como eu havia dito no post anterior meus planos envolviam a caracterizaçao ss ano 1975 eu tambem queria um carro confiavel para viagens ocasionais e queria um seis cilindros no cofre o problema e que meu planejamento foi basicamente nenhum quando decidi restaurar esse carro planejar o que se quer fazer com o carro de antemao e ter objetivos claros e o caminho para nao sofrer muito mais que o necessario numa empreitada dessas algo que naquela epoca eu nao sabia o pessoal do flatout pediu para contar quais os planos pretendidos para o carro nesta segunda postagem mas como eu disse eu nao tinha a minima ideia de onde estava me metendo por isso nao tinha planejado nada muito alem da caracterizaçao ss e o swap de motor eu nao fazia a menor ideia da quantidade de trabalho e garimpagem que seria necessaria pra fazer tudo entao vou contando o que foi feito a medida que as coisas foram acontecendo explicada a situaçao da falta de planejamento de minha parte segue a continuaçao do desafio 676 o começo da jornada a primeira oficina a raiva e o verdadeiro começo da restauraçao era algum sabado do começo de 2012 quando tirei essa foto acima e finalmente levei o carro para restaurar voces vao entender a razao das aspas um pouco mais tarde antes de prosseguir vou contar o que ocorreu entre o momento em que comprei o carro ate esse dia da foto fiquei com o carro por cerca de dois meses levando ele em varias oficinas daqui de fortaleza para que o avaliassem algumas oficinas nao me deixaram nem entrar nao aqui a gente nao aceita serviço assim nao so coisa rapida em outras foi quase um assalto coisa tipo amigo 30 mil so pra voce colocar o carro aqui depois de comprar o carro encontrar uma oficina de respeito e a primeira dificuldade de alguem em busca de restaurar um antigo e eu aprendi isso da forma mais dificil nesse interim de ficar procurando oficinas ficar completando o sistema de arrefecimento e voltar pra casa cheirando a gasolina fomos para uma ediçao do encontro do clube do opala de fortaleza na foto da pra ver o meu opala ate entao ainda amarelo ali atras mas voltemos ao que interessa o dia em que levei o carro para o funileiro 1 vou me referir a ele assim o sujeito e o tipico funileiro preguiçoso que vemos por ai alguns opaleiros ja devem ter notado algumas coisas estranhas no carro mas vou falar sobre elas tirando os pormenores como os emblemas e outros acabamentos que o carro nao tinha existia coisa pior debaixo dessa fina camada de amarelo fina mesmo dava pra tirar com a unha como da pra notar a frente do carro ta bem estranha os aros dos farois peça de ferro que serve como base para o aro plastico do farol estavam soldados para fora dando essa cara estufada ao carro os para choques talvez por serem paralelos mais sobre isso depois estavam muito afastados da frente do carro como tambem tortos o capo tinha uma bolha imensa como da pra notar pela quebra da luz na foto acima e nao serviria pra nada descendo um pouco mais esta o componente que certamente e uma das maiores dores de cabeça na restauraçao de um opala pelo menos foi no meu caso o saiote inferior dianteiro encontrar um carro que tenha uma estrutura boa e o essencial mas algumas peças de lata podem custar mais caro que o proprio carro por isso encontrar um carro com certas peças em bom estado e algo que recomendo muito se eu fosse comprar um opala pra restaurar hoje eu tentaria encontrar um que tivesse um painel traseiro e um saiote dianteiro inferior em otimo estado ou precisando de poucos reparos isso porque essas peças podem sair por cerca de r$ 2 000 e r$ 3 000 respectivamente caso voce nao encontre em desmanches e precise compra las de estoque antigo o bico dianteiro tambem e uma peça de lata que custa caro por sorte o do meu estava em otimas condiçoes o meu carro tinha um painel traseiro tambem em boas condiçoes mas o saiote inferior dianteiro estava deploravel e como eu disse encontrar opalas dessa epoca aqui e dificil eu nao tinha como encontrar o saiote em desmanche ou sucata e isso me deu uma dor de cabeça consideravel mas que foi solucionada mais