FlatOut!
Image default
Zero a 300

Sainz na Ferrari e Ricciardo na McLaren, os novos Maserati MC20 e Porsche 911 Targa, Corolla GR Sport e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Toyota Corolla GR Sport tem decoração esportiva e pode vir ao Brasil

A Toyota revelou em Taiwan a versão GR Sport do Corolla sedã. Que, apesar do nome, não é de fato um sedã esportivo – a mecânica será exatamente a mesma das versões comuns, com opção pelo conjunto híbrido com motor 1.8 turbo e 122 cv, ou o motor 2.0 de 177 cv.

O visual é até que discreto para uma versão GR – há, sim, um novo para-choque com entradas de ar maiores e acabamento todo em preto, assim como os retrovisores; e também um difusor traseiro maior e rodas de desenho exclusivo. O interior tem revestimento parcial em couro vermelho. Fora isto, cromados nas bordas dos vidros foram mantidos e nem mesmo um spoiler na tampa traseira o Corolla GR Sport ganhou. Em compensação, a Toyota modificou os amortecedores e barras estabilizadoras para oferecer uma dinâmica mais ágil e um rodar mais firme.

Embora tenha sido apresentado no sul da Ásia, o Corolla GR Sport talvez acabe chegando ao Brasil em um futuro não muito distante. Os hermanos do Argentina Autoblog dizem que a Toyota pretende colocar o GR Sport no mercado argentino – o que, por extensão, deixa-o mais próximo também do Brasil. Não seria a primeira vez que teríamos um Corolla esportivado – as duas gerações anteriores tiveram a versão XRS, que seguia exatamente a mesma receita. (Dalmo Hernandes)

 

Hyundai retoma produção no Brasil e lança nova versão do Creta

A Hyundai iniciou ontem (13) a retomada de suas atividades de produção no Brasil. A fábrica de Piracicaba (SP), de onde saem as versões do HB20 e o Creta, recebeu 700 de seus funcionários da área de produção – que correspondem a um dos três turnos diários que operavam na unidade antes da pandemia.

Os funcionários da área administrativa estão trabalhando em regime home office, enquanto os outros empregados da produção seguem em suspensão temporária. Os que estão indo trabalhar precisam atentar-se a um novo protocolo de higienização válido para toda as etapas da jornada de trabalho, incluindo os deslocamentos de casa para a fábrica, e utilizarão máscaras de tecido fornecidas pela própria Hyundai, além de ter a temperatura corporal monitorada diariamente.

A fabricante aproveitou para anunciar uma nova versão do Hyundai Creta. O Creta 1.6 Action serve como novo intermediário na gama, substituindo o Creta Attitude AT – e custando R$ 79.990, ou R$ 4.500 a mais que o Attitude. Lembrando que o Creta parte de R$ 75.990 na versão Attitude com câmbio manual e vai até R$ 107.990 na versão Prestige, de topo.

O Creta Action 1.6 usa o motor Gamma de 130 cv e 16,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. Vem equipado com sistema de som, controle de estabilidade, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, direção com assistência elétrica, sinalização de frenagem de emergência, cruise control, sensores de estacionamento na traseira, e vidros elétricos nas quatro portas com one-touch, antiesmagamento e acionamento remoto pela chave. (Dalmo Hernandes)

 

Maserati mostra protótipo de seu supercarro com homenagem a Stirling Moss

A Maserati está se dedicando bastante ao desenvolvimento de seu novo superesportivo, o MC20 – tecnicamente o sucessor do MC12, que por sua vez era uma versão da Maserati para a Ferrari Enzo. Ontem (13) novas fotos do protótipo foram divulgadas, com direito a uma homenagem a Sir Stirling Moss, que nos deixou em abril de 2020, aos 90 anos de idade.. Ainda não sabemos muito sobre o carro, mas ao menos estas são as melhores imagens dele até o momento.

A camuflagem cobre tudo, menos o teto – que recebeu um enorme tridente vermelho da Maserati. Os faróis estão escondidos, mas podemos ver parte das lanternas traseiras, que parecem ter perfil horizontal e contornos simples. Elas ficam acima de duas saídas de ar, e pode-se notar duas saídas de ar circulares no para-choque.

A Maserati se mantém quieta quanto à plataforma e ao powertrain, mas os últimos boatos falam em um V6 biturbo completamente novo, capaz de entregar ao menos 600 cv.

O protótipo tem o nome de Stirling Moss estampado na traseira e nos para-lamas e foi fotografado ao lado de dois carros de competição antigos –  o Maserati 420M “Eldorado”, com o qual Moss disputou a Monzanapolis em 1958; e também um Maserati 250F, carro no qual Moss venceu o GP de Monaco em 13 de maio de 1956. Não por coincidência, ontem completaram-se 64 anos daquela prova. (Dalmo Hernandes)

 

Ferrari anuncia Carlos Sainz para a vaga de Vettel; Ricciardo vai para McLaren

A Ferrari confirmou nesta manhã que o espanhol Carlos Sainz irá ocupar a vaga deixada por Sebastian Vettel. Sainz, que tem 25 anos e cinco temporadas no currículo, assinou um contrato de dois anos com a escuderia. Será a primeira vez desde 2007 que a Ferrari não terá um campeão no cockpit de seus carros — a menos, claro, que Leclerc vença o título deste ano — e também será a dupla mais jovem da equipe nos últimos 50 anos.

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, contudo, disse que a experiência de Sainz é um dos atributos que o tornam “ideal para a equipe neste momento de retomada rumo ao topo da Fórmula 1”.

Com a ida de Sainz para a Ferrari, sua vaga na McLaren será preenchida por Daniel Ricciardo, atualmente na Renault. Apesar de a McLaren usar motores Renault, a transferência de Ricciardo não se deveu à relação com os franceses. Isso, porque que a partir de 2021 a equipe voltará a usar motores da Mercedes — o que também torna promissora a ida do australiano para a McLaren, onde fará dupla com Lando Norris.

Quanto a Sebastian Vettel, bem… incialmente acreditava-se que ele poderia ocupar o lugar de Sainz na McLaren, mas com a ida de Ricciardo para Woking, a única equipe com uma vaga aberta no momento é a Renault. A imprensa europeia especula que Vettel poderia voltar para a Red Bull ou mesmo se aposentar precocemente aos 33 anos. (Leo Contesini)

 

Porsche começa a mostrar o novo 911 Targa

Como de costume, a Porsche está lançando aos poucos as variações da atual geração do 911. Depois dos modelos Carrera e Carrera S, e do Turbo S, agora é a vez da versão Targa – que completa 55 anos neste ano, aliás.

O modelo já deveria ter sido lançado no Salão de Pequim, que estava agendado para os dias 21 a 30 de março, mas a pandemia acabou cancelando o evento. Depois a Porsche ainda tentou apresentar o Targa no Porsche Tennis Grand Prix, que também foi cancelado e levou a Porsche a tentar lançar o carro em seu museu, mas ele também foi fechado pela pandemia e então a Porsche decidiu fazer a apresentação do carro pela internet, por meio de uma live que será realizada no próximo dia 18.

Como o Targa é um tipo de carroceria e não uma versão, ele deverá ser apresentado na versão GTS, com uma variação de 460 a 480 cv do flat-6 biturbo de três litros, mas também será oferecido nas versões Carrera e Carrera S (com tração traseira e integral). (Leo Contesini)