salve povo gearhead para começar esse capitulo iniciaremos com reclames de produtos/serviços tidos como referencia em alta performance no brasil [gt40 content rule=‘1’ widget= 1 ] por coincidencia justamente na mesma epoca em que tive problemas com a citada bomba de combustivel estava lendo um livro nacional sobre preparaçao de motores no qual o autor foi categorico em afirmar que aqui no brasil nao uma unica empresa que fabrique ou monte soluçoes com bombas eletricas de combustiveis de alta performance e a situaçao ainda piora quando o combustivel utilizado e o alcool e nao e que o autor do livro esta coberto de razao entao vamos a mini saga da bomba de combustivel desde o primeiro capitulo ainda com o motor original compressor g60 e rodando na gasolina eu ja tinha percebido que o marcador de combustivel nunca passava de ½ tanque removi o conjunto boia/bomba e constatei que o potenciometro da boia de combustivel estava com as trilhas desgastadas e por isso nao marcava corretamente a bomba de combustivel apesar de funcionar ja nao era mais a original ja haviam adaptado outra dentro do copo original e sabe se la a quanto tempo essa bomba foi adaptada enfim teria de trocar todo o conjunto pesquisei e descobri que o conjunto boia/bomba dos corrados acima de 1991 e o mesmo usado nos passat b3/b4 e alguns golfs mk3 comprar uma destas original aqui no br impossivel importar um original bosch ou pierburg e possivel porem inviavel custam caro mesmo la fora e ainda tem o inconveniente de nenhuma delas tolerar o alcool combustivel diminuindo drasticamente sua vida util o que fazer entao da boia preciso de qualquer jeito do copo ter um extra intacto para futuras adaptaçoes seria bom ja que o original ja foi mexido e esta todo ressecado importei entao um conjunto de boia/bomba paralelos no qual o custo saiu menor do que se comprar um conjunto usado de um passat b4 em desmanches para aproveitar a boia e a bomba optei por comprar as famosas nacionais gti 12bar vendidas nas lojas de bombas daqui do br mesmo o copo amarelado e o original o copo ao centro e o paralelo xing ling e o copo a direita e o gti 12bar montada em um copo de passat b4 soluçao fornecida pronta/montada pela empresa que vendeu a bomba no qual e famosa e recomendada por tudo quanto e preparador de carro turbo e no alcool pois bem montei o conjunto boia gringa + bomba gti12bar e tudo maravilha marcando no painel certinho e pressao de combustivel estavel ficou bacana por exato um ano de repente a pressao começou a cair e a bomba nao passava de 2 5bar o autor do livro que li estava certo ele dizia que principalmente em carros a alcool que rodam esporadicamente dificilmente essas bombas duram mais de 1 ano entre 6 a 12 meses viram sucata e foi exatamente isso que aconteceu e pior ainda se computar as horas trabalhadas no periodo duvido que ela tenha trabalhado por mais do que 200 horas ou seja vida util irrisoria para um bomba de combustivel no qual deveria durar mais de 50 000 km rodados abri o copo da gti 12bar para ver o que montaram la dentro na epoca quando instalei nao me dei ao trabalho de desmontar para conferir e vi que a bomba e uma bosch 040 pois bem a bosch 040 e uma excelente bomba in tank irma da sua versao in line que e a 044 largamente usada em carros preparados mundo afora possui uma vazao superior as comuns e consegue trabalhar com pressoes elevadas porem nao suporta alcool ou seja qualquer bomba de combustivel que nao tenha seus componentes internos imunes a corrosao causada pelo alcool a vida util sera drasticamente reduzida entao temos o primeiro problema a empresa me vendeu um produto que nao atende a necessidade de 90% dos usuarios de motores preparados no brasil ja que sao quase todos movidos a alcool essa bomba bosch 040 ela custa nos eua mais caro do que o valor que eu paguei