voce ja deve ter visto alguem dizer que era nos primordios do esporte a motor que estavam os homens de verdade nos anos 30 por exemplo os pilotos corriam com toucas de couro coladas a cabeça oculos camisas e calças jeans nao havia capacetes macacoes e sequer cintos de segurança zonas de absorçao de impacto eram algo que nem havia sido concebido eles morriam com honra arriscavam a vida todos os dias e o que se costumava dizer naquele periodo acontece que para vencer uma corrida e preciso sair vivo dela parece algo obvio mas durante boa parte de sua historia o automobilismo nao deu muita atençao a segurança dos pilotos isto so começou a mudar de verdade na decada de 1970 quando a fia começou a estabelecer normas mais rigidas para os equipamentos de segurança em suas principais categorias como a formula 1 e o wrc foi nesta epoca que nasceu a sabelt uma das principais fornecedoras de equipamentos de segurança para a elite do automobilismo e para os esportivos mais velozes do planeta e uma das favoritas dos entusiastas de track days a sabelt foi fundada em 1972 pelos irmaos piero e giorgio marsiaj nascidos na pequena cidade de moncalieri ao lado de turim a ideia desde o inicio era fabricar cintos de segurança o que transparece no nome da companhia um trocadilho com safety belt inicialmente a sabelt produzia cintos de segurança da inglesa britax sob licença mas nao demorou para que os italianos começassem a projetar seus proprios equipamentos naturalmente as fabricantes italianas foram as primeiras a adotar os cintos da sabelt alfa romeo e fiat começaram a equipar seus carros para exportaçao com eles ainda em 1972 e naquele mesmo ano a empresa começou a desenvolver seu primeiro cinto de seis pontos voltado a competiçoes com encaixe rapido padronizado mas nao foi uma decisao aleatoria o objetivo era tornar a sabelt fornecedora oficial da fia que em 1976 iria tornar o uso deste tipo de cinto obrigatorio em suas competiçoes de rali sim se voce olhar uma foto ou video de qualquer icone do wrc na decada de 1970 como o lancia stratos ou o ford escort rs1800 sao enormes as chances de ele ser equipado com os cintos da sabelt o mesmo vale para a maior parte dos icones das decadas de 1980 e 1990 incluindo o grupo b o grupo a e os world rally cars foi na decada de 1980 tambem que a sabelt começou a fornecer cintos de segurança para a formula 1 novamente a primeira fabricante a adota los foi a alfa romeo seguida de arrows ligier williams e claro ferrari consequentemente a marca da sabelt sempre aparece nas fotos em close dos pilotos em seus cockpits uma bela publicidade diga se paralelamente a sabelt começou a dar mais atençao aos carros de rua naquela epoca os cintos de segurança ainda nao eram globalmente entendidos como equipamentos de segurança essenciais e se tornaram obrigatorios em epocas diferentes ao redor do planeta nos eua foi em 1965 no reino unido e na frança em 1967 no japao em 1969 na italia porem os cintos de segurança levaram mais tempo para se tornarem compulsorios nos carros novos isto so aconteceu em 1988 com o apoio de piero e giorgio marsiaj que reuniram se com autoridades e pessoas influentes da sociedade italiana para desenvolver novas diretrizes de segurança veicular e claro que a sabelt ja tinha uma participaçao grande no mercado antes disto em 1983 o entao recem lançado fiat uno tornou o primeiro carro vendido na italia a vir de fabrica com cintos sabelt e foi so o começo anos depois os sabelt eram onipresentes nos veiculos italianos do humilde uno a ferrari f40 que estava no topo da cadeia alimentar dos supercarros na epoca e da f40 alias o interior que aparece na foto de abertura deste post abaixo na versao lm em 1985 a sabelt assinou um acordo com a norte americana trw a fim de melhor coordenar sua atuaçao em outros paises formou se entao a trw sabelt que teve na divisao polonesa da fiat a fsm depois rebatizada polski fiat sua primeira parceira comercial foi neste periodo que a sabelt começou a investir no aperfeiçoamento dos airbags que estavam começando a ser adotados pela industria inicialmente existiam apenas airbags frontais armazenados no volante e no painel de instrumentos para o carona e o primeiro carro a vir equipado com eles de serie foi o porsche 944 de 1987 que utilizava componentes trw sabelt a ideia era justamente aliar o uso de itens de segurança ativos que exigem intervençao do condutor como os cintos de segurança e passivos como os airbags que atuam por conta sem intervençao humana na decada de 1990 a sabelt iniciou a fabricaçao de cintos de segurança para cadeirinhas infantis pouco depois a companhia tambem começou a diversificar sua linha de produtos bancos macacoes sapatilhas e luvas alem de roupas e acessorios da marca em 2000 a sabelt tornou a ser controlada exclusivamente pelos irmaos marsiaj que estao no comando ate hoje usando a experiencia adquirida em seu periodo como parte da trw a companhia tambem colocou mais recursos na criaçao cintos de segurança para carros de rua bem como bancos estes em fibra de vidro e fibra de carbono nao e preciso procurar muito para encontrar carros extremamente desejaveis equipados de fabrica com cintos e bancos sabelt ferrari 430 scuderia e 458 italia; renault megane rs fiat 500 abarth e 695 tributo ferrari o alfa romeo 4c o alpine a110 e todos os mclaren desde o 12c no mesmo ano a sabelt abriu mao de sua divisao de airbags a fim de concentrar se com mais afinco nos cintos bancos e acessorios pouco depois a empresa estabeleceu tres frentes distintas equipamentos de competiçao; equipamentos oem para carros de rua; e aplicaçoes especiais nesta ultima enquadram se equipamentos militares de aviaçao e aeroespaciais o que exige o uso de materiais de ponta mais leves e resistentes e que depois de serem testados e aprovados em condiçoes de uso extremo geralmente vao parar nos carros de rua depois de alguns anos um exemplo interessante e o modulo espacial cygnus construido em turim e utilizado para levar suprimentos aos astronautas na estaçao espacial internacional embora seja uma nave nao tripulada o cygnus possui cintas para manter a carga segura la dentro e elas sao fornecidas pela sabelt https //www facebook com/sabeltofficial/videos/10156663515222240/ por um breve periodo entre 2008 e 2015 a fabricante de freios brembo foi dona de 65% da sabelt e sua intervençao foi crucial para que o negocio se mantivesse em pe durante a crise mundial que marcou a virada da decada depois disto os irmaos fundadores tomaram o controle da empresa pela segunda vez ao longo de todo este tempo a sabelt jamais deixou de ser uma das principais fornecedoras de cintos de segurança para a fia e continuam sendo quase onipresentes no wrc e na formula 1
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.