A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

RS Turbo: o Skyline dos anos 80 que foi o precursor dos GT-R modernos

Ao lado do Toyota Supra, do Mazda RX-7, do Mitsubishi 3000GT e do Honda NSX, o Nissan Skyline GT-R é um esportivos japoneses mais emblemáticos dos anos 1990 e 2000. Mais precisamente, as três gerações produzidas entre 1989 e 2002 – R32, R33 e R34. Os admiradores do GT-R sabem que a linhagem é bem mais antiga. O primeiro GT-R, o C10 – também conhecido como Hakosuka – foi lançado exatos 50 anos atrás, em 1969. Depois dele, veio o C110, também conhecido como Kenmeri, que foi produzido apenas em 1973. E então veio um hiato de 16 anos, encerrado apenas em 1989, com a chegada do R32. Isto, porém, não quer dizer que o Skyline ficou sem uma versão apimentada de respeito entre 1973 e 1989. Pelo contrário: foi justamente neste período que a Nissan decidiu transformá-lo em um esportivo mais sofisticado, moderno e inovador, plantando a semente para o retorno do GT-R em 1989. E foi também nesta época que o Skyline tornou-se um ícone das pistas – antes do primeiro Godzilla. O iníci

Matérias relacionadas

A receita do Lotus Omega: quais as diferenças entre ele e o Omega comum?

Leonardo Contesini

The Lauda Legacy: como um homem e seu carro podem mudar a história do automobilismo – e de uma vida

Leonardo Contesini

Südschleife: uma caminhada solitária nas ruínas do irmão esquecido do Nordschleife em Nürburgring

Juliano Barata