pela gti 12bar aqui alguem consegue me explicar essa magica como uma loja brasileira consegue vender um produto importado com preço menor do que o praticado la fora so consigo pensar em duas hipoteses ou e bomba usada/recondicionada ou e falsificada a bomba me foi vendida juntamente com o copo que faz o papel de catch tank mas ao abrir o copo fiquei espantado com a gambiarra tosca que a empresa renomada fez para fixar a bomba dentro dele simplesmente quebraram as repartiçoes dentro do copo para caber a bomba amarraram uns pedados de mangotes de borracha e tire ups para prender a bomba e pronto o copo nao mais retinha o combustivel vindo do retorno da flauta o mantendo sempre cheio a fim de evitar que durante curvas e com nivel do tanque abaixo de ¼ de falta de combustivel o que e um perigo para carros sobre alimentados enfim tenho motivos de sobra para dar total credibilidade ao autor do livro no qual ele afirma que aqui no brasil nao existe nenhuma empresa que forneça bombas de combustivel de alta performance com qualidade nessa foto a bomba gti 12bar com o copo fechado ate ai beleza mas quando abre o copo bom bomba morreu resolvi pegar a importada paralela que eu tinha comprado apenas para usar a boia pelo preço que paguei nele ja previa que a bomba nao iria durar muito ainda mais no alcool montei no tanque e tudo aparentemente beleza pressao a 3 bar mas e so quando estrangulava a linha para ver ate quanto de pressao a bomba suportaria mal passava de 4 bar e como minha pressao de turbo e de 1 2bar preciso de uma bomba que segure no minimo 4 5bar numa boa e essa sequer chegou la para um motor aspirado ela ate quebraria o galho mas turbo sem chance soluçoes fabricar/comprar surge tank e usar duas bombas modificar tanque para usar bomba in line etc nao estava com disposiçao para modificar o sistema original fiz questao de manter a bomba e copo in tank usando uma bomba apenas deixar tudo o mais simples possivel sem ter que modificar chicote eletrico mangueiras e mais um monte de detalhes que envolvem o uso de um surge tank ou adaptaçao para usar bomba in line quais opçoes de bomba in tank de alta performance temos entao outra gti 12bar = nem de graça walbro 255 = e bem renomada cara e muito usada aqui no brasil mas nao suporta alcool entao cairia no mesmo problema todo ano ter que trocar de bomba aeromotive stealth 340 = renomada largamente usada nos eua e o principal suporta alcool nos eua custa cerca de u$130 00 + frete + imposto chegaria aqui beirando os r$1500 e salgadinha deastchwerks pumps = pouco conhecida por aqui mas com otimos feedbacks nos foruns euros e gringos custa cerca de u$100 o que tambem ficaria salgadinha para importar se fosse para comprar durante uma viagem aos eua ambas sairiam baratas mas o frete e imposto arrebenta entao o que fazer para conseguir usar uma bomba realmente eficaz e duravel no meu corrado a um custo que nao seja o de uma bomba importada conversando com um amigo em um forum ele me da uma dica de uma bomba bosch que equipa alguns carros nacionais atuais e que a mesma possui vazao de 105l/h a 4 bar e e para carro flex ou seja tolera o alcool olhando a tabela de especificaçao da propria bosch confirmo essa informaçao e enquanto que todas as outras bombas possuem vazao na casa dos 80~90 l/h a 3bar de pressao essa era significativamente superior comprei a dita por r$230 e agora preciso de adapta la dentro do copo e obviamente fazendo questao de manter a funçao de catch do copo para isso precisei fazer no torno duas luvas para encaixar perfeitamente a bomba no copo e compatibilizar os terminais eletricos do chicote bomba firme dentro do copo e o mesmo 100% funcional atuando como catch era esse o tipo de serviço que eu esperava ver quando comprei a bomba gti 12bar alta performance + copo da tal empresa nacional montei