em 1851 um homem chamado george townsend abriu uma fabrica de agulhas em redditch worcestershire e o mesmo lugar de onde vem o famoso molho ingles que hoje pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo e nem sempre ou melhor quase nunca e de fato feito na inglaterra pois aquela fabrica de agulhas cinquenta anos depois daria origem a uma fabrica de motocicletas que hoje e considerada a mais antiga do mundo ainda em atividade a royal enfield ha um pouco de licença poetica aqui pois a atual royal enfield so carrega o nome da empresa original as royal enfield atualmente sao produzidas em chennai na india e exportadas para o mundo todo ainda assim e um feito admiravel especialmente porque eles ainda fabricam motocicletas a moda antiga ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o filho de george townsend que herdou o nome do pai foi o grande responsavel foi ele que em 1882 decidiu expandir as atividades da empresa da familia fabricando peças para bicicletas pedais bancos garfos esse tipo de coisa dai para montar bicicletas inteiras foi questao de tempo as primeiras começaram a ser feitas em 1886 depois vieram as motos nao foi uma transiçao muito suave porem em 1891 a empresa dos townsend nao ia bem financeiramente e quase entrou em colapso isto so nao aconteceu porque uma fabricante de armas a royal small arms factory assumiu o negocio eles estavam interessados no ferramental com o qual seriam produzidas peças para rifles sua fabrica ficava em enfield no norte de londres o primeiro veiculo motorizado da enfield foi um quadriciclo motorizado nao muito diferente de duas bicicletas montadas lado a lado com um motor dedion no meio que ficou pronto em 1898 mas nao deu muito certo e abortou qualquer ambiçao de fabricar veiculos de quatro rodas bem mais promissoras eram as motos que nunca deixaram de ser estudadas a primeira delas um prototipo com motor minerva de 1 5 cv era uma moto altamente experimental com o motor montado na frente do guidao e ligado a roda traseira por uma longa cinta tambem nao deu muito certo por razoes obvias a primeira moto enfield a realmente dar certo foi apresentada em 1909 ela era equipada com um v twin montado felizmente no local tradicional de 297 cm³ e ganhou sua versao de produçao em 1910 em 1911 contratada pelo exercito real britanico para fornecer equipamentos militares a enfield passou a se chamar royal enfield adotou o slogan made like a gun feita como uma arma em traduçao litera e passou a usar o desenho de um canhao em seu emblema motos royal enfield de dois e quatro tempos algumas delas com sidecars e suportes para metralhadoras foram aproveitadas pelos ingleses durante a primeira guerra mundial o que garantiu que a empresa tivesse fundos para desenvolver mais motos apos o conflito que terminou em 1918 as motos da royal enfield inicialmente nao tinham nomes elas eram identificadas apenas pela cilindrada do motor mas isto nao as tornava menos marcantes na verdade a royal enfield foi responsavel por algumas inovaçoes importantes eles foram uma das primeiras fabricantes a colocar o tanque de combustivel acima da barra superior do quadro por exemplo antes disto o costume era que a peça ficasse encaixada no meio do quadro mais proxima do motor e menos protegida no caso de um acidente contudo a royal enfield so conseguiu projetar se como uma grande fabricante de motocicletas em 1931 quando foi lançada a bullet seu modelo de maior sucesso o nome vinha do motor um monocilindrico de quatro valvulas e 350 ou 500 cm³ de deslocamento por sua vez o motor foi batizado assim como referencia a sua ligaçao com a industria das armas em 1949 a bullet foi uma das primeiras motos do mundo a receber suspensao traseira com molas — antes ela tinha o chassi rigido na traseira conhecido como rabo duro e o unico meio de absorçao de impactos eram as molas sob o banco naquele mesmo ano a bullet começou a ser exportada para a india pois governo do pais queria dar motos a seus policiais e militares para facilitar o patrulhamento da fronteira a moto da royal enfield parecia perfeita e a india fez uma enorme encomenda foi questao de tempo ate que uma fabricante local a madras motors procurasse a royal enfield com o desejo de se tornar uma divisao indiana da marca e começasse a montar bullets sob licença usando componentes importados do reino unido