Não parece que este mês de agosto passou mais rápido do que de costume? Já é dia 30 – ou seja, faltam apenas 12 dias para o Salão de Frankfurt, que começa no próximo dia 11 de setembro. E, embora muitas fabricantes venham optando, nos últimos anos, por evitar os Salões para apresentar seus novos modelos, o evento na Alemanha terá uma boa cota de novidades importantes.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Espera-se que muitos modelos aguardadíssimos sejam revelados em Frankfurt, como o Porsche Taycan, o Volkswagen ID 3, o novo A3 e o primeiro hipercarro híbrido da Lamborghini. Por isso, decidimos separar neste post alguns dos lançamentos nos quais você vai querer ficar de olho. Nem todos os carros aqui estão confirmados, mas dá para ter uma boa noção do que esperar.
Audi A3 e RS7 Sportback
O Audi A3 compartilha sua plataforma com o VW Golf desde a primeira geração. Portanto, não surpreende que, às vésperas da chegada do novo Golf, o A3 também vá mudar. A quarta geração do modelo deverá trazer um estilo mais agressivo, com recortes mais marcados e ângulos marcantes, em linha com o que andamos observando nos lançamentos recentes da marca.
Outro carro esperado para o Salão de Frankfurt é Audi RS7 Sportback. Seguindo a lógica costumeira da família, o RS7 Sportback deverá ser a versão fastback de quatro portas da RS6 Avant, o que significa que ele provavelmente terá uma identidade visual semelhante na dianteira, e o mesmo motor V8 biturbo emprestado do Lamborghini Urus, com 600 cv, 81,6 kgfm de torque e câmbio automático de oito marchas.
BMW Série 4
Agora que o novo BMW Série 3 já foi revelado e não é mais notícia quente, estamos nos perguntando: e o Série 4? Pois o cupê deve ganhar sua nova geração em 2020 – e, por isso, espera-se que ao menos um conceito seja revelado em Frankfurt. Segundo informações obtidas pelo site BMW Blog, o novo Série 4 deverá ter uma grade duplo-rim maior que no Série 3, além de estilo mais agressivo na dianteira. A fabricante bávara, pelo visto, quer justificar melhor a separação do cupê do restante da família.
Alpina B3 Touring
Se a BMW pode mostrar o novo Série 4 em Frankfurt, a Alpina, preparadora especializada nos modelos da Baviera, está preparando uma nova perua esportiva para o Salão. Baseado no novo Série 3 Touring, o Alpina B3 Touring 2020 deverá ter um novo body kit, mais agressivo; as clássicas rodas raiadas; e uma versão mais nervosa do motor do M340i – um seis-em-linha biturbo de três litros que, segundo boatos, deverá ter mais de 400 cv. Será o M3 perua que a BMW não quer fazer.
Lamborghini LB48H
Sem dúvida um dos carros mais aguardados de Frankfurt é o suposto hipercarro da Lamborghini, cujo codinome é “LB48H”. Pelo teaser divulgado, podemos esperar um carro inspirado visualmente pelo Terzo Millenio, com luzes diurnas em formato de “Y” deitado e a linha dos para-lamas bem alta em relação ao bico dianteiro. Na imagem abaixo, postada pelo chefe de design da Lamborghini, Mitja Borkert, fica a impressão de que os faróis principais serão mais elevados, ficando embutidos no que parecem entradas de ar nos para-lamas dianteiros.
Já pelas declarações recentes e Maurizio Reggiani, chefe do departamento técnico da marca, a possibilidade mais forte é que o powertrain seja um conjunto híbrido, formado por um motor V12 naturalmente aspirado e um número desconhecido de motores elétricos. Reggiani fez questão de enfatizar que motores V8 sobrealimentados não estão nos planos da Lamborghini.
Land Rover Defender
Outra das novidades mais esperadas de Frankfurt é o novo Land Rover Defender. Recapitulando nosso post mais recente a seu respeito, a nova geração do ícone será baseada no Discovery. Com isto, ele ficará mais moderno, refinado e tecnológico, sem prejudicar sua capacidade off-road. Para provar, o Land Rover Defender irá rodando do Cazaquistão até a Alemanha, percorrendo um caminho mais de 6.400 km e passando por diversos terrenos hostis antes de chegar até o Salão.
Honda e
Mudando completamente de nicho, outra estreia importante em Frankfurt será a do Honda e em sua versão de produção. O compacto elétrico é um dos carros mais esperados do ano – seu visual retrô muito simpático, inspirado pelo primeiro Honda Civic; e o alto nível de tecnologia (incluindo câmeras no lugar dos retrovisores e um painel de instrumentos dominado por telas) são os principais motivos.
Porsche Taycan
Falando em elétricos: Frankfurt será um dos palcos da estreia do Porsche Taycan, primeiro modelo de Stuttgart a abandonar completamente o motor a combustão interna. Embora o visual já tenha sido revelado quase por inteiro pela própria fabricante, sempre vale a pena esperar para ver o carro totalmente descoberto. Além disso, é bem provável que a Porsche revele, enfim, os detalhes a respeito das diferentes versões – e nos esclareça se haverá ou não um Porsche Taycan “Turbo”.
Volkswagen ID 3
O Volkswagen ID 3 será o primeiro modelo produzido em série da ofensiva elétrica que a VW planeja levar a cabo nos próximos anos. O hatchback com ares de monovolume terá, ao menos lá fora, o custo-benefício com mote, oferecendo a praticidade de um carro tradicional com autonomia entre 330 e 550 km, dependendo da versão. Os preços devem começar em US$ 30.000.
Vale lembrar que, para focar nos carros elétricos, a VW optou por segurar o lançamento do novo Golf para depois do Salão de Frankfurt, com um evento marcado para outubro.
Mini Electric
Na mesma veia do VW ID 3 está o novo Mini Electric, que também será apresentado em Frankfurt e também aposta no custo-benefício. A estratégia da Mini é oferecer uma alternativa elétrica que, visualmente, pareça um carro tradicional e não custe muito mais caro que um – e a companhia garante que a dirigibilidade divertida do hatchback não será afetada pela adoção de um motor elétrico e baterias. Estes, aliás, serão compartilhados com o BMW i3 – ou seja, podemos esperar pelo menos 170 cv e 25,4 kgfm de torque.