dentro do tanque e testei tudo 100% pressao estavel e quando estrangulo a linha sobe ate 6 bar e se mantem firme e forte como preciso apenas de 4 2bar de pressao de com turbina 100% cheia ficou ainda com uma boa margem de segurança vamos ver ate quando vai durar se essa nao aguentar dai terei de morrer numa stealth 340 ou uma deastchwerks mesmo o proximo assunto a abordar suspensao desde que comprei o carro nao tinha desmontado/conferido nada a respeito da suspensao mas sempre achei o carro um tanto duro e com alguns nheco nhecos e rangidos oriundo da mesma existia tambem outro problema muito incomodo que toda vez que acelerava forte destracionando os pneus a frente passarinhava puxando de um lado para o outro sendo necessario ficar corrigindo a trajetoria no volante sensaçao horrivel e perigosa fazendo uma analise da mesma constatei algumas buchas ja ressecadas/desgastadas e os quatro amortecedores tinham uma etiqueta de uma famosa empresa que prepara amortecedor aqui no brasil nenhum dos quatro apresentam vazamentos mas sao duros igual a um porrete tipico desses serviços de preparaçao de amortecedor que consiste em pegar um amortecedor original fura lo remover o oleo e substituir por outro mais viscoso a fim de aumentar a carga do amortecedor ou seja uma bela bo#*& como eu suspeito que o meu corrado esta levemente mais baixo que um original nao sei dizer se e por conta das molas ja cansadas ou se as molas foram tambem mexidas pelas preparadoras de suspensao no passado com isso entao decidi partir logo para um jogo de coil overs optei pelos da marca jom fabricados na alemanha nao sao os top de linha como os koni bilstein etc mas li bastante feedbacks positivos sobre os jom e resolvi arriscar pois a diferença de preço deles para os koni e muito grande montei os amortecedores e como nao gosto de carro extremamente baixo os deixei regulados de modo que o carro ficou praticamente na mesma altura que estava antes tudo montado e apertado sai para dar um role pqp que alivio agora tenho um carro com suspensao que trabalha como deve ser suspensao firme mas sem socar/quicar sem rangidos sem nheco nhecos durante aceleraçoes fortes segue estavel em linha reta sem passarinhar como estava antes voltando ao acabamento interior / exterior vamos dando um trato nos pequenos detalhes que apesar de pequenos dao muito trabalho e fazem a diferença no visual de qualquer carro hora de dar um trato na capa da alavanca do freio de mao que e de plastico e para variar estava quebrada novamente cola e costura com araminho tudo firme no lugar outro item que estava guardado aqui e aproveitei para instalar e o logotipo g60 que fica na grade frontal mais um mimozinho de acabamento como eu so tenho uma chave do carro preciso fazer outra para ter uma reserva a chaves que encontramos na maioria dos chaveiros de esquina sinceramente sao porqueiras pura mal acabadas e o pior sao de material de pessima qualidade entortam e quebra com facilidade procurei por chaves virgem originais da vw e como o perfil das chaves do corrado e igual ao da maioria dos carros vw da decada de 90 encontram se com certa facilidade por aqui mas mas o povo enlouqueceu pedem 300 400 500 em uma chave original virgem sao aquelas chaves que sairam nos gol gts e alguns santanas com o logo da vw vazado no meio sao as mais caras justamente o modelo que eu acho mais legal comecei a procurar no ebay e achei um cara na grecia vendendo um par originais virgens e o custo final incluso frete r$84 o par tive que abraçar ne outro item que me incomodava e o caperte do tampao traseiro ja estava ressecado e com os pelinhos se soltando ao passar aspirador de po comprei um pedaço de carpete preto uma latinha de cola e maos a obra um detalhe que sempre estranhei e que a tampao mesmo sem nenhum alto falante era consideravelmente pesado