tarde nas maos de um funileiro/mecanico/amigo extremamente talentoso os meus maiores problemas entao se concentravam na porçao dianteira do carro por incrivel que pareça o carro nao tinha nada de ferrugem nas caixas de roda — o opala sempre tem ferrugem ali nas caixas de ar nas areas do tanque e em areas mais umidas os baus do cofre do motor estavam perfeitos assim como a parede corta fogo o capo nao tinha salvaçao os para lamas por fora estavam com boa aparencia mas quando foram desmontados a ferrugem tinha literalmente corroido tudo por dentro os aros dos farois precisariam ser substituidos assim como o capo para lamas e o saiote inferior dianteiro e isso era so o que dava pra ver ate aquele momento dois meses depois de ter deixado o carro na oficina eis que vou la para ver como estava o serviço e deparo com a cena abaixo nada absolutamente nada havia sido feito apenas o desmonte dos bancos forros e so meu carro ficara encostado ali ao lado do muro por todo aquele tempo ali começava minha dor de cabeça que culminaria na remoçao do carro daquela oficina e preciso ficar de olho no serviço se voce nao tiver tempo para ficar indo na oficina voce certamente vai ter dor de cabeça e bom estar presente ate mesmo para direcionar melhor o serviço eu nao tinha tempo suficiente de ficar indo com frequencia e ficar dois meses sem pisar na oficina e sem cobrar do sujeito me custou ingenuidade e falta de experiencia da minha parte depois disso e muita cobrança o funileiro 1 que apesar de bom estava demorando demais pra fazer o trabalho começou a realmente mexer no carro apesar de que as caixas de ar do carro estavam boas eu decidi por colocar caixas de ar novas serviço que mais tarde foi refeito pelo sujeito que veio a realmente restaurar o carro por completo newton o carro ia avançando a passos de tartaruga alem dos para lamas de estoque antigo que comprei por sorte de um senhor que os tinha pendurado na parede nessa foto da pra ver que aquela bolha do capo havia estourado pouco tempo depois por intermedio do funileiro 1 encontramos um cara que mexia apenas com opalas o newton e levei o meu la para fazer as adaptaçoes necessarias para a troca do motor no que tange a adaptaçao e preciso fazer modificaçoes no cofre para o seis cilindros bem como no agregado pois as bases dos motores de quatro e de seis cilindros sao diferentes no meu caso eu consegui comprar um agregado de estoque antigo ja pronto para o seis canecos tive sorte o cambio e um pouco recuado no processo existe tambem a necessidade de trocar os suportes do radiador pelos suportes do seis cilindros pois no quatro cilindros o radiador fica mais recuado chegamos la e vimos a qualidade do serviço e o ambiente bem melhor e mais organizado do que o da oficina onde o carro estava anteriormente nao pude deixar de pensar em terminar o serviço de restauraçao ali mesmo ainda assim eu havia fechado negocio com o primeiro funileiro para remover a tinta do carro a fim de nao deixar nada escondido na lata e começamos a pensar que depois que isso fosse feito retirariamos o carro de la e levariamos para a segunda oficina oficina do newton cara que mais que mecanico virou um amigo e foi ai que eu passei a maior raiva durante essa restauraçao cheguei a dita oficina do funileiro 1 e deparei com meu carro na chuva com a parte interna cheia de agua e com a lataria parcialmente exposta tenho poucas fotos desse dia a raiva foi imensa o desgraçado do funileiro 1 nao estava la para ouvir algumas palavras que nao devo mencionar aqui mas no dia seguinte tirei o carro de la e o levei para o mesmo sujeito que havia feito o serviço de adaptaçao do seis cilindros o newton dali para a frente nunca mais tive raiva e o serviço nao sofreu mais atrasos essa e a diferença entre alguem honesto e trabalhador e alguem que nao e boa gente com o honesto voce nao precisa nem se preocupar em cobrar e aqui começava a verdadeira restauraçao do opala ss mas isso e um assunto para o terceiro post nos vemos mais adiante por charles santos project cars #20
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