FlatOut!
Image default
Automobilismo

Rufus Parnell “Parnelli” Jones, 1933-2024

Pista de Riverside, Califórnia, 4 de outubro de 1970. Final da temporada de 1970 da SCCA Trans-Am. O piloto do Mustang Boss 302 nº 15 da equipe de Bud Moore liga o motor de seu carro, e o chão treme. O Mustang Boss 302 de corrida é algo que até hoje nos dá arrepios na espinha. Era um Mustang sim, com monobloco e a maioria de seus componentes originais. Molas e amortecedores mais duros, sim, motor preparado, sim, mas ainda um carro de rua, modificado para pista apenas. Em alguns pontos de forma decisiva: atrás das belíssimas rodas Minilite (aqui chamadas “mexericas”) de magnésio de 15x8 polegadas estavam freios a disco nas quatro rodas, de dimensões consideráveis. O motor, um Ford 302 V8 preparado, era também uma fera: com um Holley quádruplo e escapamentos abertos, dava 460 cv a 7500 rpm, e 50 mkgf a 6000 rpm. O câmbio era manual Ford toploader de quatro marchas. O carro pesava 1400 kg distribuídos 51/49% frente/trás pronto para a corrida e com o piloto dentro. A Road & T