para uma simples placa de papelao prensado e cobertura de carpete ao remover o carpete velho tudo se revela algum prestador de serviço porco lambao gambiarreiro para tapar os buracos feitos para abrigarem alto falantes 6x9 no passado o cara usou massa plastica esta explicado o porque o tampao e mais pesado do que aparenta o problema e que se eu tentar remover a massa plastica agora que ja endureceu provavelmente quebrara o tampao os suportes laterais onde seguram o tampao tambem estao com o carpete ressecado mas esses nao tive nenhum surpresa bastando remover o velho e colar o novo resultado final muitos me questionam sobre como e manter um carro importado da decada de 90 e ainda com pouquissimas unidades no brasil e nem tantas assim mundo afora afinal segundo o que li em algumas pesquisas sobre o corrado foram fabricados cerca de 115 000 unidades apenas considerando que foram 115mil espalhadas ao redor do mundo e um numero baixo pois bem muitas peças principalmente de acabamento/lataria/iluminaçao sao exclusivas dele e essas realmente sao impossiveis de achar por aqui tem que importar dos eua ou europa e mesmo la ja nao sao tao faceis e preciso garimpar em foruns e grupos sobre vw porem muitas peças sao compartilhadas com outros carros do grupo volkswagen audi seat e ate mesmo porsche e muitas delas de carros nacionais como santana gol etc peças como maçanetas fechaduras suspensao rolamentos buchas motor cambio chicote eletrico e mais um grande leque de peças ate mesmo uma simples tampinha de reservatorio de agua do lavador do para brisa essa tampinha e a mesma usada em santana / gol g1 acha se na auto peças da esquina e custa a merreca de r$7 dai pergunto qual outro carro bacana e importado da decada de 90 que oferece as mesmas facilidades e compatibilidade de peças eu tenho uma lista de carros incriveis que eu gostaria de ter mas na hora que eu penso o pesadelo que deve ser conseguir peças me desanima de te los carros como mazda miata quase comprei esse da foto meses atras estava com a correia dentada arrebentada e embreagem gasta o vendedor amarrou e nao pegou minha oferta nao sei se foi sorte minha ou sorte de quem pagou o valor que o vendedor queria toyota mr2 toyota paseo toyota supra mitsubishi 3000gt eclipse starion nissan 2000zx nissan 240sx bmw m3 e36 mercedes slk peugeot 205 gti isso para citar os que costumamos ver com certa frequencia pelas ruas se for considerar carros que sao ainda menos comuns/obscuros ai e que descamba de vez a possibilidade de encontrar alguma peça compativel sera por exemplo que um ford sierra xr4 ou um fiesta xr2 tem muitas partes em comum com outros fords nacionais da decada de 80/90 o xr4 e um carro muito bacana e e possivel importar um da argentina nao duvido que ja tenha alguns rodando no brasil quando se trata de carros das montadoras que tinhamos na decada de 80/90 a coisa facilita um bocado fiat por exemplo o coupe que e um carrinho bacana compartilha muita coisa com tempra e demais carros do grupo fiat incluso alfas e ate mesmo lancia na gm temos o tigra e calibra que compartilham muito do corsa e vectra por exemplo tem o opel manta que mistura muito de chevette e opala entao fica ai a dica para quem gostaria de ter um carro exotico mas se preocupa com a reposiçao de peças se optarem por um modelo cujo fabricante tenha bastante participaçao no mercado nacional na epoca da fabricaçao do carro em questao facilita muito para manter o carro em ordem voltando ao corrado chegou a hora das rodas e pneus; os pneus originais do corrado segundo o manual sao 195/55 15 ou 205/50 15 os que vieram no meu sao os 205/55 15 que e a mesma medida usada nos golf mk4 provavelmente algum dono anterior optou por essa medida por ser mais facil de ser encontrado no mercado e mais barato porem esses pneus com o volante todo