pista de riverside california 4 de outubro de 1970 final da temporada de 1970 da scca trans am o piloto do mustang boss 302 nº 15 da equipe de bud moore liga o motor de seu carro e o chao treme o mustang boss 302 de corrida e algo que ate hoje nos da arrepios na espinha era um mustang sim com monobloco e a maioria de seus componentes originais molas e amortecedores mais duros sim motor preparado sim mas ainda um carro de rua modificado para pista apenas em alguns pontos de forma decisiva atras das belissimas rodas minilite aqui chamadas mexericas de magnesio de 15x8 polegadas estavam freios a disco nas quatro rodas de dimensoes consideraveis o motor um ford 302 v8 preparado era tambem uma fera com um holley quadruplo e escapamentos abertos dava 460 cv a 7500 rpm e 50 mkgf a 6000 rpm o cambio era manual ford toploader de quatro marchas o carro pesava 1400 kg distribuidos 51/49% frente/tras pronto para a corrida e com o piloto dentro a road & track testou um carro desses na epoca e viu desempenho inedito em mustangs ate ali 0 100 km/h em 5 segundos e 250 km/h de final a corrida começa e o carro de numero 15 toma a liderança como quase sempre acontecia ja tinha ganho 4 corridas e mais uma vitoria garantiria o titulo de campeao para a ford o piloto seria campeao tambem se nao fosse o fato de que o campeonato premiava entao somente fabricantes; pilotos começaram a pontuar oficialmente somente a partir de 1972 o carro numero 15 estava negociando ultrapassagens de retardatarios apenas; parecia que seria uma corrida facil de repente um deles o atingiu na lateral direita fez um estrago danado no carro e jogou o mustang para fora da pista rodando em meio a poeira do deserto o piloto fulo da vida traz o carro meio capenga para a pista e a corrida xingando sem parar sem ninguem o ouvir voltou para pista em nono lugar o carro retorcido vibrava violentamente e resistia a todos os comandos de direçao mas continuou a correr e ultrapassar competidor apos competidor usando as zebras e o meio fio como plataformas de lançamento o piloto atirava o boss laranja no ar esperando que o carro descesse na direçao que ele deveria estar seguindo durante essa luta absolutamente insana de alguma forma conseguiu estabelecer um novo recorde de volta em riverside finalmente ele passou o boss nº 16 do companheiro de equipe george follmer e ganhou a corrida o bouncing mustang se tornou imediatamente uma lenda e esta continua sendo a corrida mais heroica e lendaria da historia das corridas de sedas americanas realmente um dia epico para este piloto quem era o piloto ninguem menos que parnelli jones o mesmo que veio a falecer aos 90 anos de idade esta terça feira dia 4 de junho como os velhinhos veteranos do dia d que se comemorou ontem essa gente esta acabando jones era um dos ultimos pilotos da era de ouro das competiçoes dos anos 1960 e 1970 o tempo passa e essas experiencias se movem para o campo das lendas recontadas apenas agora disse jones a car and driver sobre este dia essa foi a ultima corrida do ano alguem me bateu na lateral e eu cai atras da curva nove e voltei e o carro estava vibrando e nao fazia curva de jeito nenhum entao eu começei a decolar nas zebras para faze lo virar um esforço danado e no fim ganhei a corrida foi emocionante eu tive que dar tudo que eu tinha e tudo que o carro tinha foi uma das minhas melhores corridas hot rodder piloto dono de equipe ter uma equipe de corrida era tao recompensador quanto dirigir bem nao exatamente mas pelo menos era bem mais seguro parnelli jones [caption id= attachment_364655 align= aligncenter width= 1000 ] uma rara foto da epoca de sprint car[/caption] rufus parnell parnelli jones que nasceu em texarkana arkansas em 12 de agosto de 1933 foi criado no sul da california e quando morreu esta semana ainda morava em sua casa californiana na cidade de torrance a familia de jones se mudou do arkansas para a california quando parnelli tinha apenas dois anos e o pais estava bem no meio da grande depressao nos anos apos a segunda guerra mundial a variedade de corridas no sul da california era incomparavel a qualquer outra regiao quando ele tinha oito anos sua familia se mudou para torrance na regiao de south bay no condado de los angeles que era cercada por ovais de terra a primeira corrida de jones foi no carrell speedway na vizinha gardena em 1952 e logo suas vitorias começaram a se acumular antes de ser piloto era um hot rodder disse ele eu gostava de cavalos quando era mais novo quando fiz 16 anos vendi meu cavalo e comprei um hot rod eu tinha que trabalhar depois da escola na garagem de um mecanico para mante lo funcionando como eu estava fazendo isso meu primo pegou o velho ford 1930 da esposa dele e fez um hot rod com ele começamos a correr onde podiamos com eles e isso meio que começou a coisa toda o primo foi quem o apelidou de parnellie uma brincadeira com o nome de uma amiga mutua nellie o nom de guerre soou mais italiano apenas se tirando o e do final e pronto parnelli jones jones correu em quase tudo que podia durante a decada de 1950 ele conquistou o titulo de sprint car do centro oeste da usac em 1960 e em 1961 ganhou o primeiro campeonato nacional de sprint car da usac