavelmente é um 1971 (repare a posição dos faróis auxiliares na grade e no para-choque cromado); além do Mustang Fastback RTR-X 1969 do drifter profissional Vaughn Gittin Jr.

Este é, sem dúvida, um dos carros mais fodásticos do vídeo — isto porque, apesar de ser considerado um Mustang 1969, na prática ele é um carro novo, feito do zero sobre uma estrutura tubular e aproveitando apenas as linhas básicas da carroceria Fastback 1969 da Dynacorn. Todo o resto foi feito em metal, artesanalmente, e o acabamento é tão bem feito que quase nos faz desejar que o Mustang viesse assim da fábrica.

rtrx

O motor é um crate engine Ford Racing — o V8 302R, de 440 cv, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, também da Ford Racing.

Fazendo companhia a ele, aparecem dois Mustang RTR 2015 — modelo lançado neste ano pela RTR, a empresa de Vaughn, para satisfazer logo aqueles que demandam um Mustang preparado antes da chegada das versões da Shelby (a primeira delas apareceu somente em novembro passado, o Shelby GT350).

01-2015-mustang-rtr-spec-5-1

Como já mencionamos aqui, o Mustang RTR traz novos detalhes estéticos (nova grade, saias laterais, kit aerodinâmico e rodas) e, nas versões mais caras, um supensão retrabalhada, escape Magnaflow e um compressor mecânico que pode levar a potência a 735 cv.

Além destes, um Mustang II também estrelou o vídeo. Apesar de esta não ser a geração mais querida do Mustang por seu visual pouco agressivo e pela mecânica extremamente amarrada — em parte, para frear o valor das apólices de seguro —, existem alguns projetos bem interessantes que usam a segunda geração como base.

O Mustang “Evolution” da A-Team Racing, por exemplo, é um Mustang II 1978 equipado com um Ford V10 Triton, usado em caminhões leves da marca, preparado para render pelo menos duas vezes a potência original de 310 cv e um herege câmbio manual de seis marchas vindo do Corvette Z06.

O Fox Body, um cupê do início da década de 1990, também é um carro bastante especial — é o Mustang “Top Notch” da Vortec Superchargers, cujo V8 Coyote da Ford Racing desloca cinco litros e entrega nada menos que 866 cv graças a um compressor mecânico. Além dele, há um exemplar dos mais recentes Mustang de quinta geração, possivelmente um Shelby GT500, marca presença.

Só sentimos falta da quarta geração, lançada em 1990 e fabricada até 2004.  Adoraríamos ter visto um Ford Mustang SVT Cobra, com seu V8 de 5,4 litros e 390 cv e o característico aerofólio quase totalmente plano na traseira. Ao menos existe a internet para matar a vontade:

Agora, fora este detalhe, é um belíssimo vídeo. Se as comemorações do cinquentenário do aniversário do Mustang pelo segundo ano consecutivo continuarem assim, que venham!