esterçado raspam na parte interna da caixa de roda mas ate que da para conviver basta nao estercar totalmente o volante porem os meus pneus ja estavam bem ressecados e quando fui olhar a data de fabricaçao deles eram novinhos fabricados em 2000 ou seja vao completar so 18 aninhos de vida e como todos aqui sabem pneu com borracha ressecada asfalto quente e alta velocidade = bum eu ja passei por isso em uma ocasiao com outro carro que tive e felizmente foi o pneu dianteiro que estourou se fosse o traseiro tenho minhas duvidas se estaria aqui contanto essa historia como as rodas que vieram no meu corrado sao as bbs raiadas abre se aqui uma breve explicaçao sobre rodas bbs; aqui no brasil roda raiada se tornou sinonimo de roda bbs assim como toda lamina de barbear e gillette toda palha de aço e bombril e toda fotocopia e xerox pois bem bbs e um fabricante alemao de diversos modelos de roda e nao somente a raiada e a sigla bbs e um acronimo dos nomes dos dois fundadores da empresa de fato a empresa ganhou notoriedade com a fabricaçao das rodas raiadas mas existem dezenas de outros modelos/desenhos da bbs aqui no brasil as rodas bbs raiadas ficaram populares quando apareceram equipando o santana executivo voyage sport e opcionais no gol gts / gti e dai virou uma febre tudo quanto era vw de boy tinha uma bbs modelo rz aro 14 se nao estou enganado as bbs raiadas apareceram ate antes no brasil mas um modelo diferente nos monza classic 1986/87 e como eram aro 13 algum monzeiro ai pode me confirmar isso se eram bbs legitimas nao ganharam tanto destaque elas se parecem muito com as bbs ra voltando ao corrado os g60 sairam de fabrica com as rodas aro 15 exclusivas cujo nome e sebring e opcionalmente com as bbs rz aro 15 essa rz e muito semelhante as bbs 14 nos gol/santana sendo construida em uma unica peça uma grande sacada da bbs e que elas existem em modelos de uma peça duas peças e tres peças ou seja nas rodas de duas peças o miolo separa do aro dai voce pode simplesmente comprar o miolo de outro modelos bbs e aparafusar no aro e pronto voce tem um jogo de rodas com outro visual nas rodas de tres peças alem de voce poder trocar o miolo voce pode tambem modificar a tala e o offset da roda olha que espetaculo o aro separa em duas partes voce pode montar a roda na medida que voce quiser de acordo com seu projeto legal nao sabem aqueles monte de parafusos que voces veem nos aros das rodas no caso das bbs originais eles sao funcionais nas replicas/xing ling sao decorativos porem aqui no brasil esse recurso infelizmente e inutil pois mesmo que voce tenha uma roda bbs 2 3 pieces dificilmente para nao dizer impossivel voce ira encontrar outras partes a venda para voce montar suas roda da maneira que quiser voltando ao meu corrado as bbs raiadas que vieram no meu nao sao as modelo rz one piece mas sim as rs 3 piece aro 15 e tala 7 5 maravilha tenho uma roda 100% customizavel mas nao tenho onde comprar as partes aqui no br e pelo fato dela ser 7 5 o pneu que fica perfeito para ela e o 205/50 15 e dai veio um probleminha essa medida parece que esta entrando em extinçao por aqui so achei duas opçoes toyo r888 que sao carissimos e achei os dunlop direzza a um preço razoavel mas mesmo assim jogo filho unico eram um resto de estoque de uma loja de pneus no parana aqui em bh procurei em tudo quanto e loja/distribuidor de pneus e ninguem tinha nem encomendando ja o 195/55 15 acha se ate na padaria entao vai de 195/55 mesmo nao com as rodas tala 7 5 eles ficariam um pouco stretched e eu nao curto muito visual stretch nos carros sem falar que nao me passa uma sensaçao de segurança esse tipo de montagem se estiver na estrada em alta velocidade numa curva e topar com um buraco o estrago vai ser feio entao fiquei nos dunlop 205/50 mesmo pneus montados ficaram muito melhores do que com