e foi esse sucesso que lhe proporcionou chegar a famosa indianapolis 500; era entao uma corrida sancionada justamente pela usac ele se deu muito bem nos monopostos em indianapolis logo de cara na sua primeira corrida em 1961 qualificou em quinto lugar liderou a prova duas vezes por um total de 27 voltas e terminou em 12º ganhou o premio de rookie of the year ele voltou para a corrida de 1962 e estabeleceu um novo recorde a media de 150 370 mph 242 km/h tornando se o primeiro piloto a se qualificar a mais de 150 mph 241 km/h embora tenha liderado 120 das 200 voltas jones perdeu o ritmo no final da corrida e terminou em setimo mas venceu em 1963; coincidentemente o famoso primeiro ano da lotus e jim clark na indy com seus carros de motor traseiro nesse primeiro ano porem quem ganhou foi parnelli jones que usou o tradicional roadster com motor dianteiro de j c agajanian para vencer a corrida liderando 167 das 200 voltas com uma velocidade media recorde de 143 137 mph 230 356 km/h o desempenho de jones foi um dos mais dominantes na historia da corrida em 1967 quase ganhou a indy 500 com um carro a jato o monoposto stp paxton movido a turbina e com traçao nas quatro rodas de andy granatelli na primeira volta da corrida jones passou por quatro carros na curva 1 e entao alcançou e ultrapassou o pole position mario andretti na reta final ele liderou 171 das 200 voltas naquele dia e nunca foi desafiado seriamente entao com quatro voltas restantes um rolamento da caixa de cambio falhou e o carro parou a j foyt ganhou a corrida e a turbina a gas foi imediatamente proibida logo pararia de correr em indianapolis como piloto mas continuaria como chefe de equipe em 1969 jones e seu parceiro velko vel miletich formaram a vel s parnelli jones vpj racing e começaram a entrar em varias series de corrida diferentes o sucesso veio rapidamente [caption id= attachment_364658 align= aligncenter width= 999 ] em pikes peak de galaxie[/caption] a reputaçao de jones agora o permitia correr em praticamente toda categoria que quisesse andou em stock cars sprint cars indy cars e carros esportivos para praticamente qualquer um que o pagasse ele venceu em praticamente todas as series — incluindo a divisao stock car do pikes peak hill climb de 1964 mas ainda nao terminara iria revolucionar mais uma categoria a nascente mania de corridas no deserto o big oly [caption id= attachment_364649 align= aligncenter width= 999 ] jones e o seu carro mais famoso[/caption] a corrida baja 1000 como sabemos começou com as aventuras de bruce meyers e seu famoso buggy manx mas foi um carro desenvolvido para parnelli jones o ford bronco conhecido como big oly que revolucionaria a categoria e a tornaria imediatamente mais seria [caption id= attachment_364651 align= aligncenter width= 999 ] repare no pj na grade dianteira[/caption] o big oly bronco foi projetado e construido como um carro de corrida nao algo modificado especialmente para a prova tinha uma estrutura spaceframe tubular que usava tubos de aço 4130 soldados e a carroceria era nada mais que uma fina folha leve de fibra de vidro; uma bolha era movido por um bravo ford windsor v 8 de 5 8 l e 390 cv preparado especialmente para nao so ser potente mas tambem capaz de aguentar muito tempo na potencia maxima nas duras condiçoes de deserto a suspensao dianteira era independente por braços oscilantes a twin i beam derivada de picapes ford mas aqui com molas helicoidais atras uma suspensao de eixo rigido com um parrudo eixo ford 9 inch mas com braços de controle e molas helicoidais atras nao havia diferencial; era travado em com um spool no teto uma asa ajustavel de aluminio podia dar downforce ou ficar paralela ao chao para alta velocidade o carro e basicamente o que se faz ate hoje neste tipo de competiçao um carro de corrida com uma bolha para parecer o de rua visionario e lendario foi construido por bill stroppe e dick russell e dirigido por parnelli jones com incrivel sucesso sua suspensao de longo curso praticamente voava sobre terrenos que outros competidores tinham que atravessar devagar patrocinado pela olympia beer o big oly bronco venceu todos os baja 1000 de 1970 a 1974 o mint 400 e o baja 500 podem parecer vitorias faceis mas pense bem eram corridas brutais disse jones para a car and driver elas eram duras e voce tinha que estar em boa forma fisica voce fica sentado no carro por 15 ou 16 horas e voce tem que continuar se concentrando mesmo cansado dali em diante sua carreira ao volante foi diminuindo para se concentrar em sua equipe como ele mesmo disse menos emocionante mas mais seguro nem todo piloto desta epoca sobreviveu e bom lembrar uma pessoa diferente de um tempo diferente era parnelli jones quando perguntado em 2015 se na sua epoca tinha alguem melhor que ele disse acho que nao voce pode ensinar alguem a dirigir mas nao pode ensinar a vontade o desejo e a atitude de querer vencer sempre amem onde quer que voce esteja hoje meu caro eu tenho uma certeza o carro nunca mais vai quebrar a quatro voltas do final neste lugar melhor ele garante que o que voce fez aqui seja um reflexo de sua vida em nosso plano so que ainda melhor mao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.