isso aconteceu em 1955 e dois anos depois a madras — entao rebatizada como enfield india comprou o ferramental britanico para produzir sozinha os componentes necessarios para a fabricaçao das motocicletas contudo o que parecia so um investimento extra acabou salvando o legado da royal enfield em meados da decada de 1960 fabricantes japonesas invadiram o reino unido com motos mais baratas modernas e confiaveis a royal enfield ate entao uma potencia das motocicletas no pais foi perdendo mercado ate ser forçada a deixar de fabricar motos em 1967 a empresa ainda sobreviveu fabricando equipamentos de precisao para armas mas fechou as portas em 1971 contudo a atividade na india continuou firme e forte tendo a bullet como principal produto e assim foi por mais de tres decadas ate que em 1994 a enfield india comprou os direitos para usar o nome royal enfield foi o renascimento da lenda possivel graças a um modelo que nao havia mudado nada desde 1955 depois da compra do nome a bullet foi modernizada ganhando um aspecto mais contemporaneo mas so um pouco e tecnologia mais moderna como igniçao eletronica e amortecedores a gas para a alegria dos fas porem o modelo tradicional foi mantido porem agora chamado classic graças a esta decisao a royal enfield cresceu muito no setor de nicho ano apos ano a empresa expandia suas atuaçoes ate que hoje exporta motos para mais de 20 paises olhar para uma classic era voltar no tempo em todos os sentidos ela era bem pequena e leve — 2 18 m de comprimento e 183 kg o motor nao mudou muito ao longo das decadas continuava sendo um monocilindrico com pistoes de 84 mm de diametro por 90 mm de curso e comando de valvulas no bloco capaz de entregar 27 2 cv a 5 200 rpm e 4 21 mkgf de torque a 4 000 rpm a diferença e que desde 2007 o motor tem injeçao eletronica e partida eletrica a mudança no motor foi uma das razoes para que a royal enfield se popularizasse nos ultimos anos — a ponto de no ano passado a companhia inaugurar mais uma fabrica na india e dobrar a capacidade de produçao para suprir a demanda internacional o que inclui o brasil as motos sao importadas desde 2012 da india e o unico modelo disponivel e a classic 500 oferecida em varias cores cada uma das cores recebe um nome especial — classic green chrome black desert storm e traz visual exatamente igual ao que era ha mais de 60 anos obviamente quem quer uma royal enfield nao esta muito preocupado com eficiencia ou custo beneficio — a anglo indiana tem estilo de sobra e um charme unico e talvez o mais proximo que se pode chegar de voltar a decada de 50 e comprar uma moto foi uma manobra acertada a dos indianos depois do sucesso da classic a nova royal enfield anunciou em 2015 a compra de uma pequena fabricante britanica chamada harris performance products o objetivo era simples tornar a royal enfield uma marca genuinamente britanica outra vez a compra incluiu um centro de pesquisa e desenvolvimento em leicestershire no leste da inglaterra pouco depois a royal revelou a dual sport himalayan era um produto completamente diferente da classic sem ligaçao direta com o passado da royal enfield em si mas ainda assim com visual classico e uma proposta acessivel tanto para o bolso quanto para as habilidades do motociclista incluindo um motor monocilindrico de 411 cm³ quadro desenvolvido do zero injeçao eletronica e abs sua proposta e ser uma motocicleta multiuso que fique a vontade na rua nas rodovias e nas estradas de terra ela foi lançada na india em 2016 e chegou ao brasil tres anos depois em 2019 e tudo indica que ela tera uma vida longa na configuraçao atual a primeira royal enfield moderna desenvolvida na inglaterra por sua vez foi a interceptor 650 que foi anunciada em 2017 lançada em 2018 e começou a ser vendida em 2019 ao lado de sua irma a continental gt 650 ambas usam o mesmo motor de 648 cm³ e 47 cv mas suas propostas sao ligeiramente distintas a interceptor 650 e a sucessora direta da classic descontinuada no ano passado e a continental gt se propoe a ser uma cafe racer classica as tres compoem a linha atual da royal enfield no brasil mas logo devem ganhar uma companheira a meteor 350 modelo de entrada que ja esta a venda na india desde o ano passado fala se ate em fabrica no brasil e a tradiçao britanica totalmente globalizada
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