os 205/55que estava antes nesse meio tempo apareceu algo que e ha muito procurava apesar de eu gostar muito do visual que as bbs raiadas proporcionam e incrivel como essas rodas caem bem em praticamente qualquer carro da decada de 80 90 gosto de variar de vez em quando principalmente pelo fato das raiadas serem amplamente usadas por aqui tudo quanto e encontro de carros que voce vai tem uma dezena de carros com elas e antes que alguem pergunte nao as bbs rs nao estao a venda entao ha muito tempo ja estava a procura de outras rodas e esperando aparecer a oportunidade so que eu tinha alguns requisitos que fossem aro 16 17 so se fosse imperdivel mesmo pois com as nossas maravilhosas ruas e estradas opto por usar pneus com o perfil mais alto possivel que fossem originais e de fabricante renomado; replicas/fabricantes xing ling nem pensar toda hora vemos casos de rodas de ma qualidade quebradas nas nossas impecaveis estradas que fossem simetricas ou seja em ambos os lados do carro elas fiquem iguais pode ser frescura tique nervoso etc mas se tem algo que me incomoda num carro e voce olhar as rodas no lado direito e elas estarem rodando em um sentido e quando olha no lado esquerdo as rodas estao rodando em sentido contrario jogo de roda assim para mim nao serve e infelizmente tem muito modelos de rodas que acho maravilhosas mas nao vendem em pares direcionais furaçao 4x100 pois se tiver que adaptar cubo/espaçadores seria um gasto extra aqui cabe uma breve explicaçao no corrado e ate relativamente facil mudar o padrao para 5x100 o que abre um leque gigantesco de opçoes de rodas legais atras bastaria trocar os cubos de roda e disco traseiro pelos do passat vr6 poderia tambem usar todo o conjunto cubo/disco/hub/pinça/homocinetica e semi eixo tambem dos passat vr6 porem sempre tem um porem no quesito freios estaria fazendo um downgrade pois as pinças de freio dianteiro dos corrados sao as graudas girling 54 e os discos tambem sao maiores que os do passat para que fosse possivel converter o cubo para 5x100 usando as pinças originais do corrado seria necessario usar todo o conjunto do corrado vr6 e obviamente teria que importar e como sao peças pesadas o frete fica mais caro que as peças ah mas existem adaptadores de 4x100 para 5x100 sim existem mas na minha opniao quem usa isso em carro de alta performance e louco esses adaptadores de 4x100 para 5x100/5x114 ou tem usar parafusos alienigenas ou alguns chegam ao absurdo de usar apenas tres parafusos para fixar o adaptador ao cubo insegurança total olhem que espetaculo esse adaptador de 4x100 para 5x114 vejam como so e possivel usar 3 parafusos para fixa lo ao cubo depois de muito tempo apareceu um jogo das japonesas enkei modelo ev 5 aro 17 tala 7 em estado de novas inclusive montadas com pneus novos dunlop 215/45 17 abracei as rodas e ja imaginava que os pneus nao iriam caber fiz apenas um teste no elevador para conferir como esperado raspam no interior da caixa de rodas terei de vender e comprar um jogo de 205/40 17 mas antes de monta los estou na duvida cruel se pinto as rodas de dourado ou deixo prata mesmo ha muito tempo venho com rodas douradas na cabeça culpa desse corrado aqui que serviu de inspiraçao querem saber qual foi a decisao sobre a cor das rodas aguardem o proximo capitulo esse ainda nao foi ultimo ps estou fazendo um censo de quantos corrados existem no brasil ate o momento ja cataloguei 18 carros diferentes incluso o meu e sei de mais meia duzia de boatos mas ainda sem confirmaçao visual/identificaçao peço ajuda aos amigos gearheads que se verem algum corrado na rua eventos oficinas ferro velho etc saquem seus celulares e tirem fotos de preferencia com a placa legivel e entrem em contato comigo por favor por fabiano silva project cars #248
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.